Saiba o que é a descrição de cargos e sua importância

imagem de um notebook aberto sob a mesa, uma pessoa digitando e segurando um papel com a outra mão

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A descrição de cargos pode parecer formalidade em uma empresa, mas não se deixe enganar. A verdade é que se trata de uma ferramenta essencial para o departamento de RH e para a gestão de pessoas como um todo.

As empresas precisam de funcionários cada vez mais preparados para atender às suas necessidades, não é verdade? Mas para que isso aconteça, eles precisam saber o que devem fazer.

Para ajudar a completar e formalizar este processo, existe a descrição de cargos. Uma ferramenta importante para o bom funcionamento de uma organização. 

Visto isso, explicaremos para você o que é descrição de cargos e sua importância, além de te ajudar a aplicá-la na sua empresa. Veja a seguir os tópicos que abordaremos neste texto:

Vamos lá!

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O que é a descrição de cargos?

A descrição de cargos e funções, é uma forma de documentar as posições ocupadas e atribuições de cada funcionário dentro de uma empresa. Portanto, ela inclui experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros detalhes do cargo. 

Nela, deve conter também a formação necessária e alguns conhecimentos específicos que são essenciais para o trabalho no dia a dia.

Portanto, a descrição de cargos visa facilitar a integração dos colaboradores ao cargo e à cultura organizacional. Pois, apresenta o que a empresa espera dele em termos de responsabilidades e competências.

Ou seja, este documento contém as informações necessárias para que o colaborador desempenhe com eficiência sua função na empresa. Ainda é essencial entender que a empresa pode e deve alterar a descrição do cargo se o perfil do negócio também mudar.

Portanto, ela deve acompanhar as necessidades da empresa, pois as mudanças no mercado são responsáveis ​​pelas decisões que requerem repensar a estratégia e modificar o organograma.

Para que serve a descrição de cargos?

imagem de uma mesa com papéis, um homem segurando uma caneta e escrevendo em um dos papéis e do outro lado segurando uma folha com a descrição de cargos

O objetivo da descrição de cargos é esclarecer as atividades realizadas e alinhar as expectativas dos profissionais de determinado cargo. Além disso, uma descrição completa e detalhada do cargo pode ajudá-lo a preencher os requisitos de uma vaga divulgada e ser um chamariz de bons currículos

Somado a isso, a padronização pode gerar um processo mais ágil em qualquer situação em que o RH seja acionado. Porque quando a posição está bem descrita e listada no organograma da empresa, você pode ver quais são as suas aspirações e ambições mercadológicas.

Com isso, fica até fácil determinar quais são as recomendações de desenvolvimento profissional e como a empresa atuará no compromisso com o desenvolvimento profissional e o crescimento interno.

Como é feita a descrição de um cargo?

Antes de elaborar a descrição de cargos, é importante entender sua estrutura. Com isso, você poderá saber quais os dados mais relevantes que devem ser considerados. Este modelo pode variar dependendo do tipo de negócio. 

No entanto, algumas informações básicas são importantes em quase todas as situações. São elas: 

  • Identificação;
  • Organograma;
  • Missão do cargo;
  • Atividades do cargo;
  • Experiência;
  • Formação acadêmica;
  • Competências;
  • Treinamentos.

Separamos o que deve ser descrito em cada um deles. Veja a seguir. 

Identificação

Neste campo, você digitará o nome completo do cargo. A nomenclatura deve ser adequada à empresa e ao método já adotado no mercado. Inventar nomes diferentes para empregos semelhantes pode ser confuso e embaraçoso.

Organograma

Aqui, deve ser inserida a posição hierárquica do cargo  no organograma da empresa. Ele especifica quem é o superior e o subordinado. Em outras palavras, ele esclarece quem deve se reportar a quem. 

Missão do cargo

Já neste, é necessário definir qual é o objetivo principal do cargo. Idealmente, é também necessário que traga uma breve descrição, de por que esse objetivo existe e seu escopo. 

Atividades do cargo

Neste ponto, é necessário explicar como concluir a tarefa dada. Em outras palavras, ele divide todas as atividades que pertencem ao trabalho e as atividades que não devem ser realizadas por ele.

Experiência

A experiência profissional recomendada para este cargo é apresentada aqui. Essa experiência pode ser descrita em termos de tempo (anos de mercado) ou função (tipo de trabalho realizado).

Formação acadêmica

Neste elemento, as características técnicas também podem ser adaptadas à formação acadêmica específica. Um cargo pode exigir um nível mínimo de educação, que vai do nível técnico ao superior.

Competências

Aqui, no entanto, é necessário descrever as competências técnicas e comportamentais do cargo e criar um importante objeto de observação para a empresa. Detectar as competências que um profissional deve possuir para determinado cargo permite que a empresa selecione os profissionais com maior critério.

Treinamentos 

Por último, deve-se descrever se o cargo requer alguma preparação obrigatória para o desempenho e como deve ser. O treinamento pode ser aplicado antes da admissão ou nas primeiras semanas após a admissão.

Onde se utiliza a descrição de cargos?

imagem de duas pessoas, um homem e uma mulher, o homem falando olhando para a mulher e a mesma sorrindo com papéis de descrição de cargos na mão

Além do recrutamento e todos os seus estágios constituintes (incluindo contratações e demissões), a descrição de cargos também pode ser aplicada aos processos de auditoria e avaliação de competências. Veja como funciona:

Processo de recrutamento

Aplicadas a essas estratégias, a descrição de cargos ajuda o recrutador a compreender quais são as vagas de emprego em aberto, suas obrigações e principais atividades, para que possam selecionar os candidatos com o perfil mais adequado aos requisitos do cargo.

Auditorias

Uma descrição de cargos é um documento fundamental para alcançar certos padrões técnicos, como por exemplo, a ISO 9001. Esta descrição de trabalho serve como base para outros padrões, todos com uma série de requisitos de certificação.

Avaliação de competências

A descrição de cargos ajuda os gerentes e especialistas de RH a identificar as competências e habilidades mais importantes para uma determinada posição. Dessa forma, é possível realizar uma análise de desempenho mais assertiva, identificando o que precisa ser melhorado.

Por que é importante descrever os cargos na empresa?

Uma empresa que deseja encontrar e atrair profissionais de destaque para o seu quadro de colaboradores, deve zelar pela imagem que transmite a quem procura uma posição no mercado.

De dentro para fora, quanto mais clara for a descrição do cargo, melhores serão as operações da empresa. Aqueles que, são direta ou indiretamente responsáveis ​​pelo projeto e atividades relacionadas compreenderão completamente o que deve ser feito para concluir o projeto com sucesso. 

Outro fator importante é que se os cargos forem descritos e divulgados em toda a empresa, as reclamações por desvio de função ou equiparação salarial, perderão o impacto nas reclamações trabalhistas movidas por ex-empregados.

Entenda como é importante descrever os cargos em uma empresa para poder realizar com clareza as práticas a seguir. 

Ajuda a montar um plano de carreira 

Com a estrutura geral da posição da empresa, você pode orientar quem se reporta a quem. Dessa forma, fica mais fácil traçar um plano de carreira, pois dá ao RH uma visão da função necessária na empresa no futuro e de como os talentos existentes irão se desenvolver na empresa.

Torna possível direcionar treinamentos com mais assertividade 

A empresa também consegue identificar lacunas no conhecimento de seus colaboradores. Por ter conhecimento das competências e áreas mais necessitadas de intervenção, o RH pode facilitar o desenvolvimento das pessoas através de treinamentos e capacitações

Tal abordagem certamente resultará em maior produtividade, comprometimento e motivação, o que, por sua vez, reduzirá as taxas de absenteísmo e rotatividade.

Facilita a administração de promoções e salários de maneira técnica e eficaz

Por meio da descrição de cargos também é possível obter informações ao departamento de recursos humanos, o que pode ajudar a tomar decisões sobre práticas de bônus, aumentos salariais e promoções. 

Vale lembrar que, neste caso, é extremamente importante adotar um sistema que se adapte às necessidades da sua empresa e seja compatível e consistente com as políticas organizacionais internas (como salários e planos de cargos), caso a empresa possua. 

Motiva o colaborador

Ao utilizar a descrição de cargos, os funcionários têm a oportunidade de aprender mais sobre seu perfil profissional, perceber seus pontos fortes e melhorias e, então, se desenvolver. Com isso, os profissionais começam a se ver valorizados, desafiados e em constante evolução, o que os motiva a trabalhar mais e de forma mais produtiva.

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Conclusão

Como você viu até agora, a implementação da descrição de cargos de alta qualidade pode ser uma atividade trabalhosa, mas também é essencial para gestores que desejam tornar seus processos de RH mais estratégicos, bem-sucedidos e eficazes. 

O aprimoramento das práticas internas pode refletir positivamente a imagem da empresa no mercado e proporcionar maior visibilidade à marca. Portanto, não apenas os colaboradores internos serão afetados por este novo conceito. 

Sabe-se que bons profissionais que buscam oportunidades estão sempre atentos aos desafios que o mercado oferece. A descrição do cargo da sua empresa precisa ser coerente e ousada para despertar o interesse de um perfil agregador.

Então se você gostou desse texto, no blog PontoTel falamos muito mais sobre assuntos ligados a RH e administração de empresas! Confira outros artigos.

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