Tech recruiter: entenda o trabalho desse profissional e como traz assertividade nos processos seletivos das empresas!

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa trabalhando na frente de computadores

A tecnologia sempre foi um fator fundamental para auxiliar na realização e otimização de tarefas de diversos setores nas empresas. Com isso, o profissional conhecido como Tech Recruiter está sendo cada vez mais requisitado pelos negócios.

A partir da ajuda desse especialista, o recrutamento de candidatos adequados para vagas específicas se tornou muito mais assertivo. Assim, o quadro de profissionais da instituição se torna muito mais qualificado, trazendo melhores resultados para a empresa. Além disso, com a contratação correta, a taxa de rotatividade do negócio tende a diminuir.

Com tais informações em mente, a PontoTel preparou um conteúdo especial para apresentar o Tech Recruiter, o que ele é e qual a importância desse profissional para as empresas. Confira a seguir quais tópicos serão abordados e tenha uma boa leitura!

gestao de jornada e redução de custos

O que é um tech recruiter?

Vencer o turnover se tornou um grande desafio para as empresas, como mostra o estudo realizado em 2017 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). De acordo com o documento, a taxa de rotatividade de profissionais brasileiros no ano foi de 82%.

Porém, diferente do que muitos pensam, a contratação inadequada pode ser considerada um dos principais motivos para a retenção de colaboradores ser falha. Com isso em mente, o setor de tecnologia exige, assim como qualquer outra área profissional, especialistas ricos em diversos conhecimentos relacionados às atividades que deverá executar.

Sendo assim, o profissional conhecido como Tech Recruiter, ou IT Recruiter, é responsável por realizar a seleção dos candidatos especialistas em tecnologia. Dessa forma, é possível contratar grandes talentos para os negócios a partir da sua ajuda.

Como surgiu a necessidade de um Tech Recruiter

Por conta do grande crescimento da área tecnológica em diferentes setores, a busca por profissionais qualificados, que possuam um grande conhecimento em relação a TI, surgiu a necessidade de um profissional especial, que consiga avaliar tais capacidades nos candidatos.

Sendo assim, um recrutador tradicional pode ter algumas dificuldades em relação a seleção do melhor candidato para a área de tecnologia. Portanto, ele poderá de fato aprovar grandes profissionais. Porém, como saberá que ele possui, de fato, os requisitos para realizar as atividades da vaga?

Com isso, surgiu a necessidade das empresas criarem um time especializado no recrutamento de profissionais de tecnologia. Assim, o recrutamento e seleção de TI se tornará mais assertivo.

O que faz um Tech Recruiter?

imagem de dois homens e duas mulheres sentados lado a lado conversando

Como apresentamos no tópico anterior, o IT Recruiter é o profissional responsável pela seleção de candidatos aptos para realizarem atividades de TI. Dessa forma, ele irá buscar tais trabalhadores através dos melhores canais, analisando seus perfis, conhecimentos e experiências profissionais.

Após isso, ele realizará uma pré-seleção dos profissionais, recrutando-os para o processo seletivo de fato. Assim, será possível selecionar o candidato que mais se adequa a vaga, levando em consideração não só o conhecimento do trabalhador, mas também seu perfil comportamental.

Principais habilidades de um recrutador técnico

Além de possuir um grande conhecimento na área de tecnologia e recrutamento e seleção, o recrutador técnico necessita de outros conhecimentos. Sendo assim, o profissional dessa área deve se manter sempre atualizado e possuir uma constante vontade de aprender.

Com isso em mente, é importante que ele mantenha um estudo contínuo em relação a área de tecnologia e linguagens de programação. Afinal, o mercado de TI passa por grandes mudanças constantes.

Outro diferencial dos profissionais da área de recruitment de tecnologia é a participação do recrutador em eventos e meetups. Dessa forma, ele estará sempre engajado em relação a equipe e a comunidade do mercado.

Desafios do Tech Recruiter nos processos seletivos

O Tech Recruiter pode encontrar diversos desafios diários durante a seleção do candidato ideal. Assim como em qualquer outra área, é normal que esse profissional também tenha algumas dificuldades para realizar suas tarefas. Com isso em mente, conheça seus principais desafios a seguir!

Encontrar profissionais qualificados

O mercado de tecnologia está em constante atualização. É normal que surjam, diariamente, novas descobertas de TI, além de mudanças em linguagens de programação. Por conta disso, muitas empresas possuem dificuldade para encontrar profissionais atualizados. Ou seja, que possuam certificações e habilidades mais recentes.

