Talent Experience: Saiba mais sobre essa importante nova tendência

imagem de dois homens se cumprimentando sorrindo

O processo de recrutamento e seleção é mais que apenas contratar alguém para se juntar ao seu negócio. Toda a experiência do talento, o famoso talent experience, ao longo do caminho afetará o reconhecimento de sua marca, e até mesmo sua lucratividade e continuidade no negócio após a contratação. 

Cada etapa do processo requer sua atenção para garantir a satisfação dos candidatos  e fazer com que tenham boas experiências. 

Sendo assim, neste artigo explicaremos o que é talent experience, o que significa e a diferença entre gestão e experiência de talentos. 

Aqui, mostraremos porque é importante cuidar da experiência dos colaboradores com a empresa já no processo de seleção e quais elementos compõem para um bom talent experience. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Vamos lá!

banner problemas com absenteismo

O que é talent experience?

imagem de um homem e uma mulher conversando e olhando para uma prancheta

Talent experience, no bom português, significa a jornada do talento, desde a sua chegada à empresa até o seu desenvolvimento durante o tempo dentro de uma organização.

Muitas empresas acabam pecando e colocando todos os seus esforços apenas na etapa de recrutamento e seleção, fazendo um ótimo processo de atração pela vaga e até mesmo admissão. Após isso, soltam a mão do colaborador que por sua vez vive um dia após o outro. 

O problema nesses casos é que a empresa acaba não acompanhando a jornada do talento, podendo até mesmo perdê-lo ou não desenvolver seu máximo potencial, o que acaba sendo uma perda para ambas as partes. 

É importante entender que o recrutamento é a primeira área de responsabilidade. Após isso, a empresa tem um longo caminho para reter e desenvolver aquela pessoa recém chegada na companhia. 

Portanto, cada  liderança dentro da empresa deve ser treinada para proporcionar oportunidades de desenvolvimento aos seus liderados. Encontrar talentos não é fácil e, às vezes, reter talentos é ainda mais difícil.

O que de fato significa a experiência de talentos?

Focar na experiência do funcionário é um projeto de longo prazo. É a soma de todas as experiências dos funcionários em sua trajetória organizacional.

Isso vai desde ser tratado como potencial candidato durante o processo seletivo até a sua saída da empresa, que pode ser por aposentadoria, ou por uma demissão voluntária ou involuntária. Entenda melhor:

Ciclo de experiência empregado-empregador

O ciclo de vida do funcionário de uma empresa define as principais etapas que os empregadores devem seguir e os elementos da estratégia de RH que têm o maior impacto na experiência do funcionário.

Na verdade, essas interações moldam a maneira como os funcionários experimentam e percebem a empresa. Além disso, podem afetar diretamente o desempenho dos profissionais, bem como a reputação dos empregadores.

Jornada do talento na empresa

A jornada começa com um processo de seleção e recrutamento em que as empresas abordam primeiro o talento. Aqui, o papel principal é desempenhado pelo departamento de recursos humanos envolvido no processo de seleção.

Com funcionários já na empresa, o talent experience entra na sua fase de desenvolvimento. Nesta fase, as empresas devem oferecer cada vez mais oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades para seus talentos.

Foco em ações voltadas para os funcionários

As atividades de desenvolvimento de funcionários também fazem parte da estratégia de desenvolvimento de talentos.

Para isso, existem diversos cursos de capacitação que podem ser considerados para aprimorar competências e, assim, promover o desenvolvimento individual e ou coletivo, ou seja, da empresa como um todo.

Diferença entre gestão e experiência de talentos

imagem de três homens e uma mulher de frente para uma mesa olhando papéis espalhados nela

A gestão de talentos é uma combinação de trabalho árduo e incentivos estratégicos destinados a atrair, contratar e reter os melhores especialistas e talentos da sua empresa. 

Já o talent experience é a jornada completa do talento desde a chegada à empresa até o crescimento profissional na carreira. Essa primeira área de responsabilidade é o recrutamento. 

Após ela, é o líder que deve oferecer oportunidades de desenvolvimento. Isso porque, achar um bom talento para empresa não é uma tarefa simples e, ocasionalmente, manter o talento é ainda mais difícil.

Foco em processos x Foco na experiência do dia a dia 

A experiência do talento é muito mais do que tratar os funcionários como ferramentas de produção que precisam ser aprimoradas.

Um verdadeiro compromisso com o elemento humano, tendo em conta a especificidade de cada profissional e o seu potencial para estar ligado aos objetivos estratégicos da organização.

Enquanto a gestão de talentos se concentra na otimização de processos que podem ser simplificados para maximizar os resultados do seu trabalho diário, a experiência do talento foca no dia a dia, na atenção ao clima organizacional, no cuidado com os funcionários, entre outras coisas.

Por que é importante cuidar da experiência dos colaboradores com a empresa

Não é por acaso que a experiência do funcionário é um dos conceitos mais importantes em RH, pois são muitas as vantagens de ser considerado um fator estratégico para a organização. Abaixo, listamos por que é importante cuidar da experiência de um funcionário na empresa.

Melhorar o engajamento dos colaboradores

Como a experiência geral do funcionário influencia diretamente o compromisso de cada funcionário com os objetivos e a missão da empresa, a experiência positiva do funcionário tende a aumentar o envolvimento do funcionário.

Portanto, os empregadores que desejam aumentar o engajamento dos funcionários devem ter em mente os contextos digitais e culturais que compõem seu dia a dia.

Ao projetar estratégias para otimizar a experiência dos funcionários através de melhor gerenciamento e tecnologia, as empresas tendem a ver seus funcionários mais engajados em seu trabalho.

Empresa mais produtiva

Com isso, colaboradores mais motivados e satisfeitos com a empresa alcançam melhores resultados individual e coletivamente. Isso é bom para a produtividade, ou seja, eles podem produzir mais e melhor em menos tempo.

Um bom talent experience aumenta naturalmente a produtividade graças a um ambiente organizacional agradável. As pessoas se sentem mais comprometidas e propositais ao trabalhar e cumprir seus papéis na empresa.

Retenção de talentos

A cultura organizacional é muito importante para reter talentos. Usar a comunicação é a chave para a melhoria. Assim, dar uma ideia do que está acontecendo em cada etapa do processo com certeza fará a diferença.

A transparência em todas as etapas da empresa, desde o processo seletivo até o desenvolvimento interno, faz parte de um bom talent experience e faz com que os colaboradores queiram permanecer na empresa por se sentirem importantes e valorizados.

Quais elementos compõem um Talent Experience?

imagem de um homem e uma mulher sentados na frente de um computador conversando

Uma forma de garantir uma melhoria significativa no desempenho da empresa é garantir a satisfação dos funcionários.

Um ambiente que garanta grandes experiências e inclua desafios, recompensas e perspectivas de crescimento é mais atrativo para que os melhores talentos do mercado produzam mais e melhores produtos.

Veja agora quais são os elementos essenciais que compõem o talent experience.

Atração 

O primeiro elemento que compõe essa experiência está na atração dos candidatos. A experiência variada que uma empresa proporciona aos seus colaboradores deve continuar ao longo da jornada profissional com a empresa. 

Dito isso, ele começa com o procedimento de recrutamento e seleção, de modo que os candidatos precisam determinar se essa consideração específica existe no lado da contratação.

Portanto, mesmo que um especialista não seja selecionado e ingresse na empresa, ele deve ter uma boa impressão do processo seletivo para se candidatar novamente quando surgirem novas vagas. 

Onboarding 

O onboarding fornece tudo o que os funcionários precisam para começar a contribuir para as atividades e objetivos da empresa. 

Caixas de correio, telefones da empresa, computadores, crachás, mesas, acesso à intranet, todas essas medidas cuidadosamente planejadas reduzem o atrito, mantendo uma boa relação desde o início fazendo com que o colaborador se sinta bem cuidado.

Desenvolvimento e aprendizado 

Esse desenvolvimento pode ser alcançado de várias maneiras, começando pelas mais simples, como líderes dando feedbacks construtivos aos funcionários, até dinâmicas e treinamentos corporativos. 

Também pode parecer mais específico, oferecendo benefícios corporativos para ajudar os profissionais a aprender mais, levando a melhores resultados para a empresa.

Cursos de idiomas, especializações e até vouchers culturais para palestras de campo podem ser usados ​​para desenvolver talentos.

Desempenho

Avaliar o desempenho dos especialistas de sua equipe também deve fazer parte da estratégia de talent experience de sua empresa.

Nesse sentido, uma avaliação honesta do seu desempenho e do desempenho dos seus colaboradores pode contribuir para que ambas as partes saibamo que podem melhorar além de  criar um espaço de transparência. 

Offboarding

A saída dos funcionários da empresa é uma oportunidade valiosa para melhorar o recrutamento e reduzir esse indicador.  Além disso, com as informações colhidas de um funcionário recém desligado, é possível otimizar os esforços de treinamento dos que ainda estão na companhia,  aumentando assim o engajamento dos funcionários.

Ao otimizar o trabalho e os processos de saída, você pode aprender como melhorar o desempenho em todos os outros estágios do ciclo de vida do funcionário. Por isso, separe um tempo para avaliar o processo de saída atual e ver onde você pode padronizá-lo e melhorá-lo.

Conclusão

Ao longo deste artigo, explicamos o que é talent experience, o que de fato significa e a diferença entre gestão e experiência de talentos. Além de mostrar a importância de cuidar da experiência dos colaboradores com a empresa e quais elementos compõem um talent experience. 

Com menção especial ao tópico de desenvolvimento de talentos, o que na experiência de talentos é sobre o desenvolvimento de funcionários à medida que trabalham na empresa.

Esse desenvolvimento pode ocorrer de várias maneiras, das mais simples às mais específicas.

Vale lembrar que, ao desenvolver os profissionais de uma empresa, é muito mais fácil retê-los, pois eles se sentem mais valorizados e prestigiados pela organização.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita no blog da PontoTel.

controle escalas de trabalho por aplicativo

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima