Conheça o teste QUATI na prática e as principais dúvidas sobre ele!

teste quati o que é

O teste QUATI é uma poderosa ferramenta para os profissionais de recrutamento e seleção e também para o RH na hora de preparar os treinamentos na empresa.

Para tanto, vale a pena fazer um mapeamento do quadro atual de funcionários para entender como esses resultados vão servir para qualificar ainda mais todas as equipes e também os recrutamentos on-line ou presencial.

Para você que tem interesse em melhorar os processos da sua empresa a partir do perfil comportamental dos funcionários, este post foi feito para atender a todas as suas dúvidas.

Nos tópicos abaixo, vamos falar sobre os seguintes assuntos:

E então, vamos lá? Veja conosco tudo o que você precisa saber a respeito do teste QUATI!

banner problemas com absenteismo

O que é o teste QUATI?

Também conhecido como Questionário de Avaliação Tipológica, o teste QUATI é um meio de avaliação que tem o objetivo de identificar padrões cognitivos e comportamentais das pessoas. Assim, os resultados do teste QUATI ajudam a classificar os indivíduos em grupos específicos.

De maneira resumida, isso serve para garantir à empresa mais assertividade na organização das equipes de trabalho. Algo que também se mostra eficaz para compor treinamentos adequados para cada grupo e para suprir as demandas de acordo com cada classificação obtida no teste psicológico QUATI.

Além disso, os especialistas de recursos humanos da empresa podem ter insights valiosos por meio dessa análise comportamental, como:

Entre outras possibilidades. Vale lembrar, contudo, que o teste QUATI pode ser realizado exclusivamente  por psicólogos — os profissionais devem inclusive ter o CRP válido para comprovar habilitação para o teste.

Isso porque, em sua essência, esse tipo de teste comportamental foi baseado na teoria Junguiana (as ideias do psiquiatra e psicoterapeuta sueco Carl Jung) e só mesmo com qualificações na área da Psicologia é que o processo pode ser realizado com qualidade.

Qual a proposta do teste QUATI? 

Explicando melhor os desdobramentos de um teste QUATI aplicado na empresa, podemos dizer que os perfis comportamentais dos colaboradores são expandidos para a análise dos seus profissionais de RH.

Dessa maneira, os colaboradores passam a ser melhor conhecidos pela gestão e pelo setor de recursos humanos. E como já adiantamos, isso potencializa os resultados planejados — seja de maneira preventiva, imediata ou para o futuro em curto, médio e longo prazo.

Importante destacar, ainda, que o teste psicológico QUATI é simples de ser aplicado e os seus resultados são igualmente fáceis de serem analisados. Veremos isso adiante para que você tire suas próprias conclusões.

Quais as vantagens do teste QUATI? 

Quando falamos a respeito do questionário de avaliação tipológica, estamos falando da análise comportamental de indivíduos. E isso, por si só, já abre portas de oportunidades para toda a empresa.

Imagine, por exemplo, que um novo projeto vai ser realizado, na empresa, e a gestão do departamento precisa montar uma equipe pontual para a sua execução.

Com os resultados do teste QUATI ao alcance e com o auxílio dos especialistas de RH, a liderança consegue montar um time cujas habilidades, atitudes e comportamentos estejam em alinhamento com o projeto.

E os desdobramentos disso são claros: maiores possibilidades de ter um planejamento e plano de ação eficientes e capazes de ultrapassar as expectativas projetadas inicialmente.

É só ver o que o teste QUATI pode revelar sobre as pessoas. Confira algumas possibilidades, abaixo:

  • Verifica se o indivíduo é uma pessoa “de grupo” ou individualista;
  • Permite compreender melhor o pensamento da pessoa diante de diferentes circunstâncias;
  • Diagnostica traços evidentes na personalidade, como liderança ou resiliência, entre outros;
  • Delineia características de observação e poder analítico, além de particularidades que ajudem a tomar decisões no dia a dia, sejam elas sob pressão ou as mais comuns.

Quer dizer: os seus profissionais vão se mostrar mais “abertos” às interpretações da liderança da empresa, garantindo que eles sejam trabalhados conforme as necessidades — tanto com projetos quanto para os treinamentos que vão ajudar a lapidá-los de maneira mais assertiva.

E as desvantagens? 

No geral, o teste QUATI tem que ser feito com bastante atenção e especialização, como já mencionamos. Do contrário, os resultados podem ser pouco confiáveis e, consequentemente, prejudicar toda e qualquer utilização desses dados posteriormente.

Como funciona o teste QUATI na prática?

Vamos ver, agora, como é que o teste QUATI é aplicado na prática para garantir total aproveitamento desse questionário de avaliação tipológica na sua empresa.

Tudo tem início com a proposta do teste QUATI e o que avalia por meio de 6 situações hipotéticas que são propostas aos candidatos. Cada uma delas conta com 15 pares de afirmações.

A partir disso, o indivíduo responde com base nas respostas que ele acredita ter mais a ver com o seu perfil, seu comportamento e os seus ideais.

E é aí que surgem os resultados do teste QUATI que são avaliados pelos seus analistas e psicólogos tomando como base os tipos que Jung definiu, sendo:

  • Atitude, podendo ser dividido entre introvertido e extrovertido;
  • Julgamento, podendo ser dividido entre pensamento e sentimento;
  • Percepção, podendo ser dividido entre intuitivo e sensitivo.

Existe, é claro, diversas  bibliografias que permitem a análise aprofundada desses resultados e como eles se cruzam de maneira assertiva ao dia a dia corporativo. Mas é igualmente relevante saber como esses índices podem agregar à rotina da sua empresa, e é aí que entra a qualificação do psicólogo para saber como lidar com os resultados do teste QUATI.

Para que serve um teste psicológico como o de QUATI?

Como já mencionamos, o teste psicológico QUATI pode ser usado de diferentes maneiras dentro da empresa. Ele serve tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional, dos candidatos, e também com significativos resultados que podem ser acomodados para a própria empresa.

Cuidar da gestão de pessoas, afinal de contas, é qualificar o seu negócio.

Qual é a importância para a empresa de realizar teste de perfil comportamental?

gestao comportamental conclusao

O teste de perfil comportamental traz aos seus profissionais de recursos humanos uma grande variedade de benefícios. Como vimos, isso pode ser aplicado no processo de recrutamento e seleção, para o treinamento de colaboradores, para a gestão de conflitos e até mesmo para o desenvolvimento de equipes para diferentes objetivos e propostas.

É seguro dizer, então, que análises como o teste QUATI servem para municiar a sua empresa com informações valiosas que vão se converter em resultados com base nos seus planejamentos. 

Daí, inclusive, a importância em se planejar internamente para usar os resultados do teste QUATI e de outros testes de perfil comportamental.

Por exemplo: sem saber o que você busca em cada cargo dentro da empresa (e de cada setor), como saber quais características comportamentais vão ser consideradas um diferencial para a contratação?

Ou, até mesmo, sem um bom plano de carreiras e o devido conhecimento a respeito de cada posição interna, como conceber os melhores treinamentos se os dados do teste QUATI nada vão significar para os seus profissionais de RH?

Os benefícios desse tipo de avaliação são múltiplos. Entretanto, cabe uma organização interna previamente para que eles sejam, de fato, dados valiosos e não apenas um monte de informação relevante, mas sem utilização real.

 É importante discutir também outros benefícios que podem ser observados a partir dos resultados do teste QUATI e de qualquer outro teste de perfil comportamental. São eles:

  • Os testes não servem apenas para um objetivo específico, mas podem ser usados em médio e longo prazo para outras finalidades, conforme analisamos nos tópicos anteriores;
  • O teste QUATI agrega diversidade ao seu negócio, garantindo que os resultados obtidos ofereçam agilidade e precisão à tomada de decisão;
  • Para empresas que trabalham com uma cultura de avaliação de desempenho, o teste QUATI é uma excelente ferramenta de feedback, apontando ao profissional suas características e quais são os seus principais pontos de melhoria. E, por sinal, quais deles podem ser desenvolvidos juntos por meio de treinamentos e novos feedbacks;
  • A reputação da empresa também é aprimorada com o teste QUATI. Afinal de contas, a impressão que essas avaliações comportamentais passam é de comprometimento, atenção e cuidado às pessoas. Algo que gera um engajamento positivo seja em processos seletivos ou para as rotinas da empresa aplicadas ao quadro de funcionários atual;
  • Confiança nos resultados obtidos. Isso, como também falamos, é um diferencial e tanto que pode servir para o desenvolvimento da marca, tanto de maneira individual quanto coletiva.

Também vale destacar que o retorno sobre o investimento é elevadíssimo. Primeiramente, porque o teste QUATI não demanda elevados custos de planejamento e implementação. De maneira complementar, vale reforçar o quanto os resultados do teste QUATI perduram para uso da empresa e desenvolvimento dos funcionários.

Ou seja: é uma maneira acessível, prática e rápida de conhecer a fundo os seus profissionais e aprender, com base nos resultados obtidos, a trabalhar com cada um deles da melhor forma possível.

Até aqui, entendemos quais são as grandes vantagens do teste QUATI, agora, vamos entender o que ele avalia.

Teste QUATI: o que avalia?

A avaliação psicológica tem como objetivo detalhar as características comportamentais dos indivíduos. Mencionamos, anteriormente, o quanto isso serve para discutir as ações e reações das pessoas dentro de diferentes circunstâncias.

Pode ser, por exemplo, em um momento de pressão, para decisões cotidianas ou, ainda, para identificar um perfil profissional adequado para cada posição dentro da empresa. 

A versatilidade é a palavra-chave do teste QUATI e todos que participam da avaliação psicológica desse teste têm tudo para se beneficiar, seja direta ou indiretamente.

Quais são os tipos de resultados dados por esse teste?

As respostas do teste QUATI se resumem a um padrão de identificação dos participantes. Quer dizer, as questões solicitam ao candidato uma resposta sincera e objetiva para que ele destaque se faria ou não algo relacionado à pergunta.

Com isso, o analista do teste QUATI pode classificar cada profissional dentro de um padrão previamente estabelecido, e que vimos em tópicos anteriores, capaz de conferir uma adequação melhor dessas características em cada escopo.

Não há porque alocar um profissional com perfil de liderança em tarefas puramente burocráticas, mecânicas e repetitivas. É desvalorizar o potencial desse profissional, nessas situações.

Além disso, ajuda a direcionar o profissional no caminho dos seus sonhos e desejos. Isso porque, os resultados do teste QUATI apresentam onde reside o foco do colaborador em questão. Consequentemente, dá para extrair o melhor dele e fazer com que ele se oriente rumo aos próximos passos de desenvolvimento da própria carreira. 

Importante ressaltar outro ponto, que é o conhecimento do perfil comportamental de cada indivíduo na empresa. Não há porque colocar uma pessoa introvertida — e ainda com pouco interesse e dedicação em driblar essa característica — em situações que a deixe desconfortável.

Diante da necessidade de uma apresentação pública, por exemplo, que tal capacitar um profissional mais extrovertido para fazer a apresentação? Assim, o indivíduo introvertido pode se ocupar de outras tarefas enquanto o RH visa lidar com essa característica por meio de treinamentos, talvez.

Lembrando que não existe uma característica “ruim”. A ideia de trabalhar com a introversão, na situação acima, tem a ver com desenvolver cada vez mais as habilidades, características e personalidade das pessoas.

Deu para entender como o teste QUATI serve não só de maneira imediata e pontual, mas transforma todo o departamento de RH e as decisões do setor a partir da análise dos testes? É uma excelente maneira de desenvolver todo o potencial de cada pessoa a partir das suas próprias características.

Como o teste QUATI pode ajudar a sua empresa? 

De maneira indireta, a empresa é significativamente impactada com o teste QUATI e os seus desdobramentos. 

Pois, como já destacamos, os resultados servem para agregar:

Esses aspectos, e outros, podem ser percebidos de imediato, após a realização do teste QUATI, e também em médio e longo prazo. É importante tê-los sempre à mão para que a tomada de decisão seja pensada de acordo com os resultados das avaliações.

Consequentemente, todos saem ganhando.

Teste QUATI auxilia na gestão de pessoas? 

Definitivamente sim, o teste QUATI é uma grande ferramenta para qualificar a sua gestão de pessoas.

Como vimos, esse teste de perfil psicológico garante melhor entendimento das pessoas. E isso permite que você sempre extraia o melhor delas enquanto trabalha, paralelamente, os pontos de melhoria.

Não à toa, o teste QUATI tem tanto respaldo. Psicólogos aplicam a avaliação para dar precisão às escolhas e reduzir qualquer impacto negativo que possa vir das decisões.

Um bom exemplo é o teste aplicado no processo seletivo. O desgaste que uma escolha errada pode trazer para a empresa e para o profissional se multiplica, o que não acontece quando os dados da avaliação são usados de maneira assertiva.

Conhecer as pessoas que trabalham ao seu lado é uma maneira eficiente de desenvolver a empresa a partir do elemento humano: a gestão de pessoas faz parte elementar desse processo e não faltam ferramentas que contribuem com isso.

O teste QUATI é só um deles. Mas tem um verdadeiro peso positivo na construção de uma marca sólida e, acima de tudo, pautada por pessoas felizes e produtivas.

Conclusão

Ao longo deste artigo, nós explicamos o que é o teste QUATI e o que ele avalia. Entendemos, também, quais são os benefícios de sua aplicação — tanto para empresa quanto para os colaboradores e candidatos em processos seletivos — de maneira diversificada e flexível.

Também vimos que os resultados do teste QUATI servem não só de maneira imediata, mas para qualquer tomada de decisão envolvendo os colaboradores e em médio e longo prazo.

Vale destacar, por fim, que o teste QUATI é uma ferramenta, apenas, capaz de melhorar o dia a dia da sua empresa a partir da gestão de pessoas. Nós estamos sempre de olho em tendências e práticas já consolidadas para o desenvolvimento de pessoas.

E você pode fazer parte desse contínuo aprendizado, sabia? Basta curtir a nossa página no Facebook e seguir-nos no Instagram, YouTube e LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

banner como resolvemos problemas no controle de jornada
Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima