Você já ouviu falar no modelo de gestão people first? Esse é um modelo de gestão que coloca as pessoas no “centro” de todas as decisões da empresa. Ou seja, as organizações não se guiam apenas pelo lucro, mas também pela relevância e influência na vida de colaboradores, clientes e parceiros.
Ao adotar essa abordagem, as empresas conquistam benefícios como maior engajamento da equipe, retenção de talentos e crescimento sustentável no mercado.
Mas como implementar essa filosofia? Neste artigo, vamos explorar o conceito de people first, sua importância e o papel do RH nesse processo.
Confira os principais pontos que serão abordados ao longo do texto:
- O que é people first?
- Como funciona o people first?
- Vantagens do people first para a organização
- Por que aplicar o people first na cultura organizacional?
- Como aplicar o people first na empresa?
Boa leitura!

O que é people first?

O conceito de people first representa um modelo de gestão que coloca as pessoas no centro das decisões empresariais. Na prática, isso significa que a empresa estrutura seus processos, define estratégias e busca melhorias sempre considerando as necessidades, expectativas e reações de todos os envolvidos.
Mas quem são essas pessoas? Todas que interagem com o negócio, incluindo clientes, colaboradores, comunidades e parceiros estratégicos. Essa abordagem fortalece o relacionamento com os consumidores, aumentando o valor total que um cliente gera para a empresa ao longo do tempo.
Quando aplicado internamente, o people first também impacta diretamente a equipe. Colaboradores valorizados tendem a estar mais motivados e engajados, resultando em maior produtividade e menor turnover.
Por essas razões, essa filosofia de gestão é vista como uma abordagem moderna e inovadora, alinhada às novas dinâmicas do mercado e às expectativas dos profissionais e consumidores.
Como surgiu?
O conceito de people first nem sempre foi usado pelas empresas. Por muito tempo, elas orientaram suas decisões visando o lucro a qualquer custo como a principal prioridade
Essa mentalidade começou a mudar com a popularização da internet e das redes sociais, que ampliaram a voz de consumidores e funcionários, tornando essencial para as empresas escutá-los e envolvê-los em suas estratégias.
Embora o lucro continue sendo um fator essencial para qualquer negócio, os modelos de gestão que valorizam as relações humanas demonstram ser mais sustentáveis e vantajosos. Empresas que colocam as pessoas no centro de suas ações conseguem fortalecer conexões, construir comunidades e atrair consumidores, talentos e até defensores da marca.
Em um cenário de transformação digital e novas dinâmicas nas relações entre empresas, clientes e colaboradores, organizações que adotam o people first têm mais chances de prosperar e se destacar no mercado.
Como funciona o people first?
Conforme explicado, o modelo de gestão baseado em people first exige que todos os processos e condutas adotados pela empresa priorizem as pessoas. Para isso, seus princípios devem ser aplicados em todas as esferas e processos da empresa.
Ou seja, o people first deve guiar tanto as políticas internas e a cultura organizacional quanto como a organização lida com seus parceiros e clientes. Assim, todas as decisões, projetos e ações realizadas pela empresa passam a ser criadas e orientadas para as pessoas, não apenas para lucro ou resultados.
Por isso, elas procuram entender o ponto de vista do consumidor em todas as suas decisões. Assim, elas deixam de considerar o que é bom e vantajoso apenas para elas e passam a destacar o que é benéfico também para o consumidor.
Vantagens do people first para a organização
Quando se fala em vantagens sobre o modelo de gestão people first, geralmente as pessoas lembram como esse tipo de gestão aproxima marcas de consumidores e reforçam a relevância da empresa no mercado.
Mas essas não são suas únicas vantagens. A gestão people first também proporciona benefícios que melhoram o funcionamento interno das organizações.
Confira algumas dessas vantagens a seguir:
Manutenção do clima organizacional de forma positiva
A adoção do people first exige que gestores e líderes implementem medidas para melhorar a comunicação interna, reduzir conflitos, reforçar a cultura de feedback, entre outras ações.
Todas elas devem contribuir para a melhora da percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e às vantagens de permanecer na organização.
Como resultado, os líderes garantem a manutenção de um clima organizacional mais positivo, harmônico e acolhedor, características que também agregam valor ao negócio.
Aumento no reconhecimento da equipe
Profissionais que se sentem valorizados e que têm seu trabalho reconhecido tendem a permanecer mais tempo nas empresas. Por isso, adotar procedimentos e condutas que garantem a valorização e o reconhecimento de colaboradores e equipes de trabalho contribui para o aumento do engajamento, da produtividade e da motivação.
Assim, o people first ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar a retenção de talentos em uma empresa.
Redução de lideranças problemáticas
Problemas com a liderança é um dos principais responsáveis por projetos ineficientes e perda de talentos de um negócio.
Com o people first, esses e outros problemas tendem a diminuir, já que esse modelo de gestão exige uma liderança mais humanizada, compreensiva e comprometida com o time.
Por isso, os líderes são realmente capazes de orientar os colaboradores, ajudando-os não só a aumentar sua produção, mas também a se desenvolverem profissionalmente.
Por que aplicar o people first na cultura organizacional?

A cultura organizacional impacta diretamente como profissionais e o mercado percebem a relevância e o impacto de uma empresa.
Como o people first influencia essa percepção, sua implementação também gera transformações na cultura interna.
Se essa filosofia for aplicada com sucesso, a empresa pode ser beneficiada de diversas formas. Confira algumas dessas vantagens a seguir:
Atração e retenção de talentos
Empresas que realmente valorizam e apoiam seus colaboradores conquistam uma reputação positiva no mercado. Isso desperta o interesse de profissionais qualificados que buscam crescimento e boas oportunidades.
Marca empregadora positiva
A internet e as redes sociais deram voz aos profissionais, permitindo que compartilhem suas experiências e avaliem empresas publicamente.
Nesse cenário, construir uma marca empregadora positiva se torna essencial para atrair e reter talentos. Empresas que investem em uma cultura organizacional saudável e engajadora transformam seus próprios colaboradores em promotores de sua marca, fortalecendo sua reputação e presença no mercado.
Crescimento humanizado
Investir em um clima organizacional mais positivo e na criação de um ambiente favorável à exposição de ideias e sugestões, entre outras condutas comuns ao people first, contribui para um crescimento humanizado do negócio.
Isso se reflete no acesso a mais oportunidades de venda, negócios, projetos inovadores e impacto na sociedade. Ou seja, o people first favorece o crescimento dos resultados, da margem de lucro e da relevância da marca. E tudo de forma sustentável e alinhada a humanização e tendências do mercado.
Como aplicar o people first na empresa?

Não existe um método específico para implementar o people first na empresa. A única exigência é que seus princípios sejam aplicados em todos os setores e relacionamentos da empresa, não apenas aos clientes.
Por isso, para ser bem-sucedido, o ideal é que a empresa comece alterando sua estrutura interna. Ou seja, ela pode começar priorizando seus próprios parceiros e colaboradores. Nesse sentido, ela pode adotar medidas como:
- Mudar a cultura da empresa;
- Investir em treinamentos de gestores e colaboradores, para que estes entendam as mudanças e as aplicações dessa nova filosofia do negócio;
- Aumentar a transparência de todos os processos e procedimentos realizados pela empresa;
- Adotar a cultura do feedback;
- Oferecer um bom plano de benefícios;
- Fazer pesquisas de employee experience continuamente para entender suas demandas e necessidades e implementar melhorias;
- Adotar uma jornada de trabalho flexível;
- Implementar mudanças e melhorias físicas no espaço de trabalho e nos locais de convivência.
Qual o papel do RH no people first?
O papel do RH é viabilizar as mudanças necessárias para a aplicação e manutenção da filosofia do people first na empresa.
Por isso, o setor deve ficar responsável pela criação e adoção de estratégias que visem a valorização dos colaboradores em todos os sentidos, tais como a elaboração de planos de benefícios e programas de capacitação mais atraentes, por exemplo.
Além disso, essas estratégias devem promover o bem-estar desses profissionais no ambiente de trabalho, orientar processos seletivos mais transparentes, melhorar o clima organizacional e reforçar a cultura organizacional.
Resumindo, é impossível aplicar o people first na empresa sem o apoio da equipe de RH.
Conclusão
People first é um modelo de gestão ou filosofia de negócio que deve ser adotado pelas empresas que querem permanecer e se destacar no mercado.
Afinal, ele reflete as mudanças pelas quais a sociedade e o mercado estão passando, em que as pessoas estão assumindo cada vez mais o protagonismo de suas vidas.
Nesse cenário, as empresas que adotam os princípios do people first melhoram sua relação não só com seus clientes, mas também com seus colaboradores e parceiros. Assim, elas agregam valor a sua própria marca e aumentam sua relevância.
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