O que é senioridade? Veja a importância de promover desenvolvimento e retenção desses profissionais!
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Time Pontotel 11 de dezembro de 2023 Controle de ponto
O que é senioridade? Veja a importância de promover desenvolvimento e retenção desses profissionais!
O que é senioridade no trabalho? Saiba o que quer dizer sênior e qual a importância desse tipo de profissional para o sucesso do seu negócio.
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A carreira profissional é diferente para cada pessoa, mas, de maneira geral, todos começam ocupando cargos com menores exigências e responsabilidades até atingirem a senioridade, que exige do trabalhador um alto nível de conhecimento, técnica e experiência.

A senioridade não é apenas sinônimo de um profissional com mais idade. Ela está relacionada muito mais com a bagagem adquirida durante a carreira do que com a faixa etária em si.

Entretanto, quem acabou de entrar no mercado de trabalho costuma ter muitas dúvidas sobre o que significa senioridade e o que é preciso fazer para conquistar um cargo desse nível. Este artigo explicará os principais detalhes sobre a senioridade. Nele, você lerá:

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é senioridade?

Cinco funcionários observando um notebook

Antes de falar sobre senioridade no mercado de trabalho e sobre como as empresas enxergam este profissional, é necessário entender o significado da palavra de forma geral. 

De acordo com o dicionário Michaelis sênior ou senioridade significa: 

“Que ou aquele que é o mais velho em relação a outro, que tem mais idade. Que ou aquele que é o mais antigo e experiente em determinada área ou profissão; que começou há muito tempo em uma empresa ou em seu ramo profissional.”

Logo, pode-se analisar que, fora de um contexto corporativo, a senioridade está ligada à idade da pessoa, que já é mais velha e, por isso, tem mais experiência de vida. Mas, no ambiente de trabalho, o conceito pode ser um pouco mais complexo, como será abordado a seguir.

O que é senioridade profissional?

De forma geral, a senioridade profissional é a condição em que um trabalhador já possui competências e habilidades suficientes para realizar o trabalho exigido sem que haja a necessidade de acompanhamento constante de um gestor. 

Justamente por não haver uma definição precisa do que é senioridade profissional, é bastante provável que você tenha encontrado profissionais jovens, com menos de 30 anos, ocupando cargos de nível sênior nas empresas. 

Para alguns, existe uma certa precocidade em trabalhadores que possuem essas funções sem ter uma idade mais avançada, pois passa uma impressão de falta de experiência. 

Porém, é importante destacar que a senioridade profissional está relacionada ao tempo de experiência do profissional dentro de uma determinada função. Não existe um prazo certo, mas algumas companhias entendem que, para se tornar um profissional sênior, o trabalhador precisa estar em uma mesma área de atuação por pelo menos seis anos. 

Sendo assim, é possível definir que um profissional sênior é uma pessoa que possui uma trajetória mais robusta na função que exerce, com muitos anos de experiência, e que tem muito conhecimento sobre o setor em que atua e as responsabilidades do cargo.

Quais são os desafios da senioridade nas organizações?

A senioridade dos profissionais costuma ser um tema que traz bastantes desafios para as empresas, porque pode impactar diretamente o clima organizacional, a motivação dos colaboradores e, consequentemente, causar a queda na produtividade e nos resultados do negócio. 

Isso pode acontecer porque não há uma definição ideal de quando um profissional está pronto para assumir uma cadeira sênior dentro das organizações. Inclusive, não é incomum encontrar colaboradores descontentes em cargos júnior ou pleno, alegando que suas entregas e postura são de um profissional sênior. 

Por isso, é primordial que os gestores estejam atentos às competências de seus liderados, para que não haja injustiças na escolha de um ou outro profissional para ocupar uma vaga que exige senioridade. 

Outro ponto delicado sobre o tema dentro das empresas é que, muitas vezes, há um cargo sênior disponível e a organização contrata um profissional externo em vez de valorizar os atuais colaboradores da empresa. 

É claro que cada situação é particular, e é possível que não haja nenhum trabalhador no quadro de funcionários que tenha as habilidades exigidas para ocupar uma cadeira sênior, porém, esse é um desafio que o departamento de recursos humanos das empresas enfrenta constantemente. 

Além disso, os profissionais com senioridade são mais caros para o negócio, já que a remuneração deste colaborador precisa refletir o nível de responsabilidade concedida ao profissional. Por esse motivo, muitas empresas acabam enfrentando dilemas sobre quando é essencial investir em um colaborador sênior ou não.

Quais as vantagens de considerar a contratação de profissionais sênior nas empresas?

Não há dúvidas de que profissionais mais bem preparados e capacitados, normalmente, entregam melhores resultados para as empresas, auxiliando não só no cumprimento do planejamento, mas também na construção da estratégia de negócio

Além de melhor qualidade no trabalho e postura mais madura, a senioridade do profissional traz outros benefícios para as empresas, como os elencados a seguir:

Apoio aos profissionais menos experientes

Um dos pontos principais de contar com um profissional sênior nas equipes é que ele será responsável por passar conhecimento para colaboradores com menos experiência. 

Isso porque uma das formas mais efetivas de se ensinar os profissionais menos experientes é por meio de exemplos, e colaboradores sênior são ótimos modelos para os mais juniores. Entre as funções esperadas de um colaborador com escopo de senioridade estão a orientação e o suporte para funcionários juniores, plenos, e até estagiários e trainees

Adicionalmente, a troca de experiências e pontos de vistas de diferentes, muitas vezes até entre gerações, pode ser um ponto positivo para a construção de novas ideias e realização das atividades rotineiras. 

Agilidade nas tomadas de decisões

O profissional sênior também costuma ser mais ágil para tomar as decisões importantes para o negócio, já que possui bagagem e experiência de carreira mais consolidada e com maior background

As vivências anteriores, sejam na mesma empresa, sejam em outras organizações, permitem que o colaborador consiga ter um olhar mais amplo e profundo sobre cada situação, para decidir como agir. 

Para o negócio, isso significa que a equipe está melhor amparada em ocasiões nas quais a agilidade pode ser um diferencial para o resultado da ação. 

Contribuição para transmissão de conhecimentos

Não são só os profissionais com menos experiência que ganham com a transmissão de conhecimento. A senioridade de um colaborador também é vantagem para a empresa, que pode aproveitar habilidades, competências e conhecimento de mercado desses colaboradores que conhecem profundamente o mercado em que estão inseridos. 

Com isso, o negócio pode ganhar novos clientes e contratos por meio das relações interpessoais e bagagem do profissional sênior. 

Capacidade de resiliência, em comparação com as novas gerações

A experiência no mercado de trabalho e a convivência ao longo dos anos com diferentes perfis de profissionais faz com que a senioridade tenha profissionais mais resilientes. Desta forma, eles têm capacidade maior de se adaptarem a situações adversas. Até por isso, resolvem conflitos com mais facilidade e conseguem manter o foco na resolução do problema, sem se dispersarem com ocorrências. 

Como é possível perceber, a senioridade traz muitas vantagens para as empresas, pois profissionais mais experientes tendem a fazer um trabalho mais assertivo e estratégico, ficando para cargos juniores as tarefas menos complexas, mas igualmente importantes para o sucesso do negócio.

Como promover desenvolvimento e retenção desses profissionais?

Cinco pessoas observando a apresentação de uma mulher de meia idade

Desenvolver profissionais para chegar à senioridade não é tarefa fácil. O gestor precisa estar próximo aos colaboradores que chegam à empresa em níveis mais baixos, como júnior e pleno, e identificar nesses talentos quais possuem mais potencial para crescer dentro da companhia. 

Cada trabalhador tem uma postura e tempo de aprendizado, por isso, não leve apenas em consideração os anos de experiência de um profissional no momento de traçar a estratégia de desenvolvimento e o plano de carreira dele. Entenda quais são as necessidades de cada um deles, seus pontos fortes e os de melhoria. 

Como já citado, é importante que os profissionais que estejam no caminho da senioridade sejam acompanhados de perto por colaboradores mais maduros, mas, ao mesmo tempo, tenham autonomia para realizar as tarefas e adquirir confiança. 

Mais desafiador do que desenvolver profissionais para a senioridade é reter na empresa os colaboradores que já estão em um nível sênior. Justamente por serem mais experientes, são trabalhadores valorizados no mercado de trabalho e, dependendo do segmento de atuação, frequentemente abordados por recrutados.

Logo, é muito importante que a empresa demonstre os planos para a carreira deste profissional, por exemplo, se há chances de que ele assuma cargos de liderança ou especialista, reconhecê-lo por meio de premiações ou benefícios, remunerá-lo de acordo ou melhor que o restante do mercado, entre outras ações de valorização. 

Resumidamente, é essencial que esse colaborador tenha uma sensação de pertencimento e identificação com a organização.

Qual a diferença entre cargos de nível júnior, pleno e sênior?

Durante este artigo, foram abordados  algumas vezes os termos júnior, pleno e sênior. Mas, qual é exatamente a diferença entre eles? Veja abaixo:

  • Nível Júnior —  Normalmente, são profissionais recém-formados, seja no ensino superior, seja em cursos técnicos. Entretanto, um colaborador júnior também pode ser aquele que já está formado há algum tempo, porém não havia atuado na área de formação ou está em transição de carreira. Os profissionais em cargo júnior costumam assumir tarefas de baixa complexidade.
  • Nível pleno —  São colaboradores que já possuem uma trajetória naquela área de atuação e, por isso, têm conhecimento para exercer atividades mais complexas e que exigem um pouco mais de maturidade profissional. Quando falamos em tempo, são profissionais que já são formados há alguns anos.
  • Nível sênior Esse colaborador já atingiu a maturidade profissional, adquirida com anos de experiência no mercado de trabalho. Assumem atividades de alta complexidade, geralmente colaborando também com o olhar estratégico, e não apenas operacional. 

Ao atingir a senioridade, é comum que os profissionais migrem posteriormente para um cargo de liderança. Entretanto, o mercado tem percebido que nem todos os trabalhadores possuem habilidades ou vontade de serem líderes, e os especialistas, profissionais ainda mais maduros e com expertise em uma área, têm ganhado espaço nas empresas, abrindo novas portas para quem já é sênior.

Como definir a senioridade de um profissional?

Normalmente, o tempo de casa é um dos fatores utilizados pela gestão para definir a senioridade de um colaborador. Mas existe um desafio muito grande para entender como constatar que um profissional externo está preparado para assumir uma função sênior. 

Isso ocorre porque não é só o tempo de carreira que determina quem está pronto ou não. Diversos fatores precisam ser analisados, por exemplo, durante a trajetória, o profissional esteve sempre com as mesmas responsabilidades ou transitou em áreas diferentes que exigem competências distintas?

Além disso, quem está fazendo o recrutamento e seleção ou a realocação de cadeiras na empresa precisa ainda entender se aquele talento tem entregas que justifiquem uma promoção para um nível mais alto. 

Por isso, a definição de senioridade dependerá das necessidades de cada empresa e função, não sendo possível determinar com exatidão o que faz um profissional atingir o nível sênior.

Conclusão

Três pessoas discutindo um relatório

Muito mais do que um cargo, a senioridade é um nível de maturidade profissional atingida pelos trabalhadores. Estar em uma função sênior significa que aquele colaborador possui competência para assumir grandes responsabilidades e colaborar estrategicamente com os objetivos do negócio.

O tempo e a trajetória de carreira são considerados para definir quando um profissional está pronto para assumir um cargo com nível sênior, porém, também é preciso analisar se o trabalhador tem a postura esperada, por exemplo, com tomadas de decisão ágeis e capacidade de adaptação. 

Valorizar esse colaborador na empresa é muito importante para o sucesso do negócio, pois ele é responsável pela execução das tarefas mais complexas, e ainda pela formação e pelo desenvolvimento dos mais jovens.

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