Resenteeism no trabalho: como surgiu e principais  técnicas para evitá-lo no seu negócio
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Time Pontotel 25 de março de 2024 Departamento Pessoal
Resenteeism no trabalho: como surgiu e principais  técnicas para evitá-lo no seu negócio
Entenda o resenteeism, um novo fenômeno no trabalho que, se não for evitado, pode causar danos às equipes e à produtividade da empresa.
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No ambiente de trabalho, o resenteeism é um fenômeno contemporâneo que tem chamado a atenção. Isso porque, ele implementa na sociedade uma nova forma de lidar com o trabalho, trazendo alguns desafios para as organizações.

Se não entendido em sua complexidade e gerido de forma correta, o resenteeism pode resultar em perda de produtividade e clima de trabalho negativo, causando prejuízos significativos para as empresas.

Para entendê-lo, é fundamental saber suas causas e consequências e adotar medidas proativas para promover a saúde, o equilíbrio e o bem-estar dos funcionários, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Por isso, neste artigo, será explorada a origem e os impactos do resenteeism, bem como técnicas e estratégias para evitá-lo em um negócio. O texto foi dividido nos tópicos abaixo:

Boa leitura!

O que é e como surgiu o resenteeism?

Dá-se o nome de resenteeism a um fenômeno atual do mercado laboral, em que os funcionários lidam com a insatisfação no trabalho de forma diferente. Nesta perspectiva, os colaboradores estão presentes fisicamente e realizando o que lhes é proposto, mas estão infelizes.

A palavra resenteeism tem a ver com ressentimento corporativo. Trata-se de um neologismo que aglutina palavras como resentiment, ou ressentimento em português, e presenteeism, ou presenteísmo, que tem a ver com o ato de estar presente no trabalho, mas não contribuir para que ele seja realizado. 

O termo pode representar, também, uma estratégia do funcionário para manter seu trabalho visando apenas sua segurança financeira, e não a sua realização profissional ou a sua doação por completo às tarefas diárias. 

A expressão é, ainda, vista como oposta ao absenteeism ,absenteísmo em português, em que o colaborador não comparece mais ao seu emprego, abandonando suas obrigações.

O movimento iniciou-se nos Estados Unidos, quando várias empresas, incluindo grandes nomes como Google, começaram a realizar demissões em massa. Diante do medo de ser mandado embora, o objetivo de um profissional se torna, então, permanecer no trabalho, mesmo que sem vontade.

Como funciona o resenteeism?

O resenteeism funciona da seguinte maneira: o funcionário chega à conclusão de que, se tivesse outra oportunidade, mudaria de emprego ou alteraria sua rota profissional, deixando a empresa atual.

Porém, em meio à insegurança imposta pelo mundo contemporâneo, pela onda de demissões em massa e pela crescente inflação, ele, mesmo insatisfeito, mantém-se no seu emprego, cumprindo suas obrigações.

Tal combinação de fatores, sendo a economia instável e os funcionários desmotivados, gera uma nova forma de a sociedade lidar com o próprio trabalho, especialmente por achar que não terá outras oportunidades caso desista da vaga atual.

Qual a diferença entre resenteeism e quiet quitting?

Mulher olhando o horizonte

Resenteeism e quiet quitting são dois conceitos relacionados ao comportamento dos funcionários no local de trabalho, mas, apesar de serem contemporâneos, eles se referem a situações diferentes, com características distintas.

No resenteeism, os profissionais, ainda que desmotivados e infelizes, mantêm seus empregos e desempenham suas funções. Já no quiet quitting, que significa demissão silenciosa, os funcionários vão se desligando gradualmente das suas obrigações.

No quiet quitting, o empregado se propõe a trabalhar o mínimo necessário, uma postura resignada contra a empresa por sentir que ela não valoriza seus colaboradores. Para alguns adeptos ao movimento, o quiet quitting não significa fazer o mínimo, mas, sim, cumprir apenas com o que foi determinado em contrato.

Por que evitar o resenteeism?

No contexto empresarial, evitar o resenteeism é importante por várias razões, tanto para os funcionários quanto para as organizações. Isso porque não tomar providências contra esse fenômeno pode resultar em situações como:

Baixa moral e satisfação dos colaboradores

Quando os funcionários percebem que seus colegas de trabalho estão presentes, mas infelizes, o sentimento negativo pode contaminar todo o ambiente de trabalho. Isso pode levar à diminuição da moral da equipe e ao aumento da insatisfação entre os funcionários.

O resenteeism pode, ainda, causar situações constrangedoras, como questionamentos excessivos sobre o trabalho, compartilhamento de insatisfações em fóruns públicos da empresa e interações ríspidas entre os profissionais.

Aumento do turnover

Um funcionário ressentido pode cultivar seus sentimentos negativos por um tempo e continuar na empresa. Porém, caso encontre algo melhor, ele provavelmente irá sair da organização, aumentando as taxas de turnover da empresa.

Evitar o resenteeism, nesse sentido, ajuda a criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar dos funcionários e aumente a satisfação e o engajamento no trabalho, evitando a saída de talentos.

Produtividade reduzida

O resenteeism também resulta em baixa produtividade se não houver ações para combatê-lo. Afinal, a produtividade dos colaboradores está diretamente ligada ao seu nível de engajamento, motivação e satisfação no trabalho.

Quando esses elementos não estão em sintonia, é provável que os profissionais reduzam tanto a quantidade quanto a qualidade de seu trabalho, impactando negativamente toda a empresa.

Como evitar o resenteeism?

Homem e mulher conversando

Evitar o resenteeism no ambiente de trabalho pode ser uma tarefa desafiadora, porém gratificante. Para isso, é preciso adotar algumas estratégias, como as que estão descritas a seguir:

Cultura de apoio à saúde

Promover a saúde em um ambiente de trabalho é importante para o bem-estar dos funcionários e gera a consequente redução do resenteeism. Por isso, se faz fundamental a implementação de programas de bem-estar que incentivem e proporcionem a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável e o gerenciamento do estresse.

Comunicação aberta

Também é importante manter abertos canais de comunicação eficazes para os funcionários poderem expressar suas preocupações e necessidades, pois eles precisam se sentir ouvidos e validados. Além disso, é crucial criar formas de evitar mal-entendidos entre líderes e equipes.

Monitoramento e feedback

É preciso entender como estão se sentindo e se comportando os funcionários da empresa. Para tal, podem ser inseridos na rotina corporativa feedbacks estruturados, reuniões one-to-one e pesquisas de satisfação interna.

Políticas de licenças ativas

As políticas de licenças remuneradas e ativas são projetadas para dar aos funcionários tempo livre remunerado para tratar questões de saúde, eventos familiares importantes ou simplesmente recarregar as energias para poderem se sentir satisfeitos com seu trabalho.

Flexibilidade

Ambientes de trabalho e jornadas flexíveis podem contribuir para o bem-estar dos colaboradores. Conforme os trabalhadores sentem que conseguem conciliar vida profissional e pessoal, o estresse é reduzido e a satisfação geral no trabalho é melhorada.

Qual o papel do RH no combate ao resenteeism?

O departamento de Recursos Humanos desempenha um papel crucial no combate ao resenteeism no local de trabalho, e são dele algumas das responsabilidades e ações para lidar com essa questão.

Por exemplo, os programas de saúde, que tendem a mitigar o problema, devem ser criados pelo RH. Eles devem considerar questões como gerenciamento do estresse, atividade física, saúde mental e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Além disso, cabe ao RH desenvolver e implantar políticas de licença e benefícios que ofereçam suporte adequado aos funcionários que enfrentam problemas de saúde, estresse ou questões pessoais, evitando que os profissionais se sintam saturados ou não reconhecidos pelo seu trabalho.

O RH é também o departamento capaz de rastrear os níveis deresenteeism na organização e avaliar as medidas implementadas para combatê-lo. Com base nessa análise, a empresa pode fazer ajustes estratégicos em suas políticas e programas conforme necessário.

Por fim, também cabe à equipe de Recursos Humanos preparar a liderança para os casos de resenteeism, realidade cada vez mais comum nas empresas, criando, junto dela, estratégias para diminuir os efeitos dessa problemática na organização.

Conclusão

Neste artigo, foi discutido o resenteeism, fenômeno contemporâneo nas empresas capaz de causar desengajamento de equipes, desmotivação e clima organizacional negativo e pouco saudável.

Foi explicado que o resenteeism é a situação em que os funcionários cumprem suas obrigações no trabalho, mas estão ressentidos, sem motivação e infelizes diante das condições impostas pelas empresas.

Tais funcionários não vão em busca de outras oportunidades devido às dificuldades atuais do mercado de trabalho, e permanecem nas empresas, promovendo um ambiente de trabalho negativo, além de altas taxas de turnover e produtividade reduzida.

Para combater esses efeitos, o texto apresentou algumas ações que o departamento de RH pode tomar para evitar a disseminação do resenteeism. Entre elas, estão: cultura de apoio à saúde, comunicação aberta, monitoramento e feedback, políticas de licenças ativas e flexibilidade.

Ficou claro, ainda, que o RH tem total responsabilidade no assunto. Cabe a ele criar políticas e programas que impactam diretamente o bem-estar e o desempenho dos funcionários. Essa seria uma abordagem proativa e orientada para suporte aos colaboradores, minimizando o resenteeism.

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