Por que saber como engajar equipe home office pode ser importante e estratégico para sua empresa? Veja dicas!
BLOG
Time Pontotel 2 de abril de 2024 Departamento Pessoal
Por que saber como engajar equipe home office pode ser importante e estratégico para sua empresa? Veja dicas!
Você sabe como engajar equipe em home office? Conheça estratégias e dicas para realizar essa ação na sua empresa. Leia mais!
Imagem de Por que saber como engajar equipe home office pode ser importante e estratégico para sua empresa? Veja dicas!

O modelo de trabalho em home office tornou-se uma realidade forte no Brasil e no mundo após a pandemia. Neste cenário, um desafio para os gestores é aprender como engajar equipe em home office e manter os profissionais motivados e produtivos.

Esse, inclusive, é um dos principais motivos pelos quais muitas empresas ainda desconfiam da adesão a esse modelo de trabalho. Entretanto, algumas estratégias e ações podem auxiliar na gestão de pessoas e tornar o home office eficaz e positivo para o negócio. 

Saber trabalhar com o modelo home office se tornou ainda um ponto importante para atração de talentos, já que muitos profissionais têm optado por atuar em empresas que oferecem a possibilidade de trabalhar remotamente.

Neste artigo, serão abordados todos os detalhes sobre como engajar equipe em home office e todos os benefícios para a empresa. Confira quais tópicos serão discursos:

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é engajamento de equipe?

Engajamento de equipe é o grau de comprometimento, entusiasmo e dedicação que os membros de um time demonstram em relação aos objetivos, aos valores e à missão da organização.

Quando um profissional está engajado, ele está comprometido emocionalmente com suas entregas e com o propósito da empresa. Esse vínculo impulsiona os colaboradores a se envolverem ativamente nas atividades e nos projetos da companhia, buscando alcançar o sucesso coletivo.

Um dos papéis do gestor de pessoas é manter os seus liderados engajados, por isso, deve desenvolver estratégias para fomentar o engajamento, a fim de ter uma equipe bem-sucedida e motivada e alcançar os melhores resultados para o negócio.

Engajamento home office: conceito

Mulher falando ao computador

O conceito de engajamento no home office segue os mesmos princípios e se refere ao grau de comprometimento e à conexão emocional do colaborador que atua de forma remota. Em resumo, trata-se da capacidade de manter o interesse e o entusiasmo na conquista dos objetivos, mesmo estando distante fisicamente.

No home office, o engajamento da equipe é ainda mais essencial, pois a distância física pode causar uma sensação de isolamento ou até diminuir a interação entre os membros de um time.

Nesse cenário, os gestores desempenham um papel fundamental em manter a conexão com os colaboradores, promovendo a comunicação transparente e o sentimento de pertencimento.

Por que é essencial saber como engajar equipe home office?

Manter a equipe que atua em home office engajada é essencial por vários motivos,  especialmente para garantir que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados e que os colaboradores estejam satisfeitos e motivados com seu trabalho, evitando resultados indesejados e alta rotatividade de profissionais.

Como abordado anteriormente, o trabalho remoto pode levar a um maior sentimento de isolamento e desconexão entre membros de uma equipe. Esse fator pode afetar a produtividade do time, já que é possível não haver colaboração entre os colegas de trabalho nem motivação individual para realização das tarefas com excelência.  

Aplicar estratégias para promover o engajamento deve criar um ambiente virtual que incentive a comunicação, a cooperação e o compartilhamento de ideias, fortalecendo o espírito de equipe.

Outro ponto importante de olhar para o engajamento das equipes em home office é que profissionais engajados apresentam maior comprometimento com os valores e os objetivos do negócio, impactando diretamente no seu desempenho. 

Isso acontece porque funcionários motivados são mais propensos a superar desafios e buscar soluções criativas para atingir as metas estabelecidas.

É importante destacar ainda que colaboradores engajados se tornam defensores da marca, pois acreditam no seu trabalho e nos propósitos da companhia, melhorando e apoiando a imagem corporativa da empresa no mercado de trabalho. 

Por fim, investir no engajamento de equipe em home office contribui para a satisfação dos profissionais. Eles se sentem mais conectados e valorizados pela companhia, aumentando a sua motivação e favorecendo a criação de um bom clima organizacional e um ambiente de trabalho saudável, mesmo que remoto e virtual, sendo mais atrativo para os talentos.

Quais os desafios para engajar equipe home office?

O principal desafio do trabalho remoto é a distância física entre os colaboradores e os gestores, pois isso pode dificultar a comunicação transparente e efetiva. 

Além disso, também é possível que os profissionais sintam um certo isolamento e tenham a sensação de que trabalham completamente sozinhos, o que pode ter um impacto negativo na sensação de pertencimento e na motivação. 

Nem sempre acontece, mas, sem a supervisão presencial dos gestores, alguns colaboradores podem enfrentar desafios na gestão do tempo e na definição de prioridades. 

Outro ponto que pode afetar os resultados do negócio é a falta de confiança entre líder e liderado, já que os gestores podem não saber gerir de forma remota e, consequentemente, não saber como lidar com o funcionário trabalhando à distância. Esse problema, muitas vezes, começa com a falta de feedback e a troca de experiências entre a gestão e a equipe. 

A falta de infraestrutura também pode impactar no engajamento das equipes de home office, pois enfrentar dificuldades para realizar as tarefas diárias pode ser um fator desestimulador e prejudicar a eficiência. 

Como engajar equipe home office?

O home office traz alguns desafios para fazer o engajamento da equipe, porém, é possível diminuir esses obstáculos com algumas estratégias. Confira a seguir algumas dicas de como engajar equipe em home office:

Uso de ferramentas de comunicação

A melhor maneira de estabelecer uma relação de confiança e engajar a equipe que atua remotamente é manter uma comunicação transparente e efetiva. Para isso, utilize ferramentas de comunicação, como WhatsApp, e-mail e outras soluções com funcionalidades para videochamadas. 

Ademais, sempre que possível, mantenha contato direto com os liderados e incentive a troca de experiências entre os membros da equipe. 

Reuniões virtuais produtivas

O trabalho remoto gerou uma grande quantidade de reuniões virtuais, por isso, certifique-se de que a sua equipe esteja realizando encontros produtivos. Construa uma agenda clara e objetiva, priorizando apenas o que é mais relevante para o trabalho do setor.

Também é importante que haja momentos para conversas informais, em que os colaboradores possam trocar experiências pessoais e fortalecer os laços com os colegas de equipe. 

Estabeleça metas e expectativas claras

Uma dica para engajar a equipe em home office é sempre manter a clareza sobre quais são os objetivos do time e o que é esperado de cada colaborador. Desta forma, é construída uma relação com base na confiança, já que cada profissional sabe o que precisa fazer para suprir as expectativas da empresa e alcançar os resultados esperados.

Feedback constante

A falta de reconhecimento e feedback é um dos motivos que levam os profissionais à desmotivação, pois estes não sabem se estão alcançando objetivos e desempenhando um bom trabalho. Por isso, estabeleça uma rotina de conversa com os liderados, apontando todos os aspectos positivos do seu trabalho e as oportunidades de melhorias.

Benefícios ao saber como engajar equipe home office

Mulher falando ao computador

Saber como manter a equipe engajada em home office traz muitas vantagens para a empresa e para a gestão de pessoas. Entre elas, é possível elencar:

  • Maiores índices de produtividade e eficiência;
  • Maior motivação e comprometimento da equipe;
  • Fortalecimento dos valores e da missão da empresa;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Incentivo à criatividade e à inovação;
  • Aumento do bem-estar dos colaboradores;
  • Redução da taxa de rotatividade;
  • Retenção de talentos;
  • Comunicação mais efetiva;
  • Maior colaboração entre os membros da equipe;
  • Crescimento dos resultados do negócio.

Esses são só alguns exemplos de como uma equipe engajada, mesmo que atuando de forma remota, pode ser eficaz e importante para as empresas.

Qual deve ser o papel do RH ao engajar equipe home office?

O time de recursos humanos tem papel fundamental no engajamento de equipes em home office por fazer parte do trabalho do setor manter um ambiente de trabalho motivador e produtivo. 

Para isso, o RH pode promover treinamentos, rodadas de feedbacks e reconhecimento, e suporte emocional quando necessário, além de trabalhar para construir uma comunicação interna assertiva, eficaz e transparente. 

Como o RH pode mensurar o engajamento home office?

A mensuração do engajamento das equipes em home office pode ser feita de diversas formas, por exemplo, com pesquisas de clima e satisfação, para colher feedback dos funcionários sobre o ambiente de trabalho remoto.

Outra possibilidade é desenvolver indicadores de produtividade, que apontarão queda na eficiência e alertarão para possíveis problemas de engajamento. A taxa de retenção de talentos também deve ser analisada, pois pode indicar uma insatisfação dos colaboradores, deixando a empresa com maior rotatividade.

Conclusão

Conhecer estratégias de como engajar equipe home office é indispensável para as empresas que adotaram esse modelo de trabalho. Afinal, apesar da distância física, é possível que os colaboradores mantenham níveis altos de entregas e resultados positivos dos negócios.

Para isso, é importante que líderes e RH atuem em conjunto para criar ferramentas e ações que mantenham os profissionais engajados e motivados ao saber que são valorizados pelos gestores e que seu trabalho é essencial para a empresa.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Acompanhe o blog Pontotel e não perca as novidades!

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!