Siglas corporativas que todo profissional precisa conhecer!
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Time Pontotel 28 de outubro de 2024 Gestão de Pessoas

Decodificando siglas corporativas: o que elas significam e por que importam no mercado de trabalho

O que são siglas corporativas e quais as principais? Confira neste conteúdo tipos de nomenclatura corporativa e sua importância no local de trabalho.

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Compreender as principais siglas corporativas é essencial devido aos benefícios que esse conhecimento proporciona. A exemplo disso estão a melhoria da comunicação no dia a dia e a otimização da análise de relatórios, cada um com seus tipos de nomenclatura corporativa.

Conforme o relatório The State of Business Communication de 2023, mais de 70% dos líderes acreditavam que a comunicação eficaz tornava seus times mais produtivos. Como ficará claro neste conteúdo, um dos pontos que favorece uma comunicação assertiva no local de trabalho envolve justamente o conhecimento ou não das siglas corporativas.

Essas nomenclaturas, presentes em todos os setores de uma empresa, têm relevâncias específicas. Além de tornar times mais sintonizados em reuniões de alinhamento, por exemplo, demonstram que os funcionários possuem o escopo de conhecimento necessário em sua área de atuação.

Para tratar o tema com detalhes e exemplos, este texto abordará os tópicos a seguir:

Tenha uma ótima leitura!

O que são siglas corporativas?

Letras de madeira dispersas sobre fundo amarelo, ilustrando siglas corporativas.

As siglas corporativas são abreviações de expressões comumente usadas no contexto empresarial. Assim, tais nomenclaturas podem tratar de conceitos diferentes: uns relacionados a processos e métodos, enquanto outros, a setores da empresa ou cargos.

O uso dessa nomenclatura corporativa é um jeito de facilitar a comunicação dos funcionários no dia a dia, como durante reuniões, conversas entre colegas ou até mesmo na escrita, ou análise de documentos, como relatórios gerenciais, vendas, contabilidade, etc.

A exemplo disso, em vez de um colaborador do time de marketing falar em uma reunião de que a métrica “Retorno sobre o Investimento” de uma campanha de marketing não foi positiva, ele pode simplesmente otimizar sua comunicação, usando em sua fala a sigla corporativa referente a essa métrica: o ROI.

Por que é importante conhecer essas siglas?

As siglas corporativas têm uma finalidade principal: facilitar a integração dos funcionários no local de trabalho. Quando eles as conhecem, participam mais ativamente de conversas, já que entendem automaticamente quando alguém usa uma abreviação.

Isso torna o trabalho em equipe, sobretudo entre times de setores distintos, mais estratégico, pois todos os funcionários ficam a par das nomenclaturas essenciais para facilitar a comunicação. Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, aborda essa temática ao afirmar que:

“Quando falamos muito sobre o trabalho em equipe, falamos sobre o trabalho em sinergia, onde todos os times, e seja da geração que for, atuando na frente que for, têm um objetivo em comum maior”.

Além dessa vantagem, é possível citar outros pontos que demonstram a importância de conhecer os tipos de nomenclatura corporativa. Alguns são:

  • Profissionalismo: quando o funcionário demonstra conhecer as siglas corporativas, é uma forma de ele transmitir a ideia de que é um profissional realmente capacitado, além de atualizado, especialmente porque novas siglas surgem ao longo dos anos;
  • Networking promissor: se um funcionário do time de RH, por exemplo, sabe bem as nomenclaturas corporativas do seu setor, consegue construir relacionamentos melhores ao participar de eventos e conversas com outros profissionais da área.

Principais siglas corporativas e seus significados

Papel escrito "B2C" sobre um mouse branco, representando o modelo de negócios business-to-consumer

As siglas corporativas são importantes por várias razões, como o fato de deixarem todos na “mesma página” em conversas, evitando a necessidade de se usar expressões longas para se referir a uma métrica, por exemplo. Para entender melhor o assunto, confira a seguir os principais tipos de nomenclaturas corporativas.

Siglas empresariais

As siglas empresariais referem-se àquelas usadas no contexto corporativo de forma geral. Ou seja, elas não dizem respeito a um processo usado em um setor da empresa ou a uma métrica específica (vendas, engajamento, etc.). Elas são amplas. Entenda a seguir.

B2B

A sigla B2B vem da expressão “Business to Business”, que, em português, quer dizer “Negócio para negócio”. Essa nomenclatura refere-se a um modelo de negócio no qual as empresas vendem, seja produtos ou serviços, para outras empresas.

Uma fábrica de componentes eletrônicos que vende peças para uma empresa montadora de veículos é um exemplo disso. Outro caso envolve um negócio que desenvolve softwares de gestão sob medida para empresas de diversos segmentos.

Inclusive, por envolver empresas, e não pessoas físicas, o tipo de venda que acontece no B2B é mais complexo, com negociações mais longas, por exemplo. A alta quantidade de volume também é uma característica.

B2C

Do outro lado, tem-se o B2C, que também é uma das principais siglas corporativas e cuja expressão quer dizer “Negócio para consumidor”. Essa nomenclatura é o oposto da sigla anterior, pois é usada para conceituar um modelo de negócio que se dá entre uma empresa e o consumidor final.

Um exemplo é uma loja de roupas que vende para um cliente final: não há nenhum tipo de intermediário ou outra empresa envolvida. Trata-se somente de uma negociação entre a loja e uma pessoa, cujo ciclo de vendas é, em geral, curto, tornando o processo mais simples.

Siglas relacionadas a cargos e departamentos

As siglas corporativas também podem ser usadas para abreviar cargos e departamentos de uma empresa. Quando usadas no cotidiano, elas simplificam a comunicação interna. Confira as principais.

CEO

Chief Executive Officer, que se trata de um cargo ao qual a sigla CEO se refere, é o principal responsável por uma empresa em termos de gestão e estratégia. Esse cargo é de quem lidera a organização, guiando-a no cumprimento de seus objetivos de longo prazo. 

Em geral, o CEO é o “rosto” da empresa e, no dia a dia, é quem toma as decisões mais importantes dela: atuação em um novo mercado, investir em uma inovação tecnológica, fazer a aquisição de uma startup, entre outras decisões críticas.

Como cita Cristina Pereira, coordenadora de operações na Comunitive, o gerenciamento estratégico “permite aplicar os recursos da empresa de forma eficiente no dia a dia, alinhando os objetivos e metas da organização com os recursos disponíveis”, e a importância do CEO se mostra justamente diante disso.

CFO

CFO é a nomenclatura corporativa para Chief Financial Officer, que se trata do cargo de diretor financeiro de uma organização, responsável por todas as suas questões financeiras: planejamento, supervisão da contabilidade, relação com investidores, gestão de riscos, entre outras atividades.

Em virtude de tais responsabilidades, o papel do CFO está em garantir que a empresa tenha sempre os recursos financeiros suficientes para suas operações, mantendo-a longe de riscos de falência ou de inadimplência com fornecedores e funcionários, por exemplo.

CTO

Chief Technology Officer: essa é a expressão a qual a sigla CTO se refere. Ela é usada para se referir a um dos cargos mais importantes em um negócio, o de diretor de tecnologia. Isso se dá sobretudo porque é ele quem garante que a empresa se mantenha altamente competitiva no mercado quando o assunto envolve inovação e tecnologia.

Além disso, é o CTO quem está à frente de atividades como o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, infraestrutura de TI e sistemas de informação. Também é o profissional encarregado de supervisionar os times de TI da organização.

CCO

Por fim, o CCO, abreviação da expressão Chief Compliance Officer, é o termo usado para o cargo de diretor de compliance. É ele quem se encarrega de garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis brasileiras e normas regulamentadoras.

Isso, a propósito, justifica a essência de suas atividades voltadas para o compliance empresarial, como a de supervisionar as políticas de ética, governança e conformidade regulatória. Se isso estiver em dia, significa que a organização está longe de quaisquer riscos legais e reputacionais.

Siglas financeiras e contábeis

A nomenclatura empresarial também engloba as siglas corporativas usadas no setor de finanças e contabilidade. Embora haja várias delas, confira duas das principais a seguir.

ROI

O já citado ROI é a abreviação para a expressão Retorno sobre o Investimento, uma métrica que mensura a eficiência de um investimento da empresa. Em termos práticos, ela calcula o ganho ou a perda obtido em relação a determinado investimento inicial.

Por exemplo, se uma empresa de e-commerce investe R$ 50.000,000 em uma campanha de marketing digital, é indispensável que, em dado momento, ela analise se tal investimento trouxe o retorno previsto no planejamento estratégico. Para isso, deverá calcular o ROI.

P&L

Enquanto isso, o P&L é uma sigla corporativa que abrevia a expressão Profit and Loss, que, em português brasileiro, quer dizer “lucros e perdas”. A nomenclatura é usada para se referir a um relatório financeiro, o DRE, cuja finalidade é resumir todas as receitas, custos e despesas que a organização teve ao longo de certo período.

Siglas usadas em processos e metodologias

Como citado no começo deste conteúdo, as siglas corporativas também são utilizadas para abreviar o nome de processos e até mesmo de métodos. É o caso das siglas KPI, OKR e SWOT. Veja o que cada uma delas significa.

KPI

KPI é a abreviação de Key Performance Indicator, que, em português, quer dizer “indicadores-chave de desempenho”. Refere-se a uma métrica que a empresa usa para medir se uma de suas ações está ou não sendo promissora

Lara Avelino também pontua que “Não dá para afirmar que um projeto foi bem-sucedido sem metrificar e estabelecer metas claras”. Assim, se uma empresa define um KPI de 1.000 vendas por mês, por exemplo, deve analisar a métrica para ver se alcançou tal número de compras. É como ela saberá se teve ou não sucesso.

OKR

A sigla OKR é a nomenclatura para um framework de gestão: Objectives and Key Results. Traduzindo, quer dizer “objetivos e resultados-chave”. Na prática, a empresa usa essa metodologia para definir objetivos ambiciosos e mensuráveis, cada um acompanhado de resultados-chave para saber o progresso de tais objetivos.

SWOT

Por último, a sigla SWOT é usada para conceituar uma ferramenta que as empresas usam para avaliar como está tanto a sua situação interna quanto externa. Ou seja, para analisar seus pontos fortes e fracos, bem como oportunidades e ameaças.

A propósito, estes aspectos vêm da sigla SWOT, composta pelos seguintes termos em inglês: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

Conclusão

Entender as siglas corporativas mostra-se essencial no contexto empresarial por vários motivos. As siglas usadas para abreviar o nome de processos ou métricas, por exemplo, tornam reuniões mais fluidas, pois os funcionários conhecem as nomenclaturas.

Nesse sentido, quando todos da empresa ficam a par dos principais termos que fazem parte da nomenclatura corporativa, eles podem trabalhar com mais produtividade. Afinal, fica mais fácil analisar dados em relatórios de RH, por exemplo, já que eles, ao olhar para as abreviações, saberão a quais métricas elas se referem.

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