Inteligência artificial no RH: benefícios, aplicações e impactos!
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Time Pontotel 17 de janeiro de 2024 Recursos Humanos

(IA) Inteligência artificial no RH: principais benefícios, impactos e como funciona para a organização!

Conheça os principais benefícios da inteligência artificial no RH e saiba como ela funciona e quais os impactos dela na rotina da empresa.

Imagem de (IA) Inteligência artificial no RH: principais benefícios, impactos e como funciona para a organização!

A cada dia que passa a tecnologia vem assumindo um papel determinante no sucesso das empresas. A (IA) inteligência artificial no RH, por exemplo, contribuiu ao longo dos anos para que esse setor eliminasse diversos processos burocráticos e se tornasse mais estratégico

Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br) mostrou que 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a inteligência artificial no seu dia a dia, com a implementação de softwares de RH e gestão, ponto eletrônico, etc.

Mas você sabe quais os principais benefícios da IA inteligência artificial no RH e os impactos da tecnologia na empresa? Para responder essas questões esse artigo vai abordar: 

Boa leitura! 

Inteligência artificial: conceito

O conceito de Inteligência Artificial (IA) foi criado em 1955 pelo professor americano John McCarthy, da Universidade de Dartmouth. Na época ele selecionou e reuniu um grupo de cientistas para estudar uma forma de “ensinar” as máquinas. 

Isto é, a principal proposta do grupo era encontrar uma possibilidade para que as máquinas se tornassem inteligentes, como os próprios seres humanos. 

A ideia inicial era criar nelas um recurso que lhes desse a possibilidade de aperfeiçoar os aprendizados gradativamente, o que de fato ocorreu anos depois. 

Então, a inteligência artificial (IA) tem por conceito ser uma área da ciência da computação cujo  principal objetivo é desenvolver máquinas ou softwares que tenham a capacidade de aprendizado, assim como a mente humana. 

Ou seja, equipamentos que possuem uma tecnologia capaz de identificar padrões, fazer análises e resolver problemas automaticamente.

(IA) Inteligência artificial no RH

imagem de um computador com a tela aberta

Com a ascensão da tecnologia, boa parte das empresas vêm investindo em modelos que automatizam o que for possível nas suas rotinas. Isso porque, assim, é possível diminuir os erros, agilizar os processos e consequentemente elevar a competitividade no mercado. 

Mas quais os impactos para a empresa que tem a inteligência artificial aplicada a recursos humanos? Saiba mais sobre isso abaixo. 

Quais os impactos da inteligência artificial no RH? 

A adoção da inteligência artificial no RH traz uma série de impactos nesse setor e na empresa de uma forma geral. Lembrando apenas que, o bom funcionamento da tecnologia depende de uma combinação eficaz entre pessoas, processos, tarefas e tecnologia. 

Entre os principais impactos que a inteligência artificial pode ter no RH é possível destacar que ela: 

  • Automatiza processos operacionais repetitivos; 
  • Diminui a burocracia e permite que os profissionais foquem em questões estratégicas;
  • Facilita as tomadas de decisão na gestão de pessoas, oferecendo informações precisas aos gestores; 
  • Agiliza os processos de recrutamento e seleção

E os impactos da IA para as organizações e colaboradores?

Para as organizações como um todo, a IA cria inúmeras possibilidades sendo que as principais a serem destacadas podem ser: a diminuição das chances de erros nos processos, possibilitando uma análise prévia dos riscos, e a agilidade na execução das tarefas. 

Pelo lado dos colaboradores a (IA) inteligência artificial no RH também pode ter impactos positivos. Já que com o RH trabalhando bem o reflexo são ações mais focadas na gestão de pessoas, característica que define o novo RH.

Sendo assim, os colaboradores podem ter mais feedbacks, baseados nas informações cedidas pela inteligência artificial, podem desenvolver novas habilidades, com treinamentos sugeridos pela IA, e a consequência disso é um crescimento profissional mais rápido e efetivo. 

Principais aplicações da inteligência artificial no RH

Agora que você já sabe o conceito da inteligência artificial no RH e os impactos dela na rotina da empresa, é importante descobrir em quais processos é possível aplicá-la. 

Empresas que utilizam da inteligência artificial no RH têm mais benefícios como:

imagem de um grupo junto à frente de um computador. Todos olham para a tela

Redução de custo

Antes da inteligência artificial no RH era comum que muitos profissionais desse setor precisassem cumprir horas extras e em muitos casos a empresa aumentava sua mão de obra para conseguir atender todas as demandas da área. 

No entanto, com a inteligência artificial no RH muitos custos operacionais foram reduzidos. Processos tidos como repetitivos passaram a ser automatizados, como a seleção de currículos, diminuindo o tempo e consequentemente eliminando gastos desnecessários. 

Além disso, com uma escolha de candidato assertiva, mediante um auxílio da inteligência artificial no RH, diminuem-se as chances desse colaborador sair da empresa posteriormente, evitando gastos com verbas rescisórias e novos processos seletivos. 

Operação mais eficiente 

Como a inteligência artificial no RH trabalha com dados concretos em diversos processos, a operação acaba se tornando mais eficiente. 

Uma vez que os gestores podem tomar decisões baseadas em informações de qualidade, tornando as tarefas mais eficientes e assertivas. 

Agilidade em processos

Por meio da inteligência artificial no RH os processos se tornam mais ágeis. Um bom exemplo dessas facilidades criadas pela inteligência artificial está nos processos de  recrutamento e seleção. 

Posto que, a empresa pode dispensar o tempo de avaliação e seleção de milhares de currículos, já que o sistema faz uma análise prévia, com cruzamento de dados entre informações e palavras-chaves, com o currículo em si, e seleciona os profissionais que mais se encaixam na função.  

Aumento de produtividade

Outra vantagem da inteligência artificial no RH é que a produtividade do setor se torna mais elevada. Pois, os profissionais dessa área poderão abrir mão de várias tarefas burocráticas e operacionais e focarão em questões mais estratégicas. 

Em quais áreas do RH pode se encontrar a inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) no dia a dia do RH pode impactar positivamente inúmeros processos da empresa. Fazendo com que muitos dos profissionais responsáveis por eles deixem de assumir questões apenas burocráticas e atuem em pontos estratégicos da empresa. 

Recrutamento e seleção

A inteligência artificial no RH pode facilitar e muito nos processos de recrutamento e seleção. Com um sistema inteligente a empresa pode ter um controle automático de currículos e ter acesso apenas àqueles que realmente se encaixam no que ela procura. 

Afinal, essa base de dados irá selecionar apenas os profissionais com as características e habilidades que a companhia delimitou. Sendo assim, as contratações além de ficarem mais ágeis se tornam mais assertivas. 

Controle de jornada 

imagem de um celular com a home do pontotel

Outro processo que a inteligência artificial no RH pode impactar é no controle de jornada. Durante muito tempo esse processo, um dos mais difíceis e complexos na rotina empresarial, seguia uma linha que dependia única e exclusivamente do trabalho humano. 

Até por isso os problemas eram recorrentes em anotações de entrada e saída do colaborador, cálculos de horas extras e descontos, que acarretavam muitas vezes em processos trabalhistas

Com o controle de jornada via inteligência artificial no RH esse processo teve um suporte eficiente da tecnologia e os softwares de RH automatizaram essa rotina. 

A partir de agora o registro de ponto pode até mesmo ser feito pelo PC, QrCode ou App e a empresa tem um controle maior, em tempo real, da jornada dos colaboradores, com informações precisas sobre o tempo de trabalho, atrasos e faltas

Tornando inclusive o fechamento da folha de pagamento em algo que pode ser feito em minutos, com cálculos intuitivos e automáticos. 

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento também pode ser impactado pela inteligência artificial no RH. Com sistemas próprios a empresa consegue mensurar exatamente quais os pontos fracos e fortes dos seus colaboradores e como pode melhorá-los. 

Isso facilita no momento de organizar um treinamento que realmente contribua para que o colaborador se desenvolva, já que, com esses dados da inteligência artificial a empresa age de forma assertiva, seja escolhendo a melhor metodologia de treinamento como avaliando o resultado obtido pelo mesmo posteriormente. 

Um exemplo concreto vem da IBM que se utiliza de inteligência artificial no seu RH avaliando, de forma automatizada, o perfil e o histórico dos profissionais. 

Posteriormente a IA da empresa sugere treinamentos para que esses colaboradores  desenvolvam suas habilidades e adquiram novas. A empresa diz que o sistema possui uma precisão de até 90% nessas indicações. 

Gestão de pessoas

Pode parecer sem sentido, mas a inteligência artificial no RH é fundamental no processo de gestão de pessoas. 

Apesar da necessidade de se humanizar cada vez mais as relações trabalhistas, tratando o colaborador não só como profissional, mas como pessoa, é tão fundamental quanto isso reconhecer a importância da inteligência artificial nesse desafio. 

A partir dela a empresa consegue elencar as necessidades dos colaboradores, mensurando desempenho, taxa de absenteísmo, identificando faltas e atrasos. 

A partir desses dados ela consegue, então, perceber quem está mais insatisfeito, triste e pode agir de forma mais rápida para mudar esse cenário. Ou seja, com um sistema eficaz de gestão de pessoas é possível priorizar pontos que potencializem o bem-estar e a produtividade dos colaboradores

Conclusão

Ao longo deste artigo ficou claro o quanto a (IA) inteligência artificial no RH impacta diretamente nos resultados das empresas atualmente. Organizações que não se atualizam acabam ficando para trás dos concorrentes, além de permitirem que a burocracia as domine. 

Por outro lado, companhias que prezam pela automatização dos seus processos são mais estratégicas, têm maior poder de decisão e são mais assertivas. 

Visto que dependendo da inteligência artificial no RH os gestores podem tomar decisões baseadas em dados concretos. 

É importante ressaltar, no entanto, que a inteligência artificial no RH deve servir como um suporte ao trabalho humano e não como um fator que elimina esse lado. Afinal, ela pode otimizar os processos, mas a humanização ainda é de responsabilidade das pessoas. 

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