Tenha colaboradores com background profissional dentro da sua empresa!
BLOG
Time Pontotel 7 de outubro de 2022 Departamento Pessoal
A vantagem de ter colaboradores com background profissional, como encontrá-los ou incentivar dentro da sua empresa
Colaboradores com background profissional podem colaborar — e muito! — com o seu negócio. Saiba como neste artigo!
img of A vantagem de ter colaboradores com background profissional, como encontrá-los ou incentivar dentro da sua empresa

A palavra “background” pode assumir vários significados, dependendo do contexto em que está inserida. No mundo corporativo, falar que alguém tem “background profissional” significa que essa pessoa conta com um “plano de fundo” e com experiência acumulada.

Num mercado cada vez mais competitivo, ter um background profissional é essencial para se destacar dentro dos processos de recrutamento, seleção e até promoções e garantir boas oportunidades. 

Para entender como um profissional com background pode contribuir para a melhoria da equipe que você possui e, como consequência, a qualidade do seu negócio, leia este artigo até o final.

Ele foi dividido em alguns tópicos para melhor entendimento. São eles:

Boa leitura!

controle de jornada digital e gestao de pessoas

O que é background profissional?

Uma mulher sorrindo

Background é uma palavra da língua inglesa que significa “fundo” ou “plano de fundo”. Ao passar o sentido para outros contextos, a palavra pode significar experiência, passado, antecedentes. Ou seja, tudo aquilo que ficou para trás, mas que ainda pode ser visto ou acessado.

No contexto corporativo, falamos que alguém tem background quando possui certas vivências importantes para o desempenho de seu próprio trabalho, com experiências antigas que o ajudam a resolver problemas atuais. E tudo isso significa background profissional.

Por exemplo, é comum de se ouvir, de maneira positiva, que uma pessoa é “formada em comunicação, mas tem bom background para atuar em marketing”, ou ainda “seus muitos anos de experiência deram a ela um bom background para o sucesso deste trabalho”.

Ter profissionais com bons e valiosos backgrounds na sua empresa pode trazer muitas vantagens. São os ganhos vindos da experiência e da expertise individual.

Vantagens de ter um profissional com background na sua empresa

Entre várias vantagens de ter um profissional com background, está o fato de que ele, geralmente, tem mais maturidade para lidar com desafios e projetos. Afinal, o “plano de fundo” que ele tem é um conjunto rico de aprendizados e vivências.

Alguém com background também é capaz de elevar a empresa a outro nível, devido à experiência que ele acumula. Continue lendo para conferir outras vantagens.

Aumento na qualidade da equipe

O profissional com background pode ensinar outros membros da equipe, colaborar para o crescimento mútuo e emprestar um pouco da própria especialização sobre o assunto ao negócio.

Em uma equipe cheia de jovens inovadores, por exemplo, o profissional com background pode ajudar a viabilizar projetos, mostrar a realidade, trazer informações sobre como o mercado funciona etc.

A inteligência coletiva, conceito do filósofo Pierre Lévy, também é fortificada neste contexto, já que há alguém apto a contribuir com a aprendizagem de todos os membros. A empresa só ganha e acumula capital intelectual.

Vantagem competitiva

Dentro das empresas, as experiências de um profissional  podem ser aproveitadas como uma vantagem competitiva importante. Um profissional com background, por exemplo, tem networking forte, bons vínculos e informações que impactam diretamente no negócio que você possui.

Manter um profissional com background em sua empresa é estabelecer uma posição diante dos concorrentes que você tem, e é uma vantagem para destacar seu negócio em um mercado tão amplo e competitivo.

Colaboradores atualizados com o mercado

Um colaborador com muita experiência prévia, ou seja, background profissional, é capaz de furar a “bolha” do convívio de uma empresa, em que todos estão acostumados a fazer as coisas de um certo jeito, sendo que esse jeito habitual nem sempre é a melhor prática de mercado.

Quando este profissional chega com essa nova experiência, advinda de outras vivências, de livros que ele lê ou workshops que ele frequenta, ele está atualizado, e, com isso, atualiza toda a equipe junto.

Melhoria em solucionar de problemas

Um indivíduo com background profissional já tem uma noção do caminho que deve ser percorrido para se alcançar um objetivo ou solucionar um problema.

Por isso, o background proporciona que as soluções para alguns problemas sejam mais efetivas, rápidas e consistentes. Este profissional também pode orientar equipes, pois tem vivências suficientes para esta atividade.

Disposição de profissionais com know-how

Conforme abordado neste artigo, os profissionais que possuem background possuem muito conhecimento acumulado, estudos e outras experiências profissionais. Eles são muito benéficos a empresas, pois agregam em diversas atividades.

Equipes fortes não são compostas somente da mescla de diversos perfis de profissionais, como também do fato de poder contar com a maturidade e o conhecimento de alguns de seus membros.

Como encontrar colaboradores com background profissional?

Os profissionais com bastante vivência, que é o que background profissional significa, são raros e muito valorizados. Por isso, para encontrá-los, retê-los e contratá-los, é necessário um esforço extra.

É preciso também, antes de tudo, que haja na empresa a valorização deste profissional, que geralmente também têm melhores salários, prezam por melhores benefícios e estão em busca das melhores condições de trabalho.

Contratar headhunters, empresas de profissionais que realizam busca ativa ou acionar sua própria rede de contatos mais sênior podem ser caminhos para chegar aos profissionais que possuem “plano de fundos” valioso.

Como o RH pode ajudar o colaborador a ter um background profissional?

Quatro colaboradores conversando

Para ter um funcionário com bagagem e background profissional em um negócio, não é preciso necessariamente olhar para fora. É possível que o setor de RH capaciter os profissionais que já estão na empresa, e oferecer a eles chances de acumularem conhecimento.

Oferecer cursos, promover encontros com pessoas da área e realizar mentorias profissionais estão entre as ações que podem promover o conhecimento e criar o background profissional para a construção de um trabalho consistente.

Ajude na geração de networking

Apresente pessoas, compartilhe contatos e promova boas conversas entre os profissionais. Todos podem aprender muito nesse contato, podendo trazer novas ideias e resultados a partir de uma rede profissional bem estabelecida.

Incentive o colaborador a participar de eventos na própria área

Eventos na própria área são uma excelente oportunidade de conhecer outros modelos de negócio, formas de trabalhar, e se conectar com pessoas. É uma ótima maneira de montar um network valioso e vivenciar experiências que serão usadas durante a vida profissional.

Por isso, incentive o colaborador a participar de eventos, palestras e feiras importantes, pois, além de tantos pontos positivos, esses acontecimentos são responsáveis também por mostrar tendências.

Fomente qualificações e conhecimento

Incentive que seus colaboradores frequentem cursos ou tenham a iniciativa de realizar uma pós-graduação ou uma graduação. Assim, ao estar inserido numa cultura de aprendizagem, é possível adquirir ensinamentos e buscar atualização.

Outra atividade que também traz bastante background a profissionais é a aprendizagem de línguas estrangeiras. Elas possibilitam o contato com novas culturas e o entendimento de conteúdos que são importantes para a formação de um colaborador.

Promova mentorias profissionais

Mentorias, dentro de uma organização, também são importantes, e devem ser incluídas nas ações que buscam oferecer vivências, ensinamentos e experiência aos profissionais.

Aprender com aqueles que detém o conhecimento e que podem orientar sobre pontos de melhoria é um privilégio. Com o trabalho de mentoria, é possível lapidar competências e criar profissionais com backgrounds valiosos para sua empresa.

Pratique o aprendizado contínuo na sua empresa

O lifelong learning, também conhecido como conhecimento contínuo, é uma prática importante para quem deseja investir no capital intelectual de uma empresa. O mundo muda constantemente, e os conceitos devem ser sempre atualizados.

Cabe à empresa incentivar que seus colaboradores estejam sempre abertos ao novo, aprendendo um pouco mais a cada dia e acumulando conhecimento sobre a vida e, principalmente, sobre sua área de atuação profissional.

Conclusão

O background profissional é um dos aspectos mais importantes quando se fala em pessoas dentro de uma instituição. São essas vivências que, acumuladas, ajudam a trazer resultados, inovações e novas perspectivas.

Neste artigo, ficou claro que investir em profissionais que possuam este “plano de fundo” ou possibilitar que colaboradores criem os seus, é apostar no futuro da empresa e no fortalecimento do capital intelectual que ela possui.

São esses os profissionais que irão elevar o nível de sua equipe e orientá-la. Eles são capazes de aumentar a qualidade dessa equipe e a eficácia das decisões que forem tomadas, já que possuem experiência suficiente para analisar situações.

Este artigo foi útil para você? Caso tenha sido, que tal visitar o blog PontoTel? Lá é possível encontrar vários materiais sobre assuntos do mundo corporativo que poderão ajudar na gestão de pessoas da sua empresa. Confira!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO