Existem várias situações em que o funcionário pode faltar no trabalho sem sofrer penalidades ou descontos salariais. Para os casos em que a ausência do colaborador pode ser prevista com antecedência, as empresas podem exigir que ele faça uma solicitação de folga simples.
Esse processo ajuda a justificar a falta do trabalhador e ainda permite que o gestor se organize para lidar com a ausência do funcionário por um ou mais dias. Mas como fazer essa solicitação e ter o pedido aprovado? Para responder essa pergunta, este artigo abordará os seguintes tópicos:
- O que é uma folga simples?
- Como solicitar uma folga simples?
- Modelo de solicitação de folga
- Dicas para garantir a aprovação da sua folga
Boa leitura!
O que é uma folga simples?
A folga simples consiste no afastamento temporário do funcionário por algum motivo específico. Esse benefício é concedido ao trabalhador principalmente por motivos previstos no artigo 473 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), como casamento, falecimento de um familiar e doação de sangue voluntária.
Direitos do empregado em relação à folga simples
A CLT estabelece que o trabalhador tem direito a receber o salário integral durante a folga simples. Além disso, a lei também determina a preservação de outros direitos trabalhistas do funcionário, como recolhimento de FGTS, férias e 13º salário.
A legislação ainda determina que o funcionário não pode sofrer punições, como advertências ou dispensas, por conta da folga, desde que ele apresente a documentação que comprove a necessidade da ausência.
Como solicitar uma folga simples?
O funcionário não pode simplesmente se ausentar do trabalho por acreditar que tem direito a um dia de folga. Uma pesquisa divulgada na Exame mostra que essa prática reduz a produtividade das empresas e pode gerar prejuízos financeiros significativos.
Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para evitar esses problemas é exigir que o funcionário faça a solicitação de folga simples sempre que possível. Para isso, o colaborador precisa seguir os passos abaixo:
Comunicação com o gestor
O primeiro passo é informar ao gestor sobre a necessidade de afastamento e explicar o motivo da solicitação de folga simples. Isso pode ser comunicado pessoalmente, por e-mail, sistema interno ou outro canal de comunicação utilizado na empresa.
Vale lembrar que algumas situações, como o falecimento de familiares ou emergências médicas, não podem ser informadas com antecedência. Nesses casos, a recomendação é comunicar o empregador assim que possível.
Documentação necessária
Dependendo do motivo do afastamento, o funcionário precisa apresentar algum documento que justifique sua ausência para o setor de Recursos Humanos (RH). Essa documentação varia conforme o motivo da folga e com a política da empresa.
Caso o funcionário solicite a folga para acompanhar o filho em uma consulta, por exemplo, precisará apresentar um atestado médico ou declaração de comparecimento do hospital/clínica.
Modelo de solicitação de folga
Muitas empresas exigem que os funcionários entreguem um documento de solicitação de folga para formalizar esse pedido. Caso a empresa não disponibilize um formulário ou exemplo de documento que deve ser entregue nesse caso, o funcionário pode utilizar o modelo de solicitação de folga simples abaixo:
Prezado(a)_____________________ [nome do chefe/gestor],
Eu, _____________________________ [nome do funcionário], inscrito(a) sob o CPF de nº _____________ [número do CPF], funcionário(a) da ___________[nome da empresa], exercendo o cargo de ____________[nome do cargo], venho por meio desta solicitar a concessão de _____[número de dias] dia(s) de folga, por motivo de [ex.: falecimento de familiar, casamento, doação de sangue, etc.].
Certo(a) de contar com sua compreensão e apoio, desde já agradeço a atenção.
_________________________________________
Assinatura do funcionário
______[cidade], _____ de ______________ de ______[ano].
Dicas para garantir a aprovação da sua folga
Conseguir a aprovação de uma folga simples é mais fácil quando o funcionário segue algumas estratégias. Confira a seguir as melhores dicas para que esse pedido seja bem recebido e aprovado pela empresa.
Comunique-se com antecedência e profissionalismo
Comunicar a necessidade de folga de forma clara, objetiva, profissional e com antecedência demonstra respeito pelos colegas de trabalho e pelo planejamento da equipe.
Além disso, essa atitude permite que o gestor tenha tempo para organizar a empresa para lidar com a ausência do funcionário. E tudo isso aumenta as chances do colaborador receber a aprovação desse pedido.
Mantenha um bom histórico de trabalho
Os funcionários que se destacam por sua dedicação, engajamento, pontualidade e qualidade no trabalho têm mais chances de ter seus pedidos aprovados. Afinal, eles são considerados confiáveis e valiosos para a empresa. Por isso, é importante que o trabalhador se dedique para construir uma boa reputação no trabalho.
Seja flexível e ofereça soluções
O colaborador também deve ser flexível ao pedir uma folga do trabalho. Isso porque nem sempre a empresa poderá dispensá-lo nas datas que ele gostaria. Caso isso aconteça, o colaborador pode oferecer alternativas, como remarcar a folga para outro momento ou garantir a conclusão de tarefas importantes antes de se ausentar.
Verifique seu banco de horas
Antes de solicitar a folga, o trabalhador deve verificar seu banco de horas. Caso ele tenha horas extras acumuladas, pode utilizá-las para compensar sua folga, tornando a aprovação da sua solicitação mais fácil.
Fazer essa verificação é muito mais fácil quando a empresa utiliza um sistema de ponto eletrônico avançado, como a Pontotel. Segundo Tuani, assistente de RH do Grupo Paccini, a plataforma da Pontotel é fácil de usar, tem uma linguagem simples, permite a gestão direta dos funcionários e apresenta as informações de forma clara.
“Como colaboradora, eu consigo visualizar todas as informações, como o Banco de Horas. Com isso, consigo gerir minha carga horária, sabendo quando estou devendo horas e se preciso entrar mais cedo ou fazer horas extras para compensar”, completa Tuani.
Quer ver como a Pontotel pode transformar a gestão de pessoas da sua empresa? Agende uma demonstração gratuita!
Conclusão
A folga simples é um direito do trabalhador que consiste no afastamento do colaborador por algum motivo previsto na legislação, como falecimento de familiares, casamento, doação de sangue, entre outras justificativas.
Nessas situações, o funcionário pode se ausentar do trabalho sem prejuízo do salário ou de outros direitos, como 13º salário e férias. Porém, ele precisa comprovar a necessidade da folga para justificar sua ausência.
Isso pode ser feito por meio da entrega de documentos comprobatórios. Dependendo das políticas da empresa, também pode ser necessário formalizar a solicitação de folga simples. Somente após a aprovação desse pedido, o funcionário está liberado.
O ideal é comunicar o gestor sobre a necessidade de folga com antecedência, manter um bom histórico profissional, verificar seu banco de horas e ser flexível na negociação. Assim, o funcionário aumenta suas chances de ter sua solicitação aprovada.
Gostou do artigo? Aprenda mais sobre direitos trabalhistas no blog Pontotel!