Outstaffing: entenda o conceito, como funciona e quais são as vantagens e as desvantagens
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Time Pontotel 22 de março de 2024 Controle de ponto
Outstaffing: entenda o conceito, como funciona e quais são as vantagens e as desvantagens
Conheça as vantagens e as desvantagens do outstaffing, um modelo de contratação atual capaz de conferir agilidade e redução de custos quando o assunto é a obtenção de profissionais.
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O mercado de trabalho é bastante dinâmico. E, a cada dia, surgem modelos de contratação que procuram suprir novas demandas de pessoal dentro de uma empresa. Um deles é o outstaffing, modelo que pode ser interessante em momentos estratégicos da empresa.

O outstaffing, por exemplo, é indicado quando é preciso fazer com que uma ideia saia do papel, alguma deficiência seja suprida rapidamente ou quando não há headcount e orçamento planejado para preencher uma vaga urgente.

Para que o assunto seja explorado em sua totalidade, este artigo foi separado conforme os tópicos abaixo. Confira:

Boa leitura!

O que é outstaffing?

Uma mulher conversando pelo notebook

Há vários modelos de contratação em vigência e que apresentam possibilidades para o departamento de RH. Um deles é o outstaffing, que significa terceirização, uma modalidade que permite a contratação de serviços de uma pessoa sem firmar um vínculo empregatício entre a empresa contratante e o prestador.

De acordo com a lei 13.467/17, proposta pela Reforma Trabalhista, uma empresa pode contratar outra sem que haja necessidade de realizar um processo seletivo, pois a admissão e a gestão do contratado estarão sob responsabilidade da empresa terceirizada.

Como funciona o outstaffing?

O outstaffing funciona, sobretudo, como um meio para expandir a empresa. Ele possibilita que, de forma menos burocrática, seja possível ampliar equipes e trazer novos colaboradores de forma rápida e eficiente ao negócio.

No outstaffing a empresa procura trazer a mão de obra para dentro de suas dependências, compondo seu ambiente corporativo.

Quais são as vantagens do outstaffing?

As vantagens do outstaffing são, por exemplo, maior rapidez nas operações e redução da necessidade de recursos. Além disso, esse modelo oxigena equipes e traz especialistas para contribuir com uma visão nova e específica sobre o negócio. Veja, a seguir, mais detalhes sobre essas vantagens:

Agilidade nas contratações

O outstaffing traz rapidez na obtenção de mão de obra. Isso porque contratar alguém é um processo um tanto quanto longo: são vários passos até encontrar o profissional ideal para compor o time. É preciso esperar a divulgação da vaga, a triagem de currículos, as entrevistas e os protocolos de contratação.

Quando falamos em oustaffing, essas etapas são excluídas, e normalmente o processo de trazer mais profissionais à empresa se dá por uma busca do perfil ideal de empresa e posterior assinatura de contrato.

Novas ideias

No mercado, há agências de publicidade, escritórios especializados, empresas que agenciam determinado perfil de profissional, etc. Por serem, normalmente, especialistas em seus assuntos, esses negócios conseguem oferecer profissionais capazes de fornecer novas ideias às empresas pelas quais são contratados.

Quando um profissional é contratado por meio do outstaffing, novos pontos de vista, uma visão “de fora” e, consequentemente, projetos de inovação e novas estratégias são adicionados no negócio.

Redução da necessidade de recursos

Ainda que não seja o principal objetivo de uma empresa que opta pelo outstaffing, ele também traz redução de custos e necessidade de recursos. Isso acontece porque as despesas relacionadas à contratação, ao recrutamento e à seleção, e o fornecimento de instrumentos de trabalho, como computadores, celulares e outros, ficam por conta da empresa terceirizada.

Aumento da produtividade

É possível observar um aumento de produtividade considerável nas empresas que procuram usar o outstaffing como estratégia de contratação. Isso acontece porque, ao terceirizar o trabalho e direcioná-lo a especialistas, diminuem-se as chances de erro e abre-se espaço para que a equipe se dedique melhor a atividades mais pontuais e até estratégicas.

