Gather Town: saiba como modernizar sua empresa através dessa plataforma digital

imagem de uma mulher segurando um computador no colo, jogando e usando um fone de ouvido

Durante a pandemia, o home office virou uma realidade para empresas de diversos segmentos em todo o mundo. Não por acaso, tecnologias versáteis foram sendo criadas para suprir as necessidades digitais do momento. É o caso da plataforma Gather Town.

Aos mais nostálgicos, o Gather Town relembra visualmente a estética do jogo Pokemon Go, mas com outros fins: melhorar a experiência das reuniões virtuais nas empresas.

Aliás, já faz algum tempo que o RH tem buscado formas de viabilizar o dia a dia das empresas e tornar as atividades mais ágeis. Por isso, confira neste artigo um conteúdo completo, que vai te fazer ter novas ideias para implementar no seu negócio. Aprenda aqui:

banner custos jornada de trabalho

O que é o Gather Town?

imagem de uma mulher sentada na frente de um computador

O Gather Town é uma plataforma que permite o encontro de pessoas num ambiente virtual. Sendo assim, nesse espaço é possível realizar reuniões de trabalho, universidade, participar de eventos, entre outras situações.

Para você entender melhor, imagine-se num local onde cada usuário tem o seu próprio avatar. Nos encontros, um microfone e uma câmera são os suportes para haja a interação entre os participantes.

Ademais, a plataforma utiliza uma tecnologia popular em video games, no qual o usuário tem uma sensação de que está se encontrando com outras pessoas. Através da ferramenta de áudio espacial, o usuário pode ouvir a voz do outro quando está próximo dele e um tom mais suave, quando se afasta. 

Como surgiu?

O Gather Town surgiu no contexto da pandemia, à medida que as novas ferramentas digitais eram desenvolvidas. Sendo assim, essa ideia ganhou força a partir do momento que as empresas começaram a se esforçar para reduzir os impactos do trabalho remoto, e permitiu o nascimento dessa plataforma simples e intuitiva.

O Gather Town se parece com o metaverso?

Essa plataforma está incluída no metaverso. Você já deve ter ouvido falar sobre esse conceito, que se refere a um mundo virtual com diversas possibilidades de brincar, trabalhar, fazer compras e se divertir.

Contudo, o Gather app oferece a possibilidade de realizar encontros virtuais, auxiliando na expansão do formato home office. Ou seja, os termos são correlacionados entre si.

Saiba mais!

Como funciona essa ferramenta para empresas?

O funcionamento para empresas é mais simples do que se imagina. O usuário vai entrar num espaço, que simula um escritório virtual, e terá a opção de ligar a câmera e o microfone. Ao se aproximar dos seus colegas, ambos podem optar por interagir ao mesmo tempo. 

A ferramenta é muito útil para equipes que precisam de fluidez diária na comunicação corporativa. Além disso, não haverá necessidade de fazer reuniões presenciais ou enviar um e-mail para tirar dúvidas simples.

Caso queira ter privacidade, poderá entrar numa sala reservada. Isso evita que outras distrações possam te tirar do foco. Mas caso tenha uma equipe muito grande, fique atento, pois há uma limitação de pessoas nesse ambiente virtual.

Em suma, se o Gather Town for utilizado com sabedoria, poderá aumentar as chances de integração entre um time, facilitar a entrada de novos colaboradores e reduzir os ruídos na comunicação interna.

Por que usar o Gather Town?

O Gather Town tornou-se uma tecnologia interessante para empresas que atuam de forma remota e desejam inserir seus colaboradores em espaços virtuais. Um dos objetivos é tornar a comunicação mais efetiva entre eles. 

Essa ideia se popularizou sobretudo durante a pandemia. Com a chegada do home office e outras modalidades de trabalho, foi preciso tornar o dia a dia dos profissionais mais dinâmico, para aumentar o interesse e a motivação.

Vale salientar que ferramentas gamificadas, a exemplo do Gather Town, são utilizadas no ensino de idiomas, além de outros conteúdos educativos em escolas e universidades. Aliás, como você já deve ter visto, há a gamificação em seriados, filmes e até mesmo em páginas do Instagram.

Vantagens de utilizar o Gather Town

O Gather Town pode ajudar a sua equipe de diversas formas. Porém, as principais vantagens são:

Gamificação da rotina

O Gather Town é uma alternativa diferenciada e gamificada, pois faz com que os usuários se sintam numa realidade completamente distinta da que ele conhece. Isso pode auxiliar no foco e no aumento do interesse das equipes, considerando que cada um estará na sua própria casa.

Entrosamento de times

Ele também melhora a comunicação das equipes e contribui para um maior entrosamento entre as pessoas. Como foi mencionado, basta se aproximar um avatar de outro para que eles possam iniciar uma conversa. 

Mas, se você possui um time mais enxuto, é possível realizar reuniões menores com uma quantidade menor de pessoas. Além disso, você pode criar uma sala privada, sobretudo quando estiver com muito trabalho a fazer e não quiser ser incomodado.

Encurtamento de distância

O Gather Town oferece a possibilidade de encurtar as distâncias entre os trabalhadores e empresas. Por isso, se você possui uma equipe plural, formada por pessoas de localidades diferentes em formato remoto, certamente vai sentir a diferença em atuar com essa plataforma.

Melhora da experiência do trabalho remoto

imagem de uma mulher sorrindo sentada na frente de um computador

O trabalho home office ainda está em fase de adaptação para muitas empresas. Contudo, ele não é mais uma novidade, muito menos um problema. Com o Gather Town, é possível otimizar a experiência do trabalho remoto ao proporcionar novas alternativas de comunicação para o colaborador e gestor.

Queda de barreiras geográficas

Como o Gather Town permite o encurtamento das distâncias, é possível se comunicar com outras pessoas que estão do outro lado do mundo. Ou seja, essa é uma ferramenta que pode unir não só indivíduos que estão em busca de um objetivo em comum, como também possibilitar que usuários com culturas diferentes possam interagir entre si.

Em quais situações pode-se usar o Gather Town?

É possível usar o Gather Town nas seguintes situações:

Daily Meet

Sabe aquelas reuniões diárias, utilizadas para alinhar objetivos e acompanhar o andamento de atividades importantes? Saiba que através do Gather Town, o Daily Meet pode ser feito a partir de um ambiente digital totalmente controlado. Sendo assim, você poderá utilizar a tecnologia em ações que já ocorrem no dia a dia da sua empresa.

Happy Hour Virtual

Para o momento do happy hour virtual, há a possibilidade de usar a plataforma para jogar e interagir com seus colegas de trabalho. E se você está surpreso com essa informação, saiba que algumas empresas instituíram esse momento de descontração entre os companheiros de equipe, mesmo no formato remoto.

Dia a dia 

Além dos encontros empresariais, o Gather Town pode ser utilizado em atividades do dia a dia, como uma reunião entre amigos, ou num casamento e evento sazonal, por exemplo. Por mais simples que seja a atividade, é possível realizá-la através dessa ferramenta digital.

Como incluir o Gather Town na rotina da empresa?

Se você chegou até aqui, já percebeu que o Gather Town é uma ferramenta muito interessante para as empresas. E para não ficar de fora da tendência, é interessante que o seu RH esteja atento aos avanços tecnológicos do mercado para se destacar da concorrência.

Só o fato de que não será preciso utilizar o zoom o tempo inteiro, já reforça que o Gather Town veio para ficar. Mas não significa que as ferramentas de vídeo atuais sejam ruins, muito pelo contrário. Elas foram a base para que o trabalhador pudesse atuar de forma remota durante muito tempo.

Contudo, essa dinâmica se tornou cansativa com o passar do tempo, causando apatia nas pessoas. Dessa forma, se você quiser implementar essa ideia ao dia a dia dos seus colaboradores, deve se preocupar com as seguintes questões:

Entenda como funciona por completo

Antes de tudo, é fundamental que o gestor entenda como funciona a tecnologia do Gather Town e faça um mergulho profundo para conhecê-la. Verifique os pontos positivos e negativos de implementá-la no seu negócio, os custos e os fatores operacionais, relacionados à ferramentas e equipamentos.

Avalie se realmente funcionará para a sua empresa

Em seguida, tenha uma visão holística do seu negócio para saber se a ferramenta irá funcionar. Afinal, de nada adianta investir recursos materiais e físicos em algo que não trará retornos satisfatórios, não é verdade?

Peça feedback dos colaboradores

E se você viu que isso é possível, existem algumas maneiras de otimizar a experiência do funcionário, como:

  • Promover ações que visem reaproximar o funcionário da empresa, mesmo que ele não esteja presencialmente;
  • Envio de comidas e bebidas para a residência do colaborador, ou distribuir vouchers de aplicativos de delivery para que seja um happy hour à distância;
  • Aumentar a quantidade de benefícios corporativos, como vale-academia;
  • Criar conteúdos voltados para a melhoria da comunicação e aumento do engajamento interno.

Após aplicar essas estratégias, peça feedback aos envolvidos e entenda quais são os pontos de melhoria e o que pode ser mantido.

Conclusão

imagem de uma pessoa jogando um jogo no computador e fazendo chamada de vídeo com uma mulher

Empresas inovadoras e que estão na vanguarda já podem oferecer ao trabalhador um ambiente de trabalho mais atento às suas necessidades. E quando falamos em disrupção e alta performance, não podemos deixar de citar o Gather Town como um dos nomes mais falados atualmente.

Por isso, é importante reconhecer a importância dessa ferramenta para uma realidade mais inclusiva e plural. 

Gostou do artigo? Então indique-o para os seus colegas de trabalho. Além disso, acesse outros conteúdos sobre tecnologia para RH no blog do PontoTel e contribua para construir um ambiente de trabalho mais colaborativo.

otimize seu controle de ponto e ganhe tempo para sua gestão

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima