Performance no home office: como motivar e engajar equipes para obter melhores resultados no trabalho remoto
BLOG
Time Pontotel 1 de abril de 2024 Departamento Pessoal
Performance no home office: como motivar e engajar equipes para obter melhores resultados no trabalho remoto
A alta performance em home office é um dos aspectos essenciais para as empresas que adotam esse modelo de trabalho. Entenda mais sobre o assunto.
Imagem de Performance no home office: como motivar e engajar equipes para obter melhores resultados no trabalho remoto

É possível ter colaboradores produtivos que geram resultados positivos trabalhando à distância? Esse é um questionamento interessante porque evidencia um fator crucial para toda empresa que possuem funcionários trabalhando remotamente: a performance no home office.

Por mudar o jeito de gerenciar o capital humano, esse modelo de trabalho traz diversos benefícios, seja para a organização, que consegue economizar com custos de manutenção do prédio e criar escalas de trabalho mais flexíveis, seja para os funcionários, que, por exemplo, podem trabalhar confortavelmente em suas casas e, quando possuem filhos, não precisam ficar longe deles.

No entanto, mesmo com todas essas vantagens, é preciso que as empresas saibam como ajudar os colaboradores que trabalham em home office a ter alta performance, uma vez que esse desempenho pode ser afetado por inúmeros motivos. Isso ganha ainda maior relevância quando são levados em conta aqueles funcionários que nunca trabalharam de forma remota.

Por isso, para auxiliar na compreensão dos pontos mais relevantes sobre o assunto, este conteúdo abordará os seguintes tópicos:

Tenha uma boa leitura!

O que é home office?

Mulher utilizando um computador

O home office é um modelo de trabalho por meio do qual um funcionário desempenha as suas atividades à distância em vez de executá-las no local onde a empresa se localiza, como ocorre no modelo de trabalho presencial.

Para isso ser possível, o colaborador usa determinadas ferramentas tecnológicas, especialmente os computadores. Isso porque é por meio destes aparelhos que ele é capaz de desempenhar as suas funções de forma eficiente mesmo sem estar fisicamente presente na sede da organização.

Vale ressaltar que certos fatores têm tornado esse modelo de trabalho ainda mais viável nos últimos anos, como a modernização das redes móveis e da infraestrutura de banda larga. Tais avanços permitiram o surgimento dos softwares de gestão empresarial, ferramentas que permitem aos trabalhadores atuarem com produtividade de suas residências.

Além disso, ainda que seja promissor, o home office, para ser adotado, requer que a empresa tenha determinadas características. Uma delas é a possibilidade de funcionar normalmente mesmo com funcionários trabalhando de casa, como no caso de organizações dos segmentos de comunicação e tecnologia.

Qual a importância da alta performance para o home office?

São várias as vantagens que o home office gera para os colaboradores. Entre elas, está o ganho de qualidade de vida no trabalho, já que não é preciso lidar com engarrafamentos e outros problemas no trânsito para se deslocar até a empresa. Há, ainda, o ganho de independência, pois os funcionários podem escolher trabalhar no horário em que se considerem mais produtivos.

Aliás, é justamente por conta dessa independência que surge um dos elementos cruciais que as empresas devem atentar-se em relação a esse modelo de trabalho: a produtividade. Afinal, mesmo com a flexibilidade, a qualidade de vida e o conforto de trabalhar em casa, os colaboradores podem ter, por diversas razões, prejuízos quanto à performance.

Por isso, é indispensável que as organizações saibam a importância de manter os funcionários que trabalham em home office com alta performance. Isso, de forma prática, refletirá em uma execução ágil e eficiente das atividades empresariais: os colaboradores não entregarão resultados somente positivos, mas também com agilidade.

A importância da alta performance também está atrelada à satisfação dos clientes, já que estes receberão produtos e serviços com alta qualidade, e ao ganho de lucratividade, visto que, se os funcionários produzem mais trabalhando de suas residências, tem-se o aumento do fluxo de caixa da empresa.

Como aumentar a performance das equipes trabalhando home office?

Existem medidas práticas e estratégicas que uma organização pode adotar para tornar as equipes que trabalham em casa mais eficientes. Veja as principais a seguir.

Mantenha uma comunicação clara e eficaz com as equipes

Se ter uma comunicação assertiva com os colaboradores que trabalham presencialmente na empresa já é fundamental, isso ganha ainda maior relevância no que diz respeito ao trabalho em home office. Essa comunicação deve, necessariamente, envolver clareza, já que isso evitará retrabalhos e atrasos, além de promover a empatia.

Ao fazer reuniões diárias, por exemplo, a empresa consegue manter o fluxo de trabalho remoto eficiente. Isso ocorrerá porque os colaboradores conseguirão esclarecer dúvidas acerca de um projeto e atualizar os integrantes do time sobre o andamento de tarefas.

Estabeleça uma política clara de trabalho em casa

O estabelecimento de uma política de home office refere-se à criação, por parte da empresa, de um documento com todas as informações indispensáveis para que se tenha performance em home office. Ou seja, é um guia para que os colaboradores que estão trabalhando de forma remota saibam exatamente o que fazer e o que não fazer.

Como exemplo, esse arquivo terá dados como os horários da jornada de trabalho, as penalidades em caso de descumprimento de normas, de que forma as equipes entregarão resultados e as ferramentas de comunicação que serão adotadas por todos. 

Incentive o bem-estar dos funcionários

Ainda que tenha inúmeras vantagens, o home office pode, eventualmente, gerar complicações que afetam o bem-estar dos colaboradores. Isso, consequentemente, prejudicará a performance deles.

Diante disso, uma das formas de uma empresa incentivar o bem-estar é reforçando a importância do descanso para evitar o cansaço extremo, tanto físico quanto mental, por meio do compartilhamento de informações.

Tal incentivo também pode ser feito com a criação de pequenas pausas ao longo do dia, a promoção do happy hour, seja virtual ou presencial, e a implementação de dinâmicas motivacionais.

Fomente a cultura de feedback

A cultura de feedback é outro elemento crucial para a performance em home office. Isso se dá devido ao pilar dessa medida: por meio do feedback, independentemente de ele ser negativo ou positivo, desde que feito de forma empática, constrói-se uma comunicação corporativa saudável entre os líderes e os colaboradores.

Por isso, o resultado direto de fomentar a cultura de feedback é o conserto de erros e o aprimoramento de acertos relativos aos processos empresariais, fazendo a organização ganhar maior produtividade no dia a dia corporativo.

Celebre as conquistas

De modo geral, celebrar as conquistas de outras pessoas junto a elas é uma atitude positiva, e isso não poderia ser diferente em empresas, sobretudo nas que adotam o home office. O aumento do bem-estar, da qualidade de vida e do espírito de equipe, por exemplo, são alguns dos benefícios de se fazer isso. 

Assim, em vez de esperar grandes conquistas para celebrar, é importante que a empresa busque também fazê-lo com as pequenas. Uma forma de realizar isso é por meio das confraternizações empresariais, nas quais os colaboradores, além de desenvolverem entrosamento, o que é ótimo quando se trabalha em home office, também conseguem incentivar uns aos outros.

Além dessa, outras maneiras de celebrar as conquistas são por meio de bonificações, vale-compras e publicações feitas em redes sociais.

Por que fazer uma boa gestão de tempo pode ajudar as equipes a aumentarem a performance no trabalho home office?

Homem utilizando um computador

Além das medidas que ajudam no ganho de performance em home office citadas anteriormente, é crucial falar sobre a gestão de tempo, que se trata do processo em que uma empresa, mediante priorização e organização, torna-se capaz de desenvolver todas as suas atividades de forma eficiente e ágil.

A importância de uma boa gestão de tempo relaciona-se aos benefícios que ela gera para uma organização, como a entrega de demandas no prazo ou até antes dele, e ao ganho de qualidade de vida, uma vez que os colaboradores não lidarão com o estresse de retrabalhos.

Nesse sentido, a listagem de demandas, sejam semanais, mensais e anuais, a criação de uma ordem de prioridades e a programação do expediente são algumas medidas para se gerenciar o tempo de forma promissora.

Conclusão

O home office, modelo de trabalho que vem sendo considerado “o novo normal” em relação ao modelo de trabalho presencial, é uma tendência empresarial que traz diversas inovações, desde as relacionadas à forma como os colaboradores desempenham as suas atribuições até a maneira como as organizações gerenciam o quadro de pessoal

Desse modo, mais do que entender os motivos pelos quais a performance no home office é vital para o sucesso de qualquer empresa, é preciso saber como, em termos práticos, é possível conquistá-la. Foram abordadas algumas maneiras de garantir essa conquista neste conteúdo, como a implementação da comunicação eficiente e a celebração de conquistas.

Junto a isso, também foi possível entender todas as razões pelas quais o desenvolvimento de uma boa gestão de tempo, que, naturalmente, já é indispensável para todo negócio, ganha ainda maior importância para aqueles que adotam o home office, quer façam isso de forma integral ou parcial.

Gostou do conteúdo? Conheça outros artigos relevantes sobre gestão empresarial e gestão de pessoas visitando o blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!