Recrutamento especializado: quais as características, vantagens e como funciona na prática?
BLOG
Time Pontotel 5 de outubro de 2023 Controle de ponto
Recrutamento especializado: quais as características, vantagens e como funciona na prática?
Você sabia que o processo de recrutamento especializado traz agilidade, assertividade e é capaz de reduzir despesas trabalhistas? Saiba mais.
img of Recrutamento especializado: quais as características, vantagens e como funciona na prática?

Um processo seletivo é um processo dentro de uma empresa  que requer investimento, agilidade e profissionais disponíveis. O recrutamento especializado, nesse sentido, é uma forma de sanar todas essas necessidades com qualidade e eficácia.

Ele também é capaz de assegurar que o candidato tenha todas as habilidades exigidas e, por meio das informações coletadas, entender se, de fato, ele combina com a empresa. 

Para saber mais sobre este método de recrutamento e seleção que combina técnicas de entrevista, ferramentas especializadas e um entrevistador especialista, confira este artigo. O conteúdo está dividido de acordo com seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é o recrutamento especializado?

O recrutamento especializado é uma das formas mais assertivas de fazer uma contratação. Mais específico que um recrutamento tradicional, ele é capaz de trazer à empresa o candidato ideal, por meio de um processo mais especializado, ágil, seguro e estratégico.

Esse tipo de recrutamento, hoje em dia, é a forma de seleção mais empregada em grandes empresas ou empresas especialistas, utilizado para preencher cargos mais altos e que contam com critérios complexos de contratação.

Para que serve?

O recrutamento especializado serve para que a contratação seja feita de forma a se evitar erros na hora de admitir pessoas, e para assegurar que tais pessoas estejam aptas tecnicamente para exercer a função e tenham o fit cultural necessário à atividade da empresa.

Este tipo de recrutamento usa ferramentas que fazem com que o recrutador consiga obter o máximo de informações sobre a empresa para que a empresa, por sua vez, tenha clareza no tipo de profissional que está procurando.

Esse método de recrutamento e seleção serve ainda para que o processo seja feito de forma específica e individual, sendo possível se aproximar daqueles que podem no futuro compor o quadro profissional de uma organização.

Quais as características de um recrutamento especializado?

Uma mulher conversando com um homem

Diferentemente do processo de contratação tradicional, a principal característica do recrutamento especializado é o fato de ele ser composto por etapas direcionadas e ser feito por um profissional especialista, que deve ter a mesma profissão ou atuação na mesma área que a da vaga em questão.

Outros atributos e benefícios desse tipo de recrutamento são mais agilidade, mais foco no resultado, maiores chances de sucesso na contratação, entre outros, já que tudo é feito de maneira mais direcionada e organizada.

Como funciona o recrutamento especializado na prática?

Na prática, o recrutamento especializado funciona da seguinte maneira: a agência recrutadora contratada ou o recrutador designado a esse trabalho alinha cada detalhe do perfil a ser contratado.

Nesse momento, é importante que a empresa saiba muito bem quem é e o que procura no mercado. As hard skills e  soft skills desejadas, além da remuneração e dos benefícios da vaga, são alguns dos aspectos a serem definidos.

Depois disso, é importante definir quais serão as etapas necessárias para afunilar as opções de candidato, e em quais momentos o recrutador especialista entrará em ação. Será combinado também se serão feitos testes técnicos ou entrevistas específicas e quais serão os mecanismos utilizados.

Neste exemplo de recrutamento e seleção, o recrutador e entrevistador terá uma profissão definida. Ele será, por exemplo, um engenheiro, caso a vaga necessite de um profissional com essa formação, um publicitário, se for uma posição em uma agência, ou um advogado, caso a vaga seja para compor o time jurídico de uma empresa, entre outros.

Tais aspectos são necessários para se garantir uma boa triagem e guiar o potencial funcionário até o final do processo, medindo sua motivação e entendendo se o candidato combina com a empresa.

Quais as vantagens do recrutamento especializado?

Um recrutamento especializado tem todas as vantagens que um serviço personalizado pode trazer ao contratante. Isso ocorre porque, nesses processos, o objetivo é chegar ao melhor candidato possível por meio de soluções específicas e customizadas.

Ele também traz agilidade, mais informações sobre o profissional, mais identificação, etc. O texto abordará esses aspectos a seguir:

Maior agilidade no processo

Um recrutamento e seleção customizado traz velocidade ao processo. Isso ocorre porque todas as etapas são mais direcionadas, e o profissional especializado é capaz de identificar mais rapidamente as expertises que compõem um bom candidato.

Em todas as etapas, o trabalho de entrevista e a triagem se tornam bastante pontuais e específicos, e tentam compreender sobre um profissional em uma perspectiva abrangente, otimizando todo o processo de recrutamento e seleção.

Melhor conhecimento dos profissionais candidatos

Os recrutamentos especializados contam com profissionais, processos e dinâmicas capazes de extrair o máximo de informações do candidato. Por exemplo, é possível criar uma entrevista estratégica e totalmente capaz de identificar as competências e as habilidades indispensáveis para a função.

Identificar o fit cultural

No recrutamento especializado, identificar o fit cultural fica mais fácil. Isso acontece porque, nele, os recursos tecnológicos de triagem de currículos, processamento de dados, inteligência artificial e outros são utilizados para trazer mais assertividade a esse processo.

Maior facilidade em encontrar habilidades técnicas

Uma mulher sendo entrevistado por duas pessoas

As habilidades técnicas também são mais facilmente encontradas e identificadas em processos de recrutamento e seleção mais especializados. As perguntas feitas durante o processo são capazes de identificar hard skills e outras habilidades técnicas.

