Devolutiva comportamental: o que é e como implementá-la!
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Time Pontotel 20 de agosto de 2024 Gestão de Pessoas

Descubra o que é devolutiva comportamental e veja como melhorar o desempenho do seu time

Descubra como funciona a devolutiva comportamental e como essa estratégia ajuda a empresa a potencializar as competências dos colaboradores.

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Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores é um importante passo para a empresa atingir seus objetivos, ser competitiva e obter bons resultados. Essa análise de comportamento pode ser feita por meio da devolutiva comportamental. 

A devolutiva comportamental é uma estratégia que visa, por meio de feedbacks contínuos, a construir uma cultura de aprendizagem contínua nas empresas. Todo o processo se baseia na avaliação dos comportamentos que podem impactar a evolução profissional. 

Segundo um estudo do LinkedIn Learning, 94% dos profissionais afirmam que ficariam por mais tempo em uma empresa que investe no seu aprendizado e, consequentemente, no seu desenvolvimento profissional, que pode se originar a partir da devolutiva comportamental.

Sabendo da importância dos feedbacks para o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem com o crescimento pessoal e profissional, este artigo explicará como a devolutiva comportamental pode contribuir com este processo. 

Os tópicos discutidos serão: 

Quer saber mais? Então, continue a leitura! 

O que é devolutiva comportamental?

imagem de duas pessoas conversando

A devolutiva comportamental é um processo de análise de comportamentos de um indivíduo para criar, por meio de feedbacks e orientações, estratégias para o desenvolvimento pessoal e profissional do avaliado.

A avaliação comportamental permite uma visualização das emoções e da capacidade de uma pessoa ou grupo para lidar com situações distintas. Assim, é possível potencializar suas habilidades e desempenho.

Por que a devolutiva comportamental é importante?

A devolutiva comportamental é fundamental no processo de desenvolvimento, pois oferece possibilidades de evolução e aprendizagem. Confira, a seguir, alguns dos pontos que destacam a importância desta estratégia.

Melhoria do desempenho individual

A devolutiva comportamental permite uma avaliação criteriosa de todos os comportamentos de determinado profissional, contribuindo para que ele tenha maior autoconhecimento e visualize os pontos que precisa evoluir.

Nesta estratégia, é possível fazer uma análise crítica do desempenho de cada indivíduo para então desenvolver competências que irão auxiliar no sucesso deste profissional. 

Afinal, ao ter base em feedbacks contínuos, a consequência é um processo de melhoria contínua, potencializando o desempenho de quem está sendo avaliado na devolutiva comportamental.

Fortalecimento da comunicação

O feedback é um item essencial na devolutiva comportamental e ocupa um papel em que se torna uma estratégia recorrente para uma melhoria contínua das habilidades dos colaboradores. Com isso, há um fortalecimento da comunicação

Esse fortalecimento é resultado de uma comunicação aberta e honesta entre os líderes e os colaboradores, uma vez que todos estarão devidamente envolvidos para discutir percepções e experiências para ajustar abordagens e promover mudanças positivas.

A coordenadora de sucesso do cliente da Pontotel, Daiane Jales, destaca justamente a importância do líder ser um bom ouvinte. 

“Um bom líder precisa, antes de mais nada, ser um bom ouvinte. Isso é algo desafiador de desenvolver, requer prática e aprimoramento constante, mas com o tempo vai se tornando mais fácil.”

Alinhamento com os objetivos organizacionais

A devolutiva comportamental garante que todos atuem na mesma direção para os objetivos organizacionais serem atingidos. Isso é possível, pois, por meio dos feedbacks contínuos, as relações entre a empresa e os funcionários ficam mais transparentes.

Assim, é possível obter uma visão abrangente dos pontos fortes e fracos da equipe, criando insights para a implementação de ações capazes de permitir um alinhamento maior nos planos de ação e nas metas a serem alcançadas.

Desenvolvimento de habilidades

Na devolutiva comportamental, os gestores conseguem perceber os comportamentos dos colaboradores que impactam diretamente o seu nível de atuação. A partir destas informações, é possível desenvolver estratégias para o desenvolvimento de novas habilidades. 

Ou seja, a devolutiva comportamental é um recurso que apoia as tomadas de decisões para a empresa investir de fato nas competências que o colaborador necessita a partir de levantamento de dados concretos e de feedbacks construtivos.

De acordo com pesquisa da Zenger/Folkman, colaboradores que recebem feedbacks que destacam seus pontos fortes tem um desempenho 8,9% maior do que profissionais que não recebem nenhum feedback. 

Como fazer uma devolutiva comportamental?

imagem de uma mulher sentada de frente para o computador e escrevendo em uma agenda

Para fazer o uso correto da devolutiva comportamental e aproveitar todos os benefícios dela para uma evolução profissional e pessoal dos colaboradores, a empresa deve seguir os seguintes passos:

Preparação antes da devolutiva

O primeiro passo é determinar os objetivos da empresa em relação à devolutiva comportamental. 

Isso significa que é necessário deixar bem claro se o desejo é, por exemplo, melhorar o desempenho individual de um profissional, desenvolver habilidades específicas na equipe ou até mesmo criar estratégias para alcançar um ambiente de trabalho positivo e de melhoria contínua. 

Esse preparo por parte do gestor contribui para que o feedback em relação aos comportamentos seja construtivo e de fato ajude o colaborador a se desenvolver e buscar pela excelência no seu cargo. 

Além disso, é importante não pegar o colaborador de surpresa, e aplicar regularmente testes de comportamento para gerar bons insights para a devolutiva comportamental. Portanto, o líder deve: 

  • Aplicar testes prévios de comportamento;
  • Preparar os pontos principais da devolutiva;
  • Ser objetivo e claro com os liderados;
  • Estar aberto a ser um ouvinte na conversa;
  • Coletar evidências e insights no dia a dia;
  • Expor um plano de ação construtivo; 
  • Oferecer suporte e ferramentas para uma evolução profissional efetiva.

Estabelecimento de um ambiente seguro

O colaborador precisa se sentir respeitado e, ao mesmo tempo, engajado em um processo de devolutiva comportamental. Por isso, a empresa deve criar um ambiente seguro para que ele se sinta confortável para falar e ouvir ao receber um feedback. 

Esse ambiente seguro pode ser definido como um local que tenha privacidade para o feedback, e que reduza no profissional qualquer tipo de estresse e ansiedade, evitando a exposição do colaborador na frente dos colegas de trabalho. 

Assim, é possível criar uma relação de confiança e respeito entre a empresa e o funcionário para que a devolutiva comportamental seja positiva, equilibrada e construtiva. 

Desenvolvimento de um plano de ação

Os planos de ação são fundamentais para a devolutiva comportamental ser efetiva e atingir seus objetivos principais em torno do desenvolvimento dos colaboradores. Um plano de ação bem construído é capaz de agir exatamente nas necessidades identificadas. 

Ao desenvolvê-lo, a empresa consegue oferecer os recursos necessários para os profissionais crescerem a partir dos insights gerados nos feedbacks. O plano de ação deve conter treinamentos e mentoria que visem a evolução comportamental dos envolvidos. 

Monitoramento e follow-up contínuos

A devolutiva comportamental precisa ser acompanhada de perto pelos gestores organizacionais, já que assim é possível discutir os resultados dessa estratégia e realizar ajustes quando necessário. 

Todo o plano em torno da devolutiva comportamental precisa ser mensurável e alcançável para, assim, gerar insights que contribuam para a empresa atingir os objetivos predeterminados no início do projeto de implementação da devolutiva comportamental. 

Os follow-up contínuos são ainda uma importante ferramenta para criar uma cultura de melhoria contínua e para que os colaboradores estejam sempre em desenvolvimento e alcancem o crescimento diário na sua função.  

Como implementar a devolutiva comportamental na empresa

A implementação da devolutiva comportamental exige dos gestores um planejamento cuidadoso e estruturado que foque nas individualidades de cada funcionário, se necessário, prezando assim por um desenvolvimento individual e organizacional. 

Deste modo, é possível destacar pontos essenciais que precisam ser parte integrante da construção da devolutiva comportamental na empresa. São eles: 

  • Definição dos propósitos e objetivos da devolutiva comportamental; 
  • Treinamento das lideranças;
  • Análise individualizada dos comportamentos de cada colaborador;
  • Desenvolvimento de um plano de ação que envolva treinamentos e mentoria;
  • Criação de uma política de feedbacks contínuos e devolutiva comportamental; 
  • Levante de possíveis dados e insights a partir de ferramentas de autoavaliação e avaliação 360 graus;
  • Acompanhamento dos dados e resultados da devolutiva comportamental, com a possibilidade de realização de ajustes, quando necessário.

Conclusão

Empresas que desejam ser competitivas devem investir em estratégias que ajudem seus colaboradores a se desenvolver pessoal e profissionalmente. 

Este artigo apresentou a devolutiva comportamental, uma importante ferramenta para a empresa manter um cenário de melhoria contínua que impactará diretamente a evolução das equipes. 

A devolutiva comportamental tem como função desenvolver habilidades individuais, garantir a melhoria do desempenho profissional e potencializar a comunicação da empresa. Tudo isso porque faz uma análise dos comportamentos de cada profissional. 

Essa avaliação é importante para identificar quais os pontos fracos e fortes de cada profissional e desenvolver ações, via treinamentos e mentorias, para o colaborador potencializar suas competências. 

Por fim, foi visto que é possível implementar essa estratégia desde que haja uma definição clara de objetivos e propósitos por trás da devolutiva comportamental, para que assim seja possível criar ações assertivas de evolução profissional. 

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