Descubra como contratar profissionais temporários para a Black Friday com sucesso
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Time Pontotel 17 de novembro de 2023 Departamento Pessoal
Descubra como contratar profissionais temporários para a Black Friday com sucesso
Descubra como contratar profissionais temporários para a Black Friday e saiba o que diz a legislação trabalhista sobre esse processo.
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Em períodos de vendas sazonais como a Black Friday, há empresas que decidem reforçar suas equipes com funcionários temporários. Contudo, muitas dúvidas podem surgir na hora de planejar esse processo, por exemplo: como contratar profissionais temporários para a Black Friday? O que diz a lei? É necessário que o funcionário temporário registre o ponto?

Sabendo que essas são questões importantes para muitas empresas durante o maior evento de vendas do ano, este guia esclarece as principais dúvidas sobre como contratar profissionais na modalidade de trabalho temporário de forma legal, econômica e vantajosa. Antes de prosseguir com a leitura, veja o que será explicado mais adiante:

Continue e descubra como aumentar sua equipe para o maior período de vendas do ano!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento anual de compras que surgiu nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo, incluindo o Brasil. Ela acontece na última sexta-feira de novembro e é famosa por oferecer descontos, ofertas relâmpagos e promoções especiais em uma ampla variedade de produtos e serviços.

O termo Black Friday (Sexta-feira Negra) tem origens antigas e refere-se ao momento em que as lojas atingem seus números no “preto”, ou seja, começam a obter lucro, saindo do “vermelho” de prejuízos, devido ao aumento massivo de vendas.

Durante a Black Friday, os consumidores têm a oportunidade de encontrar desde eletrônicos, roupas e eletrodomésticos até passagens aéreas e serviços como hospedagem e alimentação com preços acessíveis. A data é muito aguardada, e há consumidores que pesquisam as ofertas desde o início do mês de novembro.

A importância da Black Friday para os negócios

Mãos passando um cartão de crédito

A importância da Black Friday para os negócios reside na capacidade de a data promover uma ampla movimentação econômica no país. As empresas se preparam com antecedência, aumentam seus estoques, contratam funcionários temporários e investem em estratégia de marketing para atender à demanda para a última sexta-feira de novembro.

É uma movimentação que se justifica pelo faturamento crescente desde a primeira edição do evento. Em 2010, quando aconteceu a primeira Black Friday no Brasil, o faturamento das empresas participantes foi de R$ 21 milhões. Em apenas uma década, esse número atingiu a cifra de R$ 3,37 bilhões em 2020, de acordo com dados do Grupo Eugen Digital.

O que torna a Black Friday ainda mais especial é que ela antecipa a movimentação de vendas para o Natal. Afinal, muitos consumidores aproveitam as ofertas do final de novembro para adiantar suas compras de presentes natalinos. 

Esse adiantamento de compras proporciona às empresas uma previsão mais clara da demanda esperada para o Natal e permite que se preparem para uma longa temporada de vendas que começa em novembro.

Por essas razões, a cada ano que passa, a Black Friday se consolida como o evento comercial do calendário, e os consumidores se mostram cada vez mais dispostos a aproveitar as ofertas oferecidas por empresas de todos os setores.

Vantagens de contratar profissionais temporários para a Black Friday

Para muitas empresas, a época mais favorável do ano para vender também é a mais agitada. A contratação de profissionais temporários para a Black Friday pode aliviar esse estresse e garantir que as operações da empresa gerem os resultados esperados. Continue para saber mais sobre as vantagens de buscar essa força de trabalho extra!

Flexibilidade de contratação

A legislação trabalhista garante que as empresas brasileiras aumentem sua força de trabalho conforme a demanda pelos seus produtos e serviços e reduzam o quadro de funcionários sem as complexidades associadas à demissão de funcionários permanentes

Aumento da força de trabalho

A Black Friday é conhecida por gerar um verdadeiro “boom” nas vendas, exigindo maior quantidade de funcionários para lidar com um aumento no fluxo de clientes e pedidos. A contratação de funcionários temporários permite que as empresas aumentem sua equipe rapidamente para atender a essa demanda específica do ano.

Economia de custos a longo prazo

A contratação temporária é uma alternativa econômica em comparação com a contratação de colaboradores em tempo integral. As empresas economizam em benefícios, treinamento e custos associados a funcionários permanentes. Após a Black Friday, não há a obrigação de manter esses profissionais, ajudando a reduzir os custos a longo prazo.

Expertise temporária

As empresas podem se beneficiar da expertise trazida por funcionários sazonais. Por exemplo, pessoas com experiência anterior em vendas e atendimento ao cliente podem ser trazidas para lidar com a agitação da temporada de compras. Essa experiência pode ser inestimável para fornecer um atendimento de alta qualidade aos clientes na Black Friday.

Atendimento à demanda sazonal

A Black Friday é um exemplo clássico de demanda sazonal. Após essa temporada de vendas, as empresas podem encerrar os contratos temporários sem problemas, garantindo que não haja sobrecarga de pessoal quando a demanda dos clientes se normalizar.

Em suma, é uma solução sob medida para atender a uma demanda pontual, sem os desafios de manter uma equipe permanente que não seria utilizada durante o resto do ano.

Como funciona a contratação temporária?

Homem e mulher apertando as mãos

No Brasil, a contratação temporária é regulamentada pela Lei 6.019/74 e detalhada no Decreto 10.060/19. Segundo a legislação vigente, essa contratação visa a prestação de serviços por pessoa física à empresa durante um período limitado. 

É uma modalidade de emprego direcionada principalmente para a substituição temporária de funcionários efetivos afastados ou o atendimento de uma demanda complementar de serviços da empresa contratante.

A relação de trabalho temporário é intermediada por uma agência privada de trabalho temporário devidamente credenciada pelo Ministério da Economia, conforme previsto no CNAE 7820-500. Isso significa que a empresa que necessita de mão de obra temporária não contrata o trabalhador diretamente, e sim por meio da agência.

Após a reforma trabalhista de 2017, o prazo máximo para a contratação temporária foi ampliado para até 180 dias (equivalente a 6 meses), com a possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, desde que o motivo justificador da contratação perdure por esse período. Antes disso, o limite era de apenas 90 dias (3 meses).

Como funciona a gestão de ponto para profissionais temporários?

O registro de ponto é obrigatório para o controle da jornada de trabalho do funcionário temporário. Esse registro garante que o trabalhador seja devidamente remunerado com base em suas horas trabalhadas. Além disso, ajuda a empresa a fazer o pagamento de horas extraordinárias e noturnas.

A Lei 6.019/74 estabelece direitos específicos para os trabalhadores temporários. Segundo o artigo 12 da lei, esses direitos incluem:

  • “a) remuneração equivalente à percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente calculados à base horária, garantida, em qualquer hipótese, a percepção do salário mínimo regional”;
  • “b) jornada de oito horas, remuneradas as horas extraordinárias não excedentes de duas, com acréscimo de 20% (vinte por cento)”;
  • “e) adicional por trabalho noturno;”.

Em resumo, a gestão de ponto é uma prática indispensável na contratação de profissionais temporários. Ela garante que os trabalhadores sejam adequadamente remunerados e tenham seus direitos respeitados segundo a legislação trabalhista vigente.

Qual é a melhor plataforma de ponto para profissionais temporários?

A plataforma oferecida pela Pontotel é a mais completa e confiável para o controle de ponto. Com ela, as empresas podem desfrutar de uma série de vantagens que facilitam a gestão dos colaboradores temporários durante a Black Friday e em qualquer outro período do ano:

  • Acompanhamento em tempo real: a plataforma Pontotel permite que as empresas acompanhem em tempo real a rotina de registro do ponto dos colaboradores temporários;
  • Prevenção de fraudes: mesmo que o colaborador temporário esteja trabalhando fora da empresa, a Pontotel oferece mecanismos robustos para evitar fraudes de registro;
  • Múltiplas opções de registro: a plataforma oferece diversas opções para registro de ponto, incluindo reconhecimento facial, comando de voz, login e senha, garantindo toda a adaptabilidade necessária para cada empresa;
  • Relatórios de desempenho: a Pontotel disponibiliza a emissão de relatórios que fornecem insights sobre o desempenho dos trabalhadores temporários;
  • Centralização do ponto: é possível centralizar o registro de ponto de todos os trabalhadores temporários em um único sistema;
  • Antifraude: a plataforma da Pontotel adota medidas antifraude para garantir a autenticidade dos registros dos trabalhadores temporários;
  • Conformidade com a legislação: a Pontotel assegura que as empresas estejam em conformidade com todas as obrigações legais exigidas pela legislação trabalhista, garantindo tranquilidade e evitando problemas legais.

Para uma gestão de ponto dos profissionais temporários na Black Friday e em qualquer outra época do ano, a Pontotel é uma escolha confiável e completa.

Como contratar profissionais temporários para a Black Friday?

Como foi visto neste artigo, a contratação de profissionais temporários é uma estratégia para garantir que a empresa tenha o apoio necessário durante a Black Friday. Agora, confira algumas dicas para realizar a jornada de contratações para esse período.

Planeje com antecedência

O ideal é avaliar as necessidades da empresa em relação ao número de funcionários com pelo menos 2 a 3 meses de antecedência. Isso dá tempo para identificar a quantidade e as funções dos novos funcionários, e realizar um processo de seleção mais criterioso. Além disso, ajuda a evitar contratações de última hora que podem não ser tão eficazes.

Peça indicação dos seus colaboradores 

Os colaboradores efetivos conhecem a cultura da empresa e podem ter amigos ou conhecidos que se encaixam nas necessidades de pessoal. Portanto, incentive os funcionários a indicar pessoas de confiança, o que pode resultar em contratações mais alinhadas com a cultura da empresa.

Divulgue em redes sociais

Se as indicações dos colaboradores não forem o suficiente, utilize as redes sociais da empresa, como Facebook, Instagram e LinkedIn, para divulgar as vagas temporárias. Caso seja necessário, existe a possibilidade de fazer anúncios em plataformas de empregos online, em que muitos candidatos buscam oportunidades de trabalho.

Ofereça treinamento básico

Mesmo que os profissionais temporários sejam contratados apenas por um curto período, é importante orientá-los sobre as políticas da empresa, os procedimentos de atendimento ao cliente e outras informações úteis para desempenhar bem suas funções durante a Black Friday.

Conclusão

Contratar profissionais temporários para a Black Friday pode ser uma parte da preparação da sua empresa para o maior período de vendas do ano. Como foi visto, essa força de trabalho extra tende a ser útil para atender a todos os clientes que procuram as ofertas.

No entanto, é importante lembrar que mesmo os trabalhadores temporários precisam bater ponto. É uma regra da legislação trabalhista brasileira que garante que todos sejam pagos corretamente.

A boa notícia é que a sua empresa pode contar com a plataforma Pontotel para simplificar o registro de ponto dos funcionários temporários e de toda a equipe. Ela facilita acompanhar as horas de trabalho, oferece diferentes maneiras de registrar o ponto e garante que todas as informações permaneçam seguras.

Para acompanhar mais novidades sobre tecnologias para o mundo corporativo e dicas sobre gestão de pessoas, continue aprendendo com os posts mais recentes do blog Pontotel.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
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