8 dicas de gestão de pessoas em agências de comunicação

8 dicas de gestao de pessoas em agencias de comunicacao
Atualizado em

Saber trabalhar com equipes é parte essencial do sucesso de qualquer empresa, especialmente no que diz respeito à gestão de pessoas em agências de comunicação. Afinal, é preciso liderar os responsáveis pela execução de projetos personalizados para clientes de diferentes nichos.

Felizmente, as habilidades de gerenciamento que facilitam o processo de supervisão e desenvolvimento dos colaboradores podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas, independentemente de você ser um gestor no começo de carreira ou mais experiente. 

Neste artigo, vamos mostrar o que é gestão de pessoas, qual a importância de fazer isso do jeito certo e dicas fáceis para você colocar em prática. Boa leitura!

Entenda o que é gestão de pessoas

É o gerenciamento que abrange um conjunto de ações, como: recrutar, treinar, desenvolver, fornecer suporte e orientação de maneira contínua, motivar os colaboradores, entre outros aspectos. Contratar e capacitar a equipe é o ponto de partida para administrar pessoas.

O gestor de recursos humanos é parcialmente responsável por garantir que a organização tenha missão, visão e valores gerais compartilhados e assim forneça motivos para que os colaboradores realmente queiram “vestir a camisa” e trabalhar. Esses elementos são inspiradores e ajudam o grupo a se sentir parte de algo no qual vale a pena acreditar.

Veja a importância de investir na gestão de pessoas em agências de comunicação

Pessoas são consideradas recursos, pois, bem-treinadas e experientes, tornam-se a principal fonte de sustentabilidade de uma agência. Elas fornecem eficácia quando entendem os objetivos da organização e concentram as energias no cumprimento de metas.

Em um mundo em que a diversidade no local de trabalho está aumentando a cada dia, as habilidades de gerenciamento de colaboradores significam mais que apenas ter a postura e a aparência de chefe.

É sobre formar e consolidar relacionamentos, fornecer a motivação necessária, manter a equipe no caminho certo, entender as necessidades de um indivíduo, ouvir e apoiar.  

Para entender melhor a importância de gerir pessoas, vamos traçar um paralelo com o mundo do futebol. Muito antes do jogo começar, o técnico deve garantir que os jogadores pensem em todos os aspectos sobre a gestão de desempenho da equipe. 

É preciso ter ferramentas certas, aptidão física, motivação e estratégia para vencer a partida. Todos esses quesitos são extremamente importantes para o grupo conquistar um bom resultado. 

Sem esses cuidados, a comunicação em campo é interrompida e não haverá vontade ou resistência para vencer o oponente. Levando esse pensamento para a sua agência, os benefícios são muitos: uma equipe motivada é produtiva, disposta a encarar desafios, tem mais autonomia para desenvolver a criatividade

Confira 8 dicas para gerir pessoas de forma eficiente

Agora que você sabe o que significa gerir pessoas e a importância para o seu negócio, siga as seguintes sugestões para alcançar esse objetivo e tenha bons resultados na gestão de pessoas em agências de comunicação.

1. Entenda o propósito individual

Para se comunicar com os colaboradores e ter empatia com eles, você precisa entender o que os atrai ao seu papel e qual alegria eles têm no trabalho, ou seja, qual é o propósito. 

Identificar exatamente o que cada um gosta em relação à função ou por que razão está se esforçando para uma promoção, permite que você estruture as demandas de maneira que ele entenda quais caminhos seguir para atingir tal objetivo. 

2. Capacite sua equipe

Ao avaliar a força de trabalho, é interessante considerar que, para montar uma equipe de sucesso, é preciso fornecer as ferramentas e os recursos necessários para que ela realize as tarefas com eficiência. Ninguém pode ser responsabilizado se não tiver o equipamento, software ou outros meios para isso.

Então, construa não apenas relacionamentos fortes, mas também dê condições às pessoas para que elas desenvolvam confiança em si mesmas. Elas precisam do seu incentivo para tomar decisões autônomas e se apropriar dos projetos. Pense que um grupo respeitado, motivado e capacitado é o seu maior patrimônio como gestor.

3. Ofereça salários adequados e planos de carreira

É importante redesenhar uma experiência de carreira para se adequar às mudanças da economia, combater as taxas de rotatividade no trabalho ou queda na produtividade. 

Muitos colaboradores deixam os empregos por falta de desenvolvimento na profissão. A maioria deles também quer receber um salário decente e outros incentivos como recompensa.

Portanto, os planos e tipos de remuneração precisam ser criados, gerenciados e distribuídos com eficiência. É aqui que os profissionais de RH especializados em remuneração e benefícios se envolvem.

4. Aprenda a ouvir mais

A audição é algo que acontece entre o início e o final da conversa: estar atento, fazer contato visual, anotar e esperar a outra pessoa terminar antes de começar a falar. Essas são atitudes que você deve praticar para reforçar as habilidades auditivas.

Esse aspecto é essencial para a função do gestor. As chaves para ouvir bem incluem manter a mente aberta e não tirar conclusões antes ou durante as conversas. É impossível assumir o que o colaborador está pensando, qual o problema dele ou a solução. Portanto, abandone noções preconcebidas e faça perguntas diretamente a ele.

5. Não tenha medo de delegar

É provável que seu tempo e recursos sejam bastante limitados. Você é responsável por um grande grupo de pessoas e projetos, cada um com seu próprio conjunto de prioridades. Isso pode ser difícil de conciliar sem um método de análise de dados, como o people analytics

Entretanto, esteja disposto a delegar tarefas a membros da equipe que sejam capazes e tenham tempo e espaço para absorvê-las. Por um lado, isso proporciona mais tempo para você se concentrar em outras prioridades, e, por outro, dá oportunidade de assumirem tarefas de alto nível e melhorar habilidades. 

6. Pense em como você se comunica

É preciso estabelecer canais de comunicação claros dentro da empresa. A principal pergunta a ser feita é: como você pode se comunicar de maneira mais eficaz com a equipe e como ela vai se comunicar de forma mais eficaz entre si?

Como alternativas, fazer reuniões regulares, adotar um software de gestão específico para agências que democratize o acesso à informação e fornecer feedbacks constantes são boas práticas. 

7. Invista na gamificação com recompensas

É possível tornar o processo de integração de colaboradores ainda mais bem-sucedido com a introdução de elementos baseados em jogos. A gamificação é uma excelente maneira de treinar novos membros, ensinar algo a quem já trabalha ou ainda motivar o alcance de metas. 

A Salesforce lançou o programa "Big Game Hunter" para aumentar o uso do complexo sistema de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português) entre os representantes de vendas e, assim, aumentar o envolvimento da equipe.

O pessoal de vendas começou como “caçador de galinhas” e gradualmente trabalhou em direção a status mais gratificantes à medida que aprendiam novos recursos da plataforma. É importante identificar os comportamentos que devem ser encorajados na hora de planejar ações de gamificação.

8. Aposte numa política de feedbacks constantes

O feedback é a ferramenta de gerenciamento mais barata, acessível e poderosa que temos à disposição. Serve como guia para ajudar as pessoas a saber como elas e outras percebem o próprio desempenho.

Quando o feedback é positivo, fica bem mais fácil repassar. No entanto, dar retorno negativo requer tato. É da natureza humana adiar conversas complexas ou tentar amenizar o golpe, mas, se não for tratado, o problema se agrava e, muitas vezes, se torna ainda maior.

Como todas as coisas, a prática leva à perfeição quando se trata de fornecer feedback. Melhor que seja algo espontâneo e regular. Para questões mais sérias, a reunião formal é apropriada ou discussão como parte da análise de desempenho.

Como você viu, é importante trabalhar a gestão de pessoas em agências de comunicação. Entender o propósito de cada colaborador, capacitar a equipe, oferecer salários justos e investir na comunicação estão entre as principais dicas para o seu negócio prosperar. Pense nisso!

O que você faz ou pretende fazer para melhorar as condições de trabalho da sua equipe? Deixe seu comentário.

Rolar para cima
WhatsApp chat