A cada dia que passa a tecnologia vem assumindo um papel determinante no sucesso das empresas. A (IA) inteligência artificial no RH, por exemplo, contribuiu ao longo dos anos para que esse setor eliminasse diversos processos burocráticos e se tornasse mais estratégico.
Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br) mostrou que 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a inteligência artificial no seu dia a dia, com a implementação de softwares de RH e gestão, ponto eletrônico, etc.
Mas você sabe quais os principais benefícios da IA inteligência artificial no RH e os impactos da tecnologia na empresa? Para responder essas questões esse artigo vai abordar:
- Inteligência artificial: conceito
- Inteligência artificial no RH
- Principais aplicações da inteligência artificial no RH
- Empresas que utilizam da inteligência artificial no RH têm mais benefícios?
- Em quais áreas do RH pode se encontrar a inteligência artificial?

Boa leitura!
Inteligência artificial: conceito
O conceito de Inteligência Artificial (IA) foi criado em 1955 pelo professor americano John McCarthy, da Universidade de Dartmouth. Na época ele selecionou e reuniu um grupo de cientistas para estudar uma forma de “ensinar” as máquinas.
Isto é, a principal proposta do grupo era encontrar uma possibilidade para que as máquinas se tornassem inteligentes, como os próprios seres humanos.
A ideia inicial era criar nelas um recurso que lhes desse a possibilidade de aperfeiçoar os aprendizados gradativamente, o que de fato ocorreu anos depois.
Então, a inteligência artificial (IA) tem por conceito ser uma área da ciência da computação cujo principal objetivo é desenvolver máquinas ou softwares que tenham a capacidade de aprendizado, assim como a mente humana.
Ou seja, equipamentos que possuem uma tecnologia capaz de identificar padrões, fazer análises e resolver problemas automaticamente.
(IA) Inteligência artificial no RH

Com a ascensão da tecnologia, boa parte das empresas vêm investindo em modelos que automatizam o que for possível nas suas rotinas. Isso porque, assim, é possível diminuir os erros, agilizar os processos e consequentemente elevar a competitividade no mercado.
Mas quais os impactos para a empresa que tem a inteligência artificial aplicada a recursos humanos? Saiba mais sobre isso abaixo.
Quais os impactos da inteligência artificial no RH?
A adoção da inteligência artificial no RH traz uma série de impactos nesse setor e na empresa de uma forma geral. Lembrando apenas que, o bom funcionamento da tecnologia depende de uma combinação eficaz entre pessoas, processos, tarefas e tecnologia.
Entre os principais impactos que a inteligência artificial pode ter no RH é possível destacar que ela:
- Automatiza processos operacionais repetitivos;
- Diminui a burocracia e permite que os profissionais foquem em questões estratégicas;
- Facilita as tomadas de decisão na gestão de pessoas, oferecendo informações precisas aos gestores;
- Agiliza os processos de recrutamento e seleção.
E os impactos da IA para as organizações e colaboradores?
Para as organizações como um todo, a IA cria inúmeras possibilidades sendo que as principais a serem destacadas podem ser: a diminuição das chances de erros nos processos, possibilitando uma análise prévia dos riscos, e a agilidade na execução das tarefas.
Pelo lado dos colaboradores a (IA) inteligência artificial no RH também pode ter impactos positivos. Já que com o RH trabalhando bem o reflexo são ações mais focadas na gestão de pessoas, característica que define o novo RH.
Sendo assim, os colaboradores podem ter mais feedbacks, baseados nas informações cedidas pela inteligência artificial, podem desenvolver novas habilidades, com treinamentos sugeridos pela IA, e a consequência disso é um crescimento profissional mais rápido e efetivo.
Principais aplicações da inteligência artificial no RH
Agora que você já sabe o conceito da inteligência artificial no RH e os impactos dela na rotina da empresa, é importante descobrir em quais processos é possível aplicá-la.
- Processos de recrutamento e seleção;
- Organização de treinamentos;
- Controle de jornada;
- Cálculos da folha de pagamento;
- Acompanhamento de indicadores (taxa de turnover, absenteísmo).
Empresas que utilizam da inteligência artificial no RH têm mais benefícios como:

Redução de custo
Antes da inteligência artificial no RH era comum que muitos profissionais desse setor precisassem cumprir horas extras e em muitos casos a empresa aumentava sua mão de obra para conseguir atender todas as demandas da área.
No entanto, com a inteligência artificial no RH muitos custos operacionais foram reduzidos. Processos tidos como repetitivos passaram a ser automatizados, como a seleção de currículos, diminuindo o tempo e consequentemente eliminando gastos desnecessários.
Além disso, com uma escolha de candidato assertiva, mediante um auxílio da inteligência artificial no RH, diminuem-se as chances desse colaborador sair da empresa posteriormente, evitando gastos com verbas rescisórias e novos processos seletivos.
Operação mais eficiente
Como a inteligência artificial no RH trabalha com dados concretos em diversos processos, a operação acaba se tornando mais eficiente.
Uma vez que os gestores podem tomar decisões baseadas em informações de qualidade, tornando as tarefas mais eficientes e assertivas.
Agilidade em processos
Por meio da inteligência artificial no RH os processos se tornam mais ágeis. Um bom exemplo dessas facilidades criadas pela inteligência artificial está nos processos de recrutamento e seleção.
Posto que, a empresa pode dispensar o tempo de avaliação e seleção de milhares de currículos, já que o sistema faz uma análise prévia, com cruzamento de dados entre informações e palavras-chaves, com o currículo em si, e seleciona os profissionais que mais se encaixam na função.
Aumento de produtividade
Outra vantagem da inteligência artificial no RH é que a produtividade do setor se torna mais elevada. Pois, os profissionais dessa área poderão abrir mão de várias tarefas burocráticas e operacionais e focarão em questões mais estratégicas.
Em quais áreas do RH pode se encontrar a inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) no dia a dia do RH pode impactar positivamente inúmeros processos da empresa. Fazendo com que muitos dos profissionais responsáveis por eles deixem de assumir questões apenas burocráticas e atuem em pontos estratégicos da empresa.
Recrutamento e seleção
A inteligência artificial no RH pode facilitar e muito nos processos de recrutamento e seleção. Com um sistema inteligente a empresa pode ter um controle automático de currículos e ter acesso apenas àqueles que realmente se encaixam no que ela procura.
Afinal, essa base de dados irá selecionar apenas os profissionais com as características e habilidades que a companhia delimitou. Sendo assim, as contratações além de ficarem mais ágeis se tornam mais assertivas.
Controle de jornada

Outro processo que a inteligência artificial no RH pode impactar é no controle de jornada. Durante muito tempo esse processo, um dos mais difíceis e complexos na rotina empresarial, seguia uma linha que dependia única e exclusivamente do trabalho humano.
Até por isso os problemas eram recorrentes em anotações de entrada e saída do colaborador, cálculos de horas extras e descontos, que acarretavam muitas vezes em processos trabalhistas.
Com o controle de jornada via inteligência artificial no RH esse processo teve um suporte eficiente da tecnologia e os softwares de RH automatizaram essa rotina.
A partir de agora o registro de ponto pode até mesmo ser feito pelo PC, QrCode ou App e a empresa tem um controle maior, em tempo real, da jornada dos colaboradores, com informações precisas sobre o tempo de trabalho, atrasos e faltas.
Tornando inclusive o fechamento da folha de pagamento em algo que pode ser feito em minutos, com cálculos intuitivos e automáticos.
Treinamento e desenvolvimento
O treinamento e desenvolvimento também pode ser impactado pela inteligência artificial no RH. Com sistemas próprios a empresa consegue mensurar exatamente quais os pontos fracos e fortes dos seus colaboradores e como pode melhorá-los.
Isso facilita no momento de organizar um treinamento que realmente contribua para que o colaborador se desenvolva, já que, com esses dados da inteligência artificial a empresa age de forma assertiva, seja escolhendo a melhor metodologia de treinamento como avaliando o resultado obtido pelo mesmo posteriormente.
Um exemplo concreto vem da IBM que se utiliza de inteligência artificial no seu RH avaliando, de forma automatizada, o perfil e o histórico dos profissionais.
Posteriormente a IA da empresa sugere treinamentos para que esses colaboradores desenvolvam suas habilidades e adquiram novas. A empresa diz que o sistema possui uma precisão de até 90% nessas indicações.
Gestão de pessoas
Pode parecer sem sentido, mas a inteligência artificial no RH é fundamental no processo de gestão de pessoas.
Apesar da necessidade de se humanizar cada vez mais as relações trabalhistas, tratando o colaborador não só como profissional, mas como pessoa, é tão fundamental quanto isso reconhecer a importância da inteligência artificial nesse desafio.
A partir dela a empresa consegue elencar as necessidades dos colaboradores, mensurando desempenho, taxa de absenteísmo, identificando faltas e atrasos.
A partir desses dados ela consegue, então, perceber quem está mais insatisfeito, triste e pode agir de forma mais rápida para mudar esse cenário. Ou seja, com um sistema eficaz de gestão de pessoas é possível priorizar pontos que potencializem o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Conclusão
Ao longo deste artigo ficou claro o quanto a (IA) inteligência artificial no RH impacta diretamente nos resultados das empresas atualmente. Organizações que não se atualizam acabam ficando para trás dos concorrentes, além de permitirem que a burocracia as domine.
Por outro lado, companhias que prezam pela automatização dos seus processos são mais estratégicas, têm maior poder de decisão e são mais assertivas.
Visto que dependendo da inteligência artificial no RH os gestores podem tomar decisões baseadas em dados concretos.
É importante ressaltar, no entanto, que a inteligência artificial no RH deve servir como um suporte ao trabalho humano e não como um fator que elimina esse lado. Afinal, ela pode otimizar os processos, mas a humanização ainda é de responsabilidade das pessoas.
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O Time Pontotel é composto por especialistas em administração, recursos humanos, direito e tecnologia, com experiência em controle de ponto digital e legislação trabalhista. Nossos recursos vêm de fontes oficiais, como o site do Governo Federal e a CLT. Além disso, passam por uma revisão conjunta do departamento jurídico e de Recursos Humanos. Esse processo assegura dados precisos e atualizados, convertendo alterações legislativas em diretrizes claras para empresas que desejam eficiência e conformidade.



