Livros sobre gestão de pessoas: Conheça os melhores

imagem de uma pessoa sentada na frente de um computador segurando um livro

Diversos livros sobre gestão de pessoas chegaram ao mercado nos últimos anos. 

Esse movimento foi impulsionado pelo aumento do interesse pelo tema e pela importância desse conhecimento para empresas, gestores e colaboradores.

O problema é que nem todos os livros para gestores oferecem qualidade ou informações relevantes e verdadeiras para melhorar a produtividade das equipes.

Por esse motivo, neste artigo vamos te apresentar os melhores livros de gestão e liderança, bem como outros meios para aprender sobre esse assunto.

Para isso, vamos discutir os seguintes tópicos:

Boa leitura!

banner custos jornada de trabalho

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é a área responsável por organizar e criar estratégias que possam alinhar os objetivos dos colaboradores e as metas da empresa. 

Na prática, o setor de gestão utiliza um conjunto de técnicas para aumentar o engajamento e a produtividade dos funcionários da organização. 

Afinal, é impossível expandir os negócios sem contar o apoio e a colaboração de um time em sintonia com os propósitos empresariais.

Para isso, os profissionais que atuam nesse setor precisam adotar métodos de gestão estratégica. 

Dessa forma, eles conseguem avaliar as deficiências e potenciais de cada colaborador para criar planos que estimulem o desenvolvimento profissional desses funcionários. 

Assim, eles podem entregar mais resultados para a empresa e ainda melhorar suas habilidades e, consequentemente, otimizar seu plano de carreira.

Um bom gestor de pessoas também precisa ter uma visão humanista da equipe de trabalho. 

Ou seja, esse profissional precisa entender que a profissão exercida pelo colaborador não é o único aspecto importante na sua vida. 

Pelo contrário, ele tem que lidar com outros aspectos e limitações (sociais, psicológicas, educacionais, entre outras) durante o seu dia a dia. 

Por esse motivo, eles também precisam de espaço e estímulo para investirem no seu próprio desenvolvimento pessoal e na sua vida privada.

Todos esses fatores impactam na produtividade do profissional e devem ser levados em conta para um gerenciamento eficiente de um time de trabalho.

O problema é que equilibrar todos esses fatores durante o processo de gestão é um desafio. Afinal, o ser humano é um indivíduo complexo, que integra uma parte racional e outra, ainda mais forte, emocional.

E foi nesse cenário, que cria a necessidade de busca por informações sobre o ser humano e sua relação com o trabalho, que os livros sobre gestão de pessoas se tornaram tão populares.

Por que ler livros sobre gestão de pessoas?

imagem de uma pessoa sentada digitando em um computador

Porque os livros são excelentes ferramentas para ter acesso a um conteúdo organizado, detalhado e prático sobre gestão de pessoas. 

Em geral, os autores desse tipo de livro são especialistas da área, que acumularam muito conhecimento e experiência enquanto gerenciam equipes e projetos ao longo dos anos.

Agora você pode estar se perguntando: Não seria mais fácil fazer um curso ao invés de ler um livro?

Nesse caso, não seria tão fácil assim.

Primeiro, é importante lembrar que boa parte dos autores desse tipo de livro não são brasileiros. 

Por isso, seria muito difícil ter acesso a algum curso prático, uma mentoria ou masterclass com esses profissionais – a não ser que você esteja disposto a investir muito dinheiro nisso. 

Ainda existe o problema de que alguns desses autores já faleceram. Apesar disso, suas obras, estilo de trabalho e modo estratégico de lidar com pessoas repercute até hoje. 

Por esse motivo, ainda vale a pena descobrir e aproveitar os conselhos desses especialistas.

Nesse cenário, a forma mais fácil de aprender com especialistas no assunto é através da leitura.

Quais são os melhores livros sobre gestão de pessoas?

Se você já entrou numa livraria ou acessou algum e-commerce para procurar livros de gestão de pessoas, então já sabe que existem muitas opções disponíveis no mercado.

O problema é que essa variedade pode te levar a perder tempo e dinheiro com obras livros para gestão de pessoas que entregam pouco conteúdo ou que são escritos por pessoas que não têm muita experiência na área. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com os 9 melhores livros de gestão de pessoas. 

Assim, será muito mais fácil investir nos títulos certo e aprender com os maiores especialistas dessa área.

Confira abaixo!

Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações — Idalberto Chiavenato

Esse livro é considerado essencial para quem trabalha com recursos humanos e gestão de pessoas. 

Escrito por Idalberto Chiavenato, considerado um dos especialistas mais importantes na área de administração de empresas e RH das organizações, o livro Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações  explica os seis princípios essenciais para fazer uma gestão eficiente. 

A obra ainda aborda as perspectivas da gestão de pessoas e é repleta de exemplos úteis para gestores de diferentes segmentos. 

O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança — James C. Hunter

Publicado pela primeira vez em 1998, “O monge e o executivo” continua sendo um dos livros mais populares na área de Negócios, Administração e Economia. 

O autor, James C. Hunter, criou uma história que envolve o encontro, o debate e a troca de conhecimento entre John Daily, um empresário de sucesso, e monge beneditino.

Dessa forma, o leitor pode entender de forma mais fácil como a empatia, o acolhimento e a paciência são essenciais para se desenvolver em todas as áreas da vida, inclusive os relacionamentos profissionais.

Equipes 100% Energizadas – Bernhard Vogel e Heike Bruch

Os autores deste livro são especialistas nas áreas de liderança e RH e professores renomados em universidades europeias. 

Por conta de sua experiência, eles conseguiram identificar quatro tipos de energia que caracterizam o clima organizacional:

  • Energia produtiva;
  • Energia confortável;
  • Inércia resignada; 
  • Energia corrosiva.

No livro, os autores explicam as diferenças entre cada um deles, ajudam o leitor a identificar o nível de energia da própria empresa e indicam estratégias para melhorar esse estado energético.

Como dizer? A arte de dar e receber feedback — Eliana Pita

Muitos gestores ainda acreditam que só precisam dar o feedback ao colaborador caso algum problema ou erro tenha sido identificado. 

Porém, de acordo com a autora Eliana Pita, esse pensamento é um erro. 

Por isso, nesse livro ela mostra como o feedback positivo ou negativo podem ser utilizados pelo gestor para encorajar sua equipe e incentivar o desenvolvimento de seus funcionários.

Comunicação não violenta – Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais — Marshall Rosenberg

Ter a habilidade de manter uma comunicação eficiente com as pessoas ao seu redor é fundamental para todo aquele que busca se desenvolver. 

Para isso, é importante saber como manter diálogos e relacionamentos saudáveis e assertivos. 

Muita gente tem dificuldade para se comunicar de forma eficiente e assertiva. Porém, não saber como utilizar as palavras ao seu favor, especialmente num mundo cheio de preconceitos e conflitos de todos os tipos é um grande problema. 

Por isso, o livro “Comunicação não violenta” se tornou tão popular. 

Nessa obra, o psicólogo clínico Marshall Rosenberg ensina o leitor como criar relacionamentos interpessoais mais saudáveis, baseados no respeito mútuo, na compaixão e na cooperação. 

Na prática, ele compartilha um conhecimento importante para melhorar os relacionamentos dentro e fora da empresa. 

Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo — Ram Charan

O renomado consultor de finanças Ram Charan desenvolveu uma metodologia chamada Pipeline de liderança

Esse método consiste num programa de desenvolvimento pessoal e profissional focado em desenvolver líderes

Para o autor, ninguém nasce líder, mas todos podem desenvolver a habilidade necessária para assumir essa função. 

Com base nesse pensamento, Charan escreveu esse livro em que ensina os 6 passos fundamentais para ensinar o caminho da liderança. 

Como fazer amigos e influenciar pessoas —Dale Carnegie

Esse livro é considerado um clássico de leitura obrigatória para quem deseja melhorar seus relacionamentos e lidar com situações difíceis sem ofender as pessoas. 

Publicado pela primeira vez em 1936, Dale Carnegie utilizou sua experiência com liderança e o conhecimento que ele aprendeu convivendo com figuras ilustres da sua época, para ensinar a arte dos relacionamentos. 

Para isso, o autor apresenta técnicas, instruções e dicas para liderar, convencer, atrair e lidar com pessoas.

Como o Google funciona — Eric Shmidt e Jonathan Rosenberg

Nessa obra, os autores Eric e Jonathan coletaram histórias sobre o Google e estudaram o que acontece nas sedes dessa gigante da comunicação.

Com base nessas informações, eles publicaram esse livro que ensina como a estratégia, a cultura corporativa, as decisões assertivas, a contratação dos profissionais certos e a capacidade de adaptação e inovação transformaram o Google na empresa que é hoje. 

Sendo assim, o livro pode te inspirar a adotar práticas parecidas como gestor e melhorar a produtividade e criatividade da sua equipe.

Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock

O Google também foi utilizado como base para a escrita desse livro. O autor dessa obra, Laszlo Bock, foi vice-presidente de Operações de Equipes do Google. 

Com base em sua experiência, o autor revela detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção da empresa e sobre as ferramentas de gestão e avaliação de colaboradores. 

Além disso, ele explica como a adoção da filosofia de trabalho certa é capaz de reter talentos e melhorar o desempenho e a satisfação dos funcionários. 

Quais as outras formas de adquirir conhecimento sobre a área de gestão de pessoas?

imagem de um homem sentado na frente de um computador

Embora sejam fontes importantes de conhecimento, os livros de gestão de pessoas não são as únicas formas de adquirir esse tipo de informação.

Por isso, nos próximos tópicos vamos te apresentar algumas alternativas para aprender sobre o gerenciamento de pessoas e complementar sua formação.

Blogs de RH

A internet está repleta de materiais que ensinam os princípios da gestão de pessoas e até conceitos e estratégias mais avançadas. 

Porém, é importante tomar cuidado para não acessar um conteúdo de baixa qualidade. Para evitar esse problema, o ideal é acessar blogs de RH, construídos por profissionais responsáveis e com conhecimento na área. 

No Blog da PontoTel, por exemplo, você encontra um acervo bem completo com informações importantes sobre gestão e liderança.

Webinars

Webinars são seminários ou aulas expositivas online em vídeo, que podem ocorrer de forma ao vivo ou gravadas. 

Na modalidade ao vivo, ele permite a interação com a audiência via chat em tempo real, deixando a aula mais dinâmica. 

Em função dessas características, os webinars são muito utilizados por profissionais e empresas de diferentes segmentos para explicar diversos temas. 

Por isso, essa ferramenta também pode ser utilizada para difundir conhecimento sobre gestão de pessoas. 

Porém, é importante ficar atento às divulgações de Webinars promovidos por empresas e profissionais especializados para não perder a sua aula.

TEDx

Os TEDx Talks são vídeos que possuem, geralmente, até 20 minutos de duração e que são gravados nos eventos TEDx. 

Esses eventos são organizados por entidades autônomas e contam com diversas palestras de especialistas e profissionais que são referência na sua área de atuação. 

Como negócios, gestão e liderança são temas muito debatidos nesse tipo de evento, você pode encontrar diversos TEDx Talks gratuitos disponíveis na internet. 

Por exemplo: você pode assistir a palestra “Como Criar a Melhor Empresa para Trabalhar”, ministrada pelo diretor da área de Educação Corporativa do Great Place to Work® Brasil, Cauê Oliveira.

Cursos gratuitos

Diante da importância da gestão de pessoas para o sucesso empresarial, várias organizações e grandes empresas oferecem cursos gratuitos online sobre o assunto. O Sebrae, por exemplo, oferece 5 cursos gratuitos sobre gestão e liderança

Podcasts

Quem gosta de consumir conteúdo no formato de podcast também pode aproveitar as plataformas de streaming para aprender mais sobre gestão e liderança. 

Podcasts como Like a Boss, Papo de Firma e Mundo RH são alguns dos melhores podcasts para aprender sobre gestão de pessoas e RH.

Revistas de RH

Ao contrário do que muita gente pensa, as revistas não acabaram. Muitas delas conseguiram se adaptar ao mundo digital e produzem conteúdo que pode ser encontrado com facilidade na internet. 

Além disso, elas têm a vantagem de passarem por uma curadoria de conteúdo e por terem a colaboração de profissionais e especialistas da área. 

Dentre as melhores opções, podemos destacar as revistas Você RH, Gestão RH e Melhor RH. 

Dia a dia

imagem de dois homens e uma mulher sentados em uma mesa lendo livros e conversando

Investir no consumo dos conteúdos acima e na leitura dos melhores livros sobre gestão de pessoas é importante. 

Mas lembre-se que o dia a dia da empresa, o contato direto com os colaboradores e a gestão de pessoas na prática também são fontes de aprendizado e desenvolvimento.

Conclusão

Como mostramos ao longo do artigo, existem vários materiais e conteúdos sobre gestão de pessoas que podem ser acessados facilmente.

Por isso, agora você só precisa escolher seus livros sobre gestão de pessoas, entre outros formatos de conteúdo de seu interesse, e começar a estudar.

Com esse conhecimento, será muito mais fácil melhorar suas relações no trabalho e se tornar um bom gestor.

Gostou do artigo? Confira outros conteúdos sobre gestão de pessoas no Blog da PontoTel!

banner problemas com absenteismo

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima