O que é a comunicação unificada e como usá-la para potencializar a eficiência dos colaboradores? Veja!
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Time Pontotel 9 de janeiro de 2024 Departamento Pessoal
O que é a comunicação unificada e como usá-la para potencializar a eficiência dos colaboradores? Veja!
Desbloqueie o potencial da sua empresa com inovação na comunicação unificada! Saiba como essa integração de tecnologias pode aumentar a colaboração entre equipes.
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O avanço tecnológico ampliou a comunicação entre as pessoas, permitindo a elas enviar textos, áudios e vídeos, e fazer chamadas em tempo real em diversas ferramentas online. Apesar das diversas vantagens, a dispersão na comunicação pode atrapalhar rotinas, principalmente no trabalho, impulsionando a busca por uma comunicação unificada.

Isso porque, uma boa comunicação é um pilar para um dia a dia eficiente e ágil no trabalho. Constantemente, gestores buscam novas estratégias para melhorar a interação entre os trabalhadores e diminuir problemas de comunicação no ambiente corporativo.

Sendo assim, a comunicação unificada tem sido adotada como uma ótima estratégia para evitar múltiplos canais de comunicação e facilitar a troca e a verificação de informações sobre assuntos do trabalho. 

Neste artigo, será explorado o conceito da comunicação unificada, seus impactos positivos nas empresas e mais informações importantes sobre o tema. Confira os tópicos que serão abordados: 

Aproveite o conteúdo e tenha uma ótima leitura!

O que é comunicação unificada?

Mulher utilizando um tablet

A comunicação unificada é definida como a reunião de diferentes métodos de comunicação, como videoconferência, mensagens instantâneas, chamadas de voz, e-mails e compartilhamento de arquivos em uma única plataforma. Esses sistemas oferecem uma experiência de comunicação estável e constante disponível em vários dispositivos.

O objetivo principal é criar um ponto de acesso único para todos os tipos de comunicação, diminuindo a descentralização de dados e otimizando a rotina na busca por informações e meios de contato. 

A integração dessa variedade de formas de comunicação simplifica a interação entre os times, permitindo a troca de informações de forma rápida e eficiente. Além disso, possibilita a flexibilidade no trabalho, facilitando o contato entre pessoas em diferentes locais.

A unificação da comunicação pode ser vista, também, como vantajosa para os recursos financeiros da empresa, pois reduz os custos operacionais ao eliminar a necessidade de adquirir múltiplos softwares de comunicação, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade dos funcionários.

Qual o impacto da comunicação unificada no mercado de trabalho?

A comunicação mudou drasticamente nos últimos anos, sobretudo após a pandemia da covid-19, quando plataformas de comunicação passaram a ser adotadas para que as empresas se adaptassem à nova realidade. Porém, foi possível perceber como esses softwares podem facilitar a rotina de comunicação, por isso, seguem sendo adotados até hoje. 

Além disso, garantir uma comunicação unificada permite a integração de colaboradores que cada vez mais buscam por flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Segundo relatório de 2023 do Bureau of Labor Statistics, no mundo, 66% das empresas permitem o trabalho remoto total ou parcialmente. Por isso, a adoção de comunicação unificada tem sido importante na adaptação das novas tendências do mercado, facilitando a integração dos diversos modelos de trabalho.

Logo, pode se considerar que a comunicação unificada é responsável por diminuir barreiras, melhorar a produtividade e a flexibilidade, transformar a dinâmica operacional e impulsionar a eficiência das empresas ao construir um ambiente bem informado.

Quais são os benefícios da comunicação unificada?

O modelo de comunicação unificado traz muitas vantagens para a empresa e seus colaboradores, oportunizando mudanças que proporcionam melhorias em diversos setores e âmbitos do negócio. Confira a seguir quais são os benefícios da comunicação unificada. 

Aumento da eficiência operacional 

Uma comunicação unificada potencializa a eficiência operacional ao simplificar processos, minimizar erros e agilizar a troca de informações, graças à centralização da comunicação em uma única plataforma. Isso resulta em tomada de decisões mais rápidas, otimizando os fluxos de trabalho e impulsionando a produtividade das equipes.

Uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, revelou que a falta de comunicação é motivo de falhas e atrasos na conclusão de projetos, de acordo com 44% dos entrevistados. Esse resultado demonstra como uma boa comunicação é importante para a eficiência operacional. 

Melhoria na colaboração da equipe 

É possível melhorar a colaboração ao promover uma interação mais fluída e acessível entre os membros da equipe a partir da comunicação unificada. A adoção da estratégia comunicativa facilita a troca de ideias, a resolução de problemas em conjunto e o compartilhamento de informações de maneira rápida e eficiente. 

