Nos últimos anos, tem se tornado perceptível no mercado de trabalho uma grande valorização de profissionais que possuem a habilidade de aprender por conta própria, sem depender exclusivamente de treinamentos e cursos fornecidos pela empresa. Uma pessoa com essa característica desenvolvida é chamada de autodidata.
Os autodidatas têm se tornado cada vez mais buscados pelas organizações e incentivados entre os empregados, pois o autodidatismo permite que os colaboradores ampliem seu conhecimento e habilidades de maneira independente e constante, beneficiando o desenvolvimento da própria carreira do profissional.
Por ser extremamente benéfica para empresa e empregado, entender como funciona a autodidaxia e como ela é útil na educação corporativa é importante para toda gestão que pensa em evoluir. Para te ajudar nisso, os seguintes tópicos sobre o assunto serão apresentados neste artigo:
- O que é autodidata?
- Quais são as habilidades de pessoas autodidatas?
- Como a autodidaxia pode ser um diferencial competitivo para as empresas?
- Como identificar pessoas autodidatas nas empresas?
- Como desenvolver pessoas autodidatas nas empresas?
- Benefícios para as empresas ao ter pessoas autodidatas
Boa leitura!
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O que é autodidata?
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Autodidata é um termo utilizado para se referir a alguém que adquire conhecimento por conta própria, sem precisar da ajuda direta de um professor ou instrutor formal. Uma pessoa com essa característica é capaz de aprender de forma independente, por meio recursos como artigos, livros, cursos on-line e outras ferramentas de aprendizado disponíveis.
A aquisição de conhecimento de um autodidata depende da sua motivação e esforço, bem como da forma como ele gerencia sua própria aprendizagem. Isso significa que um autodidata pode contar com a ajuda de um professor em um vídeo ou curso online, já que é a sua motivação individual em aprender que garante a autodidaxia.
Um exemplo de um aprendizado de pessoa autodidata se dá quando alguém é capaz de aprender uma língua nova apenas ouvindo música e vendo conteúdos, como séries e filmes, em língua estrangeira.
Quais são as habilidades de pessoas autodidatas?
Uma pessoa autodidata possui algumas características que são inerentes a sua personalidade, e conhecê-las é importante para ajudar na busca por profissionais com esse perfil. Confira a seguir quais são as habilidades de pessoas autodidatas.
Auto-motivação e autogerenciamento
Uma pessoa autodidata tem auto-motivação e autogerenciamento, isso significa que ela consegue se motivar internamente, sem depender de fatores externos. Além disso, ela é capaz de gerenciar efetivamente a si mesma e as suas tarefas, sem a necessidade de supervisão constante de outra pessoa.
Curiosidade e busca constante por conhecimento
Quem é autodidata é naturalmente curioso, está sempre em busca de entender o que acontece ao seu redor e quer sempre saber mais. Essas pessoas fazem isso de forma natural, sem precisar que alguém as indique ou as peça que aprendam sobre algo.
Capacidade de aprendizado rápido
A capacidade de aprendizado rápido é a habilidade de assimilar e compreender novos conceitos e informações rapidamente. Profissionais com essa característica têm a capacidade de aprender e aplicar rapidamente o conhecimento, o que contribui com seu melhor desempenho no ambiente de trabalho.
Flexibilidade e adaptabilidade
Uma pessoa autodidata é flexível e adaptável por conta da sua abordagem diferente para adquirir conhecimento.
Em vez de seguir um currículo pré definido ou um método estruturado, o autodidata é capaz de se adaptar às suas próprias necessidades e ritmo de aprendizado, demonstrando boas habilidades para fazer e lidar com o que é diferente.
Resiliência
A resiliência é uma forte característica presente em um autodidata, já que o processo de aprender sozinho é composto por obstáculos que precisam ser superados pelo estudante. Por exemplo, a falta de um professor ou tutor força o aluno a buscar alternativas para conseguir entender o conteúdo e tirar suas dúvidas.
Como a autodidaxia pode ser um diferencial competitivo para as empresas?
Profissionais autodidatas trazem diversos benefícios para as empresas graças às suas habilidades e qualidades, tornando-as mais competitivas no mercado.
Um dos pontos principais que aumentam essa competitividade é a composição de um corpo de trabalho qualificado, sem gastos excessivos com investimentos em treinamento e desenvolvimento. Isso porque os colaboradores já possuem o instinto e o desejo pessoal de aprender e evoluir, o que se reverte em benefícios para a empresa.
Isso não significa que a empresa deva deixar de investir em treinamentos para os colaboradores, mas é necessário incentivar o aprendizado contínuo e colocar isso como um dos pilares da cultura da empresa.
Além disso, as pessoas autodidatas podem ser capazes de encontrar formas mais eficientes e eficazes de realizar as atividades, economizando recursos da organização e contribuindo para a melhoria do desempenho desta.
O conjunto dessas características traz uma grande economia para a empresa e, ao mesmo tempo, potencializa as habilidades de todo o time, já que os autodidatas ainda podem compartilhar seus conhecimentos entre eles.
Como identificar pessoas autodidatas nas empresas?
Identificar as pessoas autodidatas na empresa pode ser bastante útil para o desenvolvimento geral do time, mas nem sempre perceber quais são esses perfis é tão simples assim.
Como mencionado, é bem comum que autodidatas sejam pessoas curiosas e que, além de aprender, também gostem de compartilhar o que aprenderam. Logo, uma boa dica é estar atento em reuniões e situações informais, pois em algum momento um funcionário pode comentar sobre algo que aprendeu recentemente.
Pessoas autodidatas também são bastante questionadoras e gostam de entender o porquê das coisas; assim, é válido atentar-se em profissionais que costumam fazer perguntas para esclarecer as dúvidas e entender as razões das decisões tomadas na empresa.
A partir dessas percepções pontuais, o gestor pode se reunir em um one on one, por exemplo, e buscar saber mais sobre o processo de aprendizado desse colaborador e aproveitar para parabenizá-lo pelo interesse em se aperfeiçoar.
Como desenvolver pessoas autodidatas nas empresas?
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Contratar autodidatas não é a única forma de garantir a presença de pessoas com esse perfil na empresa; também há formas de desenvolver essa habilidade nos atuais funcionários seguindo alguns passos.
Criar uma cultura de aprendizado
Algo essencial no desenvolvimento de pessoas autodidatas é criar uma cultura de aprendizado na empresa. Algumas formas de fazer isso são por meio de:
- Oferta de treinamentos;
- Realização de cursos de capacitação;
- Estímulo à troca de conhecimento entre os colaboradores;
- Fornecimento de feedback construtivo;
- Reconhecimento e valorização de funcionários que demonstram iniciativa em aprender e aplicar novos conhecimentos.
Fornecer recursos para auto-aprendizado
A empresa pode contar com a oferta de livros e outros materiais didáticos para empréstimo ou pode presentear os funcionários com eles. Outra opção é incluir na cartela de benefícios o acesso a cursos e treinamentos diversos.
Dar autonomia e desafios para estimular a autodidaxia
Como gestor, é possível criar desafios para fazer com que o funcionário busque conhecimento para realizar determinada atividade. Dessa forma, o colaborador sente que precisa adquirir um certo conhecimento para cumprir a atividade proposta, então, automaticamente, ele irá buscar formas de aprender o que precisa.
Dar feedback e suporte para desenvolver habilidades
Dar feedback ao colaborador é importantíssimo, principalmente quando ele é autodidata. Logo, o gestor deve acompanhar o que ele tem aplicado em seus estudos e questionar sobre as suas fontes.
Com a gama de informação disponível na internet, cabe à empresa ajudar o colaborador a se informar em locais confiáveis, podendo sugerir plataformas de ensino de referência. Trata-se de um suporte necessário para auxiliar o funcionário a aprender da melhor maneira.
Benefícios para as empresas ao ter pessoas autodidatas
Contar com pessoas autodidatas é extremamente benéfico para a empresa, por isso, cada vez mais os negócios buscam profissionais com esse perfil. Entenda a seguir quais os benefícios de ter pessoas autodidatas na empresa.
Maior capacidade de inovação
Autodidatas são capazes de buscar conhecimentos e soluções inovadoras de forma autônoma, sem depender de treinamentos formais ou supervisão contínua. Eles possuem uma postura de aprendizado constante, são curiosos e questionadores, buscando entender o porquê das coisas e procurando sempre novas formas de fazê-las.
Essas características os tornam capazes de gerar ideias criativas e aplicar soluções inovadoras nos processos da empresa, contribuindo para a melhoria contínua e o crescimento sustentável da organização.
Redução de custos com treinamento
Com profissionais autodidatas, a empresa não precisa mais investir tanto em novos treinamentos, já que esses colaboradores buscam naturalmente aprender de formas alternativas e, muitas vezes, gratuitas.
Melhoria da produtividade
Funcionários autodidatas costumam ter a capacidade de pensar “fora da caixa” e buscar soluções inovadoras que ajudam a empresa a encontrar novas formas de aumentar a produtividade e a eficiência.
Além disso, os autodidatas geralmente são mais proativos e capazes de tomar iniciativas para melhorar o seu próprio trabalho e o da equipe, o que, consequentemente, eleva a produtividade da empresa.
Aumento da satisfação e engajamento dos colaboradores
Trabalhar rodeado de outros funcionários que gostam de aprender e compartilhar conhecimento é sempre satisfatório. Assim, os funcionários sentem que estão em um espaço em que possuem oportunidade de aprender e trocar informações valiosas com seus colegas de trabalho.
Conclusão
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Por fim, ficou evidente como pessoas autodidatas são capazes de fazer uma enorme diferença no setor corporativo, além de trazer inúmeros benefícios para a empresa e para o seu crescimento.
Incentivar a cultura do aprendizado é benéfico para a cultura do negócio, e essa deve ser fomentada dia após dia, a partir das dicas oferecidas neste artigo.
Entendeu como identificar e incentivar a formação de autodidatas na empresa? Se sim, compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho e siga acompanhando o blog PontoTel para não perder os novos conteúdos.
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