Confraternização online: Veja como é possível montar uma festa virtual memorável

imagem de uma mulher sentada na mesa comendo um lanche e olhando para uma imagem no tablet

Pouco se pensava em confraternização online até 2020. Essa prática era adotada apenas por empresas de tradição em home office, cujos colaboradores eram nômades ou moravam em cidades diferentes. Ou, no âmbito pessoal, por famílias com parentes e filhos distantes. 

No entanto, com a chegada do COVID-19 e o isolamento social, muita coisa mudou. As empresas com modelos de trabalho presenciais tiveram de recorrer ao teletrabalho. As rotinas foram fundamentalmente alteradas, abrindo espaço para a saudade e a necessidade de comunicação. 

Por conta disso, os gestores e profissionais do RH recorreram a essa solução simples, porém eficiente: a confraternização online. Muita gente adorou a ideia, afinal, era uma forma de contemplar aqueles que precisavam se resguardar por conta da possibilidade de contágio do vírus. 

Mas como se deu esse processo? 

Foi preciso compreender os prós e os contras de organizar uma confraternização online. Todos os passos precisavam ser cuidadosamente estudados: desde a plataforma a ser utilizada, até os eventos e interações que seriam oferecidas aos funcionários. 

Se você deseja aprender mais sobre como planejar uma confraternização online, continue lendo e aprenda conosco! 

banner problemas com absenteismo

O que é uma confraternização online?

imagem de uma mulher sorrindo levantando as mãos de frente para um tablet

Uma confraternização online é um evento realizado no espaço virtual, normalmente através de videoconferência. Existem, atualmente, inúmeras plataformas que dão esse tipo de suporte, cada uma com suas particularidades, prós e contras. 

No final de cada ano, costuma-se realizar um balanço de todos os erros e acertos que a empresa teve. É um momento para se reconhecer talentos, apresentar resultados, encerrar um ciclo e começar um novo. 

Mais do que isso: é momento de descontração, de promover interatividade entre os funcionários em um ambiente descontraído e comemorar suas conquistas pessoais e as resoluções do novo ano que está por vir. 

Por essa razão, as confraternizações online têm ganho muitos adeptos nos últimos anos, principalmente no período da pandemia. A maior dúvida, no entanto, é: confraternizar online dá certo? 

É possível fazer uma confraternização online?

Não só é possível fazer uma confraternização online, como é recomendado. O espaço virtual oferece inúmeras ferramentas que tornam um evento como esse único e memorável. 

Trabalhar com vídeo permite recursos que a vida real não oferece, como edição, mixagem de som, múltiplos ambientes, aplicativos, jogos e websites para realização de sorteios. As possibilidades são muitas. 

Mas o que muita gente acaba se perguntando é: qual é a vantagem em comparação a um evento presencial? Veja a seguir. 

Quais as vantagens da confraternização online?

Se você já sugeriu uma confraternização online na sua empresa, já deve ter ouvido pelo menos um destes argumentos: 

  • “Fazer festa online é chato”;
  • “Com tanta gente na chamada, é impossível manter a conexão”;
  • “Não tem nada pra fazer num evento desses”. 

Essas afirmações não poderiam estar mais longe da verdade. Existem muitas vantagens associadas a eventos online além da segurança em relação ao coronavírus. Vamos conhecer algumas delas. 

1. Não precisa se deslocar

Todo mundo gosta de conforto, e não há lugar mais confortável do que sua própria casa. Poder prestigiar um evento digital sem se deslocar estimula o engajamento, pois exige pouca preparação e poupa atrasos que seriam causados pela distância. 

Com esse ponto positivo, a participação e a adesão dos funcionários da empresa aumenta muito. Muitos, inclusive, chegam a se oferecer para auxiliar na organização do evento, motivados pelo fato de poderem participar de suas casas, sem a necessidade do transporte. 

2. Sem limites geográficos

A principal vantagem de fazer um evento online é a democratização do acesso. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode participar. Basta apenas ter acesso à internet e um aparelho de telefone, tablet ou computador. 

Desta forma, o alcance da confraternização online é infinito. Você pode estar no Brasil celebrando suas conquistas com colegas da Argentina e da Rússia – as possibilidades são infinitas. 

3. Sem limitações de espaço

Imagine organizar um evento para cem pessoas. Qual o tamanho do salão necessário para comportar tantos convidados? Com a confraternização online, esse problema não existe. 

O espaço virtual tem capacidade ilimitada. Além disso, ele pode simular qualquer outro ambiente: uma balada, um barzinho ou até mesmo o próprio escritório! Desta forma, cria-se imersão e sentimento de pertencimento junto aos convidados. 

Mas como fazer dar certo? Existe um passo a passo? Nós trouxemos algumas dicas infalíveis para que você realize sua própria confraternização online sem problemas. 

Como fazer a festa da firma online?

imagem de uma mulher sentada na frente do computador sorrindo e bebendo um suco

Depois de entender as vantagens de se fazer uma confraternização online, chegou a hora de organizá-la. Mas por onde começar? Não basta apenas ter boa vontade e a aprovação da gestão, é preciso passar por algumas etapas até que tudo esteja bem alinhado. 

Confira nosso guia com 6 dicas para organizar sua confraternização online! 

1. Planeje com antecedência 

Uma soft skill muito valiosa para profissionais de qualquer área é a organização. O principal ponto de se organizar qualquer evento é estar à frente de todas as etapas: saber quando, onde e como elas acontecem. 

Por essa razão, ter uma agenda com datas e horários antecipados de todos os aspectos do evento é crucial. Lembre-se de que planejar com antecedência é, também, antecipar os obstáculos e diminuir a chance de imprevistos atrapalharem o grande dia. 

2. Defina se ela será temática ou não

Qual o motivo de a festa acontecer? Pode ser o dia das bruxas, carnaval ou até mesmo o dia de São Patrício. Se houver uma temática envolvida, todo o planejamento vai precisar ser alinhado a isso. 

Às vezes, a melhor opção é deixar o funcionário livre para escolher se quer ou não participar da temática em questão. Questões como religião, referências culturais e crenças pessoais podem afastar o convidado do tema. Por isso, seja flexível! 

3. Estipule um orçamento para a confraternização

Existe uma máxima do mercado financeiro que diz: “não se deve gastar mais do que se ganha”. Isso se aplica aqui também. Ao planejar sua festa, a primeira atitude a ser tomada é saber seus limites, e o mais restritivo deles é o orçamento. 

Ao saber o orçamento, estipule um percentual de gastos para cada item da festa. Quanto será pago àquele palestrante convidado? Ou ao DJ contratado? Já existem empresas especializadas em assessoria de confraternizações online no mercado justamente por essa razão: saber como e onde investir o dinheiro do orçamento. 

4. Defina atrações e a estrutura necessária 

Com o orçamento em mãos, já é possível saber a dimensão e a estrutura da confraternização. Defina as atrações de destaque no evento. Haverá uma banda tocando os hits do momento? Talvez um grupo de artistas fazendo caricaturas dos convidados? 

É conhecendo o seu público e sabendo suas expectativas e gostos pessoais que se pode obter sucesso com a definição das atrações de uma festa. 

5. Desenvolva um roteiro 

Um bom planejamento sempre conta com um roteiro pré-estabelecido de tudo o que vai acontecer na festa. Estabeleça uma linha do tempo com começo, meio e fim. Tenha plena ciência e certeza de cada etapa do evento. Não se permita ser surpreendido, tenha o controle da situação. 

Uma boa dica é compartilhar esse roteiro com os convidados. Desta forma, eles vão se sentir mais confortáveis, ter segurança e poder de escolha diante das possibilidades da festa. 

6. Envie um convite aos colaboradores

Aproveitando que você enviou o roteiro aos convidados, envie também um convite para a confraternização. Nesse convite devem constar itens como a data e a hora do evento, bem como a forma como as pessoas serão aceitas na sala de videoconferência. 

Não se esqueça também de personalizá-lo! Existem duas formas de personalizar seu convite: 

  1. Utilizando a temática da festa;
  2. Pensando no colaborador que o receberá. 

Agora que todas as questões organizacionais do seu evento foram atendidas, resta saber o que fazer para que ele seja memorável. Continue lendo para aprender algumas sugestões. 

Ideias para levar a confraternização online para a casa dos trabalhadores

imagem de uma mulher sentada na frente do computador segurando uma taça de vinho

Se você chegou até aqui, é porque deseja que o evento da sua empresa seja memorável. Os convidados podem ficar maravilhados com a estrutura e a organização do seu evento, mas é do conteúdo que eles vão se lembrar 

Afinal, não se trata do que você proporcionou aos colaboradores, mas como você os fez sentir. 

