People first: entenda mais sobre esse conceito e vantagens
BLOG
Time Pontotel 10 de fevereiro de 2025 Departamento Pessoal

Tudo sobre people first: o que é, como surgiu, quais as vantagens e como aplicar em sua empresa

Conheça os princípios do people first, o modelo de gestão que ajudou empresas a aumentarem sua relevância no mercado!

Imagem de Tudo sobre people first: o que é, como surgiu, quais as vantagens e como aplicar em sua empresa

Você já ouviu falar no modelo de gestão people first? Esse é um modelo de gestão que coloca as pessoas no “centro” de todas as decisões da empresa. Ou seja, as organizações não se guiam apenas pelo lucro, mas também pela relevância e influência na vida de colaboradores, clientes e parceiros. 

Ao adotar essa abordagem, as empresas conquistam benefícios como maior engajamento da equipe, retenção de talentos e crescimento sustentável no mercado.

Mas como implementar essa filosofia? Neste artigo, vamos explorar o conceito de people first, sua importância e o papel do RH nesse processo.

Confira os principais pontos que serão abordados ao longo do texto:

Boa leitura!

banner

O que é people first?

Várias pessoas batendo palmas

O conceito de people first representa um modelo de gestão que coloca as pessoas no centro das decisões empresariais. Na prática, isso significa que a empresa estrutura seus processos, define estratégias e busca melhorias sempre considerando as necessidades, expectativas e reações de todos os envolvidos.

Mas quem são essas pessoas? Todas que interagem com o negócio, incluindo clientes, colaboradores, comunidades e parceiros estratégicos. Essa abordagem fortalece o relacionamento com os consumidores, aumentando o valor total que um cliente gera para a empresa ao longo do tempo.

Quando aplicado internamente, o people first também impacta diretamente a equipe. Colaboradores valorizados tendem a estar mais motivados e engajados, resultando em maior produtividade e menor turnover.

Por essas razões, essa filosofia de gestão é vista como uma abordagem moderna e inovadora, alinhada às novas dinâmicas do mercado e às expectativas dos profissionais e consumidores.

Como surgiu?

O conceito de people first nem sempre foi usado pelas empresas. Por muito tempo, elas orientaram suas decisões visando o lucro a qualquer custo como a principal prioridade

Essa mentalidade começou a mudar com a popularização da internet e das redes sociais, que ampliaram a voz de consumidores e funcionários, tornando essencial para as empresas escutá-los e envolvê-los em suas estratégias.

Embora o lucro continue sendo um fator essencial para qualquer negócio, os modelos de gestão que valorizam as relações humanas demonstram ser mais sustentáveis e vantajosos. Empresas que colocam as pessoas no centro de suas ações conseguem fortalecer conexões, construir comunidades e atrair consumidores, talentos e até defensores da marca.

Em um cenário de transformação digital e novas dinâmicas nas relações entre empresas, clientes e colaboradores, organizações que adotam o people first têm mais chances de prosperar e se destacar no mercado.

Como funciona o people first?

Conforme explicado, o modelo de gestão baseado em people first exige que todos os processos e condutas adotados pela empresa priorizem as pessoas. Para isso, seus princípios devem ser aplicados em todas as esferas e processos da empresa. 

Ou seja, o people first deve guiar tanto as políticas internas e a cultura organizacional quanto como a organização lida com seus parceiros e clientes. Assim, todas as decisões, projetos e ações realizadas pela empresa passam a ser criadas e orientadas para as pessoas, não apenas para lucro ou resultados. 

Por isso, elas procuram entender o ponto de vista do consumidor em todas as suas decisões. Assim, elas deixam de considerar o que é bom e vantajoso apenas para elas e passam a destacar o que é benéfico também para o consumidor.

Vantagens do people first para a organização

Quando se fala em vantagens sobre o modelo de gestão people first, geralmente as pessoas lembram como esse tipo de gestão aproxima marcas de consumidores e reforçam a relevância da empresa no mercado.

Mas essas não são suas únicas vantagens. A gestão people first também proporciona benefícios que melhoram o funcionamento interno das organizações.

Confira algumas dessas vantagens a seguir:

Manutenção do clima organizacional de forma positiva

A adoção do people first exige que gestores e líderes implementem medidas para melhorar a comunicação interna, reduzir conflitos, reforçar a cultura de feedback, entre outras ações. 

Todas elas devem contribuir para a melhora da percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e às vantagens de permanecer na organização. 

Como resultado, os líderes garantem a manutenção de um clima organizacional mais positivo, harmônico e acolhedor, características que também agregam valor ao negócio.

Aumento no reconhecimento da equipe

Profissionais que se sentem valorizados e que têm seu trabalho reconhecido tendem a permanecer mais tempo nas empresas. Por isso, adotar procedimentos e condutas que garantem a valorização e o reconhecimento de colaboradores e equipes de trabalho contribui para o aumento do engajamento, da produtividade e da motivação.

Assim, o people first ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar a retenção de talentos em uma empresa.

Redução de lideranças problemáticas

Problemas com a liderança é um dos principais responsáveis por projetos ineficientes e perda de talentos de um negócio. 

Com o people first, esses e outros problemas tendem a diminuir, já que esse modelo de gestão exige uma liderança mais humanizada, compreensiva e comprometida com o time. 

Por isso, os líderes são realmente capazes de orientar os colaboradores, ajudando-os não só a aumentar sua produção, mas também a se desenvolverem profissionalmente.

Por que aplicar o people first na cultura organizacional?

Duas mulheres fazendo high five

A cultura organizacional impacta diretamente como profissionais e o mercado percebem a relevância e o impacto de uma empresa.

Como o people first influencia essa percepção, sua implementação também gera transformações na cultura interna.

Se essa filosofia for aplicada com sucesso, a empresa pode ser beneficiada de diversas formas. Confira algumas dessas vantagens a seguir:

Atração e retenção de talentos

Empresas que realmente valorizam e apoiam seus colaboradores conquistam uma reputação positiva no mercado. Isso desperta o interesse de profissionais qualificados que buscam crescimento e boas oportunidades.

Marca empregadora positiva

A internet e as redes sociais deram voz aos profissionais, permitindo que compartilhem suas experiências e avaliem empresas publicamente.

Nesse cenário, construir uma marca empregadora positiva se torna essencial para atrair e reter talentos. Empresas que investem em uma cultura organizacional saudável e engajadora transformam seus próprios colaboradores em promotores de sua marca, fortalecendo sua reputação e presença no mercado.

Crescimento humanizado

Investir em um clima organizacional mais positivo e na criação de um ambiente favorável à exposição de ideias e sugestões, entre outras condutas comuns ao people first, contribui para um crescimento humanizado do negócio. 

Isso se reflete no acesso a mais oportunidades de venda, negócios, projetos inovadores e impacto na sociedade. Ou seja, o people first favorece o crescimento dos resultados, da margem de lucro e da relevância da marca. E tudo de forma sustentável e alinhada a humanização e tendências do mercado.

Como aplicar o people first na empresa?

Cinco pessoas comemorando

Não existe um método específico para implementar o people first na empresa. A única exigência é que seus princípios sejam aplicados em todos os setores e relacionamentos da empresa, não apenas aos clientes. 

Por isso, para ser bem-sucedido, o ideal é que a empresa comece alterando sua estrutura interna. Ou seja, ela pode começar priorizando seus próprios parceiros e colaboradores. Nesse sentido, ela pode adotar medidas como:

  • Mudar a cultura da empresa;
  • Investir em treinamentos de gestores e colaboradores, para que estes entendam as mudanças e as aplicações dessa nova filosofia do negócio;
  • Aumentar a transparência de todos os processos e procedimentos realizados pela empresa;
  • Adotar a cultura do feedback;
  • Oferecer um bom plano de benefícios;
  • Fazer pesquisas de employee experience continuamente para entender suas demandas e necessidades e implementar melhorias;
  • Adotar uma jornada de trabalho flexível;
  • Implementar mudanças e melhorias físicas no espaço de trabalho e nos locais de convivência.

Qual o papel do RH no people first?

O papel do RH é viabilizar as mudanças necessárias para a aplicação e manutenção da filosofia do people first na empresa. 

Por isso, o setor deve ficar responsável pela criação e adoção de estratégias que visem a valorização dos colaboradores em todos os sentidos, tais como a elaboração de planos de benefícios e programas de capacitação mais atraentes, por exemplo.

Além disso, essas estratégias devem promover o bem-estar desses profissionais no ambiente de trabalho, orientar processos seletivos mais transparentes, melhorar o clima organizacional e reforçar a cultura organizacional. 

Resumindo, é impossível aplicar o people first na empresa sem o apoio da equipe de RH.

Conclusão

People first é um modelo de gestão ou filosofia de negócio que deve ser adotado pelas empresas que querem permanecer e se destacar no mercado. 

Afinal, ele reflete as mudanças pelas quais a sociedade e o mercado estão passando, em que as pessoas estão assumindo cada vez mais o protagonismo de suas vidas. 

Nesse cenário, as empresas que adotam os princípios do people first melhoram sua relação não só com seus clientes, mas também com seus colaboradores e parceiros. Assim, elas agregam valor a sua própria marca e aumentam sua relevância. 

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos sobre gestão de empresas no blog Pontotel!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!