Redução de custos 

Também se pode diminuir custos de diversas formas ao adotar uma boa comunicação unificada. Com uma plataforma robusta, a empresa pode adotar reuniões e comunicações remotas, diminuindo gastos com deslocamento. Além disso, ela reduz a necessidade da contratação e manutenção de diversos softwares ou de planos de dados em voz. 

Aumento da flexibilidade no trabalho 

A comunicação unificada oferece flexibilidade ao usar ferramentas online, permitindo interações remotas eficazes. Essa abordagem elimina a dependência de comunicações presenciais, como conversas informais nos corredores, ao oferecer plataformas que abrangem múltiplos canais, extinguindo a necessidade de interações físicas para o trabalho fluir.

Melhoria da experiência do cliente 

A comunicação unificada melhora a experiência do cliente ao oferecer um atendimento mais integrado e personalizado. Com a unificação de canais como telefone, chat e e-mail, os clientes desfrutam de respostas ágeis e consistentes, gerando interações mais eficientes e satisfatórias.

Quais são os principais componentes da comunicação unificada para empresas?

Homem utilizando um computador

As comunicações unificadas conseguem integrar diversos métodos de comunicação já conhecidos em um hub de comunicação para facilitar o contato entre os usuários, conforme suas preferências. Veja, a seguir, quais são os principais componentes da comunicação unificada. 

Telefonia IP 

A telefonia IP na comunicação unificada possibilita a realização de chamadas de voz via internet, garantindo maior flexibilidade e economia. Esse formato transforma áudio em dados digitais, assim como uma chamada telefônica tradicional, e possibilita um contato mais rápido e síncrono.

Videoconferência 

É possível realizar chamadas de vídeo em um sistema de comunicação unificada, garantindo um contato por meio de voz e imagem pela  internet. Esse recurso é uma ótima maneira de realizar reuniões virtuais, além de contar com ferramentas interativas, como compartilhamento de tela, envio de emojis de reação e enquetes em grupo. 

Mensagens unificadas 

As mensagens unificadas vão possibilitar a comunicação assíncrona entre pessoas ou grupos por meio da plataforma integrada, com a possibilidade de envio de formatos diversos. É uma ótima forma de controle sobre a vida pessoal e profissional, evitando o contato por meio das redes sociais dos profissionais e diminuindo a sensação de urgência por respostas. 

Chat e mensagens instantâneas 

No contexto da comunicação unificada, o chat e as mensagens instantâneas são ferramentas que viabilizam conversas em tempo real entre equipes ou funcionários. Esses recursos possibilitam trocas ágeis de mensagens em texto, facilitando a colaboração remota, a tomada de decisões e a interação entre os membros da equipe.

E-mail integrado 

O e-mail integrado à plataforma unificada e agiliza a rotina dos funcionários, proporcionando acesso direto e rápido sem a troca de programas. Essa integração facilita o envio e o acompanhamento de comunicações mais formais entre os colaboradores da empresa.

Software de ponto unificado 

Um software de ponto unificado permite solicitar ajustes de horas diretamente na plataforma e oferece acompanhamento em tempo real das atividades referentes à jornada de trabalho, simplificando a gestão de comunicação e possibilitando ajustes imediatos, garantindo mais rapidez, transparência e agilidade na comunicação.

Qual o melhor sistema de ponto para a comunicação unificada?

É a Pontotel! Nossa plataforma de controle e gestão de tempo é um ótimo recurso a ser adicionado na estratégia de comunicação unificada, pois possibilita a reunião de diversos painéis informativos, atualizados em tempo real, sobre a jornada dos colaboradores em uma única página, além da integração com outros sistemas de RH.

No dia a dia, por exemplo, é comum que os funcionários cometam erros no registro do ponto, seja por esquecimento ou outros problemas. Com nossa plataforma, o colaborador consegue solicitar o ajuste pela própria ferramenta e o gestor recebe o pedido imediatamente, facilitando e agilizando a comunicação.

Esse exemplo é apenas um dos diversos benefícios que a Pontotel pode possibilitar na melhoria de comunicação e gestão de ponto na sua empresa. Sinta-se à vontade para preencher o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos especialistas e descobrir como nosso ponto online pode otimizar a rotina da sua empresa.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão 

Por fim, ficou evidente como a comunicação tem um papel importante no sucesso do negócio e na boa relação entre colaboradores e clientes. Logo, a comunicação unificada é uma das excelentes estratégias que podem ser adotadas para potencializar as interações diárias na empresa. 

Foi possível perceber, por meio deste conteúdo, que a integração de ferramentas de comunicação é fundamental para otimizar a colaboração e a eficiência nas operações empresariais.

Com as dicas apresentadas no texto, sua empresa estará mais preparada para lidar com os novos desafios da comunicação corporativa e atingir níveis mais altos de eficiência, adaptabilidade e excelência por meio da comunicação unificada.

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