Atendimento humanizado: entenda quais os benefícios e as particularidades dessa prática crescente no mercado
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Time Pontotel 29 de setembro de 2023 Gestão Empresarial
Atendimento humanizado: entenda quais os benefícios e as particularidades dessa prática crescente no mercado
Veja como funciona o atendimento humanizado, os benefícios dessa estratégia e quais os impactos que essa prática pode trazer à sua empresa.
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O atendimento humanizado é uma estratégia de comunicação e marketing que visa fidelizar funcionários e clientes para que se crie uma experiência satisfatória nas relações trabalhistas ou com os consumidores.

No trabalho, o atendimento humanizado consegue gerar empatia das empresas para com os colaboradores, facilitando o engajamento dos funcionários e, com isso, reduzindo taxas de rotatividade e absenteísmo.  

Além disso, um atendimento humanizado resulta em consumidores mais felizes e satisfeitos. Segundo a pesquisa CX Trend 2022, 97% dos clientes preferem optar por empresas que focam na personalização do atendimento. 

Reconhecendo que o atendimento humanizado pode trazer benefícios, quais os impactos dele no dia a dia de uma empresa? Este artigo responderá essa e outras perguntas sobre o assunto. Confira os tópicos que serão tratados:

Tenha uma boa leitura!

O que é atendimento humanizado?

Atendimento humanizado é um processo de relacionamento entre a empresa e o cliente ou funcionário, cujo objetivo é atender as necessidades principais deste. A diferença do atendimento humanizado para o tradicional é que o primeiro prioriza a empatia

Ou seja, o empregador foca na qualidade do atendimento, e cada cliente ou funcionário é visto como importante para a organização, fazendo-a considerar as necessidades individuais que ele possui. Assim, é possível fidelizá-lo por uma conexão próxima e um atendimento customizado. 

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box e da Dito, 72% dos consumidores desejam que a empresa identifique as suas necessidades e os reconheça como únicos, oferecendo-lhes um tratamento personalizado, o que só é possível com o atendimento humanizado. 

Como surgiu a humanização nos processos empresariais?

Considera-se que a humanização nos processos empresariais teve seu início no Brasil a partir da década de 1940, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que passou a valer em 1º de maio de 1943. Esse era um início dos direitos básicos trabalhistas. 

Porém, ao longo dos anos, essa realidade de humanização passou a exigir mais das empresas, já que os colaboradores começaram a valorizar seu próprio bem-estar e a desejar uma empatia dos empregadores para com eles. 

Com isso, a busca pela humanização trouxe mudanças até mesmo legais a partir da Reforma Trabalhista de 2017, que flexibilizou as relações e possibilitou modelos de trabalho home office, que proporcionaram maior bem-estar aos colaboradores. 

Uma pesquisa do Instituto Capitalismo Consciente em parceria com a USP de São Carlos revelou que empresas que promovem projetos voltados ao bem-estar tendem a ser duas vezes mais rentáveis. 

Isso ocorre em função do aumento do engajamento dos funcionários (225%) e da fidelização dos clientes (240%). Ou seja, o atendimento humanizado se tornou um grande diferencial competitivo nas empresas, contribuindo para a elevação de resultados. 

Como funciona o atendimento humanizado nas empresas?

O atendimento humanizado funciona a partir de uma estratégia que considera os problemas individuais dos clientes para a criação de soluções personalizadas. Essa customização depende de um pilar principal, que é conhecer o cliente a fundo.

O funcionamento do atendimento humanizado também se baseia em uma cultura de empatia, se considerada a relação entre empregador e empregado, por meio de um diálogo respeitoso, que reconhece as diferenças e busca caminhos para a evolução dos funcionários. 

Quais os benefícios do atendimento humanizado?

mulher olhando para o tablet e rindo

O atendimento humanizado é uma estratégia que pode reduzir a impessoalidade e consequentemente tornar a empresa mais competitiva, afinal, ela terá uma relação mais amigável e próxima com seus clientes e colaboradores. 

A seguir, confira alguns dos principais benefícios do atendimento humanizado para o funcionário e para a empresa. 

Benefícios para o funcionário

Trabalhar em uma empresa que valoriza o atendimento humanizado proporciona aos funcionários uma série de benefícios, principalmente na relação entre empregador e empregado. Conheça algumas dessas vantagens:

Benefícios para a empresa

Adotar o atendimento humanizado é pensar em uma estratégia que valorize os dois bens mais valiosos da empresa: clientes e funcionários. Afinal, ambos são responsáveis por fazer a empresa obter bons ou maus resultados

Se por um lado, a execução e a qualidade do trabalho dependem da produtividade dos colaboradores, por outro, o cliente é quem decide por consumir uma marca ou não.

Logo, quando a empresa valoriza o relacionamento com clientes e funcionários por meio de um atendimento humanizado, ela cria uma relação amistosa, em que ambos a reconhecem como uma parceira. 

Alguns dos benefícios desse tipo de atendimento para a organização são:

Como trazer o atendimento humanizado para sua empresa?

homem sorrindo

Implementar uma estratégia na empresa que se baseia no atendimento humanizado requer organização e planejamento, que passa principalmente por uma valorização da comunicação e do desenvolvimento dos colaboradores. 

Neste contexto, três pontos aparecem como fundamentais para a empresa realizar uma gestão humanizada.

Comunicação clara e acessível

Os funcionários precisam ser parte integrante da organização e se sentirem importantes para tornarem-se cada vez mais engajados e felizes no ambiente de trabalho. 

Porém, para que isso ocorra, e para o atendimento humanizado fazer parte da rotina da empresa, é essencial que a organização priorize uma comunicação clara e acessível.

Isso significa que a empresa precisa ser transparente com tudo o que ocorre nela, demonstrando ao colaborador que reconhece a importância e os impactos dele nos resultados, além de oferecer feedbacks construtivos para que ele evolua constantemente. 

Feedback e envolvimento

Os feedbacks têm um papel importante em uma gestão que valoriza o atendimento humanizado. Isso porque essa é uma forma de não só corrigir erros e problemas, mas também envolver melhor os colaboradores no dia a dia da organização.

Com um feedback construtivo, a empresa consegue mostrar ao colaborador seus pontos fortes e fracos e ajudá-lo a melhorar, fazendo com que ele se sinta mais feliz e engajado com os propósitos da organização e consequentemente seja mais produtivo. 

Desenvolvimento de treinamento e capacitação

A empresa que conta com um atendimento humanizado está sempre olhando com empatia e atenção para as necessidades dos seus colaboradores, buscando ajudá-los a evoluir a cada dia. Por isso, no atendimento humanizado, deve existir uma preocupação quanto à promoção de treinamentos e capacitações.

Essa estratégia é uma demonstração de reconhecimento do colaborador e de empatia para com o seu progresso. Ao ser valorizado por meio de formações, o profissional consegue identificar os esforços da empresa para que ele evolua e tenha mais engajamento.

Como o atendimento humanizado pode ser facilitado pelas tecnologias?

Muitas empresas podem fazer uma avaliação incorreta da relação entre tecnologia e atendimento humanizado, acreditando que as ferramentas de automatização podem atrapalhar a humanização. Porém, esse é um mito no mercado. 

Isso porque o atendimento humanizado pode e deve ser facilitado pela tecnologia, uma vez que atualmente diversos softwares permitem que a empresa faça uma gestão automatizada, com acesso a dados em tempo real, possibilitando decisões mais assertivas. 

As tecnologias de análise de dados, por exemplo, permitem que a empresa colete informações dos clientes e de suas interações, possibilitando a realização de um atendimento mais customizado e empático. 

Em relação aos colaboradores, a organização pode ter acesso a dados que mostram o desempenho e os resultados alcançados para, assim, oferecer feedbacks construtivos e formações que foquem na evolução desses profissionais. 

Portanto, o resultado da união entre trabalho humanizado e tecnologia é um ambiente organizacional mais eficaz, colaborativo, que valoriza o bem-estar e o engajamento dos funcionários. 

Pontotel e o atendimento humanizado

A plataforma Pontotel conta com um suporte e um atendimento humanizado na gestão de dados de jornada. Afinal, nossa plataforma de ponto foi desenvolvida com o P de pessoas, priorizando a tecnologia para uma gestão humanizada. 

Aqui na Pontotel, nossa abordagem é centrada nas pessoas, e priorizamos o atendimento humanizado em todos os aspectos de nosso relacionamento com os clientes. Entendemos as necessidades individuais de cada cliente, buscamos soluções personalizadas e estamos sempre prontos para ouvir e apoiar.

Nosso compromisso com o atendimento humanizado não apenas fortalece os laços com nossos clientes, mas também promove uma experiência positiva e duradoura, baseada em empatia, compreensão e confiança mútua. Estamos aqui para tornar a jornada de cada cliente conosco mais suave, eficaz e gratificante.

Além de um ótimo atendimento humanizada, nossa plataforma está 100% consoante as diretrizes da CLT, da LGPD e da Portaria 671, o que não só oferece segurança jurídica, mas também garante dados autênticos no controle de jornada. 

Quer ter um controle de ponto que conta com um suporte totalmente humanizado? Contate um especialista Pontotel e conheça mais nossa solução. 

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Conclusão

Como visto, o atendimento humanizado é uma estratégia que pode ser o ponto de partida para a empresa ter colaboradores mais felizes, engajados e produtivos, impactando diretamente na qualidade do trabalho e na satisfação dos clientes. 

Ao adotar esse modelo de gestão de pessoas, a empresa demonstra empatia com os colaboradores, facilitando o relacionamento entre as partes. 

Com isso, os funcionários passam a se sentir importantes, obtendo maior facilidade para atuar junto da empresa e alcançar bons resultados. 

Como citado ao longo do conteúdo, a empatia do atendimento humanizado pode também trazer benefícios à empresa, que vão desde a melhoria do clima organizacional até a fidelização dos funcionários e clientes com a marca. 

Que tipo de atendimento sua empresa vem realizando? Se quiser ter acesso a mais dicas sobre como fazer uma gestão de pessoas eficiente, acesse o blog Pontotel

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