Entender as nuances da análise de perfil comportamental tem grande relevância para as empresas, sobretudo porque é uma forma de elas compreenderem o comportamento tanto dos seus colaboradores quanto daqueles que se candidatarem ao seu processo de seleção.
Nesse sentido, o estudo “Os cinco grandes traços de personalidade e desempenho: uma síntese quantitativa de mais de 50 meta-análises” concluiu que existe uma estreita relação entre os traços de personalidade dos funcionários e seu desempenho na organização.
Um resultado similar foi obtido na pesquisa “Impulsionando o engajamento dos funcionários por meio de cinco traços de personalidade: um estudo exploratório”. Nela, confirmou-se que os traços de extroversão, consciência, neuroticismo e abertura à experiência estão ligados significativamente ao engajamento dos colaboradores.
Diante disso, para abordar melhor esse assunto, este texto focará os tópicos a seguir:
- O que é um perfil comportamental?
- O que é uma análise de perfil?
- Quais as vantagens de se fazer um teste de perfil?
- Quais os métodos de análise de perfil existentes?
- Como o RH pode utilizar análises de perfil na prática?
Tenha uma ótima leitura!
O que é um perfil comportamental?
Um perfil comportamental é um mecanismo usado para identificar características, traços e padrões comportamentais de uma pessoa quando ela está em situações variadas. Em outras palavras, é um jeito de compreender as tendências de comportamento.
Isso justifica o seu uso no processo de recrutamento e seleção, cenário em que entender o perfil de um candidato é importante para saber o quão qualificado ele está para a vaga em questão.
A propósito, Mario Braile, especialista em gestão de serviços e consultor de capital humano da ETALENT, diz o seguinte:
“Ao falarmos de recrutamento e seleção hoje em dia, é importante, em primeiro lugar, saber o que você quer. Avalie primeiro que tipo de comportamento está buscando para, em seguida, considerar idade ou modelo”.
Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?
Há 4 tipos de perfis comportamentais, cada um com suas nuances. São eles:
- Comunicador: pessoas extrovertidas, relacionam-se facilmente, têm grande poder de influência e conseguem criar ambientes positivos;
- Executor: pessoas diretas e decididas, além de focadas em resultados; são líderes natos, o que justifica o fato de gostarem de desafios e novas conquistas;
- Planejador: pessoas que, como sugere o termo, tem afeição por ordem, precisão e organização. Junto a isso, prezam por detalhes e tarefas planejadas com perfeição;
- Analista: pessoas cuja essência fundamenta-se na racionalidade e tomada de decisões pautada em dados. Também são eficientes na resolução de problemas.
O que é uma análise de perfil?
A análise de perfil comportamental trata-se do processo de avaliar e interpretar as características, os traços e os padrões de comportamento de uma pessoa para, após isso, entender como ela age e reage em situações variadas.
Ou seja, serve para assimilar como ela se comporta com base em suas preferências, motivações e habilidades. Nesse sentido, em se tratando especificamente de exemplos que ocorrem do local de trabalho, têm-se os seguintes cenários:
Perfil comportamental | Situação |
Comunicador | Um vendedor que constrói relacionamentos sólidos com clientes por meio de influência com uma comunicação assertiva. |
Executor | Um colaborador encarregado de liderar o lançamento de um produto que, de forma objetiva e prática, define um cronograma e delega tarefas entre os membros do time. |
Planejador | Sócios que planejam a expansão da empresa em um novo mercado, prevendo os potenciais desafios para assegurar o sucesso da ação. |
Analista | Um profissional de RH que identifica a queda no desempenho de colaboradores por meio de métricas e, com base nisso, adota medidas combativas. |
Para que serve?
Quando se trata do contexto empresarial, a análise de perfil comportamental tem diversas finalidades. Por exemplo, ela é útil para auxiliar no desenvolvimento de times: ao identificar as melhores combinações de colaboradores, é possível fazer uma alocação de funcionários mais estratégica.
Além disso, analisar o perfil de comportamento também é importante no que diz respeito ao desenvolvimento profissional. Um exemplo disso é quando a empresa quer desenvolver colaboradores ao identificar que o perfil comportamental de cada um indica que eles têm potencial de se tornarem excelentes líderes.
Quais as vantagens de se fazer um teste de perfil?
O teste de perfil comportamental traz inúmeros pontos positivos. A empresa, por exemplo, consegue entender melhor como os seus colaboradores agem e reagem no dia a dia. Isso, na prática, auxilia ela na hora de montar times, tornando-os mais produtivos.
Ademais, a análise de perfil torna o processo de recrutamento mais assertivo, ajudando a alinhar o perfil dos candidatos com as necessidades da empresa, já que segundo o levantamento da Page Personnel, 9 em cada 10 profissionais contratados pelo perfil técnico são demitidos por conta do perfil comportamental.
Ao promover teste de perfil, a organização também consegue tomar algumas ações baseadas em dados. Uma delas é a implementação de novas políticas.
Os colaboradores também se beneficiam com os testes de perfil. Isso ocorre, por exemplo, quando envolve crescimento profissional. Se um funcionário identifica no teste que não é tão comunicativo, mas que precisa ser para conquistar o cargo de líder que tanto almeja, ele pode começar a fazer treinamentos que o ajudem a desenvolver habilidades de liderança.
Quais os métodos de análise de perfil existentes?
Existem algumas metodologias usadas para fazer a análise de perfil comportamental. Entenda as particularidades de cada a seguir.
Teste DISC
A metodologia DISC é um dos principais testes de perfil comportamental. Ela faz uma análise do perfil de uma pessoa com base em 4 dimensões do comportamento:
- Dominância: foco em resultados e ação;
- Influência: foco em comunicação, persuasão e entusiasmo;
- Estabilidade: foco em paciência e adaptabilidade;
- Conformidade: foco em precisão, análise e organização.
Metodologia Big Five
A metodologia Big Five, ao contrário da metodologia anterior, baseia-se na análise do perfil comportamental em 5 dimensões:
- Extroversão: energia, sociabilidade e facilidade de interação social;
- Neuroticismo: tendência maior ou menor de experimentar emoções negativas;
- Abertura a experiências diferentes e busca por novas ideias;
- Amabilidade: cooperação, empatia e generosidade;
- Consciência: organização, disciplina e responsabilidade.
LABEL
O teste de perfil LABEL, também usado para fazer a análise de perfil, concentra-se em 5 dimensões do comportamento. São elas:
- Capacidade de influenciar e motivar outras pessoas;
- Capacidade de se ajustar a novas mudanças e cenários;
- Interesse em se desenvolver e aprender novas habilidades e conhecimentos;
- Comportamento baseado nos valores e princípios;
- Capacidade de construir e manter bons relacionamentos.
STAR
Comumente usada em entrevistas de emprego, a metodologia STAR também é um teste que ajuda a entender o comportamento de alguém. A sigla STAR é um acrônimo para os seguintes pilares desse teste:
- Situation (situação): o candidato descreve uma situação em que demonstrou determinada competência, como mediar o conflito entre dois membros do time;
- Task (tarefa): explicação da sua função nessa situação;
- Action (ação): detalhamento das ações tomadas para resolver a situação;
- Result (resultado): descrição do resultado final das ações tomadas.
Como o RH pode utilizar análises de perfil na prática?
O time de recursos humanos pode usar as análises de perfil de várias formas estratégicas. Ao aplicar as metodologias DISC ou Big Five em um processo de recrutamento, por exemplo, é possível identificar quais os candidatos mais alinhados a um cargo.
Nesse sentido, vale citar o que diz Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, acerca do uso de dados no processo de tomada de decisões:
“A partir de relatórios, temos a possibilidade de trazer, aumentar e alimentar inúmeros indicadores que realmente nos ajudarão a tomar decisões mais assertivas e embasadas. Isso nos permite chegar, como RH, junto à diretoria e à gestão mais alta da empresa.”
Também é possível utilizar a análise de perfil para resolver conflitos entre dois funcionários cujo perfil é de alta dominância: o RH pode auxiliá-los a compreender sobre a importância de fazer negociações e canalizar a energia para serem mais construtivos na organização.
Conclusão
Fazer a análise de perfil comportamental é uma medida que traz uma gama de vantagens quando aplicada ao ambiente de trabalho. A empresa, por exemplo, consegue ter times mais eficientes ao montá-los com as melhores combinações de perfis comportamentais.
Já os colaboradores conseguem entender mais sobre si, desde a ausência até a presença de determinados traços e características que eles gostariam de desenvolver ou eliminar. É, nesse sentido, uma ferramenta de autoconhecimento.
O RH, diretamente envolvido na gestão de pessoas, pode e deve usar a análise do perfil comportamental para promover um local de trabalho promissor: com menos conflitos, times estrategicamente alocados, processos de seleção mais assertivos, entre outros benefícios.
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