LNT: saiba do que se trata, e como aplicar e gerenciar nas empresas
BLOG
Time Pontotel 25 de março de 2024 Departamento Pessoal
LNT: saiba do que se trata, e como aplicar e gerenciar nas empresas
Saiba como fazer o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) e atender às necessidades de desenvolvimento da sua equipe de forma estratégica.
Imagem de LNT: saiba do que se trata, e como aplicar e gerenciar nas empresas

Grande parte das empresas já percebeu que oferecer formação para seus funcionários apresenta retornos positivos. Uma das ferramentas utilizadas para organizar a oferta de treinamentos é o LNT, que consiste em um levantamento das necessidades de treinamento.

Este levantamento considera aspectos técnicos e comportamentais, também são consideradas a produtividade, as entregas e as estratégias da empresa. 

Ofertar treinamentos adequados às necessidades dos colaboradores facilita a aquisição e retenção de talentos, melhora os indicadores de bem-estar e a produtividade. O LNT é uma maneira de manter a equipe motivada, capacitada e engajada

Este artigo apresentará o conceito e as dicas para que ele seja aplicado nas empresas. Os tópicos discutidos sobre o assunto serão: 

Aproveite a leitura!

O que é LNT?

O LNT, Levantamento das necessidades de treinamento, é um método de análise usado para mapear treinamentos e formações estratégicas para funcionários. Ele deve ser aplicado de forma estratégica, considerando aspectos comportamentais e técnicos.

A aplicação do LNT auxilia o RH na oferta de treinamentos para novos funcionários e novos líderes. A prática também ajuda no alinhamento da equipe à estratégia organizacional, bem como mapeia a necessidade de treinamento para novas tecnologias, novas áreas de atuação do negócio, entre outras.

Além disso, a aplicação ajuda a definir temas e habilidades que precisam ser desenvolvidas e os times que precisam dos treinamentos. Este levantamento também considera a descrição de cargo, as funções de cada time, as expectativas de cada função e as habilidades que quem executa tem.

O que considerar antes de aplicar o LNT?

Antes de aplicar o LNT, é preciso considerar aspectos como a avaliação das necessidades específicas de funcionários e equipes, o envolvimento e apoio das lideranças, e o desenvolvimento de habilidades de facilitação por parte dos responsáveis pelo processo. 

A seguir, estes pontos serão apresentados, destacando a importância de cada um para o sucesso do LNT.

Avaliação de necessidades e personalização 

Entender as necessidades específicas da organização e dos colaboradores é uma etapa importante antes da aplicação do LNT. Isso envolve avaliar as competências, além de identificar as lacunas de habilidades e determinar os treinamentos mais adequados para preenchê-las. 

Engajamento com a liderança

A participação dos líderes é fundamental para o sucesso do LNT. Eles devem estar engajados no processo, fornecendo insights sobre as necessidades de treinamento das equipes. Também é papel dos líderes apoiar as iniciativas de desenvolvimentos apresentadas pelo LNT.

Desenvolvimento de habilidades de facilitação 

Os profissionais facilitadores do LNT devem possuir habilidades sólidas de comunicação. Eles precisam conseguir conduzir entrevistas, workshops e outras atividades de coleta de dados. Estas pessoas devem, também, ter conhecimento de análise de dados e planejamento de treinamento. 

Como elaborar o levantamento de necessidades de treinamento?

Pessoas de negócios trabalhando juntas em uma mesa com gráficos

Elaborar um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) demanda uma abordagem estruturada e estratégica. Primeiramente, é importante definir objetivos e metas a serem alcançados. Com estes pontos definidos, um passo importante é envolver as partes interessadas no processo. 

O LNT é basicamente feito por meio da coleta e análise de dados sobre as necessidades de treinamento. Os dados podem ser coletados por meio de pesquisas, entrevistas e avaliações de desempenho

Após a definição dos objetivos, o envolvimento dos envolvidos, e a coleta e análise de dados, vem a etapa de desenvolvimento do plano de treinamento e implementação. São levantadas informações sobre os tipos de treinamento, recursos e prazos necessários para implantação. 

Nesta etapa, também são definidas as métricas de avaliação. Esta avaliação apresentará a eficácia da implantação do plano de treinamento.

Quais os 5 níveis de análise no LNT?

Os 5 níveis de análise no LNT são: individual, interpessoal, equipe, organizacional e externo. Eles oferecem uma estrutura que facilita a compreensão das diferentes dimensões que influenciam as necessidades de treinamento em uma organização. 

Cada um dos níveis representa uma camada distinta de análise, estes cinco aspectos facilitam o processo de identificação das áreas prioritárias e dos tipos de treinamentos que devem ser ofertados.

A seguir, veja o detalhamento de cada um desses níveis.

Individual

Identificação das necessidades de treinamento ao nível individual. Neste nível, leva-se em consideração as habilidades e competências específicas de cada colaborador.

Interpessoal

Aborda as necessidades de treinamento que aparecem nas interações entre os colaboradores. Este nível traz as habilidades de comunicação, trabalho em equipe e gestão de conflitos.

Equipe

Neste nível no LNT, são identificadas as necessidades de treinamento que influenciam no desempenho de um grupo de colaboradores. Os a///spectos a serem desenvolvidos costumam ser relacionados a liderança, alinhamento de objetivos e otimização de processos

Organizacional

As necessidades de treinamento alinhadas com os objetivos estratégicos da organização são levantadas neste nível. Aparecem necessidades como: desenvolvimento de uma cultura de inovação, melhoria da produtividade e adaptação a mudanças de mercado.

Externo

Neste nível, são consideradas tendências e demandas do mercado de trabalho. Treinamentos sobre melhores práticas da indústria, mudanças regulatórias e novos softwares, equipamentos e tecnologias são tratados no nível externo.

Como gerenciar o LNT de maneira eficaz?

Um grupo de pessoas sentadas em torno de uma mesa

O gerenciamento do LNT requer o uso de ferramentas de coleta e análise de dados adequados, revisões e ajustes constantes, e responsabilidades bem definidas. 

Além disso, pode-se estabelecer canais de comunicação eficazes para garantir o envolvimento e feedback contínuo sobre os treinamentos, garantindo uma abordagem mais aberta e adaptativa, que impulsione o crescimento organizacional de forma sustentável.

Com essas práticas de gerenciamento, as organizações garantem que os treinamentos atendam às suas necessidades e às da equipe.

Conclusão

O LNT auxilia as empresas a entender as necessidades específicas dos colaboradores em diferentes níveis. Com esta compreensão, elas podem direcionar recursos para treinamentos de forma mais estratégica. 

Com esta prática, as empresas podem criar programas de treinamento personalizados que impulsionam o crescimento individual e organizacional. 

Esta abordagem, centrada nas necessidades dos colaboradores e, ao mesmo tempo, nos objetivos estratégicos da empresa, é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento para funcionários e organizações.

Acesse o blog Pontotel se quiser saber mais sobre outras práticas centradas no desenvolvimento de profissionais e corporações.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!