Alinhamento de equipe: conheça as melhores estratégias, vantagens e veja opiniões de especialistas
BLOG
Time Pontotel 14 de junho de 2024 Gestão de Pessoas
Alinhamento de equipe: conheça as melhores estratégias, vantagens e veja opiniões de especialistas
Confira neste conteúdo o que é alinhamento de equipe, suas vantagens e principais estratégias para implementar, como reuniões de alinhamento.
Imagem de Alinhamento de equipe: conheça as melhores estratégias, vantagens e veja opiniões de especialistas

O alinhamento de equipe é parte essencial em diversos âmbitos, visto que garante a coesão entre todos os seus membros, deixando-os em sintonia. Isso se aplica desde a um grupo de professores em instituições de ensino até a um grupo de alunos ou times de organizações.

No que diz respeito a esse alinhamento em um contexto empresarial, aplicar boas práticas para torná-lo possível gera uma gama de vantagens a um negócio. Afinal, os colaboradores de um time passam a se comunicar com mais clareza, por exemplo, alcançando as metas.

Embora seja responsável por favorecer uma empresa de inúmeras maneiras, ter um alinhamento de equipe eficiente requer a adoção de algumas medidas estratégicas, incluindo decisões assertivas na hora de fazer reuniões para deixá-las mais produtivas.

Para detalhar o assunto, este conteúdo discorrerá sobre os principais aspectos relativos a ele:

Continue acompanhando e tenha uma ótima leitura!

Alinhamento de equipe: qual sua importância?

O alinhamento de equipe, ao ser implementado estrategicamente, favorece uma empresa em diversas frentes. Isso se dá porque todos os times começam a trabalhar melhor. Entenda os motivos que demonstram a importância desse alinhamento estratégico.

Coesão e eficiência operacional

Certamente, um dos primeiros sinais que mostram a importância do alinhamento de equipe envolve a coesão e eficiência operacional que os colaboradores ganham. Eles conseguem compartilhar melhor o que pensam sobre uma ação do time, por exemplo, aumentando o senso de unidade e tornando a realização das tarefas mais ágil.

Essa coesão e eficiência operacional também é observada por meio do entendimento que cada membro da equipe ganha acerca da própria responsabilidade na conquista de uma meta específica. Um time de suporte ao cliente, por exemplo, caso esteja alinhado, significa que aplica padrões de atendimento eficazes, garantindo uma maior satisfação dos clientes.

Alcance de metas e objetivos

Anteriormente, foi exemplificado um time de suporte alinhado; porém, esse alinhamento de equipe se aplica a todos os times de uma empresa: vendas, recursos humanos, marketing. Caso alinhados, eles conquistam as metas e os objetivos traçados na fase de planejamento. O motivo disso está no fato de que eles conseguem trabalhar em equipe.

Redução de conflitos

Estar em local de trabalho agradável e sem atritos é vital para o sucesso na realização de projetos, e o alinhamento de equipe traz pontos positivos justamente nesse sentido. 

Embora os times de um negócio sejam compostos por pessoas diversas e com opiniões divergentes, o alinhamento os auxilia na resolução de conflitos de forma construtiva, racional e eficaz.

Aumento da produtividade

O ganho de performance de um time é um dos maiores benefícios do alinhamento de equipe, que, como ficará claro ainda neste conteúdo, é promovido por meio de reuniões estratégicas. Os colaboradores, por exemplo, por conseguirem resolver melhor quaisquer conflitos com agilidade, logo se livram de obstáculos que os fariam atrasar nas entregas.

Quais são as melhores estratégias para alinhar uma equipe?

um homem e uma mulher olhando sorridentes para um tablet

As vantagens mencionadas anteriormente só poderão ser alcançadas por meio de um alinhamento de equipe eficiente. Isso, na prática, envolve a adoção de certas estratégias. Confira as principais a seguir.

Comunicação transparente e aberta

A comunicação assertiva é um dos pilares do alinhamento de equipe, uma vez que promove um local de trabalho imerso em conversas honestas e claras, evitando más interpretações, atritos entre os colaboradores e, consequentemente, atrasos e baixa produtividade.

Por isso, para promover essa comunicação clara, é vital haver desde reuniões regulares (presenciais ou onlines), nas quais é possível alinhar o progresso de projetos e resolver problemas, até a criação de canais de comunicação estratégicos, que podem incluir ferramentas de colaboração online e grupos em aplicativos de mensagem instantânea.

Afinal, como bem destacou a coordenadora de Marketing da Pontotel, Carla Souza:

A comunicação aberta e transparente é essencial para mostrar aos colaboradores os recursos disponíveis para promover o equilíbrio.”

Feedback contínuo e construtivo

O alinhamento de equipe também depende diretamente de uma cultura de feedback, desde que este seja contínuo e construtivo. Em termos práticos, isso quer dizer que, por meio do feedback dado aos funcionários, eles conseguirão aprimorar as habilidades profissionais, tornando-se mais alinhados dentro de seus times.

Por exemplo, eles podem desenvolver habilidades técnicas — as hard skills — que o tornarão mais eficientes na realização de uma tarefa, favorecendo o alinhamento de equipe. 

O mesmo se dá caso eles, após um feedback, entendam que precisam desenvolver habilidades de comunicação e comportamento — as soft skills — que os ajudem a trabalhar com maior sintonia, evitando, assim, a demora na entrega de demandas e os conflitos.

Reconhecimento e valorização do trabalho em equipe

Somado às estratégias de alinhamento de equipe anteriores, é necessário que a empresa também foque reconhecimento profissional e valorização do trabalho em time, desde que tais medidas sejam autênticas e frequentes, nunca excessivas.

Isso pode ser feito com um programa de reconhecimento, por exemplo, com o qual a empresa celebra tanto conquistas individuais quanto do time inteiro.

Outra maneira de fazer isso é por meio de feedback positivo, cujo objetivo é justamente verbalizar o quão bem realizado tem sido o trabalho da equipe. Como exemplo, pode-se destacar as conquistas que determinado projeto alcançou, bem como metas específicas. 

Promoção da diversidade e inclusão

Outro modo de uma empresa favorecer o alinhamento de equipe é quando ela implementa medidas focadas na diversidade e inclusão. Isso, no dia a dia da organização, engloba prezar por adotar um processo de recrutamento inclusivo para ter times diversos nos quesitos de etnia, gênero, sexo, religião, idade e outros aspectos.

Além dessa medida aumentar a produtividade, pois há mais pessoas com perspectivas e vivências diferentes, todas contribuindo na resolução de problemas com maior criatividade e assertividade, por exemplo, também melhora a reputação da empresa diante do mercado.

Como fazer reuniões de alinhamento efetivas?

grupo de pessoas analisando um quadro de post it

Entre as maneiras de uma organização tornar os seus times mais alinhados e produtivos, estão as reuniões, que, como abordado, favorecem uma comunicação mais eficiente. Isso deixa todos os funcionários de um time “na mesma página”, focados em objetivos comuns.

Tais reuniões, no entanto, devem ser feitas periodicamente, bem como estar pautadas em um bom planejamento. Para detalhar melhor este ponto, veja como fazê-las corretamente.

Prepare uma agenda clara e objetiva

O ponto de partida para se fazer uma reunião de alinhamento de equipe promissora é preparar uma agenda clara e objetiva. Ou seja, definir o objetivo principal da reunião, afinal, como qualquer reunião, é necessário ter claro qual ou quais pontos serão alinhados.

Nesse sentido, entram algumas ações específicas, como criar uma lista com os principais tópicos da reunião, cada um deles ligado ao objetivo principal de alinhamento de equipe; estimar um tempo para cada ponto a ser discutido, pois isso manterá a reunião produtiva; marcar a reunião com antecedência, pois, assim, os funcionários poderão se preparar.

Defina papéis e responsabilidades antes da reunião

Para a reunião ser o mais assertiva possível, é crucial designar alguém, comumente chamado de facilitador, para conduzi-la do início ao fim, bem como definir os encarregados por cada um dos tópicos estabelecidos. 

Tudo isso, que deve ser determinado antes da reunião, deixará o encontro mais organizado, já que aumenta o foco. Ainda, é necessário comunicar a necessidade de preparação prévia para a reunião como uma forma deixar os colaboradores mais engajados para o momento.

Mantenha uma escuta ativa

Presencial ou online, é indispensável que qualquer reunião, sobretudo uma focada em alinhamento de equipe, esteja imersa em escuta ativa. Afinal, ao prestar atenção no que os outros estão falando durante a reunião e até fazer perguntas para aprofundar temas, o alinhamento do time é facilitado.

Como afirmou a coordenadora de Marketing da Fedez, Tuanny Honesko:

“Eu acredito que a escuta ativa representa 80% do trabalho, pois demonstra o quanto você conhece as pessoas e compreende suas necessidades. Consequentemente, quando você entende as pessoas, a empatia surge naturalmente, juntamente com a compreensão das razões por trás de suas ações.”

Formas práticas de fazer isso, focando estar totalmente presente e concentrado na reunião em vez de realizando alguma tarefa em paralelo, são demonstrar empatia e perguntar quando outros colaboradores estiverem falando sobre suas preocupações ou opiniões. Afinal, ouvir é o primeiro passo para se resolver problemas e deixar o time mais alinhado.

Faça um acompanhamento regular das decisões tomadas

A duração de uma reunião de alinhamento pode variar bastante; no entanto, é crucial que nelas se faça um registro de todas as decisões tomadas. Afinal, são estas que, após a conversa, serão as responsáveis por promover o alinhamento de equipe ao longo do tempo.

Nesse sentido, deve-se também acompanhar regularmente tais decisões como uma maneira de verificar o andamento de cada uma delas no dia a dia e, a partir disso, fornecer os feedbacks necessários para cada membro do time. 

Conclusão

O alinhamento de equipe tem um papel indispensável em qualquer empresa. Isso porque é um meio estratégico com o qual ela alinha todos os membros de um time, auxiliando-os e mantendo-os na mesma jornada, ainda que estejam desempenhando funções diferentes.

Entretanto, conquistar esse alinhamento, embora não seja tão complexo, requer implementar estratégias específicas e, especialmente, realizar reuniões de alinhamento, que, em resumo, devem ser bem planejadas e frequentes.

Gostou deste conteúdo? Confira outros textos interessantes sobre gestão empresarial e gestão de pessoal no blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!