Andragogia na educação corporativa: conheça os pilares, importância e como aplicar!
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Time Pontotel 27 de março de 2024 Departamento Pessoal
Andragogia na educação corporativa: conheça os pilares, importância e como aplicar!
A andragogia na educação corporativa vem sendo aplicada para melhorar os treinamentos oferecidos pelas empresas. Descubra tudo sobre esse conceito.
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Os profissionais de Recursos Humanos (RH) responsáveis pela educação corporativa precisam estar atentos às melhores abordagens de ensino para garantir um aprendizado eficaz tanto para a equipe quanto para cada funcionário. É aí que entra a importância da andragogia na educação corporativa.

Se você ainda não sabe o que é andragogia e qual a sua importância para a área de treinamento, continue a leitura. Neste artigo, você encontrará tudo que precisa para aplicar essa teoria na educação corporativa:

Saiba mais sobre a andragogia e capacite-se para ministrar treinamentos de acordo com o que há de melhor no mercado.

O que é andragogia?

Andragogia, chamada com frequência de Teoria da Aprendizagem de Adultos, refere-se aos princípios e conceitos por trás da aprendizagem de adultos.

O educador estadunidense Malcolm Knowles (1913-1997) é também chamado de pai da andragogia. Contudo, o termo é anterior a Knowles, pois foi criado em 1833 pelo educador alemão Alexander Kapp, a fim de distinguir o estudo da aprendizagem de adultos da pedagogia, que se refere às práticas para a aprendizagem das crianças. 

O termo Andra significa “adulto”, enquanto que Peda significa “criança”. No grego, andragogia significa “orientar adultos”, enquanto a pedagogia significa “orientar crianças”.

Em 1973, Knowles publica o livro “The Adult Learner”, um clássico no campo da andragogia, em que estão os pressupostos sobre como e por que os adultos aprendem. Eles se tornaram o núcleo do que entendemos hoje como os pilares da andragogia.

O que é educação corporativa?

A educação corporativa refere-se a atividades educacionais dentro de uma empresa criadas para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos funcionários, ao mesmo tempo em que fornece instruções sobre como desempenhar de forma eficaz tarefas específicas.

As oportunidades de formação educacional oferecidas por uma empresa são importantes por diversos motivos. Em primeiro lugar, elas mostram aos funcionários que a empresa está investindo no bem-estar e crescimento deles, ao mesmo tempo em que também está investindo no crescimento da própria empresa.

Os funcionários são uma parte importante do patrimônio de uma empresa, e cuidar deles significa cuidar da organização.

A educação corporativa também pode ser um passo preventivo para treinar funcionários diante de mudanças esperadas e inesperadas nos setores. Em tempos de grandes transformações, em que as tendências mudam constantemente sob a influência da tecnologia, manter as equipes preparadas faz todo o sentido.

Por fim, uma cultura de aprendizagem sólida na empresa permite que o RH formule um plano de carreira claro para os funcionários, evitando atritos e insatisfações.

Quais são os principais pilares da andragogia?

Existem seis pilares que orientam os praticantes da andragogia na oferta de educação centrada nas pessoas adultas. Veja quais são eles a seguir.

Autonomia

Conforme uma pessoa amadurece, ela ganha autonomia para tomar decisões. Na passagem da adolescência para a vida adulta, as pessoas geralmente deixam de ser dependentes dos outros para serem autodirigidos e independentes.

Em outras palavras, a maturidade leva a uma crescente independência e autonomia. Enquanto as crianças são totalmente dependentes dos outros para aprender, os adultos aprendem de forma independente.

Prontidão para aprendizagem

À medida que um adulto se move por várias responsabilidades (emprego, família, relacionamento, cidadania, etc.), a sua prontidão para aprender torna-se orientada pelos papéis assumidos ao longo do tempo.

Por exemplo, quando um adulto entra no mercado de trabalho, ele deve orientar seu aprendizado para as habilidades necessárias para um cargo. Quando tem filhos, de repente deve aprender tudo o que está envolvido sobre cuidar de crianças. Em suma, novas responsabilidades exigem novos conhecimentos.

Experiência 

As pessoas adultas possuem um reservatório crescente de experiências, o que se torna um recurso valioso para uma aprendizagem mais autônoma. As crianças, por outro lado, têm muito pouca experiência e precisam confiar na experiência dos outros para aprender.

Em outras palavras, à medida que as crianças se tornam adultas e ganham mais experiência, certas coisas se tornam intuitivas. A experiência permite intuir coisas que exigiriam um esforço maior para aprender na infância. A andragogia envolve, entre outras coisas, utilizar a experiência dos adultos a favor da aprendizagem.

Necessidade de aprender

A motivação das crianças para aprender é externa (depende do que outras pessoas dizem o que elas devem fazer). Elas são obrigadas a ir para a escola e enfrentarão consequências impostas externamente se não o fizerem. Isso muda à medida que se tornam pessoas adultas e ganham maior autonomia para tomar decisões.

A motivação dos adultos para aprender é interna (buscam o autodesenvolvimento). Eles desejam crescer na carreira e necessitam adquirir novas habilidades. Os adultos se encontram diante de um problema desconhecido e precisam encontrar soluções. Em vez de ter a educação imposta a eles, precisam buscar a educação por conta própria.

Aplicação e orientação

Na educação para crianças e jovens, a maioria dos assuntos ensinados fica restrita a exemplos conceituais e não ganha aplicação na vida real. Por exemplo, quando uma criança aprende sobre eleições e a importância do voto no ensino fundamental, normalmente não são conhecimentos aplicados na sua vida real.