A seguir, leia 6 ideias que tornarão sua confraternização inesquecível! 

1. Jantar patrocinado pela empresa 

Faça um teste: pegue os nomes dos convidados que rejeitaram o seu convite para participar da festa. Agora, diga que haverá comida e bebida grátis e observe quantos deles mudam de ideia. 

Mas como fazer isso? A empresa pode oferecer ao funcionário um voucher no valor do jantar, ou enviar ao seu endereço uma caixa-surpresa contendo comes e bebes para o colaborador desfrutar durante a festividade. 

2. Torneio de jogos

A sua empresa promove a competição saudável? Existe um placar interno entre colaboradores? Então, organizar um torneio de jogos pode ser a melhor forma de entreter seus convidados!

Já foi provado que o fenômeno da gamificação veio para ficar e tem apresentado bons resultados nas empresas. Jogos promovem parceria, confiança e espírito esportivo entre seus participantes, portanto, gamifique sua festa! 

3. Bingo virtual 

Outra opção bastante viável é realizar um bingo entre os colaboradores. A premiação pode ser online, por exemplo, através de cartões de presente. Também é possível enviar os prêmios fisicamente ao ganhador, adicionando um toque personalizado ao processo. 

Lembre-se que bingos são uma boa oportunidade de adicionar um efeito cômico ao seu evento. Ao cantar as bolas, seja criativo e pense fora da caixa! 

4. Live com atrações online

Com a pandemia, o fenômeno das lives tomou conta dos canais digitais e trouxe uma acessibilidade que os artistas pouco tinham experimentado antes disso. É possível aproveitar esse sucesso das lives e incorporá-las ao seu evento! 

Encontre um artista disponível, negocie o cachê a ser pago, o dia e horário da apresentação. Você pode ocultar essa informação dos convidados, criando assim uma atração-surpresa, ou usar dessa informação para ampliar a adesão ao evento. 

5. Apresentação dos resultados anuais de cada setor 

Todo mundo gosta de ter suas conquistas reconhecidas e celebradas. As festividades de fim de ano são a oportunidade perfeita para isso. É uma boa ideia aproveitar o clima de encerramento de ciclo para anunciar os resultados de cada setor da empresa, promovendo a celebração coletiva dos sucessos do time. 

Neste aspecto, novamente, podem-se oferecer prêmios (simbólicos ou não) a cada integrante da equipe que está sendo prestigiada de modo a elevar o moral e a autoestima. 

6. Sorteio de brindes para os colaboradores

E para encerrar, por que não sortear brindes para todos os colaboradores presentes no evento? Esses brindes podem estar ligados à temática do evento, ou ter uma conexão com a identidade e os princípios da empresa. 

Desta forma, além de se sentirem especiais, os funcionários também irão compactuar com a visão da gestão e, como é dito no meio corporativo, vestir a camisa da empresa. 

Conclusão 

imagem de um homem sentado na frente do computador sorrindo e bebendo uma bebida alcoolica

No período da pandemia do coronavírus, uma das habilidades que mais se procurou cultivar foi a resiliência. O distanciamento social e o encerramento prematuro das atividades de inúmeras empresas trouxe consigo depressão e isolamento. 

Ao praticar resiliência, encontram-se novas formas de tornar velhas atividades tão significativas quanto em tempos ditos normais. A confraternização online aparece como uma alternativa viável dentro dessa linha de pensamento. 

Ela promove uma integração personalizada entre seus participantes, tirando-os de seu estado de preocupação e oferecendo-lhes certo respiro neste momento tão difícil. 

Liderança não somente sobre promover resultados. Os líderes do futuro precisam saber exercitar empatia, escuta ativa e exercer uma gestão focada no ser humano. Trata-se de uma abordagem qualitativa, e não quantitativa. 

Em festividades como essas, é possível trocar experiências, falar de sentimentos, descobertas, aprendizados e desafios vividos e compartilhados por todos. Ocorre uma aproximação que não aconteceria no cotidiano da empresa. 

Portanto, celebre seus resultados, enalteça sua equipe, e utilize nossas dicas para organizar uma confraternização online memorável. 

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando o blog da PontoTel

gestao de jornada e redução de custos
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima