Social learning: como funciona essa metodologia que incentiva a troca de experiência entre os colaboradores?
BLOG
Time Pontotel 29 de maio de 2023 Controle de ponto
Social learning: como funciona essa metodologia que incentiva a troca de experiência entre os colaboradores?
Entenda tudo sobre o social learning: o que é, suas vantagens, por que esse método ajuda a potencializar a educação corporativa e como aplicar na sua empresa.
Imagem de Social learning: como funciona essa metodologia que incentiva a troca de experiência entre os colaboradores?

No cenário empresarial, a educação corporativa à distância já é uma realidade. A prática ganhou ainda mais força durante a pandemia e, assim, conseguiu se consolidar. Agora, a tendência do mercado é descobrir como potencializar esse meio de ensino, e o social learning é uma das metodologias usadas para atingir tal objetivo.

O social learning é uma teoria behaviorista que está sendo aplicada no e-learning para otimizar o conhecimento dos colaboradores durante o processo de aprendizagem. O método tem se mostrado bastante eficaz e trazido vantagens não só para a educação corporativa do negócio, como também para toda a empresa.

Quer entender melhor o que é o social learning e por que esse método ajuda a otimizar a educação corporativa? Continue a leitura deste artigo. Confira a seguir quais serão os tópicos abordados no decorrer do texto:

Aproveite a leitura!

controle jornada home office

O que é social learning?

Mulher segurando um tablet enquanto um homem observa

O social learning é uma teoria comportamental apresentada pelo psicólogo Albert Bandura nos anos 1970 que afirma que os seres humanos aprendem observando outros indivíduos. Albert acreditava que novos comportamentos eram aprendidos quando as pessoas viam e observavam o comportamento de terceiros. Os pilares desse método são a troca e a colaboração. 

Segundo a teoria, é a possibilidade de futuras interações sociais que impulsiona a curiosidade e a vontade de aprender nas pessoas. Além disso, o social learning declara que o processo de aprendizagem também acontece quando os aprendizes ensinam uns aos outros. Ou seja, tudo se pauta na ideia de que a criação de significado é um comportamento e um processo cognitivo que ocorre em ambientes sociais.

Essa teoria serviu como base para o design de muitas técnicas de ensino das escolas, como os grupos de estudos, a prática de fazer trabalhos em dupla, o método de pergunta e resposta utilizado pelos professores, o costume de pedir para os alunos repetirem frases em voz alta, entre outras. 

Longe de ser algo novo, o social learning ganhou atualmente uma nova função com os avanços do ensino eletrônico: a de tornar o processo de aprendizagem mais estimulante no ambiente virtual. O que, no meio empresarial, está impactando a forma como as organizações adotam a educação corporativa.

Agora, o desafio da educação nas empresas é se apropriar dos conhecimentos da teoria behaviorista para aplicar mudanças no e-learning que permitam maiores interações sociais entre os funcionários nas plataformas digitais. O objetivo é fazer com que os colaboradores se envolvam mais com os conteúdos e produzam outros conhecimentos a partir da interação com outros.

Como funciona o social learning?

Essa metodologia funciona a partir da ideia de que, quando os indivíduos trocam conhecimentos e experiências baseados nos seus próprios pontos de vista, eles produzem novos conhecimentos por conta do encontro de seus repertórios individuais. No contexto do e-learning, o social learning funciona aplicando meios e técnicas no ensino digital que possibilitem a interação entre participantes. 

Por exemplo, quando uma empresa disponibiliza um curso e abre fóruns de discussão para que os assuntos discutidos no módulo sejam debatidos entre os colaboradores, ela está usando uma técnica de social learning. 

O mesmo acontece quando são realizadas palestras online e a empresa escolhe plataformas que ofereçam a ferramenta de chat simultâneo. Assim, os funcionários podem interagir e trocar ideias com o palestrante e entre si. 

Isso significa que qualquer ação educativa que promova a interação entre colaboradores da empresa pode ser considerada uma técnica de social learning. Logo, chats simultâneos em palestras ao vivo, comentários abertos em videoaulas gravadas e abertura de canais para compartilhamento de materiais podem ser consideradas táticas dessa metodologia.

Qual a importância de implementar o social learning na educação corporativa?

O social learning otimiza a educação corporativa porque torna a aprendizagem mais proveitosa ao estimular a participação do colaborador. Em outras palavras, este método ajuda a tornar a aprendizagem significativa para os funcionários. 

O psicólogo David Paul Ausubel afirma que a aprendizagem significativa é um processo em que conhecimentos prévios e conhecimentos novos interagem, de maneira não literal e não arbitrária. O conteúdo aprendido ganha significado para o aprendiz devido ao conhecimento que ele já possui, conhecido como ideia-âncora.

É justamente essa a importância do social learning para a educação: o método ajuda a tornar a aprendizagem significativa por meio das interações sociais. 

Antes, é preciso entender o contexto geral. A pandemia impulsionou uma grande onda de digitalização dos processos no mundo. Várias empresas passaram a funcionar em regime home office mesmo depois do fim do período pandêmico. 

Com a educação corporativa, não foi diferente. Se antes já era comum a prática de colaboradores realizarem capacitações à distância, por conta da flexibilização de horários, agora essa é uma realidade ainda mais concreta. 

Entretanto, uma das grandes questões da educação corporativa online era como engajar os colaboradores com o conteúdo. Pois, ainda que o aproveitamento do conteúdo possa ser significativo no ambiente digital, as interações humanas faziam falta. 

Aprender isoladamente em frente a um computador tem seus impactos negativos no ensino, afinal, não é um método tão estimulante. Com isso, os colaboradores não consomem os conteúdos de maneira proveitosa, pois não têm incentivo para tal, e, assim, fixam menos informações do que o esperado. 

Desse modo, o social learning aplicado ao e-learning veio para superar esse desafio da educação corporativa online, proporcionando as interações que faltavam e trazendo os funcionários para o centro do ensino ao incentivá-los a participar ativamente da aprendizagem. 

Isso porque é mais animador para um colaborador estudar um assunto que vá ser destrinchado entre seus colegas de trabalho e do qual ele possa participar oferecendo sua opinião e ponto de vista, como um agente ativo da produção de conhecimento.

controle de jornada digital e gestao de pessoas

Vantagens de implementar o social learning nas empresas

Quatro pessoas conversando sentadas

As vantagens de implementar o social learning nas empresas vão além de potencializar o aproveitamento do conteúdo da educação corporativa. Por meio da adoção deste método, é possível impulsionar mais trocas entre os funcionários, fazer com que eles conversem entre si e criem redes de relacionamento. Isso é essencial para a sinergia da equipe. 

Confira a seguir outros benefícios de aplicar o social learning na cultura organizacional da empresa: 

Ajuda no processo de tomada de decisões

A troca de vivências e a assimilação de novos conhecimentos a partir destas faz com que os colaboradores entendam as consequências de determinadas escolhas, mesmo que não tenham necessariamente passado pela situação prática, apenas observando as experiências de terceiros. 

Esse processo ajuda muito na tomada de decisões, pois o funcionário não precisa cometer a falha para saber como falhar, nem ter acertado para saber como acertar. 

Além disso, ao estimular a participação dos colaboradores na aprendizagem por meio de discussões em fóruns, etc., o social learning ajuda a desenvolver a autonomia dos funcionários, o que também facilita o processo de tomada de decisões. 

Colaboradores mais capacitados

Por melhorar a apreensão dos conteúdos e permitir a produção de novos conhecimentos, essa metodologia potencializa a capacitação dos colaboradores durante os treinamentos e as ações de educação corporativa. 

Estimula o engajamento

Outro ponto importante é que o social learning consegue estimular muito o engajamento dos colaboradores com os treinamentos e as capacitações. Isso porque ele promove interações dos funcionários com seus colegas de trabalho e traz esses colaboradores para o foco do ensino, dando a oportunidade de que eles sejam protagonistas na produção de conhecimento. 

Evidentemente, fatores como o FOMO (Fear Of Missing Out ou “medo de ficar de fora”) e o reconhecimento social e profissional que ser um agente ativo na produção de conhecimento gera no ambiente de trabalho fazem com que os colaboradores engajem mais quando há interações sociais com colegas de profissão.

É importante lembrar que funcionários engajados convertem-se em resultados positivos para a empresa. 

Promove uma cultura de aprendizado

Por fim, tornar a educação corporativa estimulante com métodos como o social learning ajuda a empresa a promover uma cultura de aprendizado no negócio.

Isso porque, uma vez que os colaboradores estão mais engajados com os treinamentos e as capacitações, eles têm mais vontade de aprender, mais curiosidade e o hábito de estar sempre atrás de novos e maiores aprendizados.

Como implementar o social learning na sua empresa?

O primeiro passo para implementar o social learning na sua empresa é escolher a plataforma de ensino que seja melhor e mais flexível para os seus funcionários. Melhor no sentido de que precisa ser intuitiva, para que seus colaboradores tenham autonomia dentro dela, e flexível, para que os mediadores de conteúdo possam adicionar as ferramentas necessárias para promover a interação entre os participantes. 

Depois disso, basta escolher os métodos e os meios que são melhores para interação entre os colaboradores. Por exemplo, abra fóruns de discussão sobre os assuntos que mais geram conteúdo durante as aulas ou os treinamentos. Deixe todo o conteúdo registrado na plataforma para consultas posteriores. Ainda, crie grupos em plataformas integradas, como WhatsApp e Facebook, para discutir os assuntos dos cursos. 

Enfim, o importante é fazer tudo isso a partir de conversas com a própria equipe. Para isso, é importante contar com a ajuda do departamento de Recursos Humanos. Estes profissionais podem realizar pesquisas internas e de mercado para descobrir quais são os melhores meios, conteúdos e ferramentas para aplicar o social learning na empresa.  

Conclusão

Quatro pessoas conversando ao redor de uma mesa

O social learning é uma teoria behaviorista dos anos 1970 que afirma que os seres humanos aprendem a partir da observação e da troca de experiências com outras pessoas. 

Esse conceito tem sido aplicado ao e-learning para potencializar a educação corporativa e oferecer vantagens competitivas às empresas que adotam essa prática. E os resultados são muito positivos. 

A adoção do social learning na educação eletrônica está ajudando a aumentar o engajamento dos colaboradores com os treinamentos e as capacitações, apresentando vantagens como auxílio no processo de tomada de decisões e promoção de uma cultura de aprendizagem no negócio. 

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o blog PontoTel e fique por dentro de todas as atualizações do meio empresarial.

banner problemas com absenteismo
Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!