O que é salário competitivo e por que aplicar na empresa?
BLOG
Time Pontotel 1 de novembro de 2022 Departamento Pessoal
Como aplicar uma política de salário competitivo pode ajudar na atração e retenção de talentos na empresa?
O salário competitivo é um pagamento semelhante aos profissionais que atuam no mesmo segmento. Saiba mais sobre esse conceito e a sua importância!
img of Como aplicar uma política de salário competitivo pode ajudar na atração e retenção de talentos na empresa?

Um dos maiores desafios que as organizações enfrentam atualmente é encontrar profissionais qualificados para exercerem determinadas funções. No entanto, também é importante questionar se essas empresas estão fornecendo um salário competitivo para atrair os candidatos.

O salário competitivo é um tipo de remuneração que compete com valores semelhantes para vagas do mesmo segmento. E essa política geralmente é um diferencial para que a empresa se destaque dos concorrentes e se torne mais atrativa para os candidatos.

Mas por que fornecer salário competitivo é tão importante? Neste artigo, você aprenderá o que é salário competitivo e quais são os seus benefícios. Veja o que será abordado:

Quer saber mais? Então, acompanhe o artigo a seguir e boa leitura!

controle escalas de trabalho por aplicativo

O que é salário competitivo?

Diferentes cédulas de reais ao lado de uma calculadora

O salário é o pagamento que a organização realiza ao colaborador mediante a prestação de serviços deste em determinado período. Porém, para garantir que sua empresa esteja no mesmo nível de ofertas outras vagas semelhantes no mercado de trabalho, o salário competitivo serve para elevar o patamar da sua proposta de emprego.

Por exemplo, se uma organização paga um valor X a determinado cargo, e a empresa concorrente oferece um salário 2X, maior do que a primeira, certamente o profissional vai preferir estar na empresa que oferece uma remuneração maior. 

Por isso, é importante que as organizações pratiquem salários semelhantes para as mesmas vagas, e que eles sejam coerentes com as funções realizadas pelos profissionais e o grau de dificuldade.

Nesse sentido, o salário competitivo é uma estratégia utilizada pelas organizações a fim de reter talentos na empresa e atrair profissionais cada vez mais qualificados.

Como funciona o salário competitivo?

Ao adotar a política de salário competitivo, a organização demonstra que sabe a importância de ter uma equipe altamente qualificada e o valor desses profissionais para o sucesso da empresa. Por isso, o pagamento salarial é baseado nas competências dos profissionais.

Ou seja, um cargo de líder que exige conhecimentos avançados em inglês e conhecimentos técnicos, poderá ter uma remuneração maior do que o de um profissional que possui apenas conhecimentos técnicos, por exemplo.

Portanto, ao adotar essa medida, a empresa poderá identificar mais facilmente as habilidades, o conjunto de conhecimentos e as competências de cada profissional. E, a partir disso, fazer o pagamento do salário conforme as habilidades e os conhecimentos de cada um.

Por que aderir ao salário competitivo na empresa?

A remuneração é um dos itens que mais motivam os profissionais. Assim, oferecer salários competitivos é uma forma de manter os colaboradores engajados e motivados, além de incentivá-los a permanecer mais tempo na organização.

Nesse sentido, aderir ao salário competitivo também é importante por outros motivos que beneficiam tanto a organização quanto os colaboradores. São eles:

Diminuição das taxas de turnover

Um turnover alto é um dos maiores problemas que as organizações enfrentam, pois essas taxas demonstram o número de desligamentos que ocorreram em determinado período. Ele pode estar ligado a diversos fatores, como salários abaixo da média do mercado.

Ou seja, quando a organização oferece salários competitivos, há uma redução na rotatividade de profissionais na empresa, uma vez que uma boa remuneração estimula os profissionais a permanecerem mais tempo na organização.

Aumento da confiabilidade na empresa

O salário competitivo também é responsável por aumentar a confiabilidade dos candidatos na empresa, pois é uma demonstração de que as empresas valorizam o trabalho de seus profissionais, melhorando sua imagem no mercado.

Isso também faz com que os colaboradores falem bem da empresa, assim, outros profissionais vão se interessar em trabalhar em uma organização que valoriza o colaborador e oferece salários justos.

Atração e retenção de talentos

Quando os candidatos buscam por novas oportunidades no mercado de trabalho, um dos fatores relevantes na aplicação é o salário. 

Assim, oferecer salários justos é uma forma de dar mais visibilidade para a empresa, atraindo profissionais que desejam atuar na organização. Deste modo, os incentivos salariais se tornam atrativos para os talentos escolherem a organização.

Benefícios do salário competitivo

Um grupo de pessoas conversando sobre um projeto no papel

Como dito anteriormente, o salário competitivo é uma das formas de atrair profissionais qualificados para a organização, além de retê-los na empresa, fazendo com que haja uma diminuição nas taxas de turnover.

Além disso, essa estratégia também é responsável por proporcionar outros benefícios para as organizações. Conheça alguns desses benefícios a seguir.

Maior produtividade

A partir do momento que a organização fornece salários adequados para seus funcionários, estes se sentem mais valorizados, aumentando assim o seu nível de produtividade na organização.

Desse modo, os funcionários trabalham mais, além de reduzirem erros, retrabalhos e atrasos na entrega. Por isso, a organização tende a ter aumento na sua capacidade produtiva, podendo entregar mais e com mais qualidade ao seu consumidor final.

Diminuição da rotatividade

Outro benefício gerado pelo salário competitivo é a diminuição na rotatividade dos colaboradores, visto que os profissionais se sentem valorizados pela empresa e estarão em um lugar onde seu trabalho é reconhecido.

Nesse sentido, o profissional deseja permanecer nesta organização por mais tempo, não buscando novas oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, funcionários satisfeitos tendem a falar bem da empresa para outras pessoas, e isso faz com que outras pessoas desejem ingressar na organização.

Aumento do engajamento

Por último, outro benefício gerado pelo salário competitivo é o aumento do engajamento por parte dos colaboradores.

Isso ocorre pois os profissionais se sentem mais engajados em conquistar novas habilidades, conhecimentos, e competências que os ajudarão a alcançar novos cargos, e, como consequência, adquirir salários mais altos.

Por que ter uma política baseada em salário competitivo?

Dois homens apertando as mãos

Fornecer salários competitivos só é possível quando a organização reconhece a importância de cada membro da sua equipe e valoriza-os pelas suas competências e habilidades, entendendo que elas contribuem para o crescimento da empresa.

Além disso, essa estratégia é um diferencial para a empresa se destacar em relação aos concorrentes, assim como um benefício para o colaborador, que se sente mais motivado e produtivo diante de uma remuneração mais justa e atrativa.

Além disso, também é importante que as organizações se preocupem em oferecer salários adequados por outros motivos, como:

  • Encorajar a aprendizagem contínua dos profissionais;
  • Preparar profissionais com habilidades “transversais”, e não apenas “horizontais”;
  • Preocupar-se ativamente com o desenvolvimento dos profissionais;
  • Motivar o desenvolvimento de novas competências por meio da compensação de salários maiores;
  • Facilitar o processo de atração de talentos;
  • Exercer transparência no processo de recrutamento e seleção, pois os candidatos saberão exatamente o salário que irão receber;
  • Demonstrar preocupação com os profissionais e seu crescimento na empresa.

Como monitorar o salário competitivo do mercado?

Para que o salário competitivo seja uma realidade na organização, é necessário desenvolver uma política salarial adequada e justa. Assim, por meio dela, a organização consegue promover mais motivação e engajamento para os profissionais.

E para fazer isso, é fundamental realizar uma pesquisa para avaliar quais são os salários que os concorrentes estão fornecendo aos colaboradores. 

Portanto, para haver um pagamento salarial justo, a empresa deve comparar a sua remuneração com a de outras empresas do mesmo segmento e avaliar se elas são compatíveis.

E, caso não estejam, é necessário fazer um ajuste, pois um salário abaixo do mercado pode desestimular os colaboradores e fazer com que eles se sintam desvalorizados.

Além disso, também é recomendado fazer uma pesquisa interna para descobrir quais benefícios os profissionais mais valorizam e quais podem ser fornecidos pela empresa para complementar a remuneração.

A pesquisa interna também ajudará a identificar se os colaboradores estão satisfeitos com a remuneração que recebem e qual o valor eles achariam justo receber. Com essas informações, fica mais fácil definir o salário e os benefícios mais adequados para os profissionais.

No entanto, vale ressaltar que a política salarial deve corresponder com a realidade orçamentária da empresa, pois de nada adianta fornecer salários exorbitantes se a organização não tiver condição de mantê-los. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre o que a empresa pode pagar e o que os funcionários devem receber.

Conclusão

O mercado de trabalho está mudando constantemente, por isso, os profissionais estão em busca de empresas que os valorizem e que forneçam salários competitivos, de acordo com o que é praticado no mercado e com as habilidades e competências que eles possuem.

Portanto, fornecer salários competitivos pode garantir que a organização seja bem-vista no mercado, atraia talentos, retenha os profissionais e muito mais. Além disso, salários justos motivam os profissionais, gerando um aumento na produtividade e melhores resultados para a empresa.

Porém, é importante ressaltar que os salários podem variar conforme cargo, função e grau de dificuldade nas tarefas, além de conhecimentos e habilidades que o profissional possui. Portanto, é importante avaliar diversos fatores antes de definir o salário que será pago para determinado funcionário e função.

Gostou de saber o que é salário competitivo? Então, aproveite para acessar o blog PontoTel e ficar por dentro de mais assuntos como este!

banner como funciona o software de ponto mais completo
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!