Foco no resultado

Outra vantagem é que o outstaffing também ajuda a potencializar as áreas da empresa proporcionando foco no resultado. As atividades são melhoradas em vários aspectos. Tanto nas tarefas que são executadas pela empresa quanto naquelas que foram destinadas a terceiros, é possível impulsionar resultados.

Há mais conhecimento, especialidade e até tempo hábil para se dedicar de uma forma melhor às atividades, agregando um verdadeiro valor ao negócio.

Quais são as desvantagens do outstaffing?

Um homem utilizando o notebook

Assim como há vantagens na prática do outstaffing, existem também desvantagens que, apesar de serem possivelmente contornadas, devem ser avaliadas se a empresa estiver pensando em terceirizar algumas áreas ou atividades. Confira a seguir algumas possíveis desvantagens do outstaffing:

Falhas de comunicação

Falhas e outros problemas de comunicação são exemplos de desvantagens e podem ser comuns. Afinal, são empresas diferentes, com pessoas, culturas e formas de agir diferentes.

Quando isso acontece e não há clareza nas mensagens passadas entre uma empresa e outra, a saída é evitar que a comunicação seja responsabilidade de uma única pessoa, fortalecer canais de comunicação interna e promover reuniões de alinhamentos.

Entrega de informações

Um dos pontos principais quando duas empresas se relacionam é o compartilhamento de informações. Por esse motivo, é preciso que uma empresa se abra e se mostre para que a outra consiga executar o trabalho dela.

Entender como este fluxo de informações pode ser seguro, então, faz-se essencial. A Lei de Proteção de Dados (LGPD), inclusive, é uma forte aliada para padronizar os processos e garantir a confiabilidade e a confidencialidade do que é compartilhado entre os pares.

O que é outsourcing?

Entende-se por outsourcing a contratação terceirizada de empresas inteiras que podem desempenhar o papel de certas áreas dentro de uma organização. São instituições bastante especializadas em um determinado serviço.

Neste caso, transferem-se as tarefas a uma força de trabalho externa, já que muitas vezes se torna caro contratar um profissional altamente especializado.

Qual a diferença entre outstaffing e outsourcing?

A principal diferença entre outstaffing e outsourcing é o que se contrata. Enquanto no caso do outstaffing há terceirização de um profissional, vindo de uma empresa responsável por gerir pessoas especialistas em determinado assunto, o outsourcing pressupõe a contratação de uma empresa inteira para exercer determinado papel.

Além disso, como mencionado anteriormente, no outsourcing, as pessoas e a organização contratada podem executar seu trabalho fora do ambiente empresarial da contratante. Já no outstaffing, os terceiros costumam atuar dentro do mesmo contexto corporativo.

O outstaffing também costuma ser utilizado para projetos pequenos, e o outsourcing, para trabalhos mais complexos e que levam um prazo maior para serem realizados.

Como saber qual o modelo ideal para a empresa?

Para saber qual dos dois modelos pode fazer mais sentido para uma empresa, é preciso ter bem definido o tamanho do projeto, o número de profissionais necessários e qual é a necessidade de tê-los próximos ou conferir a eles mais independência.

O prazo para execução do projeto também deve ser levado em conta. É preciso uma força tarefa de vários profissionais para realizar uma demanda específica? Então o melhor, neste caso, será o outsourcing.

Agora, se há urgência para preencher uma vaga que não exige tanta complexidade, o modelo de outstaffing poderá te ajudar a sanar o problema da empresa.

O quesito inovação também pode ser levado em conta no momento de fazer a escolha. O outsourcing costuma incluir empresas altamente especializadas que são capazes de oferecer mais facilmente soluções personalizadas e de alto nível.

Conclusão

Um homem escrevendo em um caderno

Neste artigo, foi possível entender as vantagens e as desvantagens do modelo de outstaffing, que possibilita que a obtenção de profissionais seja facilitada e realizada em custos mais baixos pelo departamento de RH.

O outstaffing reduz custos, traz inovação e rapidez nas contratações, mas também produz ruídos na comunicação e necessita de um cuidado a mais com a proteção de informações e dados.

Ao longo do texto, foi abordada também a diferença entre o outstaffing e o outsourcing, sendo este modelo de contratação mais conhecido, que prevê o pacto com empresas especializadas que oferecem um serviço específico de alto nível.

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