Como um dashboard de dados pode facilitar a rotina no setor de RH? Veja vantagens e por que utilizar!
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Time Pontotel 4 de abril de 2024 Departamento Pessoal
Como um dashboard de dados pode facilitar a rotina no setor de RH? Veja vantagens e por que utilizar!
Dashboard de dados: veja como essa ferramenta pode revolucionar a inteligência empresarial do seu negócio a partir de dados relevantes.
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Com a digitalização dos processos, a quantidade de dados disponíveis tornou-se cada vez mais vasta. As empresas enfrentam o desafio de transformar todas essas informações em insights úteis que impulsionem o sucesso organizacional. É nessa perspectiva que o dashboard de dados surge como uma ferramenta indispensável.

Os dashboards de dados são representações visuais com informações que revelam padrões, tendências e oportunidades ocultas. Esses gráficos são essenciais na inteligência empresarial e contribuem para avaliação de desempenho, gestão de metas, acompanhamento de vendas e muito mais. 

Neste artigo, serão apresentadas a importância e as vantagens dos dashboards de dados no contexto empresarial e no setor de RH. Confira os temas que serão abordados no texto: 

Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!

O que é um dashboard de dados?

Um dashboard de dados é uma representação visual de métricas, informações, valores ou indicadores que representem, em um único painel, dados específicos de uma área de empresa. Pode ser considerada uma visualização simplificada de muitos registros da empresa, reunindo diversas fontes de dados em um único lugar.  

Essas representações visuais costumam contar com gráficos, tabelas, indicadores-chave de desempenho (KPIs), e outros elementos visuais que proporcionam uma visão geral dos dados relevantes em determinados períodos. Os dashboards de dados são personalizáveis e podem ser moldados às necessidades específicas da empresa.

Para exemplificar, no setor de RH, essa representação visual pode trazer informações como taxas de rotatividade, desempenho dos funcionários e taxas de absenteísmo. Ela mostra gráficos e métricas para facilitar a visualização e compreensão do panorama, permitindo a tomada de decisões estratégicas sobre esses setores observados.

Para que serve um dashboard de dados?

O dashboard de dados possibilita resumir informações complexas em representações visuais claras e acessíveis. O uso da ferramenta possibilita a visualização instantânea dos dados, facilitando a identificação de tendências, lacunas e oportunidades estratégicas.

A ferramenta reúne diversas métricas e gráficos em um único painel, auxiliando o profissional leitor a tomar decisões informadas e estratégicas a partir dos dados. Tal análise é essencial para fazer escolhas que possibilitem um retorno positivo para a empresa.

Logo, o dashboard de dados se torna um recurso importante, uma vez que empresas que usam análise de dados para tomar decisões têm 19 vezes mais chances de serem lucrativas e 20 vezes mais probabilidade de conseguir novos clientes, segundo pesquisa da McKinsey Global Institut.

Além disso, a ferramenta serve como um importante recurso para alavancar a agilidade e a eficiência operacional, uma vez que, ao oferecer uma visualização imediata do desempenho corporativo, os dashboards de dados possibilitam oportunidades de otimização e ações corretivas em tempo real.

Quais os tipos de dashboard de dados?

Mulher observando relatórios em um computador

Existem 3 tipos de dashboard de dados, operacionais, estratégicos e táticos, cada um deles com características específicas para atender às necessidades distintas. Veja a seguir o que é e como se aplica cada um deles. 

Operacionais

Os dashboards operacionais, como sugere o nome, são uma ferramenta-chave para acompanhamento da eficiência dos processos operacionais diários. Imagine uma rede de fast food: seu dashboard operacional mostra o tempo médio de espera no drive-thru, permitindo ajustes em tempo real para garantir um serviço mais rápido.

Estratégicos 

Os dashboards estratégicos oferecem uma visão panorâmica do desempenho de uma empresa em relação aos objetivos de longo prazo. Por exemplo, uma empresa varejista utiliza esse recurso para analisar tendências de vendas em diferentes regiões, apoiando decisões de expansão ou redução de operações.

Táticos

Os dashboards táticos são painéis de dados que ajudam em resoluções que fazem parte da estratégia do negócio, sendo focados na tomada de decisões a médio prazo. No RH, por exemplo, esse modelo pode auxiliar o setor a traçar um plano de ação para diminuir a taxa de turnover em um tempo intermediário, como de 6 a 9 meses.

Como funciona um dashboard de dados?

Para facilitar o entendimento de como funciona a ferramenta, pode-se comparar um dashboard de dados a um painel de controle que reúne informações importantes da empresa de maneira visual e organizada. Ele funciona como um resumo dos dados mais importantes para gestores e tomadores de decisões. 

Em outra situação, um painel de carro exibe indicadores como velocidade, combustível e temperatura. Da mesma forma, um dashboard exibe gráficos, números e métricas, mas sobre o desempenho da empresa, como vendas, metas, despesas, entre outros. Ao unificar essas informações, ele facilita a compreensão do panorama da corporação.

Há diversas plataformas e softwares que oferecem a criação automatizada de dashboards, a partir de coleta de dados previamente informados. Alguns sistemas possuem funcionalidades nas quais os usuários podem selecionar conjuntos de dados e escolher entre uma variedade de modelos de visualização pré-criados para elaborar um dashboard.

Por que utilizar um dashboard de dados?

Utilizar um dashboard de dados é importante porque, além de diversos estudos indicarem o aumento do sucesso empresarial com o uso estratégico de dados, ele melhora a tomada de decisões, agiliza a execução das tarefas e promove transparência nas escolhas. Conheça os motivos a seguir!

Melhoria da tomada de decisões

Boas decisões são tomadas a partir da análise de dados reais e concretos. Por exemplo, ao realizar um investimento, um gestor precisa saber em qual setor da empresa haverá um maior retorno, e isso só é possível a partir da visualização de dados. 

Nesse sentido, o dashboard de dados trará melhorias na tomada de decisões, por permitir a análise e compreensão rápida de informações complexas. Com dados organizados visualmente, gestores podem identificar padrões, tendências e oportunidades, embasando suas escolhas de maneira mais precisa.

Eficiência de tarefas

O dashboard de dados agiliza diversos processos e tarefas empresariais. Primeiro, ao oferecer visualização e produção de informação em tempo real, ele agiliza a identificação de tendências, falhas e oportunidades, permitindo decisões e intervenções mais ágeis por parte dos colaboradores.

Além disso, o dashboard reduz o tempo necessário para coletar, processar e analisar dados, substituindo diversos documentos individuais que seriam exigidos para apresentar esses dados, consolidando tudo em um único painel de visualização abrangente.

Essa centralização simplifica a interpretação de informações mais importantes, poupando esforços e proporcionando mais eficiência para a realização das tarefas.

Transparência nas decisões

É possível ter maior transparência no trabalho e na tomada de decisões da empresa a partir do uso de dashboard de dados. A gestão pode empregar a visualização dos dados para comunicar uma variedade de situações aos colaboradores, mesmo as mais delicadas, como redução de custos, mudanças estratégicas ou reduções de pessoal. 

Logo, ao apresentar informações de forma objetiva, didática e descomplicada, os dashboards ajudam a contextualizar decisões complexas, permitindo que os funcionários compreendam o que levou a empresa a fazer determinada mudança.

Dashboard de dados no RH

Tablet apresentando um relatório do Pontotel

O RH também se beneficia do dashboard de dados, pois ele pode auxiliar o setor a ver de forma otimizada diversas informações extraídas de relatórios e do controle de ponto, como desempenho dos funcionários, taxas de rotatividade, feedbacks e satisfação da equipe.

A seguir, será possível entender como escolher a ferramenta ideal e como o setor de RH pode se beneficiar desse recurso. 

Como escolher?

O mercado oferece diversas ferramentas para obter dashboards completos. Muitas plataformas integram dados, como controle de ponto online, unificando informações da jornada dos colaboradores em relatórios e dashboards.

O ideal é buscar um software que una mais recursos em uma única plataforma, evitando custos adicionais com a contratação de profissionais para criar painéis de dados ou a assinatura de múltiplos serviços.

Além disso, antes de escolher o software, é essencial:

  • Verificar a disponibilidade de suporte;
  • Buscar feedback dos usuários;
  • Observar as políticas de tratamento de dados;
  • Avaliar a escalabilidade da ferramenta;
  • Considerar a facilidade de integração com sistemas já utilizados;
  • Analisar a capacidade de personalização conforme as necessidades específicas da empresa.

Esses passos garantem não apenas a escolha do software mais adequado, mas também a maximização dos benefícios que a ferramenta de dashboard de dados pode proporcionar ao setor de RH.

Qual o papel do RH na utilização da ferramenta?

O RH é o setor com a melhor compreensão sobre as necessidades dos funcionários, portanto, ele deve utilizar a ferramenta de dashboards de dados para trazer insights e melhorias para o capital humano da empresa. 
Assim, será responsável identificar métricas relevantes, garantir a precisão dos dados dos colaboradores e direcionar a interpretação desses dados para estratégias de desenvolvimento e retenção de talentos.

Como um controle de ponto com dashboard de dados pode facilitar a rotina?

Um controle de ponto com dashboards integrados pode ser um super facilitador para a rotina do RH

As ferramentas mais modernas, como o ponto online, conseguem, a partir da integração de dados, fornecer painéis de acompanhamento com dados atualizados em tempo real sobre a jornada de trabalho, como frequência, horários de entrada e saída, e ausências.

Graças a essas informações, os gestores de RH conseguem realizar estratégias de curto, longo e médio prazos, como traçar um plano para reduzir o absenteísmo na empresa ou fazer a reestruturação de escalas para otimizar a cobertura de horários.

São diversas possibilidades de melhor análise e tomadas de decisões. O dashboard traz uma gestão mais eficiente e estratégica para o departamento de Recursos Humanos.

Qual o melhor controle de ponto com dashboard de dados?

A Pontotel é o melhor controle de ponto com dashboard de dados para empresas que buscam ter um nível elevado de análise e tratamento de dados.

Nossa plataforma de gestão de ponto possibilita que os gestores acessem um painel  administrativo em formato dashboard, atualizado em tempo real, para verificar informações como funcionários em expediente de trabalho, quantidade de horas extras em curso, frequências, ausências e muito mais. 

O sistema funciona assim: a partir de um dispositivo, como computador, tablet ou celular, os colaboradores fazem suas marcações de ponto e os dados são enviados de forma automática para o acesso do administrador, que pode conferi-los quando desejar e, a partir deles, gerar relatórios e dashboards de forma automática.  

A Pontotel traz mais tranquilidade para o setor de RH, que pode usar melhor o tempo para analisar os dados fornecidos pelo sistema e, com isso, tomar decisões mais estratégicas e relevantes para o negócio. 

Sinta-se à vontade para preencher o formulário abaixo e receber o contato de um de nossos especialistas para mostrar como a Pontotel pode revolucionar e facilitar a rotina do seu RH.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Como implementar um dashboard de dados?

Uma implementação eficaz de dashboard de dados é o que faz a diferença no bom uso de dados na empresa.

Veja os principais critérios que devem ser seguidos para uma boa implementação da ferramenta:

  • Escolher um software que garanta a coleta, a integração e a verificação dos dados;
  • Criar visualizações intuitivas, teste e ajuste antes do lançamento;
  • Capacitar os usuários e estar aberto ao feedback para melhorias contínuas;
  • Garantir a segurança dos dados e manter o dashboard atualizado para atender às necessidades em constante evolução da empresa.  

Seguindo esses passos básicos, será possível fazer uma implementação mais assertiva.

Conclusão

Portanto, ficou evidente a importância do dashboard de dados para a empresa, especialmente para o setor de RH. Esta ferramenta simplifica a visualização e a análise de dados complexos, oferecendo uma visão completa das operações empresariais.

Assim, a escolha cuidadosa do software e uma coleta eficiente de dados se mostraram fundamentais para criar e aproveitar ao máximo o dashboard. Seguindo as dicas apresentadas neste artigo, sua empresa estará mais preparada para adotar esse recurso de maneira eficaz e estratégica.

Gostou de aprender sobre dashboard de dados? Então, continue acessando o blog Pontotel diariamente e siga se atualizando com as novidades do setor corporativo!

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