Outro ponto a ser considerado é que esse processo conta com a seleção de profissionais igualmente especializados. Isso porque os recrutadores têm experiência, know how e outros atributos práticos que fazem com que eles consigam comprovar a capacidade ou a ausência técnica de um candidato.

Além disso, testes mais técnicos podem ser aplicados por meio da tecnologia, assegurando que esse aspecto seja contemplado na hora da escolha.

Reduzir o índice de rotatividade de funcionários

As vagas que usam o recrutamento especializado são aquelas estratégicas ou de gestão. Isso ocorre porque elas pedem um grau maior de assertividade na hora de preenchê-las. Elas normalmente têm critérios rígidos e específicos.

Não há, desta forma, espaço para erros, desistências ou descobertas, ao longo do tempo, de que não há combinação entre candidato e empresa. É preciso ser assertivo e eficaz. Por isso, o índice de rotatividade de funcionários tende a ser mais baixo.

Melhora nos processos da empresa e produtividade

Uma contratação bem-feita, que é capaz de trazer um profissional de alta performance para a empresa, impacta diretamente nos processos da organização e na produtividade. Este perfil, geralmente, é capaz de se adaptar mais facilmente à nova organização.

Ele traz também conhecimentos capazes de alterar processos, benchmarking e outras contribuições que apenas um profissional de alto nível consegue agregar em departamentos, times e empresas.

Como o seu RH pode aplicar esse tipo de recrutamento?

Há duas formas de aplicar o recrutamento especializado dentro de uma empresa. A mais comum e indicada é contratar empresas e consultorias especializadas nesse tipo de processo, que contam com ferramentas próprias e recrutadores experientes na atividade.

Essas empresas customizam suas soluções e alinham toda a sua atuação conforme o perfil pretendido para o cargo. Elas têm informações sobre o mercado em que o profissional a ser contratado está inserido e sabem a melhor forma entrevistá-lo, convidá-lo a fazer parte da instituição e retê-lo.

Porém, há uma maneira de estruturar um recrutamento especializado também dentro de uma equipe de RH corporativo. Para isso, será preciso criar processos, designar ou contratar os profissionais que ficarão a cargo do assunto, e entender quais serão as ferramentas tecnológicas necessárias para auxiliar nesse trabalho.

É importante lembrar que, nas duas formas de implantar o recrutamento especializado, existe a necessidade de fazer investimentos, dedicar horas ao projeto e analisar as despesas com o recrutamento e seleção.

Cabe ao departamento de RH definir qual formato faz mais sentido para a empresa naquele momento. Entender se a demanda por profissionais especializados é recorrente ou não é uma forma de diagnosticar o modo de atuar ideal.

Se a necessidade for pequena, por exemplo, é muito provável que não valha a pena estruturar uma equipe interna de especialistas para o trabalho. O melhor seria optar por empresas de recrutamento específicas que exerçam pontualmente a tarefa.

Em quais áreas o recrutamento especializado pode ser mais vantajoso?

As áreas em que o recrutamento especializado pode ser mais vantajoso são as que exigem que o profissional esteja capacitado de forma específica, em que há pressa de resultados e expectativas de obter um profissional que traga especialização à empresa.

Áreas muito particulares, como Tecnologia da Informação, também costumam se beneficiar por um recrutamento especializado. Há especificidades na contratação que conseguem ser consideradas apenas sob olhar de um recrutador que conhece e vivência o ramo. 

Um tech recruiter, profissional que alia técnicas de headhunter e tecnologia, pode ser uma boa opção.

Empresas grandes que não podem errar na contratação e precisam de rapidez no processo também costumam buscar por recrutamento especializado, atrás de atrair os maiores talentos disponíveis do mercado.

As organizações pequenas, por sua vez, ou aquelas que contam com um time corporativo mais reduzido, também podem obter vantagens quando se fala em recrutamento especializado. Terceirizar a busca por um profissional especialista nestes casos pode trazer resultados mais eficazes e não sobrecarregar as equipes internas.

Startups também são um bom exemplo de empresas que podem levar em consideração um recrutamento especializado. A eficácia e a rapidez que este tipo de serviço traz é capaz de agregar e se alinhar facilmente à cultura deste tipo de empresa.

Escritórios de advogados, empresas de saúde e agências de publicidade são outros exemplos de empresas que se beneficiam deste tipo de recrutamento, pois ele entende quais são as demandas e as particularidades dos profissionais dessas áreas.

Conclusão

Um homem e uma mulher apertando as mãos

Neste artigo, foi possível conhecer o recrutamento especializado, modelo de seleção que tem sido utilizado por vários portes de empresas. A finalidade é atrair talentos específicos e high potentials do mercado de forma rápida e mais segura.

O texto aborda também como se dá o processo de recrutamento e seleção especializado e como ele se difere do tradicional. Suas especificidades, ferramentas, técnicas e quais são os tipos de profissionais envolvidos nesse trabalho.

Agilidade, assertividade, redução de chances de erros na contratação são algumas das vantagens que foram abordadas sobre o recrutamento especializado. A customização do processo e a entrevista com um profissional que já atua no mercado trazem esses benefícios às empresas que optam por esse recrutamento.

Por fim, foram mencionados também os tipos de empresas que podem optar pelo recrutamento especializado e, assim, garantir que um processo de escolha do profissional para determinada vaga tenha sucesso.

Startups, grandes e pequenas empresas, agências e escritórios são alguns desses exemplos. Cada uma, em sua particularidade, pode se beneficiar ao procurar por uma empresa que ofereça recrutamento especializado.

Este conteúdo foi interessante para você ou sua empresa? Caso tenha sido, compartilhe-o com algum colega de profissão. Acesse também o blog da Pontotel e encontre por lá muitos outros materiais sobre gestão de pessoas e recursos humanos.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!