Entenda a sustentabilidade no RH e como ela afeta o ambiente organizacional da empresa
BLOG
Time Pontotel 24 de outubro de 2023 Departamento Pessoal
Entenda a sustentabilidade no RH e como ela afeta o ambiente organizacional da empresa
O setor de RH pode ajudar a empresa a adotar e manter uma postura alinhada à sustentabilidade perante funcionários, clientes e outras partes.
Imagem de Entenda a sustentabilidade no RH e como ela afeta o ambiente organizacional da empresa

A adesão das empresas a práticas sustentáveis é uma resposta às crescentes preocupações ambientais e sociais. No entanto, a transformação de uma empresa em direção a uma postura mais sustentável é um processo gradual e estratégico. Por isso, entender como funciona a sustentabilidade no RH é tão importante.

Uma mudança repentina na cultura organizacional e a promoção de práticas ou valores sustentáveis que antes não faziam parte da empresa podem gerar resistência por parte dos colaboradores. Além disso, a transição brusca para uma mentalidade mais sustentável pode deixar outros stakeholders, como acionistas e clientes, confusos e preocupados.

Cabe ao RH desempenhar a tarefa de ajudar gestores e líderes empresariais na promoção e manutenção dessa transformação nas organizações. Confira, a seguir, o que será abordado neste texto sobre a sustentabilidade no RH:

Continue e saiba como funciona a sustentabilidade no RH!

O que é sustentabilidade no RH?

Adotar a sustentabilidade no RH significa incorporar princípios e práticas sustentáveis na gestão de recursos humanos. É uma iniciativa que envolve a integração de preocupações ambientais, sociais e econômicas nas operações e na cultura organizacional promovida pelo RH.

A definição de sustentabilidade mais aceita vem da Organização das Nações Unidas (ONU), que relaciona o desenvolvimento sustentável à capacidade de suprir necessidades atuais “sem comprometer a capacidade de gerações futuras atenderem às suas necessidades”. 

Ela se baseia em três pilares interconectados: econômico, social e ambiental. Para as empresas, isso demanda a busca por práticas comerciais que sejam economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente responsáveis.

Como funciona a sustentabilidade no RH?

O departamento de RH não só pode integrar práticas sustentáveis em suas atividades diárias, como também pode influenciar positivamente toda a cultura empresarial em direção a um compromisso maior com a sustentabilidade.

Práticas sustentáveis como evitar o desperdício, reduzir o uso de papel e cultivar a eficiência energética podem ser facilmente integradas nas operações do RH, assim como em outros departamentos. Porém, por ser um setor responsável pela gestão de pessoas, o RH tem mais responsabilidades com o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

A seguir, estão as principais maneiras pelas quais o RH pode colaborar com a promoção de práticas e valores sustentáveis em toda a empresa:

Usar valores de sustentabilidade no recrutamento e seleção

No processo de recrutamento e seleção, os profissionais de RH podem usar critérios que vão além das habilidades técnicas e comportamentais tradicionalmente exigidas para ocupar determinado cargo. Por exemplo, sua empresa pode considerar como um bom diferencial ter sido voluntário em ações ambientais ou outras iniciativas sociais.

Criar políticas de benefícios sustentáveis

Há empresas que integram ao conjunto de benefícios corporativos alguns incentivos relacionados à sustentabilidade, como subsídios para transporte público, estacionamento para bicicletas e até programas de compartilhamento de carros.

Fazer a gestão de diversidade e inclusão

A promoção da diversidade e inclusão na organização pode ser parte de uma estratégia sustentável. Os líderes de RH podem facilitar discussões sobre a importância da diversidade e fornecer orientações sobre como criar um ambiente inclusivo.

Avaliar o desempenho da empresa

Recomenda-se que os profissionais de RH colaborem com outros departamentos na coleta e análise de dados relacionados à sustentabilidade, por meio de auditorias, pesquisas internas e elaboração de relatórios.

Qual a importância da sustentabilidade no RH?

O departamento de RH não é mais visto como um setor responsável por lidar apenas com assuntos burocráticos da rotina de trabalho. Gestores e líderes empresariais reconhecem que as práticas de RH podem influenciar os valores e os rumos da empresa de maneira significativa, incluindo em temas globais como a sustentabilidade.

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade tem crescido exponencialmente, com ênfase particular no contexto empresarial, impulsionada pela sigla ESG (Ambiental, Social e Governança)

Os princípios ESG são indicadores usados por investidores, empresas e consumidores para avaliar o impacto de uma empresa em questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Empresas que desejam demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade são avaliadas com base nesses critérios.

No entanto, todas as organizações que buscam integrar práticas e valores relacionados à sustentabilidade precisam considerar o papel do RH. Afinal, o setor de Recursos Humanos é responsável por diversas etapas da gestão de pessoal, desde a seleção e contratação de colaboradores até a promoção de uma cultura organizacional inclusiva.

Cultura organizacional: qual a relação com a sustentabilidade no RH?

Mulher reciclando garrafa de plástico

A cultura organizacional é a base sobre a qual todos os aspectos da empresa são construídos. Quando a cultura promove valores como responsabilidade social e ambiental, os colaboradores são mais propensos a abraçar práticas sustentáveis dentro e fora do local de trabalho.

Da mesma forma, se a cultura da empresa valoriza a maximização do lucro a qualquer custo, as práticas sustentáveis podem ser vistas como obstáculos ao crescimento, em vez de oportunidades para inovação e responsabilidade.

Em uma cultura de sustentabilidade, o RH trabalha para promover valores e práticas sustentáveis em todas as suas operações na empresa, desde o momento da contratação de um colaborador até as políticas de benefícios e desenvolvimento.

Quais os benefícios da sustentabilidade no RH?

Empresas que adotam a sustentabilidade no RH podem experimentar um impacto em seu desempenho global. Práticas sustentáveis podem levar a uma redução de custos, aumento da produtividade e melhoria da imagem da empresa. Continue a leitura para entender mais sobre esses e outros benefícios.

Atração e retenção de talentos

A promoção da sustentabilidade no RH é uma ferramenta poderosa para atrair e reter talentos do mercado de trabalho. Uma pesquisa da consultoria Accenture revelou que 88% dos brasileiros entre 15 e 39 anos têm a intenção de trabalhar na economia verde nos próximos 10 anos, um percentual superior ao observado na Europa e nos Estados Unidos. 

Isso significa que jovens profissionais têm um interesse crescente em empresas comprometidas com práticas sustentáveis.

Redução de custos

Práticas sustentáveis, como a redução do desperdício e o uso eficiente de recursos, levam à economia de custos no curto prazo. A promoção do uso responsável de água e energia, por exemplo, diminui os custos mensais da empresa associados a esses insumos.

Maior produtividade

Quando os colaboradores percebem que a empresa está comprometida com a sustentabilidade, eles se sentem parte de algo maior, aumentando seu engajamento e senso de propósito. O resultado é uma maior motivação e produtividade no trabalho, já que os funcionários se sentem valorizados e contribuem para uma causa significativa.

Engajamento da comunidade

Quando os trabalhadores alinhados a valores sustentáveis percebem que a empresa está comprometida com medidas ambientais e sociais, a tendência é que eles se tornem mais envolvidos e engajados com a missão da organização.

Sustentabilidade no RH na prática

A sustentabilidade no setor de Recursos Humanos vai muito além de políticas ambientais ou metas de responsabilidade corporativa. Ela está intrinsecamente ligada à cultura organizacional e ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Abaixo, veja exemplos de sustentabilidade no meio corporativo.

Empresa Patagônia

A Patagônia se compromete em ser uma empresa que se preocupa com seus funcionários, clientes e, especialmente, com o planeta. A política da empresa, intitulada “Let My People Go Surfing Policy”, permite que os funcionários tenham a liberdade de se conectarem com a natureza e cultivarem um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Dessa forma, os funcionários da Patagônia são, em sua maioria, entusiastas do ar livre e amantes da natureza, mantendo a inovação alinhada com as necessidades do usuário final e com os princípios fundadores da empresa.

Empresa Unilever

A Unilever é outro exemplo de empresa que integrou a sustentabilidade em sua estratégia de desenvolvimento de talentos. Com o Plano de Vida Sustentável (USLP), a empresa investe no aprimoramento das habilidades dos funcionários, promovendo inovação, crescimento pessoal e sustentabilidade. 

Empresa Salesforce

Na Salesforce, empresa americana de software on demand, a cultura organizacional é baseada no conceito de Ohana, que significa “família”. A empresa promove grupos liderados e organizados por funcionários, centrados em experiências de vida ou origens comuns e seus aliados. 

A Earthforce, um desses grupos, é composto por colaboradores voluntários dedicados a promover e celebrar a responsabilidade ambiental na Salesforce. O grupo realiza atividades trimestrais e campanhas de aprendizado contínuo para garantir que a empresa esteja comprometida com a responsabilidade ambiental. 

Empresas como Patagônia, Unilever e Salesforce demonstram que adotar estratégias de sustentabilidade contribui para o bem-estar dos funcionários e a saúde em longo prazo dos negócios e do planeta. 

Como os colaboradores são afetados pela sustentabilidade no RH?

Duas pessoas observando um tablet

Trabalhar em empresas comprometidas com a sustentabilidade pode trazer uma série de benefícios e influenciar positivamente a rotina dos funcionários.

Em primeiro lugar, os colaboradores em empresas sustentáveis muitas vezes experimentam maior senso de propósito em seu trabalho. Saber que estão contribuindo para uma causa maior, como a preservação do meio ambiente ou a promoção da justiça social, pode aumentar a sua satisfação no trabalho.

Além disso, as práticas sustentáveis promovidas pelo RH muitas vezes se traduzem em ambientes de trabalho mais saudáveis. A ênfase na eficiência energética, na redução de resíduos e nas políticas de bem-estar promove a qualidade de vida dos funcionários.

O que fazer antes de aderir à sustentabilidade no RH?

A mudança para uma postura mais sustentável da empresa exige estratégias de comunicação e engajamento da liderança. Sabendo disso, confira algumas práticas que podem ser incluídas no processo de adesão a valores e práticas sustentáveis por parte do RH.

Avaliar a cultura organizacional

É fundamental entender se a empresa já demonstra um compromisso com a sustentabilidade em suas operações ou se é necessário implementar mudanças na cultura organizacional para promover esse compromisso. 

Comunicar com transparência

Os colaboradores, acionistas e clientes precisam entender os motivos, objetivos e benefícios de uma cultura organizacional que prioriza a sustentabilidade. Uma comunicação clara e transparente sobre esses esforços de sustentabilidade é algo indispensável para obter o apoio de todas as partes interessadas. 

Nesse sentido, cabe ao RH investir na divulgação das políticas sustentáveis, das metas da empresa e do progresso de maneira aberta e acessível. 

Engajar a liderança

Gestores e líderes de departamento podem ser os principais defensores da sustentabilidade. Eles devem comprometer-se com práticas sustentáveis, demonstrando isso em suas próprias decisões e apoiando iniciativas nesse sentido, auxiliando o RH na implementação de políticas e campanhas.

Conclusão

Compreender o significado da sustentabilidade e como ela se conecta à gestão de pessoas é a base para as organizações que buscam prosperar em uma sociedade mais consciente dos impactos ambientais e sociais das empresas.

Como foi visto neste artigo, o compromisso com práticas e valores sustentáveis no RH não apenas fortalece a cultura organizacional, mas também atrai, desenvolve e retém talentos alinhados com esses princípios.

Portanto, é crucial que o RH assuma o protagonismo na promoção da sustentabilidade nas diversas operações da empresa, contribuindo para uma postura mais ambientalmente responsável da organização.

Se quiser mais dicas e informações sobre gestão de pessoas e tecnologias no mundo corporativo, aproveite para conferir os posts recentes do blog Pontotel.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!