Descrição da vaga

É comum vermos vagas de tecnologia com descrições criadas pelo departamento de Recursos Humanos. Porém, ao serem redigidas por profissionais não experientes em relação ao mercado de TI, é possível que a oportunidade não descreva o perfil ideal do candidato buscado.

Sendo assim, é fundamental que a vaga de emprego seja bem definida, contendo os requisitos principais do candidato e alinhando o perfil ideal. Dessa forma, a empresa empregadora transmitirá melhor suas necessidades ao novo profissional de sua equipe.

Baixo incentivo

Uma das principais dificuldades encontradas pelo Tech Recruiter é o baixo incentivo e a falta de estruturação de planos de carreira. Isso pode acabar se tornando um grande motivo de turnover

A partir disso, é importante que os gestores tenham em mente a retenção desses profissionais. Afinal, a escassez de especialistas em IT Recruiting no mercado é notável. Portanto, é fundamental que as empresas busquem formas de reterem tais talentos.

Falta de visão estratégica

A cada dia que passa, as empresas buscam, cada vez mais, profissionais com um excelente conhecimento da área e visão analítica do negócio. Sendo assim, encontrar um candidato que possua tais noções pode ser um grande desafio.

Importância do recrutador técnico para as empresas

Como dissemos anteriormente, a área de tecnologia vem crescendo exponencialmente em diversos lugares do mundo. Com tamanha presença da transformação digital em diversas áreas, é fundamental que a seleção de profissionais de TI seja feita de maneira cuidadosa, trazendo excelentes resultados para o negócio.

A partir disso, a área de tecnologia é a que mais contrata no mercado atual. Além disso, ela auxilia empresas de todo o mundo em seu crescimento de diferentes maneiras. Portanto, o papel do recrutador técnico é extremamente necessário. Afinal, somente esse profissional poderá realizar a seleção de candidatos adequados para realizarem as tarefas de TI.

Principais vantagens de se ter um tech recruiter na empresa

imagem de duas pessoas apertando as mãos

Como mostramos no tópico anterior, o papel do Tech Recruiter nas empresas é fundamental. Isso porque, com a grande necessidade de profissionais de TI no mercado, somente esse profissional poderá selecionar candidatos devidamente qualificados para realizarem as demandas de tecnologia.

Assertividade nos processos seletivos

O recrutador técnico também possui, além de conhecimentos em relação a área de Recursos Humanos,  grande noção em relação a área de tecnologia. Dessa forma, ele se torna o único profissional capaz de selecionar os melhores candidatos para realizarem as demandas de TI de sua empresa.

Candidatos alinhados tecnicamente e culturalmente

Ao possuir um recrutador alinhado com as necessidades da área de tecnologia e conhecimentos do setor de Recursos Humanos, é possível realizar a contratação de profissionais que atendam ao perfil ideal buscado pela empresa.

Dessa forma, o especialista contratado terá uma produtividade notável ao realizar tarefas que possui conhecimento e capacidade técnica para atuar. Além disso, ao se adequar com o perfil da empresa empregadora, estará devidamente alinhado em relação à cultura do negócio. Com isso, tal profissional trará resultados positivos para a instituição.

Contratação de melhores profissionais do mercado de tecnologia

Por conta de seu conhecimento, o Tech Recruiter poderá contratar os melhores profissionais da área de TI. Além disso, ele poderá inovar nos métodos de contratação da empresa, como a realização de um recrutamento online, por exemplo. Dessa maneira, ele trará praticidade e redução de custos ao setor de RH.

Conclusão

imagem de um homem mexendo no computador

A partir das informações que trouxemos neste conteúdo, é possível entendermos a necessidade do Tech Recruiter no mercado atual. Esse profissional faz com que a contratação de especialistas de TI seja mais assertiva, trazendo grandes talentos para o negócio e, consequentemente, alavancando os resultados da empresa.

Entretanto, por ser um profissional dificilmente encontrado no mercado, possui grandes e notáveis desafios em relação a realização do seu trabalho. Além disso, necessita de muito conhecimento, principalmente a constante atualização em relação a área de tecnologia e linguagem de programação.

Com isso em mente, o IT Recruiter traz diversos benefícios para o negócio, garantindo praticidade para a área de Recursos Humanos e retenção de grandes talentos de tecnologia para a empresa empregadora.
Gostou de conhecer mais sobre o Tech Recruiter? Então confira outros conteúdos presentes aqui no blog da PontoTel! Aqui você conhecerá tudo sobre a área de Recursos Humanos e dicas para otimizar as atividades dessa área.

otimize seu controle de ponto e ganhe tempo para sua gestão
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima