Entenda quais as vantagens e desvantagens do RH terceirizado, e veja quais serviços aderem ao modelo!

imagem de duas mulheres e um homem sentados em uma mesa conversando com outra mulher sentada do outro lado da mesa

A discussão do RH terceirizado é uma das questões mais complexas e importantes dentro da empresa. Esse é um ponto delicado, principalmente porque todos os procedimentos burocráticos, incluindo todos os aspectos, desde a contratação até o acompanhamento da carreira dos funcionários, são de responsabilidade da área de RH.

Nesse sentido, a terceirização de serviços de recursos humanos pode ser uma boa opção. Quando se dirige uma organização com tempo e recursos limitados, a última coisa que o empregador deseja é desviar o foco do objetivo principal de seu negócio, pelo contrário ele precisa fazer com que sua equipe esteja focada em realizar atividades que agreguem valor.

Especialmente quando se trata de funções burocráticas do departamento de RH, a terceirização pode reduzir a carga de trabalho de gerenciamento e liberar o tempo da equipe, permitindo que ela se concentre em seus objetivos de negócios.

Neste artigo, explicaremos como funciona a terceirização do RH e sua relação com o BPO de RH. Além de apresentar quais as principais funções e vantagens de um RH terceirizado. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Vamos lá! 

gestao de jornada e redução de custos

Terceirização do RH: como funciona?

O RH terceirizado tem o objetivo de apoiar as empresas e os gestores a conseguirem gerenciar o seu pessoal. Muitas vezes, os empregadores se deparam com conflitos no dia a dia, uma nova contratação ou a necessidade de se fazer um treinamento, entre outras questões que não se sabe nem por onde começar. 

Nesse momento, entra em jogo o trabalho da empresa terceirizada que consegue apoiar as empresas e os gestores. 

Através do RH terceirizado, é possível gerir os conflitos, planejar recrutamento e seleção, analisar o perfil comportamental mais adequado para as funções na empresa e trabalhar o endomarketing com a equipe dentro da organização. Além de organizar planos de carreira, folha de pagamento e questões de remuneração. 

Quando e por que a empresa deve optar pela terceirização?

imagem de uma mulher falando ao telefone

A terceirização surge como uma opção para economia de espaço e otimização das operações tornando-as mais flexíveis, além da redução de custos. Se a empresa for de pequeno ou médio porte, provavelmente esta será sua melhor opção.

No geral, serviços terceirizados significam menos custo e preocupação para o gestor, além de maior agilidade e eficiência. Se decidir terceirizar o RH, poderá desfrutar de serviços de melhor qualidade.

As empresas terceirizadas tendem a investir na formação e modernização de seus especialistas, bem como em tecnologia avançada para a condução de seus negócios. Porém, o melhor é que você só paga pelos serviços contratados enquanto eles são necessários.

RH terceirizado e BPO de RH são a mesma coisa?

O BPO de RH é basicamente essa terceirização do departamento de recursos humanos de uma organização. A sigla BPO é a abreviatura de Business Process Outsourcing, que significa: terceirização de processos de negócios. 

Por meio do BPO, a empresa entrega parte ou a totalidade de suas atividades a uma empresa terceirizada.

Com essa expertise da empresa de BPO, as atividades tornam-se mais efetivas, principalmente porque a empresa contratada estará totalmente focada nas solicitações,  terá uma equipe profissional e bem treinada, e permitirá que os funcionários da área se concentrem nas ações estratégicas, ao mesmo tempo em que reduz a burocracia, que ficará sobre responsabilidade dos parceiros BPO.

Quais as principais funções de um RH terceirizado?

imagem de um homem tocando em um holograma

O RH é responsável por tudo o que diz respeito à gestão de pessoas, ou seja, a satisfação e o entusiasmo dos funcionários pela empresa e como melhorar esse relacionamento. Mas também, é responsável pela parte burocrática como controle de ponto, admissão e demissão, entre outras atribuições.

Agora, entre essas funções, algumas são bastante comuns a terceirização. Confira os serviços prestados pela empresa terceirizada de recursos humanos e que auxiliam no controle do departamento.

Principais serviços do RH terceirizado

Folha de pagamento

O RH trabalha com o departamento de contabilidade para ajudar a controlar a folha de pagamento da empresa, verificar dados e garantir que todos recebam sua remuneração conforme acordado em contrato de trabalho.. 

