Entenda o que é API e qual a sua importância para o setor de RH
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Time Pontotel 12 de fevereiro de 2024 Departamento Pessoal
Entenda o que é API e qual a sua importância para o setor de RH
Saiba o que é API, descubra para que ela serve e veja como ela pode contribuir para a automatização e otimização dos processos do setor de RH.
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Conhecida como uma interface para programação e integração de sistemas com protocolos distintos, API é uma tecnologia que permite que as empresas trabalhem com diversas possibilidades para otimizar processos. 

Inclusive, esse tipo de facilidade vem sendo muito utilizado no RH como um facilitador para que os gestores utilizem uma mesma plataforma, integrando diversas rotinas, que vão desde o controle de ponto até a possibilidade de gestão de benefícios

De acordo com a State of API, estudo realizado pelo instituto Postman API Plataform, o Brasil está em quarto lugar no mundo quando o assunto é o uso de APIs, com mais de 52 milhões de solicitações em 2022. 

Este conteúdo explicará o que é API e como utilizá-la nos processos de RH. Os seguintes assuntos serão abordados: 

Boa leitura!

O que é API?

Duas mãos segurando engrenagens

API é a abreviação de Application Programming Interface, que em uma tradução literal corresponde à interface de programação de aplicação. A API é formada por um conjunto de protocolos e regras para que dois softwares consigam conversar entre si. 

O termo e a descrição sobre o que é API começaram a ganhar força no mercado a partir da apresentação de uma tese de doutorado, “Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures”, do cientista americano Roy Thomas Fielding.

Contudo, na prática, foi a Salesforce, no evento IDG Demo, que aconteceu em 

fevereiro de 2000, que lançou a primeira API do mercado. 

A principal proposta da empresa com o lançamento da API era criar uma solução para que os clientes da companhia pudessem compartilhar dados utilizando as mais diferentes formas de aplicação. 

Para que uma API serve?

A API tem como principal função permitir que haja comunicação e interação entre softwares e programas distintos, permitindo, assim, que eles troquem informações entre si. Por isso, nas APIs, os sistemas operam de maneira independente. 

Outra função da API é ser uma facilitadora dos desenvolvedores, criando padrões para que o trabalho deles seja simplificado, sem que haja a necessidade do profissional entender de fato o funcionamento interno de um determinado programa integrado na programação. 

As APIs servem também para garantir maior segurança nos acessos a dados e serviços de aplicativos, inserindo métodos de autenticação que permitem que apenas usuários registrados tenham acesso a determinadas informações. 

Qual é a importância da API no RH?

Mulher segurando um tablet

A API tem um papel importante no RH, podendo desempenhar um papel de apoio nos processos desse setor para garantir maior eficiência e rapidez na execução dos processos, em função da automação e da facilidade maior para a integração de softwares. 

Sabendo o que é API, o setor de RH pode ter uma gestão centralizada das suas plataformas de gestão de talentos, desempenho, treinamento e até mesmo folha de pagamento. Assim, o departamento pode eliminar burocracias, tornando-se mais produtivo. 

Até porque, com a integração, existe uma transferência automática de dados entre as mais diversas plataformas, evitando erros e retrabalhos para a inserção de informações da empresa e dos colaboradores. 

Aliás, a API também pode ser vantajosa para os colaboradores, afinal, é possível que a partir dela sejam criados aplicativos móveis para os profissionais poderem acessar dados, como os da sua jornada, via dispositivos móveis e em tempo real. 

Portanto, é possível indicar os seguintes pontos que mostram como a API é importante no contexto do RH:

  • Contribui para a integração de sistemas; 
  • Automatiza processos e tarefas;
  • Integra dados entre as plataformas de forma automática; 
  • Centraliza a gestão de dados em uma única plataforma;
  • Conecta sistemas de análise de dados ao RH para gerar importantes insights;
  • Oferece medidas de segurança para garantir a privacidade e segurança das informações.

Onde as APIs podem ser utilizadas no RH?

Entendendo o que é API, é imprescindível saber se ela pode se enquadrar nos processos do RH. 

A resposta é sim, as APIs podem e devem fazer parte das rotinas de RH, otimizando diversas atividades para que esse setor foque menos questões burocráticas, assumindo uma função mais estratégica, que visa a uma gestão de pessoas efetiva. 

Confira em que rotinas de RH as APIs podem ser utilizadas. 

Integração de APIs de recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção costumam contar com diversos passos até que a empresa encontre o candidato certo. Por isso, passam por divulgação de vagas, seleção de currículos, entrevistas e outros. 

Com uma API, o RH pode agilizar esse processo, integrando aplicativos de recrutamento com sistemas que façam parte do setor. 

Desta forma, ela consegue automatizar a transferência de informações dos profissionais que concorrem à vaga em questão, centralizando a gestão de dados em uma única plataforma, e assim otimizando e agilizando a seleção do candidato. 

APIs de gestão de desempenho

As APIs de gestão de desempenho têm um papel importante para contribuir na otimização dos processos de RH. Por isso, é importante que os gestores tenham conhecimento sobre o que é API e seu funcionamento.  

Muitas plataformas, com o uso de API, conseguem integrar os sistemas de avaliação de desempenho com diversas ferramentas de feedback, dando aos gestores uma visão ampla da atuação dos funcionários. 

Acessando esses insights gerados pela integração das APIs de gestão de desempenho e das ferramentas de feedbacks, a empresa consegue corrigir erros mais rapidamente e pode potencializar os pontos fortes dos seus colaboradores, de forma rápida e efetiva. 

APIs de benefícios e compensação

A gestão de benefícios e compensação é sempre um desafio, principalmente para empresas que contam com muitos funcionários. Para não se perder nesse processo, saber o que é API pode ser a solução perfeita na organização desta rotina. 

Isso porque, com as APIs, a gestão pode ser centralizada em uma mesma plataforma devido à facilidade de integração entre os diversos softwares e sistemas. Além disso, os acessos às informações podem ser feitos via dispositivos móveis. 

Sendo assim, toda gestão de dados se torna mais prática, com possibilidade de acesso por parte da empresa e dos colaboradores a qualquer momento, agilizando inclusive mudanças, solicitações e aprovações de benefícios. 

Integração de APIs de treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é o primeiro passo para a empresa demonstrar que valoriza seus profissionais, e a consequência disto são funcionários mais engajados e prontos para os desafios que a empresa lhes apresentar. 

Porém, para que tudo saia como esperado, a empresa precisa acompanhar de perto o progresso e interesse dos colaboradores em relação ao que ela oferece, verificando se eles têm aproveitado as formações disponíveis, por exemplo. 

Saber o que é API e como ela funciona pode ajudar nesta gestão, integrando dados das plataformas de cursos online ao sistema da empresa para ela acompanhar de perto o progresso dos colaboradores, o tempo para execução do treinamento e a conclusão do curso. 

Assim, a organização pode tomar decisões mais assertivas em relação ao que pode oferecer e medir o engajamento dos colaboradores quanto aos objetivos e aprendizados necessários para exercerem suas funções. 

APIs de gestão de ponto e frequência

A gestão de ponto é desafiadora, gerando dados importantes para que a empresa não erre no momento de fechar a folha de pagamento dos seus funcionários, precisando ter em mãos informações exatas da jornada do empregado (entradas, saídas, intervalos e horas extras). 

As APIs têm um papel essencial nesta rotina, automatizando esse processo por meio de sistemas integrados que centralizam a gestão de ponto e frequência, com informações autênticas da jornada e acesso em tempo real

Assim, todas as informações de jornada ficam reunidas no mesmo sistema, facilitando o tratamento dos dados e o fechamento da folha de pagamento. 

APIs de gestão de folha de pagamento

As APIs de gestão de folha de pagamento contribuem para que os salários e benefícios sejam pagos na data correta, seguindo todas as regras da legislação trabalhista. A API integra o sistema de folha de pagamento aos sistemas de bancos e instituições.

Sendo assim, a partir do momento que a empresa insere as folhas de pagamento, automaticamente o sistema repassa a informação para o sistema bancário, facilitando o pagamento direto para a conta cadastrada pelo funcionário. 

Com esse processo integrado e centralizado na mesma plataforma, graças a API, a empresa evita atrasos ou erros de pagamento.  

Como funcionam as integrações no sistema de ponto da Pontotel?

O sistema de ponto da Pontotel é uma excelente alternativa para empresas que desejam automatizar processos e agilizar as tomadas de decisões. Isso acontece devido às inúmeras formas de integração que o sistema oferece, por meio de uma tecnologia de ponta. 

Além de contar com APIs públicas, o sistema Pontotel conta com uma integração de cadastros com folha de pagamento e exportação de arquivos AFD, AFDT, ACJEF, AFD e AEJ. 

Além disso, com a plataforma Pontotel, toda a gestão de ponto será centralizada em uma mesma plataforma, com acesso a dados em tempo real, facilitando os registros, o tratamento do ponto e o fechamento da folha de pagamento. 

Sem a necessidade de utilizar vários sistemas em atividades distintas, o RH tem maior facilidade para eliminar erros e burocracias, podendo focar ações voltadas para gestão de pessoas e engajamento dos colaboradores. 

Todas essas facilidades são possíveis, pois a nossa plataforma está alocada em nuvem, permitindo que todos os acessos às informações e a inserção de dados sejam realizados via dispositivos móveis ou PC. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre as integrações e a adoção do sistema Pontotel na sua empresa? Contate um dos especialistas Pontotel através do formulário abaixo e entenda como podemos auxiliar a sua empresa. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, foi possível entender o que é API e de que forma ela pode contribuir para uma empresa atuar de forma mais rápida e eficiente, otimizando processos e sendo mais estratégica. 

Foi visto que as APIs têm um impacto direto em diversos setores da empresa, assim como no RH, podendo otimizar processos como os de recrutamento e seleção, gestão de desempenho e controle de ponto. 

No quesito controle de ponto, a Pontotel conta com a melhor plataforma de gestão de jornada, oferecendo uma série de possibilidades de integração para empresas trabalharem com processos centralizados, em uma única plataforma, evitando qualquer tipo de erro. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como facilitar as rotinas do seu RH? Então, acesse o blog Pontotel

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