CEO: o que é, funções essenciais e principais competências
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Time Pontotel 12 de agosto de 2025 Gestão Empresarial

CEO: o que é, importância do cargo, principais funções e habilidades!

Entenda o que significa CEO, o que faz esse líder e para que serve sua atuação na gestão estratégica do negócio.

Imagem de CEO: o que é, importância do cargo, principais funções e habilidades!

A sigla CEO vem do inglês Chief Executive Officer e é usada para definir o diretor executivo, ou seja, o profissional que ocupa a posição mais alta na hierarquia operacional de uma organização.

Embora o título esteja cada vez mais presente nas empresas brasileiras, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que faz um CEO, qual a diferença entre CEO e cofundador, e quais são as habilidades exigidas para quem deseja ocupar esse cargo de liderança.

Neste artigo, explicamos de forma simples e direta o que é CEO de uma empresa, qual seu papel estratégico, como é feita sua escolha, e quais competências tornam alguém apto a assumir essa função. Confira os tópicos:

Vamos lá!

O que é CEO e o que significa essa sigla?

CEO significa Chief Executive Officer, que em português quer dizer Diretor Executivo. É o cargo mais alto dentro de uma empresa e tem como principal responsabilidade definir a estratégia, liderar a cultura organizacional e tomar decisões de alto impacto.

O termo CEO é uma palavra estrangeira que é cada vez mais usada na comunicação empresarial. Foi introduzida com a globalização e a necessidade de alguém ser responsável pela estratégia e visão das grandes empresas no mercado internacional. 

Nem todas as empresas têm um CEO, mas geralmente a maioria das empresas têm um Diretor Geral, porém a função de CEO é mais utilizada em grandes empresas multinacionais, exigindo uma pessoa com competências e habilidades para liderar toda a organização.

Por que o cargo de CEO é importante para uma empresa?

Em primeiro lugar, a razão pela qual o CEO é tão importante é que, de modo geral, ele é o maior representante de uma empresa em todo o mercado. 

Além disso, o sucesso de uma organização costuma ser atribuído à imagem de um CEO altamente competente e pragmático, característica rara, não encontrada por nenhum executivo ou gerente que já está a longa data na empresa.

E quando se fala em empresas listadas em bolsa, a importância do CEO é sempre mencionada. Normalmente, esses executivos são responsáveis ​​por uma reorganização completa da empresa para que possam alcançar bons resultados. 

Dessa forma, isso fará com que suas ações se valorizem substancialmente. Portanto, percebe-se que sua importância para os colaboradores da empresa é muito alta.

O que faz um CEO? Quais são suas funções?

Um grupo de pessoas sentadas em torno de uma mesa em uma sala de conferências

O CEO tem múltiplas responsabilidades, desde o planejamento estratégico até se tornar a personificação da imagem corporativa. Para poder administrar bem tudo e não perder o foco no crescimento, é preciso ter em mente que o papel do CEO muda com o desenvolvimento da empresa.

Portanto, é importante saber o momento certo para priorizar, delegar ou assumir uma nova função. De um modo geral, as principais responsabilidades são:

  • Delinear a missão e o propósito da empresa e garantir que sejam seguidos em todas as decisões; 
  • Liderar a cultura organizacional
  • Estruturar a estratégia e os objetivos de longo prazo da empresa; 
  • Assegurar que as diversas áreas conheçam e trabalhem para esta estratégia; 
  • Ter uma visão global do negócio e de sua estrutura, mesmo que não conheça todo o dia a dia em profundidade; 
  • Tomar decisões corporativas de alto impacto;
  • Atuar como a principal ponte entre outros executivos seniores e, dependendo do caso, os investidores e o conselho.

É por isso que o CEO pode definir a estratégia da empresa e a visão que a empresa adota como um todo. Além disso, o CEO orienta os funcionários e cria um sentimento unificado de pertencimento para atingir metas e objetivos.

Como uma empresa escolhe seu CEO?

Nas empresas que não possuem capital aberto, quem ocupa o cargo de CEO geralmente é um dos sócios fundadores ou alguns profissionais trazidos do mercado. Por outro lado, as empresas públicas seguem regras mais rígidas porque devem satisfazer os acionistas quando abrem o capital.

Os acionistas são representados por um comitê administrativo, composto por um grupo de pessoas responsáveis ​​pela fiscalização da empresa. São essas pessoas – geralmente executivos dentro e fora da empresa – que escolhem o CEO.

Precisa ser o fundador?

Para assumir esse papel estratégico em uma empresa, os fundadores e seus sócios geralmente precisam de um profissional experiente que saiba administrar a empresa de forma eficaz e inteligente. Nesse momento, é a hora do CEO assumir o seu papel. 

Em outras palavras, o fundador da organização nem sempre é seu CEO. Isso porque, as competências desse cargo de grande relevância envolvem outras características além das técnicas exercidas pelo dono da empresa. 

Podemos ver um exemplo prático, como o exemplo de gestão da Amazon. O fundador e CEO da empresa, Bezos, deixou o comando da empresa, mas apesar da renúncia, não saiu da Amazon, e assumiu o posto de presidente-executivo do Conselho. 

Em seu lugar, entrou Andy Jassy que apesar de manter a mesma visão de negócios, nível de exigência e ousadia de Jeff Bezos, é visto como mais simpático e conectado com o mundo. Uma dessas diferenças é sua capacidade de se envolver com a sociedade fora dos muros da Amazon, onde ele se manifesta publicamente sobre questões políticas e sociais.

Pode ser alguém contratado?

Como falamos no tópico anterior, o CEO não é necessariamente o fundador ou sócio-chefe de uma empresa. As competências e habilidades relacionadas ao comportamento humano nesta posição envolvem características mais amplas que adaptam a cultura organizacional da empresa ao mercado atual e fazem com que ela seja colocada de vez no mapa.

Portanto, na maioria das vezes, para melhor desenvolver a empresa no mercado, é necessário eleger funcionários que já estejam na equipe da empresa, ou mesmo contratar novos profissionais para esta função.

Qual a diferença entre CEO e o presidente de uma empresa?

CEO

Mesmo que as pessoas muitas vezes confundam, CEO e presidente são cargos diferentes dentro de uma empresa. E isso ainda é mais comum em grandes empresas.

O CEO é responsável por administrar a estratégia e as operações da empresa. Ele responde ao grupo que toma decisões na empresa e cuida dos diretores importantes, como o responsável por finanças ou pela tecnologia.

Já a função do presidente pode ser diferente dependendo de como a empresa é organizada. Em algumas situações, o presidente está acima do CEO, liderando o grupo de pessoas que tomam decisões importantes na empresa.

Em algumas situações, a palavra é usada como outra forma de dizer CEO que acontece principalmente em empresas brasileiras ou de famílias que possuem a empresa.

Ou seja, enquanto o CEO lidera as atividades do dia a dia da empresa. O presidente, por sua vez, pode ter um papel mais voltado para questões oficiais ou para supervisionar.

Empresas como Google, Facebook e Nubank mostram que uma organização pode ter muitas diferenças. Por exemplo, os fundadores foram ao mesmo tempo CEO e presidente. Porém, à medida que as empresas cresceram, esses cargos foram separados e ocupados por pessoas com características diferentes.

Qual o pronome de tratamento adequado para um CEO ou presidente?

O termo CEO representa um cargo, não um título de tratamento. Por isso, em comunicações formais, como e-mails, apresentações ou reuniões, o ideal é utilizar:

  • “Sr.”, “Sra.” ou “Prezada Diretora”, seguido do nome completo ou sobrenome;
  • Evite cumprimentos como “Olá, CEO João” pois não é apropriado.

No caso de presidentes de empresa, a recomendação é a mesma: use pronomes de tratamento formais, conforme o contexto e o grau de proximidade.

Já em ambientes internacionais, especialmente em inglês, é comum o uso de “Mr.” ou “Ms.” antes do sobrenome. Ainda assim, é importante respeitar o tom da empresa, algumas startups preferem comunicações mais diretas e informais, enquanto corporações tradicionais seguem protocolos rígidos de etiqueta.

Diferença entre CEO, CFO, CMO e Chairman: entenda cada cargo

Nas grandes empresas, é comum a presença de um conselho de administração (board), responsável por representar os interesses dos acionistas e garantir que as decisões tomadas beneficiem a organização no longo prazo.

Esse conselho é liderado pelo Chairman, e suas decisões são executadas pela equipe de liderança, formada por cargos como CEO, CFO e CMO.

Veja abaixo as principais diferenças entre esses cargos:

CargoNome completoFunção principalReporta-se a
ChairmanChairman of the BoardLidera o conselho de administração e representa os interesses dos acionistas— (posição mais alta no conselho)
CEOChief Executive OfficerDefine e executa a estratégia geral da empresa; lidera a operação como um todoChairman e/ou conselho
CFOChief Financial OfficerResponsável pelas finanças, investimentos e saúde econômica da empresaCEO
CMOChief Marketing OfficerCuida do marketing, posicionamento da marca e comunicação estratégicaCEO

Quais são os principais cargos executivos de uma empresa?

O mundo corporativo tem uma linguagem própria, principalmente nos cargos executivos altos. Grandes organizações, independentemente de serem empresas multinacionais, usam famílias de nível C para designar os níveis de liderança ou delimitar o nível hierárquico. Abaixo você verá os principais cargos executivos de uma empresa:

  • CEO (Chief Executive Officer) –  Também chamado de diretor-executivo ou diretora-executiva. É considerado o principal chefe da empresa, é responsável pelas decisões estratégicas e pelo andamento do negócio como um todo.
  • COO (Chief Operating Officer ou diretor(a) de operações) –  Supervisiona como está funcionando o sistema de criação e distribuição dos produtos da empresa para garantir que todos os sistemas funcionem bem. 
  • CFO (Chief Financial Officer ou diretor(a) financeiro) – Responsável pelas finanças da empresa e informações aos investidores, respondendo por todo o controle dos recursos financeiros, seus fluxos e resultados, além de dirigir os investimentos.
  • CMO (Chief Marketing Officer) –  Encarregado das atividades relacionadas ao marketing, o diretor de marketing desenvolve projetos de novos produtos e serviços, analisa propostas de mídia e coordena publicações.
  • CIO (Chief Information Officer) – Também conhecido como diretor(a) de tecnologia da informação. É responsabilidade dele implantar e dirigir a manutenção dos sistemas de informação utilizados pela empresa, escolhendo estrategicamente as tecnologias e armazenamentos de dados.
  • CTO (Chief Technology Officer) – Conhecido como diretor de tecnologia, Ele é incubido do desenvolvimento dos sistemas de informação a partir do ponto de vista da execução junto a equipe de engenharia para implementar a estratégia técnica para melhorar o produto final. 
  • CCO (Chief Communications Officer ou diretor de comunicação) –  Encarregado de administrar a reputação corporativa, contatar os meios de comunicação e desenvolver as estratégias de Branding. 
  • CPO (Chief Product Officer ou diretor(a) de produto) Encarregado da estratégia de desenvolvimento de produtos, liderando equipes para criar soluções que atendam às demandas do mercado e impulsionem o crescimento da empresa.
  • CHRO (Chief Human Resources Officer ou diretor(a) de recursos humanos) – Responsável pela gestão estratégica de recursos humanos, ele supervisiona políticas de recrutamento, treinamento e desenvolvimento de talentos.
  • CLO (Chief Legal Officer ou diretor(a) jurídico) – Encarregado de supervisionar todas as questões legais da empresa, gerenciando riscos legais e fornecendo orientação jurídica estratégica para apoiar os objetivos da organização.

Como alguém pode se tornar um CEO?

O cargo de CEO exige experiência, visão estratégica e habilidades interpessoais sólidas. Veja algumas práticas que podem acelerar esse caminho:

Construa uma rede de contatos sólida

Estar bem conectado dentro e fora da empresa é essencial. Um bom networking pode abrir portas, gerar parcerias e ampliar sua visibilidade como liderança. Algumas formas práticas de fazer isso:

  • Envolva-se em grupos de liderança e conselhos profissionais;
  • Participe de eventos, congressos e palestras na sua área;
  • Use o LinkedIn para publicar conteúdos sobre sua área e interagir com outros executivos.

Invista na sua formação contínua

Aprender nunca pode sair do radar. Nesse contexto, CEOs de sucesso costumam estudar continuamente:

  • Pós-graduação ou MBA em gestão, finanças ou estratégia;
  • Cursos abertos, workshops e treinamentos de liderança;
  • Domínio do inglês e, se possível, de uma segunda língua.

Essas qualificações ajudam a antecipar tendências, resolver problemas complexos e liderar com visão de longo prazo.

Desenvolva competências de liderança

Se você tem certeza de que deseja administrar um negócio algum dia, comece a adquirir as habilidades necessárias o mais rápido possível. É preciso se expor à prática, por isso:

  • Busque oportunidades de liderar projetos e times;
  • Pratique a tomada de decisões sob pressão;
  • Desenvolva habilidades como comunicação clara, empatia e resiliência.

A ideia é realizar qualquer ação que o exponha à realidade de administrar uma empresa ou organizar e gerenciar pessoas.

Quais são as habilidades exigidas de um CEO?

O cargo de CEO exige mais do que um bom currículo: ele demanda visão, liderança e capacidade de tomar decisões com confiança. A seguir, você confere as principais habilidades que definem um CEO de sucesso.

Decisão rápida e consistente

CEOs não tomam decisões importantes o tempo todo, mas tomam decisões com convicção e agilidade. A indecisão compromete a liderança. Bons CEOs avaliam riscos, escolhem cedo e seguem com firmeza.

Relacionamento com foco no impacto

Liderar não é apenas definir metas, mas engajar as pessoas na missão da empresa. Um bom CEO entende o que motiva colaboradores e stakeholders e sabe como construir alianças que sustentam as decisões no longo prazo.

Capacidade de adaptação

Mudanças são inevitáveis. CEOs bem-sucedidos enxergam sinais precoces de mudança e se adaptam rapidamente, transformando desafios em oportunidades de crescimento.

Inspiração e confiança

Empresas não buscam milagres, elas precisam de líderes confiáveis. Um CEO inspira estabilidade ao entregar resultados de forma consistente, criando segurança para colaboradores, investidores e parceiros.

Quais competências interpessoais um CEO precisa ter?

Além das habilidades estratégicas, CEOs precisam dominar soft skills fundamentais para liderar pessoas e negócios com equilíbrio e visão sistêmica:

CompetênciaDescrição
LiderançaVai além de delegar. Um líder inspira, motiva e influencia o time a alcançar resultados.
Visão sistêmicaEnxerga a empresa como um todo: entende como cada área contribui para o objetivo principal e garante que todas atuem em sinergia.
ResiliênciaSabe lidar com imprevistos, assumir a responsabilidade e tomar decisões difíceis mesmo sob pressão.
Trabalho sob pressãoMantém o foco e a produtividade mesmo diante de alta cobrança e cenários adversos.
Comunicação claraConstrói uma comunicação aberta, horizontal e eficaz, gerando confiança entre líderes e equipes.

Conclusão 

Neste artigo, você viu que o CEO é a autoridade máxima na hierarquia da empresa, e o sucesso ou o fracasso da empresa depende em grande parte de suas decisões.

Mas há outros diretores, como diretores de marketing e diretores financeiros, que ajudam o CEO a colocar as decisões em prática e organizar a ordem interna. 

Além disso, como vimos, o trabalho do CEO abrange desde a definição da visão, missão e valores da empresa até a aprovação de gastos, liderança da equipe e orientação da empresa na direção certa.

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