Conflito de gerações no trabalho: desafios e estratégias!
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Time Pontotel 3 de janeiro de 2024 Departamento Pessoal

Conflito de gerações no trabalho: desafios e estratégias para melhorar a convivência entre gerações

Entenda o que é o conflito de gerações de trabalho e quais medidas podem ser tomadas para melhorar a sinergia entre os profissionais de diferentes idades!

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Os choques entre pessoas diferentes são uma constante na sociedade. Isso porque cada geração carrega consigo experiências distintas desde a infância até a idade adulta. Essas diferenças também se refletem no ambiente corporativo, no qual conflitos de gerações não resolvidos podem se transformar em desafios.

O conflito de gerações é o embate entre as diferentes perspectivas e abordagens das diferentes faixas etárias. Embora possa trazer benefícios ao ambiente corporativo, também pode acarretar malefícios se não mediado adequadamente. Por isso, necessita da intervenção e do acompanhamento dos gestores para aprimorar a convivência.

É fundamental compreender o que constitui o conflito entre gerações e identificar os sinais de problemas na empresa para assegurar um ambiente de trabalho saudável. Este artigo oferece uma compreensão abrangente sobre esse tema, a partir dos seguintes tópicos:

Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!

Por que entender o conflito de gerações no trabalho é importante?

O ambiente corporativo costuma contar com profissionais de diferentes faixas etárias trabalhando em um mesmo local. Por esse motivo, há diferentes perspectivas, valores e estilos de trabalho, que podem ocasionar problemas de convivência entre os colaboradores, prejudicando o desempenho e a produtividade das equipes. 

Sendo assim, entender o conflito de gerações no ambiente de trabalho é importante para fomentar a cooperatividade entre diferentes grupos etários, permitindo a integração de perspectivas diversas e a criação de um ambiente mais inclusivo, democrático e dinâmico. 

Essa compreensão não só ajuda a gerir as diferenças eficazmente, mas também promove uma valorização das competências únicas de cada geração, impulsionando a colaboração e a convergência de ideias.

Como cada geração contribui para a organização?

Várias pessoas sentadas conversando

Como profissionais, cada geração, desde a dos veteranos até a Geração Z, traz consigo características específicas que oferecem contribuições valiosas para a empresa.

Os veteranos, por exemplo, possuem um vasto acúmulo de conhecimento e experiência, enquanto os mais jovens da Geração Z tendem a trazer novas metodologias e familiaridade com novas tecnologias. 

A seguir, será apresentado como cada uma dessas gerações contribui para o sucesso da empresa!

Geração dos Veteranos (1925-1944)

A Geração dos Veteranos é conhecida pela sua dedicação ao seu trabalho, pelo respeito às autoridades e pela valorização das hierarquias. São colaboradores experientes, altamente comprometidos, com profundo conhecimento técnico e dão grande importância à estabilidade e à preservação da tradição no ambiente de trabalho.

Geração Baby Boomers (1945-1960)

A Geração Baby Boomers leva esse nome em decorrência da explosão demográfica ocorrida após a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, boa parte dessa geração está atuando em cargos mais elevados, afinal, possuem forte características de liderança. Esses profissionais valorizam mais o reconhecimento pela experiência adquirida do que pela criatividade

Geração X (1961-1980)

As principais características da Geração X são seu compromisso e sua abordagem linear, e esses profissionais são impulsionados pela busca por uma carreira sólida e segura. Na busca por essa estabilidade na carreira, eles demonstram fidelidade, dedicação e experiência, evidenciando grande esforço em atingir os objetivos da empresa.

Geração Y (1981-2000)

Os profissionais advindos da Geração Y, também chamados de Millennials, são reconhecidos por características como a busca de um propósito no trabalho, a valorização no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e um maior interesse em tecnologia e formas de trabalho mais colaborativas e flexíveis.

Geração Z (a partir de 2001)

A Geração Z é a mais recente ingressante no mercado de trabalho, e carrega questões que estão causando mudanças internas nas empresas. Esse grupo de profissionais tem um pensamento mais crítico em relação ao mercado de trabalho, costuma ser questionador, prioriza a diversidade e possui uma adaptação perfeita às novas tecnologias. 

Causas do conflito de gerações no trabalho

Cada geração vivenciou experiências distintas durante seu crescimento e nos primeiros empregos, e essas experiências continuam a influenciar e colidir com as perspectivas das novas gerações. Descubra, a seguir, quais são as principais causas dos conflitos de geração no ambiente de trabalho.

Diferenças no modo de aprender

Com o passar das décadas, as formas de aprendizado foram se modificando. Enquanto as gerações mais antigas estavam acostumadas a métodos tradicionais, como livros físicos e aulas presenciais, as gerações mais jovens cresceram imersas na era da transformação digital.

Essa diferença na abordagem educacional pode gerar conflitos no local de trabalho, pois os métodos de aprendizado são importantes para mostrar como cada geração absorve, processa e aplica informações.

Por exemplo, se um funcionário mais velho está encarregado de realizar um treinamento para os mais jovens e usa metodologias muito antigas, pode ser que o processo educacional não seja eficaz. 

Diferenças no modelo de trabalho

As diferenças na forma de trabalhar também podem ser um catalisador de conflitos. Enquanto uma parcela dos funcionários pode preferir o trabalho presencial, a jornada de trabalho tradicional e o respeito a hierarquias, os mais jovens podem preferir jornadas flexíveis, trabalhos remotos e horizontalidade na gestão

Esse conflito de preferências pode tornar-se problemático, pois quando a empresa opta por um método exclusivo, pode afastar uma das gerações ou prejudicar o desempenho de outra devido à insatisfação no trabalho.

Dificuldades na comunicação

Problemas de comunicação também são frequentes entre funcionários de diferentes gerações, e é possível notar a disparidade na linguagem, nas formas de se expressar e nas preferências de comunicação. Alguns profissionais podem não conhecer termos mais recentes, em línguas estrangeiras, ou sentir dificuldade com canais de comunicação digital.

Quais as consequências de não tratar dos conflitos de gerações para a empresa?

A falta de tratamento e atenção aos conflitos geracionais pode acarretar diversas consequências negativas para o negócio e para os colaboradores.

Os principais problemas acontecem na dinâmica e no ambiente de trabalho, com possível aumento de tensões, dificuldade de cooperação e baixa produtividade. O descuido da empresa pode levar a um ambiente de trabalho tóxico e à perda de talentos, especialmente entre os mais jovens que buscam ambientes mais inclusivos e flexíveis.

Para se ter uma ideia, 34% dos trabalhadores estão propensos a pedirem demissão para deixar um local de trabalho tóxico, segundo resultados da pesquisa da Randstad Workmonitor

Além disso, a incapacidade de resolver estes conflitos pode diminuir a inovação e a possibilidade de uma empresa se adaptar às mudanças do mercado, uma vez que a diversidade de perspectivas e experiências é fundamental para impulsionar a criatividade e a resolução de problemas.

Como o RH pode lidar com o conflito de gerações no trabalho?

Dois homens observando um computador

O setor de recursos humanos tem um papel importante na mediação do conflito de gerações. Ele pode adotar ações internas para valorizar as competências das diversas gerações e mostrar como explorar o melhor de cada uma delas. 

Veja a seguir como isso pode ser feito! 

Encontrar os motivadores de cada geração

É preciso entender o que cada uma das gerações busca. Foi possível notar que algumas preferem os cargos de liderança e gestão, enquanto outras prezam por trabalhos com criatividade e propósito. Logo, cabe ao RH realizar conversas individuais, mostrando aos colaboradores como a empresa pode oferecer aquilo que eles almejam. 

Valorizar as competências de todas as gerações

O RH pode valorizar todas as gerações ao promover programas de desenvolvimento adaptados, incentivando mentorias reversas, adaptando a comunicação e reconhecendo as individualidades de cada funcionário. Essas estratégias integram diferentes habilidades, enriquecendo a empresa com diversidade de gerações e de perspectivas.

Estimular a comunicação no ambiente de trabalho

É comum que profissionais mais jovens e mais velhos não interajam tanto, porém, a melhora da comunicação é importante para diminuir o conflito de gerações. O RH pode promover dinâmicas para incentivar a troca de experiências e o entendimento mútuo entre os profissionais de todas as faixas etárias.

Algumas das atividades que podem ser boas opções são:

Criar oportunidades para uma boa convivência

O setor de recursos humanos pode adotar medidas para criar oportunidades de boa convivência, como evitar o segregamento de espaços e promover eventos como happy hour e práticas esportivas para fomentar a interação. Essas práticas vão estimular uma melhor relação entre os funcionários. 

Conclusão

Assim, ficou evidente que o conflito de gerações é uma realidade nas empresas e não deve ser ignorado. Algumas corporações podem enfrentar esse problema de forma mais intensa do que outras, porém, independentemente disso, é fundamental monitorar o conflito e adotar medidas para manter a harmonia no ambiente de trabalho.

Cada geração possui suas especificidades, qualidades e defeitos, mas, é preciso haver respeito mútuo e adaptação em todos os casos.

Seguindo as orientações apresentadas neste texto, será possível equilibrar com mais facilidade o conflito geracional e proporcionar uma melhor integração entre todos os colaboradores

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