RH: Saiba como fazer o controle de absenteísmo e prevenir a sua empresa!

imagem de uma pessoa deitada sobre o teclado do computador
Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O absenteísmo é um problema organizacional enfrentado por diversas empresas. Afinal, qual organização nunca se deparou com faltas injustificadas ou atrasos recorrentes dos funcionários? 

O problema contudo, é quando essa situação foge do controle e acaba afetando a empresa em grandes níveis, fazendo com que ela não produza os resultados esperados. 

Por isso, é importante que o setor de recursos humanos faça um bom controle de absenteísmo. Dessa forma, poderá acompanhar os níveis de ausências dos funcionários e tomar ações necessárias para que a situação não saia do controle e a sua empresa não tenha prejuízos. 

Mas, você como fazer um bom controle de absenteísmo? Felizmente, essa não é uma tarefa tão complicada quanto parece, nesse texto vamos te mostrar a melhor forma de fazê-lo e principalmente te ajudar a descobrir os principais fatores que podem estar gerando absenteísmo na sua empresa. 

Aqui vamos falar sobre:

Vamos começar!

banner pontotel controle de ponto online

O que é absenteísmo?

Absenteísmo é a palavra utilizada para designar a ausência de uma pessoa. No RH ela representa as ausências dos colaboradores de uma empresa, como faltas, atrasos e até mesmo saídas antecipadas. 

O absenteísmo é um importante indicador para sua empresa, pois, através dele é possível identificar se existem possíveis problemas organizacionais e como anda a produtividade dos funcionários.

Quais são os indicadores de absenteísmo?

Os principais indicadores de absenteísmo são:

  • Faltas constantes justificadas ou não;
  • Quantidade muito alta de atestados;
  • Atrasos;
  • Saídas antecipadas.

Se no seu dia a dia você nota esses comportamentos no seu quadro de funcionários, significa que a sua empresa está enfrentando um grande problema de absenteísmo. 

Essas ausências dos colaboradores muitas vezes podem indicar problemas na sua gestão, mas não somente isso, existem outros fatores que fazem com que ocorra esse problema na sua organização. 

Veja a seguir. 

O que causa o absenteísmo?

O absenteísmo pode ser causado por diversos problemas, todavia devemos destacar que nem sempre esses problemas tem haver com o ambiente organizacional. Muitas vezes os colaboradores podem estar enfrentando problemas pessoais ou problemas de saúde, o que pode acabar afetando também seu dia a dia no trabalho. 

Mas, é importante prestar bastante atenção em algumas situações que ocorrem dentro da sua empresa. Do ponto de vista organizacional, podemos dizer que as maiores causas do absenteísmo são:

  • Assédio moral;
  • Clima organizacional ruim;
  • Falta de estrutura para trabalhar;
  • Desmotivação;
  • Insatisfação com cargos ou funções desempenhadas;
  • Falta de reconhecimento;
  • Problemas com líderes ou gestores.

Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados diariamente por milhares de trabalhadores e empresas. Todos essas causas devem ser analisadas de perto pela sua gestão, pois, a longo prazo podem trazer uma série de prejuízos para a organização.

Quais são os prejuízos que o absenteísmo traz para a empresa?

Os prejuízos causados pelo absenteísmo, não são percebidos de forma imediata, porém se ele não é tratado e prevenido, a longo prazo pode trás grandes perdas para a empresa, como: Turnover, falta de produtividade, prejuízos financeiros e até mesmo processos trabalhistas. 

Vamos ver cada um deles a seguir. 

Turnover

Entre os principais prejuízos que o absenteísmo causa podemos citar uma grande taxa de turnover, ou seja, grande rotatividade dos funcionários. Quando isso acontece a organização pode perder bons talentos e ter altos custos com demissões e contratações. 

Falta de produtividade

Falta de produtividade

A falta de produtividade é um problema quase certo quando a empresa tem uma taxa de absenteísmo muito alta.

Basta imaginar que a empresa é uma máquina e cada colaborador é uma peça com uma função importante dentro desse ambiente, logo se existem peças faltando, a empresa não consegue produzir o resultado esperado. Por isso, o absenteísmo causa uma grande falta de produtividade

Além disso, ele também causa uma grande sobrecarga, uma vez que os outros funcionários vão precisar trabalhar mais para compensar a ausência do colaborador ausente.

Prejuízos financeiros

O prejuízo financeiro é quase certo quando se tem uma produtividade ruim, afinal se um funcionário não produz ele não traz retornos para sua empresa. 

Nesse caso, existem dois tipos de prejuízos financeiros a falta de ganhos e gastos com colaboradores ausentes. 

Processos trabalhistas

Por último, podemos dizer que uma alta taxa de absenteísmo também pode fazer com que sua empresa enfrente um processo trabalhista, se as causas do absenteísmo representarem casos de assédios, esse colaborador pode eventualmente acionar a sua empresa na justiça.

Viu só, esses com certeza são prejuízos que sua empresa deve se preocupar quando enfrenta problemas de absenteísmo. 

Agora que você já sabe quais são as principais causas de absenteísmo, chegou a hora de vermos o que é o controle de absenteísmo e qual a melhor forma de fazê-lo. Acompanhe!

O que é controle de absenteísmo?

O controle de absenteísmo é a ação de mensurar o número de absenteísmo da sua empresa, acompanhá-lo para identificar seus níveis e definir suas estratégias através disso. 

Como fazer controle de absenteísmo?

A melhor forma de fazer o controle de absenteísmo é por meio de um controle de jornada. Fazendo esse controle de forma eficiente sua empresa tem acesso aos números de atrasos, faltas, atestados e consegue saber quais são os colaboradores com a menor taxa de assiduidade, logo os que possuem uma alta taxa de absenteísmo. 

Com esses indicadores em mãos, fica mais fácil de pensar em estratégias para combater esse problema. 

Quais ferramentas utilizar?

Para fazer o controle de jornada, o ideal é que sua empresa aposte em um bom sistema de controle de ponto. 

O melhor deles hoje em dia são os controles de ponto alternativos, que possuem em uma única plataforma o registro, o tratamento e a gestão de ponto, que é o que possibilita a extração dessas informações. 

O PontoTel ajuda a sua empresa a controlar o Absenteísmo

O PontoTel é o melhor e o mais sofisticado sistema de controle de ponto do mercado. Ele possibilita que a sua empresa tenha múltiplas formas de marcação de ponto e acompanhamento em tempo real. 

Isso quer dizer que o RH consegue acompanhar a jornada dos colaboradores de qualquer lugar, utilizando um computador ou um dispositivo móvel como tablet ou celular. 

O mais interessante é que o sistema PontoTel pode extrair relatórios que demonstram os índices de absenteísmo da sua empresa, sem que você precise calculá-los, no relatório você pode encontrar informações de:

  • Faltas;
  • Atrasos;
  • Saídas antecipadas;
  • Ausências injustificadas; 
  • Dispensas. 

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Agende uma demonstração do sistema PontoTel, nossos consultores vão ligar para você e te mostrar as melhores soluções de acordo com as demandas da sua empresa. 

banner pontotel calculo de jornada

Conclusão

A frequentes ausências dos colaboradores é um problema que pode ocorrer com qualquer organização. 

Por isso, é muito importante manter um bom controle de absenteísmo e programar ações para que sua empresa consiga reduzir esse alto número!

Se gostou desse texto, não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!


Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima