Você sabe o que gigantes como Apple, Amazon e Netflix têm em comum? Além da sua relevância, popularidade e valor de mercado, todas essas empresas são adeptas do chamado people first.
Basicamente, esse é um modelo de gestão que coloca as pessoas no “centro” de todas as decisões da empresa. Ou seja, as organizações não se guiam apenas pelo lucro, mas também pela relevância e influência na vida de colaboradores, clientes e parceiros.
Assim, elas obtêm diversas vantagens, como o aumento do lucro e da relevância no mercado. A prova de que essa filosofia realmente funciona é que gigantes como Amazon e Netflix adotam os princípios do people first em seus processos.
E mesmo que seu negócio não seja tão grande quanto elas, ainda pode ser beneficiado por esse modelo de gestão. Então, que tal aprender mais sobre ele?
Pensando nisso, este artigo explicará o que é e como implementar o people first na sua empresa, além de discorrer sobre o papel do setor de Recursos Humanos (RH) nesse processo.
Confira abaixo outros pontos que serão abordados ao longo do texto:
- O que é people first?
- Como funciona o people first?
- Vantagens do people first para a organização
- Por que aplicar o people first na cultura organizacional?
- Como aplicar o people first na empresa?
Boa leitura!
O que é people first?
People first se refere a um tipo de gestão que coloca as pessoas como centro das ações da empresa. Na prática, esse modelo de gestão exige que a marca oriente suas decisões, organize seus processos e busque melhorias sempre pensando nas reações, necessidades e expectativas das pessoas.
Mas quais pessoas? Todas as que têm contato com o negócio, incluindo clientes, funcionários, comunidades, parceiros estratégicos, entre outros grupos. Assim, a empresa reforça seus vínculos com clientes e adota estratégias que melhoram seus resultados.
No caso dos consumidores, esse reforço estimula o chamado o lifetime value do cliente, isto é, o ticket médio gasto pelo consumidor em produtos e serviços da marca.
E quando a empresa reforça o vínculo com seus colaboradores, eles se sentem mais valorizados, motivados e engajados. Como resultado, eles produzem mais e melhor, e têm menos interesse em sair da empresa, o que diminui a taxa de turnover.
Em função dessas características, esse modelo de gestão é considerado mais moderno, inovador e compatível com a realidade e as tendências tanto do mercado de trabalho quanto do mercado consumidor.
Como surgiu?
O conceito de people first pode parecer um pouco óbvio para negócios modernos. Mas apesar disso, nem sempre as empresas guiaram suas decisões com base nas expectativas e nas demandas de clientes, parceiros e funcionários.
Na verdade, durante a maior parte da história, o lucro a qualquer custo foi o principal foco dos negócios. Influenciados por empresários e economistas famosos, os gestores priorizavam o lucro ao tomarem decisões sobre o negócio, deixando as pessoas em segundo plano.
Aos poucos, especialmente após a popularização da internet e das redes sociais, ferramentas que aumentaram o protagonismo de clientes e funcionários e assimessa mentalidade vem sendo substituída.
Agora, embora o lucro ainda seja fundamental para a manutenção de um negócio, um modelo de gestão que escuta as pessoas se mostra mais vantajoso para as organizações.
Afinal, as empresas que respeitam e valorizam as relações humanas conseguem se conectar com as pessoas de forma mais fácil e criar verdadeiras comunidades. Como resultado, elas atraem consumidores, profissionais e até fãs interessados em fazer parte e contribuir com o sucesso do negócio.
Por isso, nesse período de transformação digital e mudanças nas relações entre empresa-consumidor ou empresa-colaborador, as organizações que adotam o people first aumentam suas chances de serem bem-sucedidas.
Como funciona o people first?
Conforme explicado, o modelo de gestão baseado em people first exige que todos os processos e condutas adotados pela empresa priorizem as pessoas. Para isso, seus princípios devem ser aplicados em todas as esferas e processos da empresa.
Ou seja, o people first deve guiar tanto as políticas internas e a cultura organizacional quanto a forma como a organização lida com seus parceiros e clientes.
Assim, todas as decisões, projetos e ações realizadas pela empresa passam a ser criadas e orientadas para as pessoas, não apenas para lucro ou resultados.
Por isso, elas procuram entender o ponto de vista do consumidor em todas as suas decisões. Assim, elas deixam de considerar o que é bom e vantajoso apenas para elas e passam a destacar o que é benéfico também para o consumidor.
Graças a esse tipo de mudança de mentalidade, empresas como Netflix, Google, Amazon e Apple se tornaram as gigantes que são hoje.
Priorizando pessoas, elas criaram ferramentas e processos que atraem não só os consumidores, mas também os melhores especialistas do mercado.
Vantagens do people first para a organização
Quando se fala em vantagens sobre o modelo de gestão people first, geralmente as pessoas lembram como esse tipo de gestão aproxima marcas de consumidores e reforçam a relevância da empresa no mercado.
Mas essas não são suas únicas vantagens. A gestão people first também proporciona benefícios que melhoram o funcionamento interno das organizações. Confira algumas dessas vantagens a seguir:
Manutenção do clima organizacional de forma positiva
A adoção do people first exige que gestores e líderes implementem medidas para melhorar a comunicação interna, reduzir conflitos, reforçar a cultura de feedback, entre outras ações.
Todas elas devem contribuir para a melhora da percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e às vantagens de permanecer na organização.
Como resultado, os gestores garantem a manutenção de um clima organizacional mais positivo, harmônico e acolhedor, características que também agregam valor ao negócio.
Aumento no reconhecimento da equipe
Profissionais que se sentem valorizados e que têm seu trabalho reconhecido tendem a permanecer mais tempo nas empresas. Por isso, adotar procedimentos e condutas que garantem a valorização e o reconhecimento de colaboradores e equipes de trabalho contribui para o aumento do engajamento, da produtividade e da motivação.
Assim, o people first ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar a retenção de talentos dentro de uma empresa.
Redução de lideranças problemáticas
Problemas com a liderança é um dos principais responsáveis por projetos ineficientes e perda de talentos de um negócio.
Com o people first, esses e outros problemas tendem a diminuir, já que esse modelo de gestão exige uma liderança mais humanizada, compreensiva e comprometida com o time.
Por isso, os líderes são realmente capazes de orientar os colaboradores, ajudando-os não só a aumentar sua produção, mas também a se desenvolverem profissionalmente.
Por que aplicar o people first na cultura organizacional?
A cultura organizacional influencia na forma como profissionais e o próprio mercado avaliam a relevância e o impacto da empresa.
Como os princípios do people first afetam essa percepção, quem investe nesse modelo de gestão também promove mudanças na sua cultura interna.
E, se essa filosofia for aplicada com sucesso, a empresa pode ser beneficiada de diversas formas. Confira algumas dessas vantagens a seguir:
Atração e retenção de talentos
Empresas que valorizam as pessoas por meio de ações concretas, que de fato valorizam e apoiam o trabalho de seus colaboradores, tendem a ser bem avaliadas pelo mercado.
Essa avaliação positiva ajuda a despertar o interesse de profissionais em busca de oportunidade e crescimento na carreira.
Por isso, as organizações que adotam o people first podem melhorar sua gestão de talentos, aumentando sua capacidade de atrair e reter os melhores profissionais do mercado.
Marca empregadora positiva
Uma das maiores revoluções proporcionadas pela internet foi dar voz às pessoas. Graças a essa ferramenta, especialmente às redes sociais, os profissionais também encontram espaço para avaliar as empresas e recomendar ou não determinados locais de trabalho.
Por conta dessa nova realidade, empresas interessadas em crescer e atrair talentos precisam se preocupar em criar uma marca empregadora positiva.
Assim, seus próprios colaboradores atuarão como divulgadores voluntários da cultura do negócio, fortalecendo a marca empregadora, a imagem corporativa e a relevância da empresa no mercado.
Crescimento humanizado
Investir em um clima organizacional mais positivo e na criação de um ambiente favorável à exposição de ideias e sugestões, entre outras condutas comuns ao people first, contribui para um crescimento humanizado do negócio.
Isso se reflete no acesso a mais oportunidades de venda, negócios, projetos inovadores e impacto na sociedade. Ou seja, o people first favorece o crescimento dos resultados, da margem de lucro e da relevância da marca. E tudo de forma sustentável e alinhada a humanização e tendências do mercado.
Como aplicar o people first na empresa?
Não existe um método específico para implementar o people first na empresa. A única exigência é que seus princípios sejam aplicados em todos os setores e relacionamentos da empresa, não apenas aos clientes.
Por isso, para ser bem-sucedido, o ideal é que a empresa comece alterando sua estrutura interna. Ou seja, ela pode começar priorizando seus próprios parceiros e colaboradores. Nesse sentido, ela pode adotar medidas como:
- Mudar a cultura da empresa;
- Investir em treinamentos de gestores e colaboradores, para que estes entendam as mudanças e as aplicações dessa nova filosofia do negócio;
- Aumentar a transparência de todos os processos e procedimentos realizados pela empresa;
- Adotar a cultura do feedback;
- Oferecer um bom plano de benefícios;
- Fazer pesquisas de employee experience continuamente para entender suas demandas e necessidades e implementar melhorias;
- Adotar uma jornada de trabalho flexível;
- Implementar mudanças e melhorias físicas no espaço de trabalho e nos locais de convivência.
Qual o papel do RH no people first?
O papel do RH é viabilizar as mudanças necessárias para a aplicação e manutenção da filosofia do people first na empresa.
Por isso, o setor deve ficar responsável pela criação e adoção de estratégias que visem a valorização dos colaboradores em todos os sentidos, tais como a elaboração de planos de benefícios e programas de capacitação mais atraentes, por exemplo.
Além disso, essas estratégias devem promover o bem-estar desses profissionais no ambiente de trabalho, orientar processos seletivos mais transparentes, melhorar o clima organizacional e reforçar a cultura organizacional.
Resumindo, é impossível aplicar o people first na empresa sem o apoio da equipe de RH.
Conclusão
People first é um modelo de gestão ou filosofia de negócio que deve ser adotado pelas empresas que querem permanecer e se destacar no mercado.
Afinal, ele reflete as mudanças pelas quais a sociedade e o mercado estão passando, em que as pessoas estão assumindo cada vez mais o protagonismo de suas vidas.
Nesse cenário, as empresas que adotam os princípios do people first melhoram sua relação não só com seus clientes, mas também com seus colaboradores e parceiros. Assim, elas agregam valor a sua própria marca e aumentam sua relevância.
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