Guia completo: entenda o que é o rebranding, sua importância e como o RH pode ajudar nesse processo!
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Time Pontotel 16 de novembro de 2023 Departamento Pessoal
Guia completo: entenda o que é o rebranding, sua importância e como o RH pode ajudar nesse processo!
O rebranding é vital para uma empresa em diversos cenários, como lidar com crise de imagem. Confira tudo sobre o reposicionamento de marca.
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Uma empresa pode, eventualmente, lidar com certas complicações, como a má reputação por um acontecimento, que, por exemplo, pode envolver escândalos e processos judiciais. Ela pode, ainda, enfrentar baixo fluxo de vendas ou mesmo estar com concorrência alta. O rebranding é um processo estratégico benéfico para solucionar justamente tais problemas.

Por meio desse processo de reposicionamento de marca, que envolve diversas decisões estratégicas, um negócio consegue não apenas se livrar de cenários problemáticos, mas também é capaz de elevar a sua vantagem competitiva no mercado e até aumentar a atração de investidores, parceiros de negócio e novos talentos para o quadro de pessoal.

É importante, portanto, conhecer a fundo o rebranding, todas as razões que levam um negócio a realizá-lo, bem como estar a par de outros pontos relevantes relacionados ao assunto. Afinal, esse processo não se resume apenas à nova identidade visual de uma empresa para reposicionar a marca, ele engloba outros fatores de um negócio.

Por isso, visando esclarecer esses e outros pontos sobre o tema, este conteúdo abordará os seguintes tópicos:

Tenha uma boa leitura!

O que é rebranding?

Mulher escrevendo em post sticks

Rebranding, também conhecido como reposicionamento de marca, é um processo complexo que as empresas adotam para fazer ajustes no negócio com o propósito de alterar a identidade visual e a estratégia da marca.

Em outras palavras, por meio do rebranding, uma organização consegue comunicar estrategicamente para o público e o mercado uma nova identidade da marca. Isso não diz respeito somente à identidade visual; outros elementos fazem parte do reposicionamento, como ajustes em valores, missão, tom de voz e formas de vender da empresa.

O rebranding também pode incluir melhorias de processos, novos indicadores de qualidade e até novos produtos. É um processo que traz para a organização inúmeras modificações.

Dessa forma, quando uma empresa decide fazer um rebranding, ela necessariamente implementa boas e novas práticas. Estratégias que envolvem marketing, pesquisa de mercado, comunicação corporativa e design gráfico são alguns exemplos.

Quais motivos levam uma empresa a fazer um rebranding?

Qualquer negócio, independentemente do porte ou do segmento, pode aplicar o rebranding. Nesse sentido, há razões pelas quais é possível fazê-lo, como quando a organização quer reposicionar a marca no mercado e, para isso, tem de mudar o foco para um produto ou serviço específico.

Outros motivos que levam uma empresa a realizar o rebranding são: fusões e aquisições, cenário em que unificar as identidades das duas empresas que se fundiram é crucial para o sucesso; e atualização da marca, sobretudo se a empresa já estiver no mercado há muito tempo, tornando a atualização da sua imagem crucial para trazê-la de volta à relevância.

Junto a isso, uma organização pode, ainda, fazer o rebranding quando visa: expandir-se para mercados internacionais, facilitando a aceitação em uma cultura diferente; atrair um novo público; e corrigir complicações relativas a crises de imagem e má reputação para fazer o público voltar a confiar na marca.

Qual a importância do rebranding para a empresa?

Com base nos pontos tratados anteriormente, rebranding é um processo estratégico que as empresas precisam realizar em determinados momentos. Isso pode acontecer por várias razões, cada uma evidenciando a importância de adotar esse reposicionamento de marca. Manter a empresa relevante no mercado mediante atualizações é um exemplo delas.

Outro fator que demonstra a importância do rebranding é tornar a organização mais atraente para os potenciais investidores e parceiros de negócio, que a verão como uma marca sólida no mercado. Isso favorece, ainda, a maior atração de talentos.

A importância do rebranding caracteriza-se, ainda, em: estimular os clientes e potenciais clientes, fazendo-os desenvolver interesse nos serviços e produtos novos da empresa; ganhar vantagem competitiva; reposicionar-se no mercado para conquistar um novo nicho.

Qual o papel do RH no rebranding de uma empresa?

Mulher apresentando em uma lousa para três pessoas

O setor de recursos humanos está conectado a diversas atividades empresariais, e a aplicação do rebranding é uma delas. Isso porque, quando uma organização adota essa estratégia, independentemente dos motivos que a levaram a fazê-lo, o time de RH tem de aplicar ações que facilitem a transição desse reposicionamento de marca. Entenda a seguir.

Compreensão da cultura organizacional

Compreender a cultura organizacional é a primeira ação que o time de RH precisa tomar para que o rebranding seja promissor. Isso auxiliará no entendimento dos valores, das normas e das crenças atuais da empresa para, a partir disso, verificar como tais aspectos relacionam-se com a nova identidade que ela terá após fazer o reposicionamento de marca.

Identificação das necessidades do rebranding

Como o time de recursos humanos está intimamente envolvido na relação entre liderança e funcionários, deve identificar todas as necessidades e os desafios relativos ao rebranding. Ele deverá fazer isso por meio da coleta de feedback, abordada anteriormente, bem como da análise de dados, cultura organizacional e reputação da empresa.

Melhoria da comunicação interna

O setor de RH também tem importância na melhoria da comunicação interna, vital para o sucesso do rebranding. Essa melhoria, que pode ser conquistada por meio da realização de eventos e workshops sobre rebranding, auxilia os colaboradores no entendimento, no apoio e no envolvimento com as mudanças que o reposicionamento de marca trará.

Certificação do envolvimento dos colaboradores

Quando uma empresa realiza o rebranding, todo o quadro de pessoal tem de estar envolvido, engajado e comprometido com o processo. Do contrário, os profissionais não abraçarão as mudanças e tampouco alcançarão as metas definidas pela nova identidade da empresa.

Assim, o RH pode aplicar medidas que favoreçam esse envolvimento, como criar sistemas de reconhecimento profissional para recompensar os funcionários envolvidos no rebranding e promover uma cultura organizacional focada na valorização da inovação e adaptação.

Seleção de novos talentos

O motivo de a seleção de novos talentos ser uma das ações que o time de RH tem de tomar para favorecer o rebranding é este: a empresa terá sucesso no reposicionamento de marca apenas se tiver um quadro de pessoal com habilidades e culturas alinhadas às mudanças. Logo, selecionar novos funcionários com essa abordagem de contratação é função do RH.

Novos treinamentos e capacitações

Também é importante que o setor de recursos humanos assegure que todos os funcionários da empresa estejam preparados para trabalhar com base na nova visão e valores da empresa que o rebranding trará. Os treinamentos e capacitações, portanto, atuarão nesse sentido, preparando colaboradores que apoiem o posicionamento de marca da organização.

Quais são os desafios do rebranding que podem ter o apoio do time de RH?

Ainda que seja realizado da forma correta, o rebranding traz diversos desafios para uma empresa. Nesse sentido, o setor de recursos humanos desempenha um papel crucial para a superação deles. Veja a seguir os três principais obstáculos do rebranding.

Resistência à mudança

A resistência à mudança é um dos principais desafios para o rebranding. Isso se dá devido a alguns aspectos, como o desconforto, o medo e a incerteza que o reposicionamento de marca pode gerar.

O setor de RH pode desenvolver medidas para combater tal resistência, como compreender as reais causas dela por meio de pesquisas e até criação de um canal de comunicação para os colaboradores exporem suas preocupações sobre o rebranding. Junto a isso, reuniões individuais com cada um dos funcionários também é útil.

Outras ações para combater essa resistência são comunicar com clareza o motivo do reposicionamento de marca (criar materiais de comunicação, por exemplo) e fornecer treinamento corporativo que auxilie os funcionários no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos ligados ao rebranding.

Monitoramento do progresso

Para saber se a execução do rebranding está ou não dando certo, cumprindo os objetivos da estratégia conforme o previsto, é vital que se faça o monitoramento do seu progresso. O RH também tem contribuições nesse sentido, como identificar as métricas relevantes para o rebranding — satisfação dos funcionários e adesão à nova cultura são exemplos delas.

O setor de recursos humanos também favorece esse monitoramento aplicando outras medidas relacionadas à anterior, como acompanhar o cumprimento de prazos e metas do rebranding. Entre os aspectos que serão monitorados a partir disso, estão os marcos e a identificação de atrasos que afetam a eficiência do reposicionamento de marca.

Feedback

Outro aspecto em que o departamento de RH tem um papel indispensável envolve a coleta de feedbacks. Ou seja, obter informações relevantes em todo o processo de rebranding. Ao fazer isso, torna-se possível compreender de que forma os colaboradores estão reagindo a todas as mudanças geradas pelo reposicionamento de marca.

Na prática, o time de recursos humanos pode coletar este feedback de algumas maneiras. Entre elas, estão os canais abertos de comunicação (fóruns de discussão e reuniões regulares, por exemplo) e a pesquisa de feedback com questões específicas sobre o rebranding.

Conclusão

Como visto ao longo deste conteúdo, o rebranding é um processo altamente benéfico para uma organização. Se ela deseja expandir-se para um novo mercado, desenvolver um novo produto ou mesmo lidar de forma estratégica com uma crise de imagem, o reposicionamento de marca é uma decisão assertiva.

Esse reposicionamento, no entanto, não pode ser feito de qualquer maneira. É importante, por exemplo, que o setor de recursos humanos esteja envolvido desde o começo de sua implementação, já que o setor é responsável por coletar o feedback dos funcionários acerca das mudanças relativas à cultura organizacional e melhoria da comunicação interna.

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