Ter amigos no trabalho é vantajoso por vários motivos, tanto para os funcionários, que conseguem se tornar mais produtivos e satisfeitos, quanto para a empresa, que, com um quadro de pessoal que nutre boas relações interpessoais, ganha times mais eficientes.
Nesse sentido, o estudo “Benefícios e desafios da amizade no ambiente de trabalho” traz que a amizade no trabalho tem se revelado um recurso social, “um papel central na vida dos trabalhadores e que contribui para a representação de ambientes laborais mais saudáveis”.
Não à toa, a pesquisa Amigos no Trabalho, da KPMG, coletou tantos dados a respeito, como o fato de 83% dos entrevistados falarem que ter amigos de trabalho os ajuda a se sentir mais engajados e 43% que ter tais vínculos contribui para uma saúde mental positiva.
Para tratar esse assunto com detalhes, este texto abordará os seguintes tópicos:
- Como a amizade se forma em contextos corporativos?
- Quais os benefícios de ter amigos no trabalho?
- Ter amigos no trabalho pode atrapalhar?
- Como fortalecer vínculos autênticos no ambiente de trabalho
- O papel da liderança na construção de vínculos reais

Continue acompanhando e tenha uma excelente leitura!
Como a amizade se forma em contextos corporativos?

Nas empresas, a amizade surge de dois pontos principais: convivência frequente e interação constante entre colegas. Afinal, quando as pessoas compartilham o mesmo ambiente por várias horas do dia, naturalmente começam a criar conexões.
Nesse sentido, a proximidade facilita as conversas mais informais, além de trocas de experiências e momentos de descontração que vão além das tarefas profissionais.
O estudo “Amizade no ambiente de trabalho: oficina serviços mecânicos” ressalta que, atualmente, as empresas já não tem mais “antigos modelos em que os funcionários chegavam no seu ambiente de trabalho de forma robotizada, no qual não podia haver interação com os colegas”.
Além disso, as boas relações no trabalho “estão intrinsecamente relacionadas com os resultados positivos da empresa” e, por isso, tais vínculos, embora inicialmente precisem ser uma busca por parte dos funcionários, também devem ter contribuição da empresa.
Ainda, outro fator para se formar amigos no trabalho são as circunstâncias: colegas que trabalham nos mesmos projetos, por exemplo, acabam enfrentando desafios similares e até compartilhando hobbies e gostos pessoais.
Qual a diferença entre colega e amigo no ambiente profissional?
Um colega de trabalho é alguém com quem se tem uma relação baseada principalmente nas responsabilidades profissionais. O contato ocorre porque há o compartilhamento do mesmo ambiente, os mesmos projetos e até o mesmo time.
Contudo, o que acontece quando se trata de amigos no trabalho é inverso: um amigo é alguém com quem se desenvolve um vínculo que vai além das obrigações do dia a dia. Há, nesse vínculo, o compartilhamento de assuntos da vida pessoal e sentimentos.
O estudo “A amizade no trabalho e o seu impacto na satisfação” ressalta que as boas relações sociais no local de trabalho, além de fornecerem mais auxílio na progressão na carreira, também o fazem quando se trata de “apoio emocional e são uma fonte de recursos com implicações como crescimento pessoal e de amizade”.
Quais os benefícios de ter amigos no trabalho?
Sandy Torchia, vice-presidente de Talentos e Cultura da KPMG nos EUA, pontua que:
“Amizades genuínas entre colegas de trabalho são o ingrediente secreto para estabelecer uma cultura no local de trabalho que não seja definida apenas pela colaboração e pelo trabalho em equipe, mas também pelo engajamento autêntico, um profundo senso de cuidado e respeito e, talvez o mais subestimado, pela diversão”
Partindo disso, ter amigos no trabalho fortalece o ambiente organizacional e gera impactos diretos no desempenho e bem-estar dos colaboradores. Entenda a seguir:
Aumento do engajamento e da produtividade
Um dos principais efeitos é o aumento do engajamento e da produtividade: funcionários que têm amigos no trabalho tendem a se sentir mais motivados, comprometidos e envolvidos com os objetivos da empresa.
Como traz o estudo “A influência da promoção nas relações de amizade no ambiente de trabalho”, em um local de trabalho estressante, “os amigos podem fornecer apoio e compreensão. Perder um amigo no trabalho significa deixar de ter uma fonte de ajuda”.
Ainda, a sensação de fazer parte de um grupo, onde há confiança e apoio, faz com que as pessoas tenham mais engajamento para entregar resultados e buscar soluções em conjunto. A produtividade acaba tornando-se um resultado inevitável disso.
Equipes mais integradas e colaborativas
O estudo “Amizade e bem-estar subjetivo” explica que a amizade “envolve aspectos como companheirismo, ajuda (instrumental, emocional e social), confiança, autorrevelação, proximidade relacional, autovalidação, respeito, lealdade e disponibilidade”.
Todos esses aspectos, em conjunto, promovem no local de trabalho times que atuam em maior sintonia. Quando há vínculos de amizade, a comunicação flui com facilidade e os conflitos são resolvidos de jeito mais saudável, até mesmo sem mediação de um gestor.
Redução de estresse e melhora da saúde mental
Outro benefício de ter amigos no trabalho é poder contar com alguém para conversar ou simplesmente dar risadas. Momentos assim contribuem para aliviar a pressão do dia a dia, diminuindo o estresse e favorecendo a saúde mental dos trabalhadores.
A empresa também se beneficia, afinal, os indivíduos “que têm mais oportunidades de fazer amigos no trabalho são mais emocionalmente apegados à sua instituição e têm menos desejo de deixar seus empregos”, segundo o estudo “Precisamos de amizade no ambiente de trabalho? O efeito no comportamento inovador e o papel mediador da segurança psicológica”.
Ter amigos no trabalho pode atrapalhar?
Como abordado até aqui, ter amigos no trabalho é vantajoso tanto para a empresa quanto para os próprios funcionários, porém, é necessário entender se, em dado momento, em certas circunstâncias, isso pode acabar atrapalhando. Confira a seguir:
Quais os riscos da amizade no ambiente profissional?
Um dos principais riscos de ter amigos no trabalho é a dificuldade em separar o pessoal do profissional. Disso podem surgir conflitos de interesse e dificuldade de fazer cobranças. Há, inclusive, o risco de criar nas outras pessoas do time a sensação de favoritismo.
Outro ponto de atenção é a exposição excessiva da vida pessoal, que pode virar um problema em casos de desentendimentos ou rompimentos. O ideal, portanto, é prezar pelo equilíbrio e pela maturidade nesse vínculo de amizade. Fazer isso manterá a relação saudável.
Como manter limites entre o pessoal e o profissional?
Apesar dos riscos da amizade no trabalho, há formas práticas de manter limites entre a vida pessoal e a vida profissional. A seguir, veja dicas para fazer isso:
- Durante o expediente, foque nas suas tarefas e deixe as conversas mais pessoais para os momentos certos;
- Na hora de dar um feedback ou cobrar algo, seja justo e trate o amigo como trataria qualquer outro colega;
- Evite exagerar nas conversas fora de contexto enquanto os demais estão tentando trabalhar;
- Respeite o espaço do outro, afinal, nem todos gostam de misturar amizade e trabalho o tempo todo;
- Se tiver algum desentendimento, resolva de forma madura e sem deixar que o problema pessoal atrapalhe o clima no trabalho.
Como fortalecer vínculos autênticos no ambiente de trabalho

Fortalecer vínculos autênticos no trabalho é importante para criar um time unido, motivado e produtivo. O dia a dia fica mais leve e as pessoas trabalham com mais disposição. A seguir, veja como fortalecer essa amizade.
Criando espaços seguros para conversas honestas
As pessoas só se sentem à vontade para se abrir quando sabem que não serão julgadas ou expostas. É importante, então, estimular um local de trabalho onde todos possam falar com sinceridade, sem medo de represálias.
Afinal, esse vínculo serve justamente “para combater o bullying e a agressão no local de trabalho”, como cita o estudo “O papel da liderança ressonante, da amizade no local de trabalho e da cultura de atendimento na previsão do comprometimento organizacional”. Também auxilia “a combater o estresse e a depressão relacionados ao trabalho”.
Valorizando o reconhecimento entre colegas
Muitas vezes, o simples ato de elogiar ou agradecer por uma ajuda faz com que a pessoa se sinta vista e valorizada.
Tal reconhecimento, que, segundo o estudo “Reconhecimento no trabalho: perspectivas e questões contemporâneas”, trata-se do “julgamento sobre a contribuição do trabalhador em termos de resultados e investimento pessoal”, torna o ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.
Investindo em momentos de convivência fora da rotina operacional
Sair um pouco do ritmo acelerado das tarefas do dia a dia e criar momentos de integração também fortalece os vínculos. Pode ser um café coletivo, um almoço de equipe, uma comemoração de aniversário ou até uma atividade de descontração.
A ideia por trás de todos esses momentos é fazer as pessoas se conhecerem melhor, pois, com isso, elas conseguem criar conexões que vão além das obrigações do trabalho.
O papel da liderança na construção de vínculos reais
O líder é um dos responsáveis por criar um clima de confiança e colaboração entre os membros. Ainda, liderar é um processo que envolve a habilidade de influenciar positivamente as pessoas, e, portanto, um líder atua como facilitador na criação de condições para amizades genuínas surgirem e se desenvolverem.
Como traz Tuanny Honesko, coordenadora de marketing da Feedz, “quando falamos de liderança do futuro, precisamos entender o momento das pessoas, ter empatia e estar ali junto, mas também reconhecer que há formas de tornar o trabalho mais produtivo”. Entre essas formas está justamente promover a construção de vínculos de amizade.
É preciso destacar, no entanto, que proibir amizades no trabalho, além de não fazer sentido em virtude de todos os benefícios abordados anteriormente, também é, de certa forma, impossível. O que a liderança deve fazer para evitar os riscos da amizade no trabalho é orientar seus liderados sobre definir limites entre o pessoal e o profissional.
Por fim, quando se trata de favorecer a construção de vínculos reais, a empresa também tem de fazer um alinhamento estratégico com todos os seus líderes. Como aconselha Mariá Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya:
“A empresa precisa deixar claro o que espera do papel da liderança e como os líderes são fundamentais para multiplicar a cultura e impulsionar a atuação das pessoas”
Conclusão
Ter amigos no trabalho é benéfico por inúmeros motivos, ainda mais porque cria um ambiente mais leve, mais humano e onde os funcionários, mesmo cada um imerso em suas atividades, conseguem se sentir engajados e apoiados.
É importante, porém, ter equilíbrio, respeitar os limites e saber separar o que é pessoal do que é profissional. Apesar dos riscos nesse tipo de vínculo dentro das empresas, se a amizade for bem conduzida, ela melhora o clima organizacional e ainda fortalece o time.
Como abordado ao longo deste texto, a liderança tem um papel importante nesse sentido: é ela que vai incentivar as relações saudáveis e, ao mesmo tempo, reforçar a necessidade de manter, sempre, a responsabilidade e a ética nas relações de trabalho.
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