Programa de desenvolvimento de liderança: principais vantagens e como criar na sua empresa!

programa de desenvolvimento de lideranca

Sabemos que o mercado tem se aquecido cada vez mais, e uma das estratégias que as empresas vêm utilizando para reduzir indicadores como turnover, é a implementação de estratégias que aumentem o engajamento dos colaboradores, e uma delas é a implementação do programa de desenvolvimento de liderança.

Muitos profissionais buscam posições estratégicas dentro das empresas, mas como eles devem se preparar para essas posições e qual é o papel das empresas nesse desenvolvimento?

Os profissionais motivados a progredirem em sua carreira corporativa veem com bons olhos as empresas que possuem um programa de desenvolvimento de liderança implementado. Sendo assim, as empresas que desejam se manter à frente da curva do mercado devem pensar no desenvolvimento de líderes como uma estratégia de atração e retenção de talentos.

Preparamos este material para que você entenda a importância do desenvolvimento de líderes e muito mais. Como veremos a seguir, o programa de desenvolvimento é uma estratégia que está cada vez mais em evidência, e o mais legal dele é que ambas as partes, empresas e colaboradores, podem se beneficiar dela.

Ao consumir este conteúdo você vai entender tudo sobre este programa, acompanhe:

O que é um programa de desenvolvimento de liderança?

O Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) é a soma de vários processos que visam o aprendizado e melhoria das habilidades e competências de lideranças através de atividades.

No PDL os funcionários entendem quais são as habilidades inestimáveis que os deixarão aptos a liderar, motivar e treinar suas equipes. 

Este tipo de programa costuma deixar muito forte a cultura de liderança em todas as equipes, e isso impacta a motivação dos colaboradores de forma positiva. Os colaboradores passam a se ajudar para que todos se desenvolvam, o que traz melhores resultados para a empresa como um todo.

As organizações que desejam implementar um Programa de Desenvolvimento de Liderança devem criar um plano bem estruturado para isso, e a realização dos Programas de Desenvolvimento Individual (PDI), são um dos primeiros passos para que isso aconteça.

Esse planejamento definirá as etapas do processo, quais devem ser as expectativas sobre o trabalho dos colaboradores que desejam cargos mais estratégicos, e como esse desenvolvimento pode impactar positivamente os funcionários e a organização.

Como funciona o programa de desenvolvimento de líderes?

Ter um PDL é muito importante para que os novos líderes sejam desenvolvidos de acordo com a cultura organizacional e necessidades da empresa.

É importante que os gestores tenham os seus papéis bem definidos e suas funções descritas. Por esse motivo, o programa de desenvolvimento de liderança deve ser alinhado com os objetivos de negócio e planejado de forma estratégica.

Para que tenha um funcionamento eficiente, o PDL deve seguir alguns passos, veja:

  • Avalie e identifique os talentos;
  • Obtenha adesão das principais partes interessadas;
  • Entenda os tipos de liderança;
  • Determine quais são as principais competências de liderança que façam sentido com a estratégia de negócio;
  • Avalie as principais competências de liderança;
  • Elabore um plano bem estruturado de desenvolvimento de líderes;
  • Acompanhe os indicadores da gestão;
  • Avalie continuamente a liderança com uma visão 360º.

Agora que você entendeu superficialmente o passo a passo para uma boa implementação do PDL, que tal entender de maneira detalhada o papel dos líderes na organização?

Qual o papel da liderança e dos líderes na organização?

Atingir um cargo de liderança é um objetivo de muitos profissionais que trabalham de maneira operacional.

Mas será que todos eles sabem como funciona, na prática, a rotina de um líder e quais são as expectativas das empresas em relação ao trabalho dos profissionais que são selecionados como líderes em potencial?

Para facilitar a sua visão sobre as necessidades e expectativas que as empresas possuem sobre o trabalho de um líder, compilamos quais são os papéis dos líderes dentro da organização, veja:

  1. Demonstração de responsabilidade pessoal:

O líder é dono de suas ações e consequências, sejam elas positivas ou negativas, e uma boa liderança tem que ser capaz de aprender com os resultados de suas iniciativas, sejam elas de sucesso ou fracasso.

Vale lembrar que os liderados conseguem detectar quando o líder assume a responsabilidade sobre resultados negativos e quando ele coloca a culpa em sua equipe. A forma com que ele lida com isso impacta diretamente a relação e a motivação do time.

  1. Criação da autodisciplina:

Um bom líder sempre toma decisões pensando num todo. Tomar decisões que beneficiem o indivíduo ao invés do time pode ser tentador para alguns profissionais e isso é visto com maus olhos pela organização.

Por isso é importante que as lideranças trabalhem constantemente a sua autodisciplina.

  1. Aumento na curva de aprendizagem:

É fundamental que a liderança tenha uma ampla gama de habilidades em diferentes áreas de competência. Eles precisam estar bem preparados para os desafios impostos no dia a dia e saber lidar com os desafios de sua rotina.

Dedicar um tempo da agenda para novos aprendizados e reciclagem de conhecimentos é uma boa prática para os líderes que desejam ter sucesso em sua posição.

Saber qual é a dor dos seus liderados e conseguir contribuir com os desafios deles dará maior segurança para o time.

  1. Escuta ativa:

É importante que os líderes estejam sempre abertos a novos aprendizados. Os membros das equipes possuem experiências que podem ser valiosas e que impactem positivamente o seu negócio, então ter uma escuta ativa é super relevante para a gestão.

Além de contribuir com melhores resultados de performance, esse tipo de comportamento faz com que o time se sinta mais engajado e motivado com as suas tarefas.

  1. Otimização de agenda e gestão de tempo:

Estar com os prazos de entrega em dia é um elemento primordial para demonstração de uma liderança eficiente.

Um bom gestor sabe lidar com o dinamismo de sua agenda e como trabalhar de forma otimizada. Trabalhando dessa maneira, fica mais fácil de atender as necessidades do time e, ao mesmo tempo, garantir uma comunicação fluida com a alta liderança.

  1. Cultura de mentoria:

Uma boa liderança não pode ser egoísta a ponto de querer ficar no “topo” sozinha. Pelo contrário, um líder de sucesso deve promover a cultura de liderança para a sua equipe.

Identificar e desenvolver as habilidades do time é outro papel importante para que a cultura de liderança seja disseminada na empresa. Para que isso aconteça, é importante que o gestor saiba conduzir treinamentos e dar feedbacks da maneira correta para os seus liderados.

  1. A comunicação clara e sem ruídos:

Um líder é tão eficaz quanto a sua comunicação. O desenvolvimento da habilidade de se comunicar leva tempo e, principalmente, esforço, além da dedicação na construção de relacionamento com os liderados. Quanto mais persuasivo ele for, melhores serão as suas habilidades de gerenciamento.

Como o programa de desenvolvimento de liderança auxilia na retenção de talentos?

e leadership quais as competencias na lideranca online

Quando os colaboradores sentem que estão sendo avaliados e participando de um programa de desenvolvimento de líderes, eles tendem a criar maiores vínculos com sua liderança e pares. Esse vínculo geralmente é levado em consideração quando o colaborador avalia outras oportunidades do mercado.

Um líder eficaz entende como deve agir para aumentar o engajamento de suas equipes. Alguns usam o propósito de reconhecimento para fazer com que seus liderados fiquem mais engajados em suas atividades e mais contentes no ambiente de trabalho, reduzindo a taxa de rotatividade do time.

Pensando nisso, muitas empresas recomendam que os líderes dos times foquem na retenção dos talentos. Uma gestão de equipe, quando bem feita, ajuda os líderes a identificarem quais são os talentos que podem assumir posições mais estratégicas na empresa.

Dar essa possibilidade aos seus liderados, com certeza aumenta os índices de engajamento e, consequentemente, a taxa de retenção dos colaboradores. Ou seja, oferecer essa compensação promissora aos colaboradores e focar em seu desenvolvimento é uma boa estratégia.

Oferecer incentivos pela performance dos colaboradores, é algo que também contribui positivamente com a retenção de talentos. Por esse motivo, muitas empresas adotam esse tipo de estratégia oferecendo premiações, dias de folga e viagens, por exemplo, aos funcionários. 

Em linhas gerais uma boa gestão inclui acompanhamento de perto da equipe, implementação de programas de incentivo, programas de desenvolvimento individual, reconhecimento e plano de carreira. A adoção de estratégias como essas reduzem a taxa de turnover, importante KPI para as empresas.

Como criar um programa de desenvolvimento de liderança PDL?

Os programas de desenvolvimento de liderança são super importantes para os colaboradores e, mais ainda, para as empresas. Abaixo pontuamos quais são os passos que devem ser seguidos para que esses programas sejam implementados nas empresas, veja:

Planejamento e estratégia

Fazer um mapeamento dos objetivos da empresa no médio e longo prazo  e avaliar qual o papel dos gestores no atingimento de metas é o primeiro passo para a criação de um programa de desenvolvimento de liderança eficiente.

Com base nisso, a empresa e seus gestores podem entender os tipos de liderança que são necessários para que os objetivos sejam alcançados. Por isso é importante que o planejamento e estratégias desse programa estejam bem definidos.

Acompanhe no tópico abaixo como definir os tipos de liderança que podem contribuir com o sucesso da sua empresa!

Definição do tipo de liderança necessário:

É importante que as empresas entendam quais são os tipos de liderança interessantes para elas. Saber qual o conjunto das habilidades necessárias para essas lideranças é essencial para que as organizações sejam cada vez mais assertivas em seus planos de desenvolvimento, o que gera grande valor para a empresa.

Dicas:

  1. Estruture uma lista com as habilidades que a empresa espera de suas futuras lideranças;
  2. Se algum departamento específico exige melhorias em suas pontas, é interessante que um perfil diferente seja criado para ele;
  3. Entenda onde estão as suas lideranças. Criar uma avaliação para os colaboradores usando métodos como feedbacks e rotinas de 1:1, pode contribuir muito com esse desenvolvimento;
  4. Criar uma lista dos colaboradores “prodígios” e com aqueles que possuem interesse em cargos de gestão também é importante para a implementação do programa.

Alinhamento da visão de carreira dos colaboradores e as necessidades de negócios

Conversar com os funcionários que possuem interesse em participar do programa de desenvolvimento de líderes e tentar alinhar com eles a visão e plano de carreira deles dentro da empresa é uma boa forma de dar o segundo passo na estruturação do programa.

Dicas:

  1. Programas como este são mais fáceis de serem desenvolvidos com os colaboradores que possuem uma forte cultura de liderança e que se enxergam na empresa no longo prazo;
  2. Reuniões individuais são uma das ferramentas mais benéficas para entender qual é a visão de carreira dos colaboradores. Reservar um tempo para identificar se ambas as partes estão alinhadas no mesmo propósito é super importante;
  3. Ter escuta ativa para entender de forma profunda o lado dos colaboradores é muito interessante para o líder e para a empresa. Esse tipo de abordagem pode trazer perspectivas diferentes sobre o futuro da organização.

Avaliação e identificação de talentos

Deixe os objetivos e metas da empresa claros para os colaboradores. Sem isso fica difícil entender quais passos são necessários e o quão eficaz o seu programa de desenvolvimento de liderança está sendo.

As habilidades necessárias para as lideranças da empresa determinarão quais são as metas de desenvolvimento que fazem sentido para a empresa.

Dicas:

  1. As metas precisam ser alcançáveis, mensuráveis e correlacionadas os objetivos de negócios da organização;
  2. Crie uma lista de metas e habilidades necessárias para cada indivíduo e seu respectivo papel na empresa;
  3. Classifique a importância das metas para que o time entenda quais são as expectativas que empresa tem sobre o seu trabalho;
  4. Tenha um cronograma de entregas das metas estipuladas, porque isso pode motivar a equipe a atingi-las;
  5. Quanto mais claras forem as expectativas da empresa sobre o trabalho dos funcionários, mais bem sucedidos serão os funcionários com as suas entregas;
  6. Procure exemplos de pessoas na empresa que foram bem sucedidas no plano de desenvolvimento de liderança. Elas são a prova de que o programa funciona na organização.

Criação do programa piloto

Como todo projeto importante, o Programa de Desenvolvimento de Liderança deve ser testado em um departamento específico para que seus resultados sejam avaliados. Uma vez que for bem sucedido, ele será replicado para demais áreas.

Desenhe o cronograma da forma mais detalhada possível e os marcos que a implementação do programa piloto terá. Nele, devem estar presentes informações como: objetivo do PDL, como as lideranças serão desenvolvidas, quais treinamentos serão aplicados, e a forma que os colaboradores serão avaliados.

É importante frisar que um plano de desenvolvimento de liderança não tem prazo para terminar. Uma vez que o colaborador foi desenvolvido para exercer a função de líder e recebeu essa oportunidade, ele precisa ser acompanhado e “lapidado” para executar seu papel da melhor forma possível.

Avaliar resultados

Caso o programa piloto tenha sido um sucesso e a implementação no restante da empresa também, é importante que a performance dos novos líderes seja avaliada. Devem-se manter avaliações contínuas com visão 360º do trabalho executado pelos profissionais.

Principalmente no início, é importante que estes profissionais sejam acompanhados de perto. Dessa maneira, fica mais fácil entender onde estão os pontos de melhoria do novo líder e aplicar o treinamento adequado para que o mesmo tenha uma performance cada vez melhor.

Qual a importância do programa de desenvolvimento de liderança nas empresas?

Acompanhe a importância e impactos de um PDL bem executado:

  • Geração de melhores resultados: Incluindo maior desempenho financeiro e realizações mais consistentes nos departamentos que são guiados por líderes bem treinados;
  • Relação entre qualidade e agilidade: A empresa que possui líderes bem treinados conseguem desempenhar um bom trabalho por mais complexo que seja o ambiente de negócios;
  • Atratividade e retenção de talentos: Como vimos, uma boa liderança é capaz de inspirar maior engajamento das pessoas, o que atrai novos talentos do mercado e retém aqueles que já fazem parte da equipe;
  • Comunicação interna e externa otimizada: Uma boa comunicação pode causar o sucesso ou o fracasso de uma organização. Se os líderes priorizam a comunicação eficaz, isso pode aumentar a produtividade da equipe, maior agilidade ao executar tarefas e criação de uma cultura organizacional mais forte.

Principais vantagens do PDL

Como vimos até aqui, são muitos os benefícios que a implementação de um Programa de Desenvolvimento de Liderança pode trazer para a empresa. Fizemos um compilado que você pode acompanhar abaixo:

  1. Maior engajamento dos funcionários;
  2. Fortalecimento da cultura;
  3. Colaboradores mais produtivos e eficientes;
  4. Redução de turnover;
  5. Diminuição de custos;
  6. Melhora na comunicação;
  7. Ambiente construtivo.

Conclusão

Como vimos, o PDL é a soma de processos que visam a melhoria contínua das habilidades de liderança dos colaboradores das empresas. A implementação desse programa pode trazer muitos benefícios aos colaboradores e à organização.

Entendemos que existe um passo a passo que pode facilitar a implementação do programa de desenvolvimento de liderança, e a importância do acompanhamento da performance de novos líderes. Com o acompanhamento de perto, a facilidade em corrigir algum ponto de melhoria é maior e o colaborador se sente ainda mais motivado.

Uma vez que bem executado, o PDL pode contribuir com a retenção de talentos, dado que melhora os índices de engajamento das equipes. Colaboradores mais engajados tendem a permanecer na empresa, por mais que o mercado os ofereça novas oportunidades.

Em suma, são muitas as vantagens que o Programa pode trazer às organizações. Esperamos que você tenha tirado boas informações deste conteúdo e que você avalie a possibilidade de implementar um PDL dentro da sua empresa.

Este artigo te ajudou? Então continue acompanhando os nossos conteúdos no blog da PontoTel. Nele você encontra os melhores conteúdos do mercado em gestão empresarial e Recursos Humanos!

software controle de ponto reduz processos operacionais
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima