O que é Wellness Coaches e quais os benefícios para o crescimento das empresas?

imagem de uma mulher sorrindo usando óculos

Líderes de empresas precisam entender que, para que seus colaboradores trabalhem dando seu máximo, sempre contribuindo positivamente para o crescimento empresarial, é necessário oferecer condições favoráveis a isso. Ou seja, é preciso promover o bem-estar no trabalho, por isso programas como wellness coaches tem se fortalecido.

Seja no âmbito pessoal ou profissional, os coaches trabalham sempre voltados para a saúde física e mental das pessoas, oferecendo uma abordagem holística e atraente para aqueles que desejam ter mudanças sustentáveis, sempre se baseando em aspectos capazes de melhorar um ambiente ou a vida, de modo geral.

Se você está procurando soluções para estimular o bem-estar corporativo e pessoal dos seus colaboradores, oferecendo soluções individuais ou coletivas, que prezam pela saúde dos profissionais, com alta qualidade e métodos atuais, separamos neste artigo as informações mais importantes a respeito de wellness coaches. Aqui você aprenderá: 

Boa leitura!

banner descubra a taxa de absenteismo

O que é wellness coaches?

imagem de uma mulher sentada escrevendo em um caderno

A expressão wellness coaches carrega a palavra “wellness”, que em português significa “bem-estar”. O outro termo, “coach”, é uma expressão que já se tornou popular, e remete a profissionais reconhecidos como especialistas, que auxiliam pessoas na conquista de seus objetivos.

E é exatamente nesse contexto que wellness coaches trabalham, unindo o bem-estar com um dos mais potentes métodos de aprendizado e desenvolvimento humano. 

Por meio da análise do estilo de vida e metas individuais, o profissional que atua como wellness coach propõe estratégias para que o indivíduo alcance a satisfação plena da sua rotina.  

Essa satisfação não está ligada apenas a um sentimento agradável e temporário, mas sim a uma decisão de se manter bem continuamente e em todos os cenários possíveis, principalmente no quesito profissional.

Principais benefícios do Wellness Coaching

O principal objetivo da abordagem do wellness coaching é estimular mudanças positivas e permanentes, a fim de alcançar os níveis de entusiasmo, produtividade, alegria, bem-estar e um estilo de vida mais saudável nas pessoas. 

Além disso, há diversos outros benefícios pessoais e profissionais que a metodologia promove naqueles que gostariam de melhorar o seu estilo de viver, dentre eles: 

Trazer mais qualidade de vida

É o principal atributo do wellness coaching. A estratégia se aplica principalmente no processo de mudança de comportamento voltado à melhoria da qualidade de vida

Você consegue visualizar o seu ponto de partida e onde deseja chegar. A partir disso as ações são iniciadas para a melhoria de hábitos a cada dia, que vão contribuir para resultados e aprendizagens constantes, lembrando sempre da busca pela melhoria contínua.

Proporcionar saúde mental e física mais saudável

Isso inclui domínios de condicionamento físico estabelecidos, como nutrição, sono, movimento e práticas de recuperação, bem como a saúde emocional, gerenciamento de estresse, recuperação psicológica, mentalidade e muito mais.

Wellness Coaches enfatizam bastante a relação entre corpo e mente, porque sabem que a preocupação e o equilíbrio são fundamentais para qualquer pessoa que deseja uma vida com mais qualidade. 

Promover o bem-estar

Cada coach oferece uma oportunidade única de apoiar a construção de mudanças duradouras e significativas no estilo de vida e na transformação pessoal, sempre focando no bem-estar das pessoas.

Isso costuma afetar diversos âmbitos da vida, e ajuda as pessoas a priorizar as coisas realmente importantes, sempre refletindo sobre como atitudes influenciam no bem-estar e na transformação pessoal e profissional.

Definições claras de objetivos e metas

A partir de um estudo pessoal e do estilo de vida pelo qual a pessoa almeja, o Wellness coach irá ajudar a estabelecer metas subjetivas e objetivas, diretamente relacionadas com uma visão de futuro. 

A partir dessa visão, fica muito mais fácil identificar e explorar cada obstáculo e áreas de desafios que podem se encontrar no caminho para essas metas

Além disso, também fica muito mais fácil visualizar claramente onde se deseja chegar, e com a ajuda especializada, o processo se torna muito mais fácil e rápido de ser percorrido. 

Quais são os benefícios do wellness coaches para as empresas?

O impacto de uma empresa que se preocupa com a saúde física e mental de seus funcionários se torna visível, principalmente quando os resultados são mensurados, e fica comprovado um maior engajamento das equipes.  

Por esse e outros motivos, a promoção do bem-estar no local de trabalho é uma cultura organizacional que todas as corporações que querem crescer devem adotar. 

Isso porque um colaborador saudável e psicologicamente bem, que participa de programas como o Wellness Coaches no local de trabalho, não será apenas mais feliz e satisfeito, mas também muito mais produtivo. 

Dentre os benefícios que você notará ao proporcionar o wellness coaches no ambiente de trabalho, podemos destacar: 

  • Maior comprometimento e produtividade da equipe;
  • Melhor retenção de talentos;
  • Redução de licenças por doença e absenteísmo;
  • Força de trabalho mais resiliente;
  • Reputação aprimorada.

Leia também sobre Agile Thinkig, e entenda seus benefícios e como utilizá-lo em sua empresa.

Diferentes níveis que um wellness coaches trabalha

imagem de um homem e uma mulher olhando para outra mulher em pé na frente deles sorrindo e segurando uma prancheta

Para potencializar ainda mais o processo e projetar um programa que funcione de maneira eficiente, a equipe de wellness coaches possui níveis que devem ser abordados em prol do objetivo principal: o bem-estar do colaborador. Confira a seguir esses níveis.

Emocional

O modo como você se sente, pode afetar sua capacidade de realizar atividades cotidianas, seus relacionamentos e sua saúde mental geral. 

Nesse nível, o Wellness Coaching foca nas habilidades emocionais e trabalha nos pontos fortes de uma pessoa e aqueles que precisam de melhoria. O bem-estar emocional é visto como a capacidade de lidar com eficiência em situações de estresse e se adaptar às mudanças e aos tempos difíceis. 

Corporal

Problemas de saúde, mesmo os menores, podem interferir diretamente em outros aspectos da sua vida e afetar os níveis de felicidade e estresse. 

Uma maneira de melhorar sua capacidade de lidar com o estresse e se sentir melhor é se comprometer com hábitos mais saudáveis. 

Wellness Coaches atuam com foco na saúde física, incentivando atividades físicas, visitas médicas regulares, avaliações, nutrição adequada, entre outras coisas.

Espiritual

O nível espiritual trata da relação de propósito e sentido de vida que uma pessoa pode e gostaria de obter. Isso auxilia no enfrentamento de situações atípicas e mais desafiadoras, além de conflitos internos e sentimentos não exteriorizados. 

Ocupacional

Aqui serão aprimorados e desenvolvidos as habilidades profissionais requeridas. Esse nível desempenha um papel fundamental quando se trata do âmbito do trabalho, porque é a partir dele que novas competências e talentos são desempenhados, além do aumento de motivação e engajamento nos serviços cotidianos. 

Intelectual

O Wellness Coaches trabalha sobre como os indivíduos organizam sua mente, suas ideias e pensamentos. Esses profissionais adentram nos principais potenciais, talentos e outras técnicas para incentivar a criatividade e senso crítico das pessoas. 

Social

O Wellness Coaching trabalha também com a vida social. Durante o processo, a pessoa é estimulada a desenvolver seu lado mais humanitário e empático, o impacto gerado melhora tanto as relações da vida pessoal quanto profissional, como, por exemplo, da própria equipe de trabalho. 

A importância do wellness coaches para atingir o bem-estar

O bem-estar é a chave para uma vida plena e Wellness Coaches traz justamente essa essência nos programas e trabalhos. No dia-a-dia é impossível não contar com adversidades que abalam o engajamento e a persistência de onde deseja chegar. 

Acontece que, é justamente para evitar essa sensação gradativa de desânimo e desequilíbrio que o Wellness Coach se propõe a trabalhar. 

Cultivar uma cultura saudável de vida, seja pessoal ou profissional, por meio de programas e planos de bem-estar, criará um efeito cascata que leva a uma infinidade de outros benefícios positivos, isso capacita os indivíduos a criar mudanças permanentes, que seriam possivelmente difíceis de serem realizadas por conta própria.

Além disso, os níveis trabalhados pelos especialistas Wellness englobam âmbitos que, boa parte do tempo, os colaboradores não dão tanta atenção, mas que deveriam ser compreendidos, para a melhoria do bem-estar de todos.

Conclusão

imagem de uma mulher sorrindo segurando um tablet

Ao longo desta leitura foi possível observar o quanto as abordagens de Wellness Coaches impactam positivamente a vida das pessoas, demonstrando que empresas que costumam incluir programas como este conquistam profissionais mais satisfeitos, tanto no âmbito pessoal, como no profissional.

Vimos também que os empregadores podem trazer um coach de bem-estar ao ambiente de trabalho por vários motivos, mas o principal foco é a preocupação e melhoria da saúde de seus colaboradores, e, corporações que não possuem essa cultura de cuidado, estão colocando em risco o seu próprio sucesso. 

A implementação de Wellness Coaches pode não apenas diminuir os custos com assistência médica e reduzir o absenteísmo, mas também contribuir positivamente para o desempenho, a produtividade e o engajamento de profissionais, e, de forma geral, esse tipo de cuidado é benéfico para todos.

Se você gostou desse assunto, vale a pena assinar a newsletter do blog do PontoTel para receber muitos outros conteúdos como este. E não esqueça de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais, dividindo esse aprendizado com outras pessoas.

banner pontotel acompanhamento em tempo real

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima