Executive search: conheças esse método de recrutamentos e suas vantagens

imagem de duas pessoas se cumprimentando

Encontrar um bom profissional para ocupar as vagas disponíveis nas empresas é um dos principais desafios da área de recursos humanos. Quando o cargo disponível é de liderança e alta gestão, a dificuldade é ainda maior. 

Isso acontece porque os principais profissionais qualificados, muitas vezes, já estão empregados e ainda porque as companhias precisam de um perfil específico de executivo, tornando o recrutamento mais complexo.

Pensando neste cenário, surgiu o executive search, um serviço voltado para a contratação de profissionais de alto escalão. O objetivo principal é ser mais assertivo na escolha do novo colaborador e tornar o processo seletivo mais rápido e eficiente.

Neste artigo, iremos abordar todos os detalhes sobre executive search, o que é, como utilizar na sua empresa e quais os benefícios para o negócio. Você vai ler: 

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

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O que é executive search?

imagem de um homem e uma mulher conversando olhando para um tablet

O processo de recrutamento e seleção de talentos é um dos passos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Contar com colaboradores que tenham fit cultural com o negócio e ainda possuam as habilidades e competências necessárias para exercer suas funções é essencial para que a estratégia da empresa seja realizada corretamente.

Quando se trata dos cargos de alta gestão, o desafio é mais complexo, pois é necessário possuir uma série de características para ocupar esse tipo de cargo. Para isso, existe o executive search, um serviço de consultoria em recrutamento, realizado por empresas especializadas em recursos humanos.

O objetivo é auxiliar empresas a encontrar a pessoa certa para preencher as vagas mais altas da hierarquia, diminuindo as chances de erro, já que contratações equivocadas geram prejuízos, financeiros e operacionais.

Um diferencial das vagas de alto escalão é que, boa parte das vezes, esses profissionais não estão procurando um trabalho e, por isso, não seriam impactados por anúncios de vagas. Sendo assim, o headhunter do serviço de executive search tem as ferramentas necessárias para encontrar este executivo e iniciar o processo seletivo

A busca ativa de candidatos é o principal diferencial do executive search, pois é a empresa, por meio da consultoria, quem irá procurar o novo colaborador e não o contrário, como acontece em boa parte das vezes. 

O que é o headhunter e qual o seu papel?

O executive search é um trabalho realizado pelo que chamamos de headhunter. Na tradução do inglês para o português, o termo significa “caçador de cabeças”.  Na prática, headhunter é o profissional responsável por procurar e recrutar os profissionais ideais para preencher cada vaga. 

Ele tem o principal objetivo de encontrar os melhores profissionais, porém, não é apenas o currículo que o headhunter deve observar. É papel deste caçador de talentos entender se há fit cultural entre empresa e candidato e se há identificação com o propósito e a cultura organizacional da companhia. 

Quando um headhunter é contratado, o primeiro passo se baseia em entender o que é a empresa, como se comporta e, depois, compreender o que a contratante espera desse profissional que será recrutado. 

Um dos diferenciais dos headhunters é que eles possuem uma grande rede de relacionamento e networking, além de construírem uma credibilidade no mercado de trabalho e saberem exatamente onde procurar esses executivos.

Como funciona o executive search?

O executive search inicia como qualquer outro processo seletivo, ou seja, quando uma empresa precisa preencher vagas. Neste caso, geralmente, se trata de uma vaga de alto escalão, que exige um nível elevado de experiência e, consequentemente, características específicas.

A companhia então contrata uma empresa especializada em executive search, que possui um headhunter que irá iniciar a procura pelo profissional ideal. Como falamos no item anterior, ele irá entender como a companhia funciona e traçar o perfil ideal de candidato e o job description (descrição do trabalho) para a vaga em aberto. 

A partir daí, o headhunter iniciará a procura pelo executivo mais adequado para o cargo de alta gestão. Algumas empresas optam por não fazer a divulgação da vaga, então, é nesse momento que o networking do headhunter será essencial para um processo seletivo assertivo.

Depois do envio do relatório com os candidatos que se destacarem, a escolha final é da empresa contratante, que terá todo o embasamento para realizar a contratação.

Por que contratar o executive search?

imagem de um homem e uma mulher se cumprimentando

Uma das principais dúvidas dos gestores é entender porque devem contratar o serviço de executive search e não utilizar seus próprios colaboradores de RH para encontrar este tipo de profissional. 

Existem diversos benefícios na contratação de um headhunter, desde redução de tempo do processo seletivo até redução de custos. 

Abaixo, elencamos as principais vantagens do executive search:

Agiliza o processo de contratação

O primeiro ponto de melhoria é a agilidade do processo seletivo. Encontrar o profissional adequado para cada vaga disponível não é uma tarefa simples. Contratar o serviço de executive search torna a busca por candidatos mais assertiva, já que o recrutador sabe exatamente o que está procurando e, especialmente, onde encontrar esse candidato. 

É importante destacar que o recrutamento de talentos gera custos para o negócio e quanto menos erros forem cometidos e menos tempo for perdido, menos dinheiro e energia da equipe de seleção será utilizado para encontrar o candidato ideal e finalizar a contratação.

Aumenta a qualidade dos candidatos

Quando uma empresa anuncia uma vaga, ela recebe uma quantidade absurda de currículos. Entretanto, para uma vaga de alto escalão, é provável que o profissional ideal já esteja empregado e receber muitas candidaturas não é adequado para encontrar o melhor candidato. 

O executive search tem esse papel de filtrar os candidatos e escolher apenas os melhores e que se enquadram mais adequadamente à descrição da vaga. Logo, o processo seletivo contará com um número menor de profissionais, mas com uma qualidade elevada.

Facilita o encontro dos profissionais corretos

Exatamente por ser um processo que irá selecionar apenas os candidatos mais próximos ao job description e com fit cultural da companhia, encontrar o profissional adequado para ocupar o cargo de alta gestão se torna mais fácil. 

Isso acontece porque não é apenas o currículo enviado pelo candidato que será avaliado, o headhunter também conseguirá entender outras características para saber se ele poderá contribuir com o que a empresa precisa e, por outro lado, se a companhia pode oferecer ao profissional o que ele busca em sua carreira.

Torna o recrutamento mais imparcial

Um ponto positivo de contratar uma consultoria especializada em executive search é que haverá maior imparcialidade no processo seletivo como um todo.  Um headhunter da companhia, irá focar sua busca pelo profissional apenas nas necessidades práticas da empresa contratante, sem nenhum viés que possa prejudicar ou impactar na escolha do candidato ideal. 

Melhora a imagem da empresa

O executive search também ajuda a melhorar e manter a imagem corporativa da empresa no mercado de trabalho. O headhunter costuma realizar todo o processo seletivo e abordagem dos candidatos de forma discreta, sem que a contratante seja exposta de forma negativa. 

Além disso, como muitos profissionais já estão empregados, o headhunter não faz uma abordagem agressiva, apenas convida o candidato em potencial para conhecer a oportunidade, evitando assim gerar atritos com a concorrência, por exemplo. 

Quando contratar o executive search?

imagem de um homem e uma mulher se cumprimentando e outras duas pessoas ao redor deles

Não existe uma regra sobre quando contratar o executive search, entretanto, o serviço pode ser utilizado sempre que houver a necessidade de fazer uma contratação rápida e com a menor chance de erros possíveis. 

De maneira geral, as empresas utilizam o executive search para cargos de alta gestão, pois há menos profissionais preparados para ocupar essas posições.

Porém, às vezes, pode existir algum cargo de menor nível para o qual as características e habilidades necessárias são tão peculiares que o headhunter pode auxiliar nessa procura.

Seja qual for o caso, o executive search irá auxiliar a sua empresa a encontrar o melhor candidato para a corporação, considerando não apenas o currículo profissional, mas também os valores que a empresa valoriza e o que o trabalhador espera do empregador, a fim de evitar desgaste entre as partes.

Conclusão

Neste artigo você viu que o executive search é um serviço de consultoria de recursos humanos, especializado em encontrar profissionais de alto escalão para preencher as vagas disponíveis em empresas. Ele tem o objetivo de tornar o processo seletivo mais assertivo e ágil, promovendo o encontro entre o profissional ideal e o contratante.

O trabalho é feito por um headhunter que irá entender as necessidades da companhia, inclusive, considerando a cultura organizacional, desenvolver a descrição da vaga e o perfil adequado de candidato e iniciar a busca ativa pelo profissional. 

Também é durante o executive search que serão realizadas as entrevistas e a indicação do executivo que se destacar na seleção. A empresa então terá mais embasamento para fazer a escolha do novo colaborador, diminuindo as chances de erro.

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