Hora extra é uma das principais dores de cabeça para a maioria dos síndicos.
Gestão de pessoas é um desafio diário de milhões de empresas. Grande parte conta com equipes de recursos humanos especializadas, que se encarregam de administrar e potencializar o capital humano. Além de lidar com os problemas e dúvidas dos colaboradores. Mas, para gestão de condomínio, quem faz essa tarefa?
Como a comunicação tem auxiliando o trabalho dos síndicos
Se você é síndico, certamente já foi parado para tirar dúvidas sobre jornada de trabalho, horas extras, atrasos. Teve que lidar com as reclamações dos condômino sobre o porteiro que não estava na portaria em determinado horário, o zelador não resolveu algum problema, ou que as áreas comuns estavam sujas.
Com pouca assessoria dos escritórios de contabilidade e administradoras de condomínios, vira função dos síndicos gerenciar e mediar as tarefas dos colaboradores. Mas como fazer isso de forma eficaz?
Apesar da gestão de pessoas ser um termo novo para a administração de condomínios, essa técnica tem ganhado popularidade e vem otimizando o controle e gerenciamento do dia a dia das equipes.
Autonomia e comunicação têm sido os principais pontos trabalhados por administradores de condomínios. Isso porque nem todo síndico está á disposição 24hs por dia. Trabalhar a autonomia faz com que os colaboradores estejam aptos a solucionar problemas que possam acontecer durante a ausência do responsável.
A comunicação se mostra ainda mais eficaz neste ponto, pois estimula o bom relacionamento entre os funcionários e os condôminos. Algumas ferramentas de comunicação como newletters, murais informativos e comunicados internos, ajudam a estreitar as relações. Isso porque é um meio da empresa consegue se comunicar com empregados e condôminos.
Vale ressaltar que para uma gestão eficaz é necessário que o síndico conheça bem a sua equipe. Afinal, não adianta criar estratégias para o bom funcionamento do condomínio, se a equipe é desmotivada e descomprometida.
É necessário ficar atento aos colaboradores que se destacam de forma positiva e negativa. Reconhecer o trabalho do colaborador, oferecendo feedbacks, promoção ou aumento salarial pode fazer parte da política do condomínio.
Como tornar a gestão do meu condomínio mais eficaz?
Gestão de pessoas não é apenas lidar com estratégias de motivação dos colaboradores, existe uma parte burocrática que exige muita atenção para que não ocorram erros que possam levar prejuízos ao condomínio.
Em entrevista para o portal Direcional Condomínios, Omar Anauate, diretor de condomínios da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), ressalta que um dos erros mais comuns de síndicos e administradores é a contratação para uma função e fazer empregado exercer outras além da qual foi contratado.
“Muitas vezes o empregado é contratado para uma função, mas acaba fazendo diversas serviços que não lhe cabem. Nesses casos o correto é pagar o acúmulo de função,” orienta.
Ainda segundo Omar, todo síndico deve ficar atento e controlar as horas extras dos colaboradores. Para evitar que os empregados façam horas extras sem que haja necessidades, cabe aos administradores avaliar a real necessidade de se estender a jornada de trabalho.
Outro ponto que merece atenção é o controle das horas, isso porque o artigo 59° da CLT determina que o empregado só pode estender sua jornada diária de trabalho em até duas horas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante acordo coletivo.
Mas com tantos colaboradores como os síndicos podem gerenciar essas horas de forma eficaz e dentro da legislação?
Uma das soluções eficazes para condomínios, seja ele grande ou pequeno, são os pontos alternativos, conhecidos como ponto por aplicativo.
O ponto por app solucionou o problema dos condomínios em gerenciar a jornada dos colaboradores. Por meio de sistemas ficou mais rápidos, fáceis e seguros controlar as horas trabalhadas.
É muito comum o controle de ponto ser realizado por meio de livros ou cartões manuais. Entretanto essa prática está entrando em extinção, uma vez que é fácil de manipular ou rasurar as marcações.
O PontoTel é uma das empresas que resolveram este problema criando um sistema fácil e intuitivo, que realiza a marcação de ponto por meio de tablet, celular e computador. Esse sistema facilitou o gerenciamento das jornadas, uma vez que permite ao síndico saber a hora e a localização exata que cada empregado registrou o ponto.
Centenas de condomínios já adotaram essa solução. Uma vez que o sistema trata as informações uma forma rápida segura e barata. Auxiliando os síndicos no gerenciamento, contribui para uma relação mais transparente entre empregados e empregadores. Além disso, facilitar o fechamento da folha no final do mês, reduzindo custos operacionais e tempo dos síndicos.