Saiba a importância de uma boa gestão de saúde no home office e como incentivar essa prática entre os colaboradores
BLOG
Time Pontotel 29 de novembro de 2023 Gestão de Pessoas
Saiba a importância de uma boa gestão de saúde no home office e como incentivar essa prática entre os colaboradores
Aprenda sobre a importância da saúde no home office e veja estratégias para encorajar colaboradores a adotar hábitos saudáveis.
img of Saiba a importância de uma boa gestão de saúde no home office e como incentivar essa prática entre os colaboradores

O modelo de trabalho remoto se consolidou como uma realidade permanente em empresas de todo o mundo, especialmente após a pandemia de covid-19. Apesar dos inúmeros benefícios, esse formato de trabalho exige atenção para com os colaboradores, e, por isso, é importante que toda empresa adote boas práticas de saúde no home office. 

Uma gestão comprometida com o bem-estar de seus colaboradores deve estar sempre informada sobre como promover o cuidado com a saúde de sua equipe. Este artigo ajudará a entender o que é a saúde no home office e quais são as melhores práticas desse modelo, bem como trará dicas importantes. Veja quais serão os tópicos abordados:

Tenha uma boa leitura!

O que é a saúde no home office?

A saúde no home office refere-se a garantia do bem-estar físico e mental, assim como da qualidade de vida, de um funcionário que realiza suas atividades laborais a partir de sua residência, no modelo de trabalho remoto.  

Esse conceito reúne uma série de medidas que as empresas adotam em conjunto com seus colaboradores para que a experiência de trabalhar em casa seja saudável. Tais práticas incluem postura ergonômica adequada, garantia de pausas regulares, incentivo à prática de exercícios, benefícios como plano de saúde e outras atividades de promoção ao bem-estar. 

Qual a importância de trabalhar a saúde no home office?

O modelo de trabalho home office é bem aceito por boa parte dos trabalhadores devido aos seus inúmeros benefícios. Contudo, esse formato de trabalho possui algumas desvantagens que podem trazer malefícios à saúde do trabalhador, sendo importante que as empresas entendam como assegurar a saúde no trabalho remoto.

Problemas como ansiedade, depressão, dores no corpo, sedentarismo e doenças oculares podem ser evidenciados quando uma organização adota um modelo de trabalho home office que não segue boas práticas de saúde.

No entanto, quando uma empresa possui políticas claras de saúde no home office, todos os funcionários que trabalham nesse modelo conseguem aproveitar ao máximo os benefícios de trabalhar em casa, evitando qualquer tipo de problema. 

Quais são os desafios da saúde no home office?

Discutir sobre saúde no home office é importante, afinal, esse modelo de trabalho conta com questões que podem trazer problemas à saúde do colaborador. Situações como ergonomia inadequada, sedentarismo, fadiga visual e dificuldade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional tornam essa modalidade desafiadora. 

Entenda essas questões a seguir! 

Ergonomia inadequada

O conforto de estar em casa favorece a execução do trabalho com ergonomia inadequada. O colaborador pode utilizar um assento impróprio ou permanecer com postura desfavorável por muito tempo, ocasionando problemas como desconforto, lesões posturais, dor nas costas, desgaste físico e complicações de saúde a longo prazo.

Maior sedentarismo 

No modelo presencial, o trabalhador normalmente se desloca, através de diversos meios de transporte, para o trabalho. No home office, atividades de rotina como subir escadas e caminhar diminuem, reduzindo a movimentação diária do corpo. 

Fadiga visual

A fadiga visual é um problema que afeta com frequência quem passa muito tempo em frente às telas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC), consequência da fadiga visual, atinge aproximadamente 90% das pessoas que passam mais de 3 horas diante das telas.

Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, em parceria com a Grant Thornton Brasil, mostrou que apenas 29% dos participantes do estudo acreditavam conseguirem equilibrar demandas pessoais e profissionais no trabalho remoto. Essa pesquisa reflete a dificuldade em encontrar harmonia entre vida pessoal e trabalho no home office.

Quais os benefícios de uma boa saúde no home office?

Executar um plano de ação para melhorar a saúde no home office proporciona benefícios significativos para os colaboradores, que vão desde a redução do estresse e da ansiedade até a melhoria na qualidade de vida. Conheça essas vantagens a seguir!

Diminuição do estresse e da ansiedade

No Brasil, mais da metade dos trabalhadores relatou sofrer com ansiedade enquanto está no ambiente de trabalho, segundo dados da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Tal problema é um agravante para a redução de produtividade e o aumento da taxa de turnover na empresa.

Sendo assim, adotar práticas para um home office saudável pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade dos funcionários, garantindo mais sucesso para a empresa e bem-estar para os colaboradores.

Melhor qualidade de vida

A qualidade de vida é um aspecto importante para os trabalhadores. Ao investir em boas práticas de saúde no home office, é possível melhorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários. 

Além disso, tais medidas ajudam a melhorar o clima organizacional e aumentar a rentabilidade e a produtividade, conforme afirma estudos.

Como promover a saúde no home office na sua empresa?

No setor empresarial, há algumas medidas que contribuem para promover a saúde no home office. Essas políticas vão auxiliar os profissionais a terem mais flexibilidade e estabelecerem uma boa relação com corpo e mente. 

Confira essas ações com mais detalhes a seguir!

Fornecimento de plano de saúde

Oferecer um plano de saúde aos colaboradores que trabalham em home office é benéfico por garantir acesso a cuidados médicos essenciais e promover a tranquilidade em relação à saúde. Ao fazê-lo, as empresas demonstram compromisso com o bem-estar de seus funcionários, incentivando a satisfação no trabalho.

Flexibilidade de jornada

A flexibilidade da jornada é um dos benefícios preferidos dos trabalhadores, levando a satisfação e produtividade no trabalho, conforme mostrou uma pesquisa do LinkedIn. Por essa razão, adotar jornadas flexíveis no home office é uma ótima forma de garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários. 

Banco de horas

O banco de horas é um sistema que pode beneficiar muito quem trabalha em casa, ao proporcionar alta flexibilidade no agendamento dos horários de trabalho. 

Esse recurso permite que os colaboradores adaptem o próprio horário de trabalho às suas necessidades individuais, trazendo mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Aderir a um controle de ponto inteligente

Uma plataforma de controle de ponto inteligente, com o ponto digital, traz mais comodidade para os profissionais. Afinal, além de facilitar o controle e monitoramento das horas trabalhadas, com ela, os trabalhadores podem registrar com precisão suas jornadas de trabalho em dispositivos como notebook e celular, promovendo, assim, transparência e flexibilidade. 

Qual o melhor controle de ponto para promover a saúde no home office? 

É a Pontotel! Nossa plataforma de registro e controle de ponto traz mais autonomia, segurança e praticidade para todos os funcionários. Com disponibilidade online e offline, oferecemos múltiplas opções para bater o ponto, de forma rápida e intuitiva, além de facilitar a comunicação com a gestão e o RH.

Com a Pontotel, é possível acompanhar em tempo real todas as informações relacionadas à jornada de trabalho em um único ambiente. Além disso, ela se integra com outros softwares de RH e gera relatórios, proporcionando mais tranquilidade e facilidade para quem trabalha no modelo home office. 

Agende uma conversa com especialista preenchendo o formulário abaixo e descubra como nossas funcionalidades podem tornar o home office da sua empresa mais dinâmico, prático e saudável diariamente.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Qual o papel do RH na promoção de uma boa saúde no home office?

O setor de recursos humanos tem um papel importante na promoção de uma boa saúde no home office. 

Algumas medidas, como avisos de horas extras excessivas, benefícios de apoio psicológico e emocional, oferta de plano de saúde e comunicações relacionadas à prevenção de doenças e ao autocuidado, podem ser inclusas na rotina de práticas de boa saúde no home office.

Além disso, anualmente acontecem campanhas de conscientização relacionadas à saúde, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, que discutem, respectivamente, sobre prevenção ao suicídio e ao câncer de mama. Logo, o RH pode enviar comunicados e realizar atividades online para debater sobre esses assuntos. 

Conclusão

A partir deste artigo, foi possível compreender que, apesar de o home office ser um modelo benéfico e preferido pelos trabalhadores, ele pode trazer malefícios à saúde, e, por isso, cabe às empresas adotarem medidas para garantir o bem-estar dos seus funcionários. 

Assegurar a saúde e a qualidade de vida dos funcionários é fundamental para manter a produtividade, a motivação e a satisfação no trabalho, elementos essenciais para o sucesso e a longevidade de qualquer empresa.

Com as dicas apresentadas neste texto, certamente sua empresa estará mais preparada para aplicar boas práticas de saúde e bem-estar no home office. 

Gostou deste texto? Então, continue acessando o blog Pontotel e se atualize diariamente com conteúdos valiosos sobre o setor corporativo! 

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!