Erros no RH: saiba quais são os principais e como evitá-los!
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Time Pontotel 14 de outubro de 2024 Gestão Empresarial

Seu RH está cometendo esses erros? Veja como evitá-los e melhorar sua gestão de pessoas

Descubra os erros mais frequentes no setor de Recursos Humanos e conheça as estratégias para corrigi-los. Implemente e aprimore agora a gestão do seu RH!

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O setor de Recursos Humanos é essencial para o bom funcionamento de uma empresa e, assim como em outras áreas, erros no RH podem ocorrer. Esses problemas impactam o desempenho e o dia a dia do negócio, mas, felizmente, podem ser solucionados por meio de melhorias, como uso de tecnologia e ajustes na comunicação.

Um RH eficaz deve apresentar baixa recorrência de erros, algo viabilizado pelos avanços tecnológicos, que permitem que sistemas automatizados assumam tarefas repetitivas, minimizando o risco de falhas humanas.

Além disso, evitar falhas no RH melhora a satisfação dos funcionários, impulsiona o sucesso da empresa e fortalece o sentimento de orgulho dos gestores de pessoas, graças aos bons resultados e à redução de problemas.

Neste artigo, será possível descobrir quais são os principais problemas no setor de RH e como evitá-los, além de conferir dicas das melhores tecnologias para serem implementadas visando reduzir falhas humanas. Confira os tópicos que serão abordados: 

Boa leitura!

Quais são os principais erros no setor de RH?

Muitos dos desafios enfrentados pelo setor de Recursos Humanos podem ser atribuídos a áreas críticas que, quando mal gerenciadas, impactam diretamente o desempenho da empresa.

Entre os problemas mais recorrentes estão questões ligadas a recrutamento e seleção, gestão de benefícios, comunicação interna, políticas de diversidade e inclusão, além de administração de ponto e jornada de trabalho. Entenda a seguir!

Falhas no processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é responsabilidade do RH e está sujeito a diversas falhas quando mal gerido, como:

  • Atração inadequada de talentos;
  • Falta de clareza nos critérios de seleção;
  • Demora excessiva no processo de admissão;
  • Desalinhamento entre o perfil do candidato e as necessidades da vaga;
  • Falta de integração entre as áreas envolvidas no processo;
  • Ausência de feedback estruturado para os candidatos.

As falhas no processo de seleção podem surgir devido à ausência de ferramentas adequadas para avaliar competências ou à falta de alinhamento entre gestores e o RH, comprometendo a escolha do candidato ideal.

Esses erros geram problemas tanto internos quanto externos para a empresa. Por um lado, um candidato frustrado com uma experiência negativa pode prejudicar a reputação da marca. Por outro, a contratação de um funcionário inadequado que pode levar a baixo desempenho, aumento da rotatividade e impacto negativo na equipe e na produtividade.

Gestão inadequada de benefícios

Uma gestão inadequada de benefícios passa por erros frequentes, como falta de atualização das políticas, comunicação ineficiente sobre os benefícios oferecidos, falhas na administração e atrasos no pagamento.

Outros problemas são a ausência de revisão periódica e a falta de suporte para tirar dúvidas dos funcionários.

Comunicação interna ineficiente

A comunicação falha é a razão de 44% dos erros e atrasos de projetos nas empresas, segundo pesquisa da The Economist Intelligence Unit. No setor de RH, uma comunicação interna ineficiente traz problemas como:

  • Falta de alinhamento entre equipes;
  • Dificuldades na transmissão de informações importantes;
  • Desentendimentos e conflitos internos;
  • Retardos na implementação de políticas e processos.

Ausência de políticas de diversidade e inclusão

Um RH falha com ausência de políticas de diversidade e inclusão quando não estabelece diretrizes para promover a equidade, não oferece treinamento sobre o tema, não implementa práticas de recrutamento inclusivas e não cria um ambiente que valorize e respeite as diferenças individuais.  

Esse é um dos erros mais comuns na gestão de pessoas, e pode afetar diretamente os resultados do negócio. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, empresas com maior diversidade de gênero em cargos executivos têm 21% mais chances de alcançar uma lucratividade acima da média.

Erros na gestão de ponto e no controle de jornada

Uma das atividades mais importantes e mais propensas a erros no RH é a gestão de ponto e controle de jornada. O uso de ferramentas e estratégias inadequadas pode resultar em diversos problemas, como:

  • Registros incorretos de entrada e saída dos funcionários;
  • Cálculo impreciso das horas trabalhadas e horas extras;
  • Dificuldades na conformidade com a legislação trabalhista;
  • Atrasos na folha de pagamento devido a dados errôneos;
  • Falta de visibilidade sobre o cumprimento de jornadas e turnos.

Quais são as melhores estratégias para evitar os erros no RH? 

Apesar da existência de vários problemas que podem causar erros no RH, há também diversas ferramentas e estratégias que podem amenizar e até eliminar essas falhas no setor. Veja as dicas a seguir para conhecê-las!

Crie um processo seletivo bem estruturado 

É importante criar um processo seletivo bem estruturado para evitar falhas, e isso envolve definir bem os requisitos da vaga, utilizar critérios objetivos de avaliação e estabelecer etapas bem definidas, como triagem de currículos, entrevistas e testes práticos.

Além disso, é importante humanizar o processo, oferecendo uma experiência respeitosa e transparente para os candidatos. Confira a recomendação de Lara Avelino, psicóloga organizacional, sobre essa etapa: 

“Precisamos lembrar que em um processo seletivo, quanto mais padronizado ele é, mais a gente se afasta do humanizado. E algo que esquecemos no dia a dia é que lidamos com pessoas.”

Ofereça pacote de benefícios alinhado com as necessidades dos colaboradores

Segundo estudo da Serasa Experian, para 46,4% dos trabalhadores, a oferta de um pacote de benefícios corporativos é um fator determinante na escolha de um emprego. Por isso, é importante que o RH escolha um pacote de benefícios adequados e conforme a expectativa e necessidade dos colaboradores. 

Um erro comum é incluir benefícios que não são relevantes para todos os funcionários. Por exemplo, oferecer um plano de saúde aceito apenas em determinadas regiões quando a empresa possui colaboradores em diversas localidades.

Para garantir a eficácia, é importante realizar um estudo detalhado sobre as necessidades e preferências dos funcionários.

Estabeleça canais de comunicação claros e acessíveis

A boa comunicação corporativa depende bastante dos canais escolhidos para realizá-la. Por isso, o RH deve escolher ferramentas oficiais para comunicação empresarial e determinar o objetivo de cada uma delas

Por exemplo, ferramentas de videochamada podem ser usadas para reuniões remotas, enquanto aplicativos de mensagens instantâneas facilitam o contato rápido entre as equipes.

Essa delimitação ajudará a evitar erros no RH, garantindo que os colaboradores recebam todas as mensagens importantes e a comunicação seja mais organizada.

Crie políticas internas inclusivas

Criar políticas internas inclusivas é essencial para evitar erros no RH e promover um ambiente mais equitativo.

Políticas que incentivem a diversidade de gênero, etnia, idade e habilidades garantem que todos os colaboradores sejam valorizados e respeitados. Isso evita, por exemplo, que um funcionário de RH se refira a outro colaborador com o pronome incorreto ou use termos inadequados.

“Quando a empresa se compromete com a diversidade, é necessário também observar os dados relacionados a ela. Estes incluem a nossa demografia, gênero, orientação sexual e faixa etária, bem como a distribuição no headcount do meu time. Coletar esses dados pode fornecer insights interessantes quando a empresa decide examiná-los, o que não é obrigatório.

É evidente que quanto mais diversidade houver, mais inovação será criada. O time será capaz de propor soluções que atendam melhor a uma variedade de clientes.” comenta Mariá Menezes Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, sobre o assunto. 

Adote um software de ponto eficiente

É necessário adotar um software de ponto para uma gestão de jornada eficiente e com menos erros. Esse sistema, automatizado e seguro, reduz significativamente falhas humanas, garantindo maior precisão no controle de horas e conformidade com a legislação, além de facilitar o acompanhamento da jornada dos colaboradores.

Qual o melhor controle de ponto para evitar erros na gestão de jornada? 

A Pontotel vai muito além do que um sistema de controle de ponto, somos a agilidade que você precisa de ponta a ponta. Com a nossa plataforma, você tem a segurança e a praticidade de um sistema de controle de ponto completo, e em total conformidade com a legislação vigente.

Somos uma plataforma de ponto digital totalmente automatizada, que permite aos funcionários registrar seu ponto em diversos dispositivos — smartphone, computador, tablet e notebook —, tanto online quanto offline.

Mantendo todos os dados armazenados na nuvem e atualizados em tempo real, facilitamos a gestão estratégica a partir de um único painel, sem erros devido a atrasos ou transferência de arquivos offline.

Além disso, nossa plataforma garante uma gestão de ponto robusta, pois possui integração com sistemas de RH, criação de relatórios automáticos e visualização de dados em tempo real por meio de um dashboard unificado.

Com a Pontotel, você terá recursos tecnológicos automatizados para reduzir erros na gestão de jornada. Chega de se estressar com uma administração de ponto impressiva e burocrática. 

Tem interesse e quer saber mais sobre a Pontotel? Preencha o formulário abaixo para receber mais informações de um de nossos especialistas. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão 

Portanto, é evidente que erros no RH são comuns e podem ocorrer em várias áreas. No entanto, com o apoio de tecnologias adequadas e a implementação de boas estratégias, é possível minimizar esses problemas e garantir uma gestão mais eficiente e precisa.

As dicas apresentadas neste artigo possibilitarão ao RH estudar e implementar soluções eficazes para melhorar seus processos e evitar novas falhas, resultando em um ambiente de trabalho mais organizado e produtivo.

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