Recrutamento e seleção de colaboradores

A empresa de recrutamento terceirizada comunica necessidades, descrições de cargos, habilidades exigidas e, em seguida, busca os melhores candidatos, incluindo contratações temporárias ou fixas.

Treinamento corporativo de equipes

Uma empresa terceirizada de recursos humanos pode ajudar o empregador a escolher os profissionais dos quais precisam participar desses treinamentos, além de organizar os programas e os locais para serem aplicados.

Gestão de benefícios

A terceirização de empresas de recursos humanos ajuda a criar, manter e inovar na escolha de benefícios estratégicos e diferenciados, tornando a empresa um local ideal para se trabalhar.

Avaliação de desempenho

O RH terceirizado é estratégico para colocar em prática a avaliação de desempenho. Nessas avaliações, a equipe pode determinar seu desenvolvimento, áreas de melhoria e como a empresa pode ajudar.

Plano de carreira

O planejamento de carreira é um fator a que os profissionais atribuem grande importância na hora de escolher trabalhar em uma empresa. Com uma equipe de recursos humanos dedicada, a empresa é capaz de formular políticas atraentes e alinhadas com a realidade dos negócios e continuar a aprimorá-las à medida que a empresa cresce.

Pesquisa de Clima

Uma empresa terceirizada de recursos humanos auxilia na aplicação e apresentação dos resultados da pesquisa de clima organizacional da empresa. A avaliação mostra como os colaboradores avaliam a empresa e as condições que ela oferece, além de abrir espaço para que os colaboradores expressem suas opiniões sobre melhorias de gestão.

Quais as vantagens de terceirizar o RH?

Organização dos custos

Desenvolver o departamento de recursos humanos de uma empresa do 0 requer muito investimento, mas principalmente atenção. Porém, nem sempre pode ser feito desde o princípio. Para que se possa conquistar lucros através dos resultados, o empregador deve desempenhar a função com assertividade. 

Ao contratar a terceirização de um serviço, o empregador poderá administrar melhor os custos da área de recursos humanos, pois sabe que a empresa contratada poderá utilizar o orçamento disponível de forma mais eficiente. Os resultados serão visíveis e mais seguros.

Especialização de serviços

A terceirização de recursos humanos também significa que os profissionais contratados terão expertise garantida. Os padrões de qualidade do serviço podem ser garantidos no momento do recrutamento e você pode evitar problemas de desempenho. 

Após uma adaptação de curto prazo ao novo ambiente, a equipe de terceirização será tão produtiva quanto a própria equipe da empresa.

Soluções em escalabilidade

À medida que uma empresa cresce ou tem planos de crescer, muitos de seus setores precisarão seguir o mesmo fluxo. A facilidade com que isso acontece é uma qualidade conhecida como escalabilidade. No geral, os serviços terceirizados são mais facilmente escaláveis, pois o empregador poderá solicitar uma extensão do seu contrato original.

Otimização de tempo

A equipe interna é formada por meio de contratação direta e tem como objetivo prestar o serviço final oferecido pela empresa. Ao decidir terceirizar o RH em sua organização, você otimiza significativamente o tempo gasto pela equipe interna nas atividades realizadas. 

Essa terceirização do RH fornece suporte especializado na criação da estrutura desse setor de maneira perfeita na empresa, minimizando a carga de trabalho dos funcionários para que possam se dedicar às tarefas que realmente importam para a companhiae geram mais lucro.

Diminuição de riscos

Um gerente que deixa de se preocupar com questões de gerenciamento de funcionários e de pessoal pode se concentrar em suas funções essenciais. Portanto, a produtividade é aumentada e as perdas causadas pelos riscos da atividade são minimizadas.

Além disso, questões que podem causar incômodos e gastos em ações judiciais futuras se não analisadas de acordo com a legislação, passam a ser resolvidas pela terceirização.

Redução de custos

A diminuição de custos desnecessários é o principal motivo que leva as empresas a terceirizarem o RH. O primeiro requisito a evitar é reduzir o custo de contratação e pagamento de funcionários.

Outra consequência direta da redução do passivo trabalhista é a redução na compra de máquinas e produtos. Já que se uma empresa contrata novos funcionários em uma determinada área, além de abrir espaço para o novo departamento, ela também precisa investir em computadores, mesas e material de escritório.

Além disso, se você estabelecer uma parceria com uma empresa especializada em recursos humanos, certamente haverão novos procedimentos que precisam ser internalizados para aumentar a produção e reduzir custos, para que a empresa seja mais competitiva no mercado.

Melhoria da eficiência 

Quando uma empresa carece de procedimentos padronizados e processos internos predefinidos, leva mais tempo para tomar decisões, resultando em oportunidades desperdiçadas, bem como perda de produção e tempo. Essa operação tem impacto nada positivo em todo o sistema da organização.

Esta terceirização de recursos humanos dá aos gestores a confiança de que podem contar com o apoio direto de especialistas experientes e qualificados que ajudarão a formular uma estratégia coerente para aproveitar ao máximo o conhecimento de cada funcionário e de cada setor da empresa, indicando saídas rápidas e já antecipando quaisquer problemas que surjam na rotina da organização.

E as desvantagens da terceirização? 

Mesmo que os profissionais de recursos humanos terceirizados contratados estejam à disposição da empresa, eles não respondem plenamente ao dono ou a empresa. A terceirização ainda tem algum controle sobre os métodos de serviço e impõe suas próprias restrições ao longo do tempo. 

Além disso, em alguns casos, a taxa de rotatividade da equipe de terceirização pode ser maior. Isso ocorre porque a contratada realoca profissionais, o que está além da capacidade da empresa que contratou o serviço. Deve-se notar também que as mudanças repentinas da empresa irão assustar muitas pessoas e causar insatisfação no público interno

Mas é preciso atenção na hora de contratar pessoas que estão fora do ambiente de trabalho da organização e ainda não foram selecionadas. Por isso, recomenda-se a utilização de softwares de proteção que restrinjam o acesso a determinados dados, podendo-se também adicionar cláusula de sigilo ao contrato de terceirização, estipulando multas e rescisão contratual.

Finalmente, quando a sua empresa contrata outra pessoa para executar funções que cabem a todo o departamento, ele acabará por transferir todo o controle de gestão. Portanto, é muito importante analisar os poderes e responsabilidades das empresas terceirizadas e seus efeitos diretos e indiretos na organização, afinal os padrões de procedimento serão diferentes.

Terceirizar ou Internalizar o RH: o que é melhor?

Escolher por terceirizar o RH é fundamental para empresas que precisam cortar custos e otimizar todos os espaços físicos do negócio. Assim, os gerentes podem exercer suas funções com segurança, sabendo que todos os procedimentos burocráticos da empresa são executados por uma equipe competente.

Mas ainda, ao escolher uma empresa terceirizada para o RH, o processo burocrático torna-se mais ágil, o que é um diferencial competitivo para a empresa. Esse RH terceirizado é mais adequado a pequenas e médias empresas, por exemplo, quando a empresa necessita se preparar para treinamentos ou iniciar um processo de recrutamento e seleção, é uma decisão acertada.

Vale ressaltar que, por se especializarem nesta área, as empresas de terceirização de RH disponibilizam serviços com alto nível de conhecimento  e fazem uso de diversas soluções técnicas para aprimorar suas atividades.

A opção por internalizar o RH é a escolha ideal para grandes empresas, principalmente pelo custo do departamento. Além do custo de implantação do departamento, os profissionais de RH também precisam de softwares que facilitem e agilizem os processos, bem como implantar grande parte das soluções técnicas burocráticas, como controle de ponto e preparação da folha de pagamento, para que possam realizar uma gestão de pessoas eficaz.

Conclusão

imagem de uma pessoa sentada em uma mesa escrevendo em uma folha

Ao longo deste artigo, nós explicamos como funciona a terceirização do RH e sua relação com BPO de RH, além de apresentar as principais funções de um RH terceirizado. Entendemos, também, quais as vantagens de terceirizar o RH e se é melhor internalizá-lo. 

Portanto, antes de contratar uma empresa para gerenciar a área de recursos humanos, é muito importante que você estude a terceirização, suas vantagens e, principalmente, as suas desvantagens. Além disso, compreenda a história da empresa terceirizada, busque depoimentos no mercado para encontrar a empresa ideal que irá agregar a sua gestão.

Não se esqueça que se o trabalho é feito internamente ou por meio de terceirização, é necessário primeiro encontrar uma equipe qualificada. Preste atenção aos procedimentos realizados e monitore o andamento das rotinas.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog.

banner como funciona o software de ponto mais completo
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima