6 dicas para criar novos hábitos e manter a pontualidade no trabalho

pontualidade no trabalho pontotel holos introducao

Acordar cedo no inverno, trânsito conturbado, celular que não despertou, noite mal dormida e outras tantas estão entre as causas de não manter a pontualidade no trabalho. Criar novos hábitos nem sempre é uma tarefa simples. Mas quando isso se torna sistemático pode gerar conflitos de interesse com o empregador. 

Algumas organizações já adotam jornadas de trabalho flexíveis, mas para todas as demais a pontualidade é algo importante e realmente exigido pelo departamento de RH. Vale a premissa “regras são regras”.

A oportunidade está em criar novos hábitos. Nosso cérebro tem um caminho e um tempo para processar a aquisição de um novo comportamento, mas depois que estabiliza o novo padrão fica bem mais difícil alterá-lo sem esforço. Basta lembrar do quanto é difícil deixar de comer um docinho após o almoço. 

O atraso ainda pode acontecer por alguma excepcionalidade, mas para que não se torne um hábito é preciso criar novos hábitos que levem à pontualidade no trabalho. Listamos alguns exemplos!

Técnica dos dois alarmes 

Se a sua questão é sono pesado, a dica é aplicar a redundância do alarme. Criar novos hábitos requer uma boa dose de criatividade. Neste caso, você pode criar dois alarmes no celular com uma diferença considerável, 30 ou 20 min por exemplo. Sendo esse o tempo necessário para você não perder o transporte ou pegar a mesma fila que todo mundo na hora de ir trabalhar. E aí você pode ousar e usar um dos alarmes com relógios diferentes (um no celular e o outro relógio de cabeceira). 

Criar novos hábitos antes de dormir 

Mas se a questão é porque você demora para dormir, o melhor é rever exatamente o que você faz antes de deitar. Entre as causas mais comuns relacionadas à noite anterior mencionadas por quem chegou tarde no trabalho estão comida pesada, bebidas estimulantes como o café, uso excessivo do celular e de aparelhos eletrônicos (isso inclui as maratonas de séries) e insônia. A medicina do sono já possui exames e tratamentos adequados para quem sofre de insônia crônica. É observando o que você fez antes de dormir que vai ser possível corrigir e criar novos hábitos. 

Meditar todos os dias 

A meditação contribui para a limpeza da mente, diminui o estresse e ajuda no combate à ansiedade.Incluir alguma atividade que contribua para acalmar a mente ao criar novos hábitos é uma maneira de garantir que sejam bons hábitos e duradouros. A meditação matinal tem efeito ao longo de todo o dia. E a tendência é que você tenha uma noite mais tranquila. Isso se torna um ciclo, com o dia de hoje contribuindo para o bem-estar do dia de amanhã. Criar novos hábitos consiste em olhar para o futuro também. 

Organize seu tempo livre 

No trabalho, você tem sua rotina de atividades. Gerenciar bem o seu tempo livre também é uma maneira de aproveitá-lo com mais qualidade. Se você gosta de ler, assistir filmes ou se reunir com amigos, proponha um horário para começar e terminar esta atividade. Pode soar um pouco “certinho” criar uma rotina, mas é exatamente ela que ajuda você a criar novos hábitos sem sofrimento. Você vai continuar fazendo o que tem vontade no seu tempo livre, mas vai gerenciar melhor o seu tempo.

More perto 

O ideal é que você pudesse morar a menos de 15min do seu trabalho e fosse caminhando até lá. Eliminando os fatores desmotivacionais, é esperado que você mantenha o bom humor e com isso evite os atrasos. Caso seja inviável morar perto do trabalho, organize uma rotina confortável para os deslocamentos. Isso fará com que você mantenha a pontualidade como um hábito. Se você tiver que pegar 3 ônibus, 2 metrôs e 1 cavalo até chegar no trabalho é provável que o desânimo esteja impedindo de você criar novos hábitos favoráveis. 

Cuide da sua própria motivação 

Culturas organizacionais que colocam como índice a ser acompanhado a felicidade de seus colaboradores são incríveis. Mas nenhuma organização pode ser responsável pela sua própria motivação. A automotivação conquistada pelo diálogo interno, a clareza do que se quer e a satisfação de vivenciar os resultados positivos. Se você está vivendo uma realidade da qual não gosta, precisa encontrar meios de criar uma nova: agir ou mudar sua percepção. Para criar novos hábitos é importante encontrar maneiras de cultivar a alegria de viver. Técnicas de Mentoring e Coaching podem ajudar. Criar novos hábitos também faz parte de uma mudança de estilo de vida. 

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog do Instituto Holos de Qualidade, onde você encontra outros artigos sobre autoconhecimento e liderança transformacional.