Competências digitais: veja como transformar sua carreira!
BLOG
Time Pontotel 25 de abril de 2024 Gestão de Pessoas
Competências digitais: veja como transformar sua carreira!
Saiba quais são as principais competências digitais do mercado atual e veja como desenvolvê-las.
Imagem de Competências digitais: veja como transformar sua carreira!

Muito além de graduações, experiência em diversas áreas e proficiência em outras línguas, as competências digitais vem dominando o mercado de trabalho. Edição de fotos, cibersegurança e marketing digital são apenas algumas das competências que se destacam em seleções que buscam um candidato completo e integrado ao cenário atual.

Alguns cursos são mais indicados para esse tipo de atualização, e as empresas podem auxiliar seus colaboradores nesta modernização de perfil profissional. 

Neste artigo, serão abordadas as principais competências da era digital, a importância da proficiência em marketing digital, estratégias online e conhecimentos em cibersegurança, além de cursos para formar profissionais para o mercado digital. Os tópicos discutidos serão: 

Quer saber mais sobre o papel das competências digitais na sociedade atual? Então, continue a leitura!

O que são competências digitais?

Para além das questões técnicas, as competências digitais são formadas pelo conjunto de habilidades para gerenciar todas as variáveis do ambiente tecnológico do mercado de trabalho atual.

Gestão de redes sociais, dados, cibersegurança e inteligência artificial (IA) são algumas das competências que formam o leque de possibilidades apresentadas neste cenário de crescimento do ambiente digital.

Muitos profissionais já chegam ao mercado com algumas destas competências formadas, porém, outros ainda enfrentam dificuldades com o contexto tecnológico. Independentemente da expertise do colaborador, é fundamental que as companhias criem ambientes para a aprendizagem integrada de seus colaboradores.

Quais são as principais competências na era digital?

Pessoas sentadas à mesa com um tablet

Com a popularização do trabalho remoto, pilares como a tecnologia em nuvem e plataforma de ponto online são cada vez mais importantes na rotina profissional, independentemente do setor de atuação. Confira abaixo as principais competências: 

Habilidades em análise de dados e interpretação de métricas

Na era da tecnologia, o papel de análise de dados e interpretação de métricas tornou-se cada vez mais importante. Com o crescimento da quantidade de dados disponíveis, empresas buscam profissionais com essa expertise para compor a equipe.

Esse é um diferencial essencial, pois, com estas métricas, os tomadores de decisões das companhias conseguem traçar novos caminhos para resoluções ainda mais assertivas.

Proficiência em marketing digital e estratégias online

Desde o início do marketing na sociedade moderna, nunca se viu tanta atuação desta ferramenta no ambiente digital. Acompanhando esta tendência, o marketing digital aplicado ao mercado de trabalho também vem se tornando indispensável, em todas as áreas e os processos de uma companhia.

Neste panorama, profissionais que dedicam esforços para realizar cursos e conquistar certificações em marketing digital ganham destaque na corrida empresarial. 

Conhecimento em cibersegurança e proteção de dados 

Na era digital, proteger os dados de uma empresa é extremamente necessário; por isso, profissionais com conhecimento em cibersegurança e proteção de dados se destacam. 

Em resumo, a cibersegurança trata-se de um conjunto de estratégias e ações focadas na proteção de sistemas, apoiando a integridade dos dados da empresa e impactando a credibilidade e a confiabilidade de clientes e parceiros. 

Sendo assim, é importante que profissionais estejam em constante atualização de capacitações voltadas a este tema.

Qual a importância das competências digitais no mercado de trabalho? 

Diante de todas as considerações apresentadas neste artigo, é fundamental entender qual a importância das competências digitais no atual mercado de trabalho.

Vale ressaltar que profissionais que ainda não possuem estas habilidades podem se qualificar e buscar atualização, e os que já possuem, devem utilizá-las da melhor forma. 

Alinhamento com as necessidades corporativas atuais 

O mundo mudou, e com ele, as necessidades corporativas também seguem em transformação. Ao passo que a sociedade se torna mais dependente do ambiente digital, a necessidade de acompanhar essa evolução também aumenta.

Neste contexto, os profissionais integrados e atentos às necessidades do mundo corporativo conseguem melhores colocações no mercado de trabalho.

Aumento no diferencial competitivo 

Se há alguns anos, proficiência em línguas como inglês ou espanhol era considerada o principal diferencial em um currículo, hoje, as competências digitais dominaram este cenário.

Essa preferência se dá não apenas no momento de recolocação no mercado de trabalho, mas também em programas de vagas internas e plano de carreira.

Logo, profissionais que contam com cursos como marketing digital, cibersegurança ou inteligência artificial estão sempre um passo à frente, aumentando o diferencial competitivo.

Maior contribuição para a inovação e eficiência organizacional 

Além da adequação ao novo formato do mercado de trabalho por parte dos profissionais, o desenvolvimento por meio das competências digitais agrega ao dia a dia da eficiência organizacional.

Em um time que utiliza essas habilidades no dia a dia, há maior probabilidade de soluções inovadoras serem encontradas e utilizadas pelas empresas.

Como desenvolver habilidades com as competências digitais?

Mulher usando um laptop

Todas as habilidades digitais elencadas podem ser adquiridas pelos profissionais. Para este desenvolvimento seguir de forma consolidada e eficaz, a empresa deve trabalhar integradamente, acompanhando de perto este processo e oferecendo as ferramentas necessárias para o objetivo ser alcançado.

Confira, a seguir, como essas habilidades podem ser desenvolvidas.

Participação em cursos com certificações

Atualmente, diversos sites e escolas online oferecem cursos em competências digitais com certificações, assim como material didático e exercícios práticos para fixação de toda a aprendizagem.

No caso das opções gratuitas, as companhias podem criar murais (físicos ou digitais) com todas as opções de cursos, datas de inscrições e todo o passo a passo. 

Já para os cursos pagos, as empresas podem criar sistemas de bolsas de estudos que compelem todos os colaboradores, com sorteios ou premiações por desempenho.

Além disso, as companhias podem promover cursos internos, utilizando a expertise de profissionais “da casa”; este processo pode diminuir custos e valorizar os talentos locais.

Neste processo, o RH pode contar com as lideranças como multiplicadoras destas informações, incentivando seus liderados e apresentando a temática durante as reuniões semanais de equipe.

Vale destacar que este processo deve ser feito de forma que o colaborador sinta-se parte atuante desta mudança, sem que esta se torne uma jornada excludente. 

Mentoria e acompanhamento de profissionais experientes 

Pensando na totalidade das equipes, os profissionais que já contam com experiência em competências digitais também merecem atenção.

Nestes casos, além de acompanhamento, estes colaboradores devem participar de programas de mentoria, a fim de seguir a jornada de desenvolvimento em todas as suas habilidades.

Com este processo, esses funcionários terão a sensação de valorização e estarão ainda mais motivados em aplicar seus conhecimentos no dia a dia da empresa.

Participação em eventos e conferências do setor digital 

Para além da aprendizagem, os profissionais merecem viver as experiências da era digital, com a participação em eventos e conferências do setor.

Além de vivenciar todo o aprendizado, eles terão a chance de realizar networking e participar de palestras com mentores renomados do setor de competências digitais. 

Como o RH pode ajudar no desenvolvimento de competências digitais?

Incentivo e apresentação de novas ferramentas de aprendizagem: estes são os principais caminhos de ajuda da equipe de recursos humanos (RH) no desenvolvimento de competências digitais.

Muito além da cobrança destas novas skills, a equipe deve atuar como um agente de transformação digital na rotina dos times, incentivando e mostrando novos caminhos para esta jornada.

Na hora de oferecer vagas em cursos de desenvolvimento destas competências, o RH precisa encontrar caminhos para tornar esse processo prático e atrativo aos olhos dos colaboradores. 

Uma estratégia importante é apresentar os benefícios destas competências no dia a dia, otimizando o tempo do trabalhador e auxiliando na resolução de diferentes desafios.

Ainda sobre a atuação do RH no desenvolvimento de competências digitais, promover a diversidade dentro das equipes é, sem dúvida alguma, uma ferramenta fundamental neste processo.

Contar com um time composto por diferentes idades, tons de pele, vivências e classes sociais cria um ambiente mais propício à troca de experiências e busca por soluções inovadoras. 

Vale ressaltar que, além de ajudar no desenvolvimento de competências digitais, o RH deve estar inserido no ecossistema de mudanças, aplicando estas competências no dia a dia do setor.

Conclusão

Ao considerar todos os avanços tecnológicos da sociedade e, por consequência, do mercado de trabalho, é cada dia mais esperado que profissionais de todas as áreas acompanhem o movimento refletido nas competências digitais.

Temas como a análise de dados e a cibersegurança são fundamentais para encarar os desafios do dia a dia das organizações, pois além de otimizar processos, criam um ambiente propício ao desenvolvimento de novas habilidades.

Neste cenário, é fundamental que os empregadores entendam que este deve ser um esforço promovido em conjunto, uma vez que todos serão beneficiados.

Para o êxito deste trabalho em equipe, é imprescindível que o time de recursos humanos ofereça formações que tornem a aprendizagem das competências digitais um processo democrático, dando as ferramentas necessárias para que todos tenham acesso a este conhecimento.

Mesmo sendo um caminho desafiador, empresas e colaboradores só têm a ganhar, pois a era digital já é realidade em todas as áreas de atuação.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado de trabalho? Então, continue acompanhando o blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!