Conheça o BPO RH e veja como ele pode ajudar o RH de sua empresa com resultados mais rápidos!

Ser competitivo no mercado é sinônimo de bons resultados. Contudo, se os processos da empresa não vão bem a empresa como um todo é afetada. Até por isso muitas companhias vêm apostando em BPO RH, BPO financeiro, BPO jurídico, entre outros. 

Na prática, o BPO é o processo de contratação de uma empresa terceirizada para assumir integralmente ou parcialmente alguma atividade ou área da companhia. 

Ao adotar um BPO, a empresa repassa parte de suas rotinas, burocráticas ou de gestão, para que essa empresa terceira, que conta com uma expertise maior e profissionais capacitados, libere o time interno para focar no core business da empresa. 

Dentro do departamento pessoal, por exemplo, o BPO RH vem sendo uma excelente alternativa para gerir todas as tarefas que envolvem a gestão dos funcionários – treinamento, gestão de plano de carreira, controle da folha de ponto e mais. 

Empresas que investem em BPO, segundo uma pesquisa da Delloite’s Global Outsourcing Survey, admitem uma melhora de até 58% na qualidade dos seus serviços, 38% na experiência do cliente e reduzem em até 21% o tempo de execução das tarefas. 

Sabendo desse papel importante que o BPO pode ter na rotina da empresa, esse artigo vai abordar: 

Boa leitura!

banner chega de utilizar mais de um sistema para fechamento

Qual é o significado de BPO?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing. Trata-se de um serviço de terceirização de determinado setor da empresa. Por meio do BPO, a companhia entrega de forma parcial ou integral suas atividades para uma empresa terceirizada. 

Com isso, a organização pode focar no seu core, nos processos estratégicos, e entrega a parte administrativa e burocrática para esse parceiro. 

Em contrapartida, essa empresa oferecerá um olhar diferenciado e mais técnico sobre os processos de quem a contratou, permitindo maior eficácia e rapidez na execução dos mesmos. 

O serviço de BPO contempla as mais diversas áreas e setores da empresa, como: BPO  financeiro, BPO jurídico, BPO RH e outros. 

Em 2020, o mercado de BPO, segundo o Grand View Research, faturou mais de US$ 237 bilhões. 

O que é BPO RH?

O BPO RH nada mais é do que a terceirização do setor de recursos humanos da empresa. Quando o BPO RH ocorre, a empresa parceira pode assumir tanto os processos de gestão de pessoas como as rotinas do departamento pessoal de uma forma geral. 

Devido a expertise das empresas BPO essas atividades passam a ser mais efetivas, principalmente porque a empresa contratada irá focar 100% no que lhe foi solicitado, com uma equipe especializada, composta por assistente BPO RH Jr e assistente BPO RH pleno.  

Liberando inclusive os colaboradores que trabalham no setor a focarem em ações estratégicas, deixando as burocráticas para a parceira BPO. Entre as atividades principais que uma empresa BPO RH pode assumir na empresa estão: 

  • Controle de folha; 
  • Processos de admissão; 
  • Gestão de treinamentos; 
  • Pesquisas de clima; 
  • Avaliação de desempenho; 
  • Construção de plano de carreira; 
  • Outros. 

Como que o BPO é aplicado em RH?

O BPO RH pode assumir diversos processos relacionados ao departamento pessoal. Desde rotinas burocráticas a questões relacionadas à gestão de pessoas. O BPO pode ser aplicado em:

Controle de folha de pagamento e benefícios 

O controle da folha e dos benefícios aparece como um dos principais processos dentro de uma empresa. Uma rotina que demanda tempo e muita atenção.

Afinal, é regido por muitos detalhes e regras que envolvem a legislação trabalhista. Um erro nesse processo pode gerar o pagamento de multas ou processos trabalhistas

Por isso, com o BPO RH a empresa abre mão dessa burocracia entregando-a para uma empresa especializada e com uma equipe com expertise nessa rotina. Evitando problemas na gestão da folha e até mesmo agilizando esse processo. 

Controle de ponto eletrônico

Ter um apoio no controle de ponto é essencial para que não haja erros no fechamento da folha de pagamento. Até por isso, automatizar esse processo com um BPO RH pode prevenir a empresa de erros neste sentido. 

Uma alternativa para contribuir com essa rotina é optar por uma plataforma completa de gestão e controle de ponto como a do PontoTel. Com essa plataforma a empresa poderá: 

  • Gerenciar a jornada do colaborador em tempo real;
  • Acabar com os erros no registro de pontos; 
  • Contar com um sistema antifraude com 5 medidas de segurança; 
  • Controlar faltas, atrasos e horas extras;
  • Realizar cálculos de maneira intuitiva e automática; 
  • Economizar em até 80% o tempo para o fechamento da folha; 

Todos esses benefícios contribuem para que o departamento pessoal consiga reduzir suas burocracias e foque em questões mais estratégicas, do core da empresa. Quer saber mais? Então, contate um dos especialistas do PontoTel através do formulário abaixo. 

controle de ponto pontotel

Elaboração de recrutamento e seleção de colaboradores

O processo de recrutamento é um dos que mais toma tempo das equipes envolvidas nele. Isso porque ele engloba a criação e divulgação da vaga, entrevistas, contratação e oficialização da admissão, com assinatura do contrato. 

Ao contar com o BPO RH a organização consegue entregar a essa empresa parceira sua demanda de contratação, e a companhia terceirizada assume boa parte das etapas burocráticas para entregar à contratante os melhores candidatos para assumir a vaga em questão.

Elaboração de plano de carreira e salários

imagem de uma mulher sentada de frente para um homem com outro homem em pé conversando olhando para um papel

O plano de carreira é um excelente fator motivacional e atração e retenção de talentos nas empresas. 

Isso ocorre, pois quando existe esse tipo de estratégia interna o colaborador sabe exatamente qual caminho deve percorrer na companhia para se desenvolver e evoluir profissionalmente, impactando inclusive num aumento de salário. 

Esse tipo de planejamento, ligado ao plano de carreira, no entanto, precisa ser atrativo e assertivo. Ao contar com o apoio do BPO RH o planejamento é personalizado e adaptado ao tamanho e perfil da empresa, adequando-se ao que a companhia necessita e pode oferecer. 

Pesquisa de clima organizacional 

De acordo com um levantamento da Universidade de Warwick, profissionais felizes na empresa são 12% mais produtivos. Mas como conseguir saber se o seu colaborador está feliz? Aplicando pesquisas de clima organizacional. 

Com elas os colaboradores podem sinalizar o que os deixariam mais felizes e o que menos agrada na rotina da organização. Baseada nessas informações, as empresas podem desenvolver estratégias para mudar esse cenário.

Um BPO RH pode contribuir não só para que a empresa crie e aplique a pesquisa de clima organizacional, mas oferece profissionais capacitados para analisar os dados e propor estratégias para aprimorar a gestão.

Programação de férias

Um erro na programação de férias e a empresa interfere completamente na produtividade da companhia. Se não há planejamento neste sentido, a empresa pode liberar um funcionário para as férias e sobrecarregar outros. 

Sem contar que se não houver essa previsão de saída, o trabalho executado pelo colaborador que está usufruindo do seu período de descanso pode ficar parado.

Com o BPO RH essa rotina é completamente alterada e as decisões são mais assertivas na programação de férias

Afinal, a empresa poderá ter, por meio das informações construídas pelo BPO RH, um controle em tempo real de quem precisa tirar férias, quem sairá mês a mês, para que assim seja possível planejar as saídas corretamente. 

Facilitando, assim, o remanejamento de funcionários e até servindo de base para novas contratações temporárias, se necessário. 

Quais as vantagens de se adotar o BPO RH?

imagem de uma pessoa apontando para um computador mostrando a tela de gráficos

O BPO RH pode ser um grande aliado da empresa, podendo potencializar a qualidade do trabalho, minimizando as chances de erro e tornando os processos mais rápidos e assertivos. 

Mas as vantagens não param por aí, conheça mais algumas a seguir. 

Redução dos custos

Para se ter o melhor em gestão, com estrutura de ponta, equipamentos, softwares, servidores e tecnologia a empresa precisaria investir altos valores. 

Ao contratar um BPO RH a companhia tem uma redução de custos neste sentido, pois a empresa terceirizada é quem precisará ter esse tipo de estrutura na sua rotina para oferecer o serviço. 

Além disso, o BPO RH conta com profissionais altamente capacitados, que com certeza teriam um alto salário caso fossem contratados pela empresa que fechou a parceria com o BPO. 

Só nesses dois pontos há uma grande economia para a empresa, que não precisa gastar valores exorbitantes, de estrutura física e de pessoal, para ter um serviço de qualidade, já que o BPO oferece tudo isso. 

Redução de erros

Com o BPO RH e o apoio de um time especializado há uma redução nas chances de erros. 

Já que a empresa contratante terá à disposição uma equipe que irá acompanhar as rotinas de perto para mudar rumos da companhia, se for necessário, além de propor estratégias para que a empresa tome decisões baseadas em dados e informações concretas.

Processos mais assertivos e ágeis 

Com o BPO RH, a empresa passa a contar com um time especializado que só toma decisões baseado na necessidade da empresa e nas possibilidades de atuação dela. Assim, os processos se tornam mais assertivos, evitando que haja retrabalhos. 

Aliás, sendo apoiada por um BPO a empresa contará com uma estrutura de ponta, oferecida pela empresa terceirizada, além de profissionais especializados. 

Com isso, as rotinas são otimizadas e as conclusões das atividades se tornam mais ágeis e eficazes, fazendo inclusive com que o departamento pessoal interno da empresa abra mão das burocracias e foque no core da companhia.

Resultados melhores

Contando com essa estrutura de ponta do BPO RH e, com a expertise dos profissionais da empresa terceirizada, os resultados tendem a ser uma consequência. 

Já que as tomadas de decisão da empresa que contratou o BPO serão mais estratégicas, rápidas e focadas sempre na qualidade e no crescimento da companhia, tendo como suporte as orientações da parceira. 

Quais são os cuidados que se deve ter ao adotar BPO em RH?

imagem de uma mulher sentada numa cadeira de frente para um notebook em cima de uma mesa

O BPO pode ser um grande parceiro da empresa na conquista de resultados e no seu crescimento, porém a escolha de um BPO RH exige da empresa atenção e cuidados, afinal a empresa terceirizada a ser contratada precisa agir nas principais necessidades da companhia. 

Por isso alguns dos cuidados que a empresa deve ter para adotar um BPO RH são:

  • Avaliar a reputação da empresa BPO no mercado; 
  • Pesquisar sobre os trabalhos que ela oferece; 
  • Comparar as necessidades da empresa com o que o BPO irá executar; 
  • Agendar reuniões com a futura parceira BPO para entender o serviço;
  • Pedir uma demonstração dos serviços;  
  • Avaliar a experiência de mercado da empresa BPO;
  • Comparar empresas que prestam o mesmo serviço. 

Conclusão

A busca por resultados faz parte da rotina de todas as empresas, neste artigo foi possível perceber quão importante é ter uma equipe qualificada para que a empresa possa crescer de forma assertiva. 

Nesse processo o BPO pode fazer pode ser um grande apoiador para que as tomadas de decisão sejam mais estratégicas.

Ao ter um apoio do BPO RH, a empresa pode abrir mão de grande parte das atividades burocráticas e entregar para que um time especializado gerencie esses processos. Assim, o setor interno de departamento pessoal pode cuidar e focar mais no core business da empresa. 

Evitando erros, proporcionando maior qualidade no trabalho e também gerando maior economia para a empresa no sentido de gastos com estrutura e pessoal, já que a empresa BPO oferece toda essa estrutura.

Como você pode ver, o BPO RH pode ter uma função decisiva para que a empresa se torne mais competitiva e cresça no mercado. Entretanto, é importante ressaltar que a escolha de um BPO RH deve seguir alguns passos, conforme citado anteriormente.

Pois, o BPO RH precisa oferecer um serviço de acordo com o que a empresa realmente necessita, se adequando ao dia a dia da companhia. Para que assim, sua atuação melhore os pontos fracos e potencialize os pontos fortes da empresa que contratou o serviço. 

Gostou deste artigo sobre BPO RH? Então, fique ligado em outros conteúdos como esse no blog do PontoTel.

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