O modelo 100-80-100 está de acordo com a lei? Veja detalhes desse regime!
BLOG
Time Pontotel 17 de janeiro de 2024 Departamento Pessoal
O modelo 100-80-100 está de acordo com a lei? Veja detalhes desse regime!
Você sabia que o modelo 100-80-100 é a base da semana de 4 dias de trabalho? Entenda aqui a relação entre eles, suas características e se vale a pena investir!
Imagem de O modelo 100-80-100 está de acordo com a lei? Veja detalhes desse regime!

O modelo 100-80-100 pode ser considerado uma revolução na forma como o mundo corporativo e a sociedade encaram o trabalho. 

Isso porque ele redesenha a jornada de trabalho e altera a forma como as empresas atuam e produzem, além de tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

Os defensores desse modelo acreditam que não é necessário trabalhar muitas horas para ser produtivo. Eles argumentam que funcionários com mais tempo livre para descansar e se dedicar a assuntos pessoais podem até ser mais engajados e produtivos

Por conta disso, quem acredita nesse modelo explica que os empregadores podem obter ganhos financeiros e até competitivos ao adotá-lo. Mas será que isso é verdade? 

Para responder essa pergunta, é preciso entender o que é e como funciona o modelo 100-80-100, bem como conhecer os resultados que já foram obtidos com essa nova forma de trabalho.

Por esse motivo, este artigo discutirá os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é o modelo 100-80-100?

O modelo 100-80-100 é a base da chamada semana de quatro dias de trabalho, em que o funcionário trabalha durante quatro dias e folga três. Esse modelo de trabalho surgiu em 2018, quando o empresário Andrew Barnes resolveu testar os efeitos de uma semana mais curta de trabalho com os seus funcionários. 

Segundo Barnes, as pessoas têm trabalhado muito atualmente. Apesar disso, elas não atingem bons indicadores de produtividade ou saúde mental. Sendo assim, não faz sentido manter uma carga horária de trabalho tão longa, sendo que os funcionários não vão produzir mais por isso. 

Pensando nisso, Barnes desenvolveu um modelo que reduz a jornada de trabalho, permitindo que seus funcionários tenham tempo para cuidar da sua saúde e qualidade de vida

Ele testou esse modelo em sua própria empresa, a neozelandesa Perpetual Guardian, e aplicou indicadores para acompanhar os resultados da iniciativa. 

Esses resultados foram tão positivos que motivaram Barnes a iniciar o projeto 4 Day Week Global, que incentiva empresas de todos os países do mundo a adotarem a semana de quatro dias e, por consequência, o modelo 100-80-100. 

Como funciona o modelo 100-80-100?

Mulher falando ao celular

O modelo 100-80-100 funciona da seguinte forma: os colaboradores recebem 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% de produtividade. Em outras palavras, os funcionários trabalham apenas quatro dias por semana, mas continuam recebendo o mesmo salário. 

Segundo os idealizadores desse modelo, ele pode ser implementado de diferentes formas. As empresas podem optar por manter os mesmos horários de trabalho, mas reduzir o número de horas trabalhadas por dia, ou reduzir os dias de trabalho dos funcionários. 

Componentes do modelo 100-80-100

O modelo 100-80-100 é fundamentado em três componentes básicos, relacionados às porcentagens que embasam o seu funcionamento:

  • Jornada de trabalho de 32 horas semanais;
  • Pagamento de 100% do salário aos funcionários, mesmo que eles trabalhem menos horas;
  • Funcionários 100% comprometidos com sua produtividade. 

O que diz a lei sobre o modelo 100-80-100?

Embora não exista uma lei que trate especificamente desse assunto, não existe impedimento legal para adoção do modelo 100-80-100 no Brasil. 

No entanto, as empresas brasileiras que decidirem investir nesse modelo de trabalho precisam fazer um bom planejamento prévio, com atenção especial à legislação trabalhista

Isso porque as regras trabalhistas atuais não foram alteradas para se adaptar esse modelo de 4 dias de trabalho. 

Portanto, as empresas podem adotar esse modelo, mas não devem deixar de pagar os benefícios trabalhistas garantidos por lei aos funcionários.

Quais os objetivos do modelo 100-80-100?

Esse modelo de trabalho tem pelo menos quatro objetivos básicos que estão interligados. O primeiro deles é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Com mais tempo livre, a tendência é que as pessoas encontrem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Dessa forma, elas podem reduzir o estresse e a fadiga, que também é um objetivo desse projeto. Como resultado, os colaboradores tendem a apresentar menos doenças ocupacionais e problemas de saúde mental. Além disso, é possível melhorar a felicidade e o bem-estar no trabalho.

Isso também ajuda a organização a alcançar outro objetivo importante, que é aumentar a produtividade. Afinal, pessoas mais felizes, motivadas e descansadas têm mais energia, não registram muitas faltas e atrasos, e ainda produzem mais.

Como resultado, a empresa pode melhorar sua marca empregadora e reduzir a rotatividade de funcionários. Assim, ela alcança o objetivo de melhorar a atração e retenção de talentos no negócio.

Importância da eficiência no modelo 100-80-100

A eficiência é um fator fundamental para que a implementação do modelo 100-80-100 na empresa seja bem-sucedida. 

Afinal, sua adoção não pode diminuir a produtividade dos funcionários, nem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa. Para evitar esses problemas, a organização deve se tornar mais eficiente. 

Entenda a seguir como isso é possível.

Redução de desperdícios e custos

Quando os funcionários conseguem ser mais eficientes mesmo trabalhando menos horas, a empresa consegue reduzir desperdícios e custos operacionais. Isso porque é necessário eliminar tarefas desnecessárias, simplificar processos e evitar atividades repetitivas para se tornar mais eficiente. 

Melhoria da produtividade e qualidade do trabalho

Funcionários eficientes produzem mais e melhor. Aliás, esse é um dos objetivos desse modelo de trabalho: oferecer condições que aumentem o engajamento e a produção da força de trabalho. Como consequência, a empresa é beneficiada com a melhora dos seus resultados. 

Como implementar o modelo 100-80-100?

Mulher utilizando um tablet

A implementação desse modelo é um processo complexo que exige muito planejamento e colaboração de diversos agentes e setores da empresa. 

Isso é necessário para que a semana de 4 dias seja adotada com eficiência, garantindo os benefícios mencionados anteriormente. 

Para atingir esses objetivos, a organização precisa seguir pelo menos as etapas descritas a seguir:

Avaliação do processo atual

O primeiro passo para implementar esse modelo é avaliar o processo de trabalho atual. Isso envolve identificar as tarefas e atividades que são realizadas, os recursos utilizados para o seu funcionamento e os resultados alcançados com esses processos. Em outras palavras, é preciso conhecer a estrutura da empresa com profundidade.

Identificação de ineficiências e desperdícios

Durante a avaliação dos processos atuais do negócio, será possível identificar ineficiências e desperdícios que podem ser reduzidos ou eliminados. Assim, a empresa pode encontrar recursos mal utilizados, tarefas repetitivas, processos desnecessariamente longos, entre outros problemas. 

Aplicação de melhorias e mudanças

O último passo consiste em aplicar as mudanças e melhorias necessárias para a adoção do modelo 100-80-100. Para isso, é necessário definir e implementar as estratégias necessárias para reduzir ou eliminar os problemas identificados no passo anterior.

Benefícios da aplicação do modelo 100-80-100

Os benefícios da aplicação desse modelo podem ser resumidos em aumento de produtividade, melhora na qualidade de vida dos funcionários e ganhos financeiros. Essas vantagens foram observadas nos resultados preliminares do projeto 4 Days Week Global. 

Os responsáveis por esse projeto realizaram uma pesquisa com mais de 70 empresas do Reino Unido que aceitaram adotar o modelo 100-80-100 desde meados de junho de 2022. 

Segundo o estudo, 95% das organizações perceberam que o nível de produtividade dos funcionários foi mantido ou melhorado. Além disso, 88% dos entrevistados afirmaram que esse modelo de trabalho funcionou bem nas suas companhias. 

Esses resultados acompanham os dados obtidos em outra sondagem, dessa vez realizada com mais de 30 empresas de diferentes países, como Estados Unidos, Austrália e Irlanda. 

Os entrevistados deram a nota 9,0 de 10 para expressar satisfação com sua produtividade e desempenho geral durante o período do projeto. Além disso, as empresas observaram que suas receitas aumentaram 8% ao mês durante esse período.

Esses dados indicam que oferecer mais tempo livre aos funcionários não prejudica as empresas. Na verdade, isso pode até ajudá-la a crescer e se tornar mais competitiva.

O modelo 100-80-100 no Brasil

No Brasil, esse modelo de trabalho continua em fase de testes. Cerca de 20 empresas brasileiras aceitaram o desafio de participar do projeto-piloto da 4 Days Week. 

Elas começaram a receber as instruções necessárias para adotar a semana de 4 dias de trabalho em setembro de 2023 e tiveram três meses para fazer os ajustes necessários para a aplicação desse modelo. 

Por isso, a redução da jornada de trabalho dos funcionários só começou mesmo no início de dezembro, sendo que o projeto está previsto para ser concluído apenas em meados de 2024. 

Sendo assim, os resultados da aplicação do modelo 100-80-100 no Brasil só devem ser divulgados após esse período de testes. Apesar disso, a expectativa é que essa nova semana de trabalho gere resultados semelhantes aos encontrados em outros países, como o Reino Unido. 

Qual o papel do RH no modelo 100-80-100?

Tudo que altera a jornada de trabalho e impacta a gestão de pessoas da empresa passa pelo setor de Recursos Humanos (RH). Isso porque o setor tem a expertise necessária para orientar esse processo de implementação adequadamente. 

Por exemplo, ele pode liderar o planejamento, identificar ineficiências e desperdícios nos processos de trabalho e desenvolver um plano de implementação. O setor também pode avaliar os resultados da iniciativa por meio da aplicação de indicadores do RH

Ou seja, o apoio desse setor é essencial para garantir que o modelo seja implementado eficazmente e que traga os benefícios esperados para as empresas e os funcionários.

Conclusão

Os defensores do modelo 100-80-100 acreditam que ele é a evolução da relação entre empresas e funcionários. Afinal, os resultados obtidos até o momento com a adoção desse modelo desmistificam a ligação entre horas de trabalho e produtividade. 

Conforme explicado, reduzir a carga horária de trabalho sem prejuízos à remuneração dos funcionários pode proporcionar vários ganhos à empresa, inclusive aumento da receita.

No entanto, no Brasil, esse modelo ainda é uma novidade e está em fase de testes. Mesmo assim, a expectativa é que os resultados sejam promissores. 

Para que esse projeto seja bem-sucedido, as empresas locais precisam ter alguns cuidados para evitar o descumprimento da legislação trabalhista. Por isso, é fundamental que todo o processo de implementação seja feito com o apoio do RH.  

Agora, basta esperar os resultados desse projeto no país e acompanhar se ele causará mudanças mais significativas na forma como as pessoas trabalham atualmente.

Gostou do conteúdo? Acompanhe as novidades em gestão de empresas no blog Pontotel!

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!