Elas devem esperar até ficarem mais velhas e encontrarem a necessidade do voto. À medida que uma pessoa amadurece, a aplicação dos seus conhecimentos torna-se imediata e mais orientada para um problema. Os adultos encontram problemas, aprendem como resolvê-los e imediatamente aplicam seus conhecimentos na vida real.

Andragogia na educação corporativa: qual a importância?

A andragogia na educação corporativa é importante porque permite que o processo de ensino dentro da empresa seja mais eficiente, aproveitando melhor o investimento dedicado ao treinamento corporativo e gerando maior retorno para o negócio. A seguir, entenda as razões pelas quais vale a pena unir a andragogia na educação corporativa.

Engajamento 

Do ponto de vista de uma educação baseada na andragogia, gestores e facilitadores devem envolver ativamente os adultos no processo de aprendizagem. É isso que desperta neles o potencial de autogestão.

Em uma empresa, usando os pilares da andragogia, os líderes e o RH podem colocar o funcionário no centro do processo de aprendizagem para perguntar o que eles querem aprender e mantê-los engajados com as metas da empresa.

Educação continuada

Por incentivar o autodesenvolvimento, a andragogia na educação corporativa pode ajudar os funcionários de uma empresa a buscarem sempre o aperfeiçoamento de habilidades para tarefas específicas e o crescimento em suas carreiras.

Participação coletiva

Uma educação corporativa que considera os pilares da andragogia possibilita uma experiência mais participativa dos funcionários em treinamentos, dando voz para os seus principais obstáculos na rotina de trabalho.

Conhecimento construtivo

Uma educação corporativa baseada nas necessidades dos funcionários é capaz de oferecer treinamentos e oportunidades de aprendizado com valor real para as equipes. Isso, por si só, ajuda a empresa a construir uma boa reputação como marca empregadora.

Ambiente de trabalho saudável

Atividades personalizadas e com foco em necessidades reais dos funcionários criam diversas situações que estimulam a integração dos colaboradores entre si, o diálogo e a abertura para dar e receber feedbacks.

Como aplicar a andragogia na educação corporativa?

Usando os seis pressupostos da andragogia, você deseja investir na educação dos funcionários da sua empresa, tornando-os mais colaborativos, autônomos e autodirigidos. Mas por onde começar? Nesta parte do artigo, serão abordadas algumas dicas para aplicar a andragogia na educação corporativa da sua empresa. Confira!

Entender as necessidades da equipe

Que desafios ou obstáculos as pessoas estão enfrentando que fariam seu treinamento valer a pena? Garantir que essas necessidades estejam por trás do seu treinamento fará com que as atividades realmente sejam relevantes.

Portanto, antes de pensar em treinamentos ou nos resultados que eles podem gerar para a empresa, foque nas necessidades dos funcionários e no que eles gostariam de aprender.

Criar ambientes para o autodesenvolvimento

Dentre os pilares propostos pela andragogia na educação corporativa, um ponto que se destaca é o incentivo para que os aprendizes tenham autonomia em todo o processo de formação. Como foi visto, a experiência prática é uma das fontes mais ricas de aprendizado para funcionários engajados em programas de treinamento.

A ênfase no autodesenvolvimento também é facilitada pelo novo contexto tecnológico, em que empresas e profissionais se encontram diante da atual transformação digital.

Programas de treinamento online que oferecem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de notebooks ou smartphones, permitem aos funcionários maior flexibilidade na hora de definir seus horários de estudo, muitas vezes aproveitando pausas que não afetam outras atividades profissionais do dia a dia.

Essa autonomia sobre a própria jornada de aprendizado é uma ótima maneira de incentivar cada profissional a desempenhar um papel de liderança.

Incentivar as pessoas a se basearem em suas próprias experiências

Aproveite para permitir que as pessoas compartilhem suas próprias experiências e as relacionem ao treinamento proposto. Isso pode acontecer por meio de conversas em grupo ou atividades que permitam refletir sobre outras experiências de trabalho.

Compartilhar essa experiência e aplicá-la aos treinamentos ajudará os profissionais a relacionarem o conteúdo das atividades com sonhos e objetivos pessoais.

Mensurar e compartilhar resultados

A avaliação de resultados permite que o RH tenha a chance de fornecer feedbacks construtivos sobre o desempenho das equipes nos treinamentos, permitindo que os funcionários participem ainda mais do processo de aprendizagem. 

Considere, por exemplo, compartilhar as metas de treinamento e o progresso dos funcionários. Caso as atividades tenham surtido efeitos imediatos na produtividade, pode ser interessante demonstrar o impacto da formação da equipe nos resultados da empresa.

Dar a oportunidade de avaliar o treinamento também pode fornecer um feedback importante que você pode implementar no futuro e dar aos funcionários mais voz.

Conclusão

A andragogia na educação corporativa tem muito a contribuir para as atividades de RH. Essa teoria oferece um conjunto de conceitos e práticas que uma empresa pode usar a seu favor ao oferecer treinamentos focados na satisfação dos funcionários e na importância de inspirá-los a perseguir seus próprios objetivos.

Contudo, para ter sucesso na aplicação dessa teoria na educação corporativa, líderes e RH precisam colocar em prática alguns cuidados. Como foi visto, tudo começa com a compreensão das necessidades reais dos funcionários, pois é isso que permitirá à empresa gerar valor com os treinamentos oferecidos.

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