Toda empresa possui suas metas e objetivos, como por exemplo conquistar um maior número de clientes e ser referência no mercado. A melhor forma de saber se seu negócio está de fato perto de conquistá-los é por meio dos indicadores de gestão de pessoas.
Também conhecidos como indicadores de RH, são ferramentas que auxiliam este departamento a acompanhar os processos internos da empresa e analisar suas performances.
É por meio deles que os gestores conseguem mensurar os resultados conquistados de cada equipe, e a partir disso analisar outros índices extremamente importantes para o funcionamento da empresa como satisfação, motivação e produtividade.
Existem diversos tipos de indicadores que podem ser adotados, cada um com suas características e metodologias que devem ser aplicados de forma organizada para que sua empresa consiga acompanhar o andamento das metas.
Neste texto, explicarei o que são os indicadores de gestão, seus benefícios, os principais tipos disponíveis e como aplicá-los de forma eficaz.
Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:
- O que são os indicadores de gestão de pessoas?
- Para que serve um indicador de recursos humanos?
- Qual a importância dos indicadores?
- Quais são os principais indicadores de gestão de pessoas?
- Como usar dados dos indicadores na gestão de pessoas?
- Qual a melhor forma de calcular indicadores de RH?
Vamos começar.
O que são os indicadores de gestão de pessoas?
Os indicadores de gestão de pessoas são ferramentas que auxiliam as empresas a mensurarem seus processos internos, e analisarem se estão perto de alcançar todas as metas estipuladas.
Também conhecidos como indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs), eles medem o nível de sucesso de cada atividade prestada, e o que pode ser feito para melhorá-los.
Esses indicadores são extremamente importantes para toda gestão da organização, pois possibilitam que os gestores analisem todos os pilares da empresa que afetam diretamente na conquista das metas desejadas, como por exemplo a produtividade das equipes, índices de satisfação e até mesmo de crescimento e competitividade.
Mas antes de falar quais são esses indicadores, vamos entender melhor como funcionam na prática.
Para que serve um indicador de recursos humanos?
O grande objetivo dos indicadores de recursos humanos é ajudar os profissionais deste departamento a acompanharem o desenvolvimento dos processos da empresa, e se estão no caminho certo para conquistarem as metas organizacionais.
Quando bem aplicados, são capazes de comprovar a otimização dos processos, e proporcionar outros benefícios como uma redução de custos e aumentar a produtividade das equipes.
Isso porque quando os funcionários se sentem felizes e motivados em seu ambiente de trabalho, também serão mais produtivos em suas tarefas, o que consequentemente ajudará a contratante na conquista de suas metas.
Vamos entender mais sobre isso no próximo tópico.
Qual é a importância dos indicadores?
Os indicadores de RH são extremamente importantes para ajudar as empresas em toda gestão estratégica. Afinal, eles possuem métricas que permitem mensurar diversas questões como: os resultados obtidos; os custos em cada processo; e a produtividade dos colaboradores.
Dessa forma, eles auxiliam todas as áreas da empresa e suas respectivas metas. Isso porque cada setor terá objetivos diferentes e uma determinada estratégia a ser usada para alcançá-los.
Por isso, é importante ressaltar que os indicadores de RH devem ser adaptados para cada setor, não usar apenas um modelo e aplicá-lo à toda gestão.
De forma resumida, podemos dizer que esses indicadores possuem três finalidades que são fundamentais para o funcionamento do negócio:
- Ajudar a conhecer detalhadamente a atual situação da empresa em relação à gestão de talentos;
- Apoiar a definição de metas e objetivos;
- Facilitar a análise de resultados para compará-los com o que foi projetado no planejamento.
Ter uma boa análise desses itens é indispensável para as empresas, pois é somente com essas informações que seu negócio conseguirá crescer e se destacar no mercado. Isso porque com eles, fica mais fácil identificar problemas, fraquezas que precisam ser corrigidas e aprimorar os processos.
Agora, vamos conhecer quais são os principais indicadores de gestão, para em seguida, saber como usá-los de forma eficaz.
Quais são os principais indicadores de gestão de pessoas?
Existem diversos tipos de indicadores de gestão que podem ser usados pelas empresas.
Cada um possui características e finalidades bem distintas, que devem ser usados conforme alguns critérios como o tamanho da organização, quantidade de funcionários, especificidades dos setores e complexidade das atividades prestadas como exemplo.
Para ajudá-lo nessa tarefa, separei a seguir alguns dos principais modelos de indicadores. Veja:
- Absenteísmo
O absenteísmo nada mais é do que a ausência do colaborador em seu trabalho, independente do motivo. Esse comportamento pode ocorrer por diversos motivos como desmotivação, sobrecarga de trabalho, clima organizacional e conflitos internos.
Com este indicador, os gestores conseguirão verificar a taxa de absenteísmo na empresa e por cada funcionário, e principalmente descobrir o que está causando este problema.
Este índice é extremamente importante de ser controlado e evitado, pois um colaborador que falta constantemente irá prejudicar o funcionamento do seu negócio, podendo até mesmo afetar toda gestão de talentos.
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- Turnover
O índice de turnover ou de rotatividade possui o objetivo de mensurar a entrada e saída de funcionários na empresa em um determinado período.
Isso se torna muito vantajoso para as empresas, pois permite avaliar não apenas se a área de recrutamento está contratando bons profissionais, mas também como os gestores de cada equipe lidam com o dia a dia e retém os profissionais na organização.
Dessa forma, se torna uma forte ferramenta para avaliar todo o clima organizacional e as políticas internas, e se precisam ser repensados.
- Custos de rotatividade
Uma das maiores consequências que um alto índice de turnover causa é um alto custo financeiro para as empresas, podendo até mesmo prejudicar a imagem da organização.
Por isso, toda empresa deve se preocupar em entender as causas dessa rotatividade, se seu negócio está tendo algum problema em gerenciar esses talentos e quanto essa situação está gerando.
Afinal, a entrada e saída de colaboradores demanda altos custos da empresa em processos de demissão com o pagamento das verbas rescisórias, contratação e treinamento por exemplo.
Mas com um índice que controle e acompanhe esses custos, será possível evitar esses prejuízos econômicos e até mesmo uma perda intelectual.
- Retenção de talentos
Todos sabemos que os colaboradores são o bem mais precioso de uma empresa, pois é somente com eles que seu negócio conseguirá funcionar e se destacar no mercado.
Por isso, o indicador de retenção de talentos é indispensável para garantir uma boa gestão de pessoas, pois ele mostrará a eficácia das estratégias de manutenção em relação ao time de profissionais.
De acordo com um relatório da HayGroup, 64% das empresas entrevistadas possuem dificuldade na retenção de colaboradores. Com este indicador, será muito mais fácil organizar as melhores ações para reter os talentos.
- Produtividade
Todos os itens anteriores estão diretamente relacionados com a produtividade dos colaboradores, que também deve ser monitorada de perto.
O grande objetivo do indicador de produtividade, dessa forma, é analisar quanto a empresa consegue absorver de receita por cada um dos funcionários, buscando otimizar os processos ao máximo.
Para isso, deve-se levar em consideração três elementos básicos: tempo, qualidade e custos.
Quando bem aplicado, ele também revelará dados muito importantes como desmotivação, problemas de gestão ou necessidades de investimentos em novas tecnologias.
Como usar dados dos indicadores na gestão de pessoas?
A gestão de pessoas consiste em um conjunto de técnicas e ações que visam administrar o comportamento dos funcionários, desenvolvendo assim o capital humano da organização e conciliando com as metas estipuladas.
Os indicadores de RH são as melhores ferramentas que auxiliam as empresas nesta tarefa, pois podem ser aplicados em todas as áreas para mensurar a produtividade das equipes e acompanhar seu desenvolvimento.
Vamos usar um indicador bem clássico para ajudar a entendê-los na prática: horas extras.
Toda empresa pode ter colaboradores que ficam em serviço além de sua carga horária previamente estipulada. Mas ao contrário do que muitos pensam, isso não significa necessariamente que o funcionário está sendo produtivo, principalmente se este comportamento se torna frequente.
Quando um colaborador realiza muitas horas extras, isso pode ocorrer por dois motivos. O primeiro pode ser o fato de estar sobrecarregado, e o segundo por estar desmotivado em seu ambiente de trabalho, o que faz com que sua produtividade diminua e, consequentemente, tenha que realizar horas extras para cumprir com suas tarefas.
A única forma de descobrir o motivo deste comportamento é por meio dos indicadores. Com eles, o RH conseguirá ver o que está dando certo e errado, e o que pode ser feito para solucionar os problemas.
No caso das horas extras, existem diversas ações que podem ser aplicadas em cada caso, como otimizar os processos internos ou proporcionar outros modelos de trabalho como o home office.
Para saber os benefícios do teletrabalho, continue sua visita ao blog e veja nosso artigo completo: Como melhorar a produtividade das equipes com o Home office.
Qual a melhor forma de calcular indicadores de RH?
A melhor forma de calcular e administrar as informações dos indicadores de RH é por meio de planilhas automatizadas, nas quais os gestores poderão administrar essas informações de forma rápida e prática.
Afinal, cada um deles possui um cálculo específico que deve ser feito com muito cuidado para que funcione de forma eficaz.
Vamos usar o exemplo do indicador de turnover: para calculá-lo, a empresa deve somar o número de admissões mensais + desligamentos mensais, e dividir por 2 o total de funcionários.
Aqui, vale ressaltar que muitos estudiosos defendem que este valor não deve ser superior a 5%.
Separei a seguir um exemplo de planilha que pode ser feito pela sua empresa. Veja:
RH | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril |
---|---|---|---|---|
Número de funcionários | 10 | 11 | 11 | 15 |
Número de novas contratações | 3 | 2 | 4 | 1 |
Número de demissões | 2 | 2 | 0 | 7 |
Variação do número de funcionários | 1 | 0 | 4 | – 6 |
Taxa de turnover | 25% | 18,2% | 18,2% | 26,7% |
Com a planilha, fica muito mais fácil visualizar essas informações que serão calculadas automaticamente, para a partir delas, analisar o que pode ser feito para melhorar a situação.
Preparamos uma planilha exclusiva e personalizável para sua empresa. Nesse modelo você irá encontrar abas para preencher com:
- Receitas e custos do RH
- Controle de férias
- Demissões
- Treinamentos
- Promoções
- Absenteísmo
Ao preenchê-las, sua empresa terá um controle mais preciso dos dados de RH, e até mesmo ter uma boa noção dos custos com a folha de pagamento.
Essa planilha pode ser utilizada tanto no Excel quanto no Google Planilhas, onde você poderá armazená-la em nuvem e acessar de qualquer dispositivo.
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Conclusão
Os indicadores de RH são ferramentas indispensáveis para a gestão de pessoas da sua empresa.
Quando aplicados em todas as áreas de forma eficaz, proporcionarão a análise e acompanhamento das metas da organização, e a elaboração das melhores estratégias para que os resultados desejados sejam conquistados.
Por isso, neste texto expliquei os principais indicadores, suas características e benefícios, e como calculá-los.
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